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O que é Pitch? Aprenda como utilizar em sua franquia para atrair franqueados

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Gestão de Franquias

10 min de leitura Filipe Pacheco

Você já ouviu falar em pitch? Pitch é o termo utilizado para nomear uma apresentação de um produto, ideia ou negócio para investidores interessados. Isto é, o seu objetivo é expor o seu negócio com intenção de realizar a venda do seu negócio. Cada vez mais popular no meio empresarial, com táticas e boas práticas para fisgar potenciais clientes, o termo também está muito presente no franchising.

A razão por trás disso está no fato de que empreender no mercado de franquias é estar em busca de novos investidores o tempo todo. Ou seja, quando um empreendedor opta por tornar o seu negócio em uma franquia, ele está disponibilizando sua marca para outros empreendedores. Nesse processo, é preciso que essa rede chame a atenção do mercado com um bom pitch.

Assim, questões como “Por que investir em franquia X e não em Y?” ou “O que chama mais a atenção de investidores no negócio?” geralmente fazem parte dessa ferramenta desenvolvida para apresentar um negócio a possíveis investidores. Com um objetivo direto e claro, um franqueador utiliza desta ferramenta para atrair franqueados a investirem em sua marca e, consequentemente, expandir sua rede. 

Para isso, a elaboração do pitch deve ser direta e atrativa aos investidores. Confira o artigo que a Central do Franqueado preparou para seus leitores e saiba como montar um pitch inesquecível para sua franquia!

Saiba o que você vai encontrar neste artigo:

O que é um pitch?

Como vimos, o pitch no mundo dos negócios é o termo utilizado para uma breve apresentação de uma ideia, produto ou negócio próprio, com o intuito de atrair investidores. No meio do empreendedorismo, o pitch é uma ferramenta muito utilizada para vender a ideia de um negócio a investidores em específico. 

Em um pitch, o empreendedor expõe as vantagens, características, objetivos, público-alvo, as especificações do mercado que atua, o problema e — é claro — a solução que seu negócio oferece a essa questão. Diferentemente das fases mais avançadas da negociação, como o próprio fechamento da venda, estamos falando de uma conversa inicial, de pouco aprofundamento no negócio. Afinal, a finalidade do pitch é justamente criar esse interesse inicial com uma apresentação objetiva e dinâmica que cative o público. 

Dessa forma, não podemos dizer que existe um tempo ideal para um pitch, pois negócios e segmentos trazem diferentes necessidades, mas por se tratar de uma breve apresentação, o tempo acaba ficando entre três a cinco minutos. No franchising, variando de acordo com cada objetivo e tipo de pitch que seu negócio precisa, a marca geralmente expõe em seu pitch as informações do segmento que atua, concorrentes, diferenciais do produto e do suporte oferecido pela rede aos seus franqueados. 

Assim, levantando os pontos principais de destaque logo de cara, você atiça a curiosidade do ouvinte e permite adentrar a fundo no que a rede pode oferecer. Entre as questões abordadas pela franqueadora, um bom pitch para franquias pode conter os seguintes pontos:

  • Qual a solução da sua rede para um problema existente?
  • Como é o segmento em que a rede atua?
  • Qual a vantagem competitiva da rede?
  • Qual é o suporte oferecido pela rede a seus franqueados?
  • Qual o público-alvo do negócio?
  • Qual é a expectativa de faturamento e retorno do investimento?

Qual a importância de um pitch para sua franquia?

Não é surpresa alguma afirmar que atrair investidores que possam se tornar franqueados é um dos principais objetivos de uma franqueadora. Afinal, crescer é o principal motivo para se fazer franchising. É por conta disso que empreendedores optam por formatar seus negócios em uma rede de franquia. E para que tudo ocorra bem, são necessárias ações e estratégias que conquistem o mercado.

Ainda, este mercado está cada vez mais competitivo e diversificado em diferentes ambientes e formatos. A popularização do franchising e a transformação digital proporcionaram um ambiente para negócios onde a inovação e a criatividade definem as empresas que são referências no setor que atuam. Isto é, encontrar táticas para se destacar está cada vez mais essencial — e é nisso que um bom pitch entra.

Como exemplo, podemos trazer as diversas feiras de franquias que acontecem anualmente no Brasil como forma de atrair interessados. Nesses eventos, franqueadoras podem adquirir estandes que expõem suas marcas para empreendedores que buscam um bom negócio para investir. Neste tipo de ambiente, ter uma prática como o pitch pode ser crucial no processo de venda de uma franquia. 

Ou seja, a importância do pitch está em saber apresentar a sua marca e mostrar como ela atua e é autoridade no mercado em que atua. Portanto, se você deseja expandir sua rede e atrair franqueados, precisa de um pitch que convença que sua rede é a certa para eles investirem

Porém, antes da Central do Franqueado te mostrar como elaborar um pitch para sua franquia, é preciso entender mais sobre os desdobramentos do conceito. Isto é, seus tipos, situações e diferenças. Confira!

Quais são os tipos de pitch?

As principais diferenças dos tipos de pitch são os seus objetivos, tempo e meio de apresentação. Assim, a preparação e posterior utilização de cada um desses modelos de apresentação vai depender do contexto. Além disso, muitos dos tipos podem interagir e se mesclar dependendo do que sua rede almeja buscar, mas as separações ocorrem para dar mais direcionamento. Confira!

Pitch Deck

Este tipo de pitch é o mais tradicional e se refere a apresentação com utilização de recursos visuais. Normalmente é adotado em reuniões com investidores, onde o franqueador pode expor o seu negócio com mais profundidade. 

Neste modelo, as apresentações podem chegar até 5 minutos, porém, o apresentador precisa ter noção de dinamismo para que não cause tédio ou não impressione os investidores. Lembre-se: o objetivo do pitch é vender, e para isso, você precisa chamar a atenção. 

Utilizar recursos como apresentações em PowerPoint podem trazer possibilidade de utilização de dados, identidade visual da marca e etc. Por isso, é bom ter uma identidade da marca bem definida, para que a exposição seja característica da sua rede.

Elevator pitch

Também conhecido como pitch de elevador, o elevator pitch — como o nome sugere — visa apresentar seu negócio brevemente como no tempo de um elevador de um andar a outro. Dessa forma, o modelo propõe uma apresentação de 30 segundos a um minuto, com exposição do negócio de modo direto e claro. 

One-sentence pitch

Se estamos falando de apresentações rápidas, essa ganha de lavada! O pitch de uma sentença, na tradução livre da expressão, é o modelo de pitch mais abrangente do que o anterior, porém ainda curto. O objetivo é apresentar a ideia do seu negócio em apenas uma frase. 

Por mais difícil que pareça, se você tiver domínio sobre o mercado que atua e clareza no objetivo do seu negócio, é possível utilizar este modelo. 

Como elaborar um pitch para sua franquia?

Não há uma fórmula secreta para a montagem de um bom pitch que garanta sucesso. Afinal, isso irá depender da desenvoltura, capacidade criativa e habilidade vendedora do franqueador. Porém, para estruturar uma boa apresentação que garanta investidores em sua rede, há alguns passos para serem seguidos. Veja!

1. Defina seus objetivos

Embora geralmente a expansão da rede seja o foco do franchising quando falamos em pitch, uma rede de franquias pode ter diferentes objetivos quando desenvolve uma apresentação comercial. Assim, além de aumentar o número de investidores franqueados, pode ser um pitch para parcerias comerciais, negociação com fornecedores, entre outros. Fato é: definir o objetivo do pitch auxilia no seu desenvolvimento.

Após definir, você terá visão do que expor na apresentação que seja relevante ao objetivo final. Por exemplo, se seu objetivo é, realmente, atrair franqueados, você deve ter informações do segmento, estimativa de faturamento e o ROI estimado. De nada adianta uma ótima apresentação verbal se não há um material de qualidade que a acompanhe. 

2. Entenda o seu público-alvo

Você precisa estudar o público que irá apresentar seu negócio para oferecer as informações mais relevantes. Além disso, a linguagem, o tipo de apresentação e o tempo serão definidos após ter clara sua audiência. 

Por exemplo, se você elaborar o pitch para atrair franqueados, você deve utilizar a linguagem do ambiente empreendedor e oferecer informações relevantes sobre o sucesso do negócio para este investidor. Este é o modo de falar com efetividade e garantir que seu público irá entender o objetivo da sua apresentação e ter tudo que ele precisa para se tornar um franqueado. 

3. Tenha clareza e objetividade

Lembre-se que o pitch é uma apresentação com objetivo de vender o seu negócio de forma breve. Portanto, é essencial que tudo seja claro e objetivo. Ou seja, traga somente informações que sejam relevantes para o seu público. Com o mínimo de tempo disponível, foque nos dados impactantes e que com certeza atrairão olhares de atenção.

É bom ter dados que influenciam na decisão de compra do seu público. Ao invés de dados muito estruturados e complexos, busque trazer as informações que afetarão a vida do público ao se tornar investidor da sua rede. 

4. Apresente os benefícios financeiros da sua rede. 

No mercado atual, de alta competição, o mesmo não vende.É preciso ser diferente, como por exemplo negócios com foco em empreendedores que buscam opções de sucesso com baixo custo e facilidade de operação. Portanto, pense fora da caixinha e exponha a capacidade de ser diferente da sua rede e o projeto de crescimento que ela proporciona.

Dessa forma, você estará cativando os investidores a optar por sua rede com os benefícios financeiros melhores que a maioria. Todavia, lembre-se de utilizar projeções realistas. Exagerar ou fugir da realidade apenas afastará investidores da sua franquia. 

5. Exponha todas as informações do negócio

É indispensável apresentar aos investidores as especificações do negócio. Nelas, você pode incluir os principais concorrentes, informações do segmento, dados de investimento etc. Isso é essencial no processo de transparência que facilita qualquer negociação, pois você precisa deixar tudo claro para que sua venda prossiga. 

Portanto, esclareça o seu modelo de negócio, a solução para o problema que sua rede busca resolver no mercado. Ou seja, o que a sua rede oferece como solução para um problema e porque isto é atrativo. 

Dica da Central do Franqueado

Você sabia que um pitch não está restrito somente a ambientes empresariais ou feiras de franquias? Isso mesmo — e uma forma de ter uma pitch gratuito para sua rede é através do nosso Portal de Franquias. Nele, você expõe as informações de investimento da rede, um padrão visual e uma breve apresentação da franquia, seja com vídeos, fotos ou textos.

Por sermos referência no mercado de franquias, lançamos um portal com uma série de franquias estabelecidas, buscando conectar nossa audiência com nossos clientes franqueadores. Nele você tem sua marca exposta em um ambiente respeitado e que possibilita a geração de leads qualificados para você e sua marca. 

Com uma página personalizável para sua marca e com as melhores estratégias de conversão, a sua rede de franquias estará exposta a um público em busca de oportunidades de negócio. A Central do Franqueado quer proporcionar a centenas de franqueadoras um ponto de partida para posicionamento de marca, divulgação e captura de interessados para suas franquias de forma gratuita. 

Se tiver qualquer dúvida, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Não esqueça de ler nosso artigo sobre as principais tendências do mercado de franquias para 2023. Esperamos você!

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado

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