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Perfil Profissional: entenda sua importância para o mercado de trabalho

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Gestão de Franquias

9 min de leitura Filipe Pacheco

Um perfil profissional nada mais é do que a descrição das capacidades técnicas, habilidades, conquistas, formação e disponibilidade de um candidato na hora de se apresentar para uma vaga de emprego. A formulação de um bom perfil profissional pode ser o diferencial no momento de se apresentar para o mercado de trabalho e se diferenciar dos concorrentes. Saiba mais!

Saiba o que você irá encontrar neste conteúdo:

Em um cenário em que o mercado de trabalho se torna cada vez mais competitivo e diversificado, saber se apresentar aos empregadores é indispensável para se destacar. Todos os dias, o setor de departamento pessoal das empresas recebe milhares de currículos. Entre estes, sempre se destacam aqueles que sabem descrever sua carreira através de palavras.

A criação de um perfil profissional em um currículo pode alavancar as chances de um candidato frente aos empregadores. Portanto, antes de sair buscando emprego nesta selva competitiva que é o mercado, procure se preparar. Saiba como você pode utilizar um perfil profissional a seu favor e obter destaque em meio a seus concorrentes.

O que é um perfil profissional?

Provavelmente, você já deve ter visto em vários sites e matérias diferentes, truques infalíveis de como conquistar um empregador. Porém, muitas destas dicas já estão saturadas e cheias de clichês.

Um perfil profissional é uma síntese, dentro de um currículo, que apresenta o profissional ao seu possível empregador. Este perfil deve conter as habilidades do candidato, seu grau de formação e conhecimento, conquistas e diferenciais que este possível empregado pode oferecer à empresa. 

Um perfil profissional bem elaborado deve ser objetivo e persuasivo. O candidato deve apresentar aquilo que ele é como profissional e chamar a atenção do empregador, mostrando-lhe porque deve ser contratado frente sua concorrência. 

O que colocar em um perfil profissional?

Antes de você começar a fazer o seu currículo colocando as informações de modo desorganizado, confira estas dicas. Construir um bom perfil profissional pode ser decisivo para a conquista do emprego que você procura. 

É importante ser objetivo e esclarecido no momento da construção. As informações devem ser relevantes e construtivas para o contratante. Procure sintetizar suas conquistas e ressaltar seus pontos fortes, aquilo que irá agregar à empresa. Porém, lembre-se: não exagere! Evite clichês. Lembre-se que a maioria dos candidatos podem repetir a linguagem que você irá usar. Confira abaixo algumas dicas que preparamos para você se destacar nas vagas de emprego que procura. 

Especifique seu grau de conhecimento

Já é de conhecimento da maioria a importância de uma boa qualificação para ingressar no mercado de trabalho. No momento de escolha do empregador por um profissional, a probabilidade de escolher alguém que tenha especialização, principalmente curso superior, é bem maior. 

Uma pesquisa realizada pela recrutadora e selecionadora de cargos de média e alta gerência, Robert Half, em 2019, revelou que quase 60% dos empregadores entrevistados obtém dificuldade para encontrar profissionais qualificados. Portanto, busque cursos que agreguem na sua área. Estude sempre que possível e esclareça isso em seu perfil profissional. Deixe de forma destacada o seu grau de conhecimento atual e formação.

  • Ex: Pós-graduado em marketing estratégico pela Universidade X.

Procure descrever seus conhecimentos nesta área, o que você tem mais especialidade e o que te diferencia em questão de conhecimento em relação a outros. 

Exponha conquistas ao longo de sua carreira

Na visão dos recrutadores, somente expor experiências anteriores não é o bastante. Uma listagem com empresas por qual você passou de forma bruta, muitas vezes não é o suficiente. 

Para se diferenciar dos concorrentes, a empresa busca por alguém que tenha contribuído para as atividades de outras instituições. Portanto, busque esclarecer feitos que você ordenou ou realizou que ajudou a melhorar o desempenho do grupo. Isto pode incluir projetos que você encabeçou ou contribuiu positivamente, metas que você bateu e até mesmo aumentou e até promoções que você recebeu. 

Ex:

  •  “Desenvolvimento de um software para gestão que aumentou a performance da empresa três vezes mais.”
  • “Promovido a Diretor de planejamento da empresa após um ano de atuação dobrando metas da empresa.”
  • “Durante minha gestão da rede, conseguimos alcançar três anos consecutivos o Selo de Excelência em Franchising.”

Informe competências e atividades extras

Ter conhecimento de uma segunda e até terceira língua é um enorme diferencial na contratação de funcionários. Portanto, se você tem formação em um curso de língua estrangeira, deixe isso explícito! 

Cursos em áreas específicas também agregam valor. Conhecimento em Pacote Adobe, Office, cursos de tecnologia e inovação, podem fazer a diferença para a vaga que você busca. 

Ex:

  • “Fluência em língua inglesa comprovada pelo certificado de proficiência do exame TOEFL.”

Também é positivo colocar seus pontos fortes, por exemplo:

  • “Ótima capacidade de análise, raciocínio lógico e resposta rápida.”
  • “Facilidade em cumprimento de metas.”

Informe sua disponibilidade

Em muitos casos, os recrutadores buscam por pessoas que tenham flexibilidade de horário e deslocamento, ou seja, disponibilidade para trabalhar em diferentes localizações. Empresas multinacionais, franquias, e grandes marcas tendem a atuarem em diferentes locais. Portanto, se você é um profissional disponível, deixe isso claro! Se é isto que a empresa procura, ela valorizará dentre os concorrentes. 

Utilize do vocabulário da sua área

Empresas que buscam por profissionais especializados, podem identificar com mais facilidade linguagens nichadas. Por exemplo, um escritório de advocacia que está recrutando talentos e identifica em seu perfil profissional a utilização de uma linguagem jurídica, poderá mais facilmente te identificar.

Portanto, nós recomendamos que você faça bom uso de palavras-chave que tenham relação com seu segmento. Isto demonstrará autoridade que você tem no ramo que atua e destaca-se como alguém que realmente está ambientado com a área. 

O que evitar em seu perfil profissional

Na internet é possível encontrar muitos modelos de sucesso, que prometem conquista da vaga de forma certa. Porém, nem sempre cumprem o que prometem. Evite:

  • Clichês: Utilizar jargões, como “pontual” , “pessoa comunicativa”, “responsável e proativo” e etc. Isto mostra pouca capacidade criativa e acaba tornando você um profissional mediano; mais do mesmo.
  • Informações falsas: Mentir nunca é o caminho certo. Portanto, colocar formações que você não teve, qualidades que não o representam, uma hora serão descobertas, e o empregador não pensará duas vezes antes de te demitir. Além disso, o mundo dos negócios é interconectado. Há grandes chances de o empregador espalhar esta informação e isto impedir que você conquiste outras oportunidades. 
  • Conteúdos excessivos: Procure ser claro e objetivo, como já mencionamos. Alongar-se nas especificações e falar muito de si não é um recurso positivo. Lembre-se sempre: os empregadores têm milhares de pessoas na fila. Aqueles que souberem usar os recursos adequados conseguem vantagem. 
  • Fugir do Foco: Busque não sair daquilo que você procura. Seja específico e certeiro. Não coloque que você está aceitando qualquer setor da empresa apenas por desespero. Foque naquilo que você almeja e deixe isso claro. 

Modelos de Perfil Profissional

Não há um modelo de sucesso padrão para criar um perfil profissional. Há alguns direcionamentos que podem ser dados para o que pode conter. Porém, é possível conseguir enquadrar conforme a profissão, um perfil adequado para cada área. 

Existem duas formas para criar um perfil profissional: texto corrido e em tópicos. No texto corrido, é possível formular mais as frases e dar um maior tom pessoal. Por outro lado, o feito em tópicos garante mais objetividade e clareza. Iremos dar um exemplo para cada modelo como referência na criação do seu. 

  • Perfil profissional – Texto corrido:

“Profissional graduado em Jornalismo com mais de 6 anos de atuação em veículos de comunicação e assessorias de imprensa. Intensa vivência com a produção de releases, criação de pauta e produção de reportagens. Experiente na rotina de entrega de produções sob prazos e deadlines e metas semanais. Como resultado obtido destaca-se a melhoria do processo de entrega sob prazo da redação, aumentando a produtividade dos repórteres e redatores. Amplo conhecimento em ferramentas de edição de imagens e vídeos, como Pacote Adobe. Disponibilidade para trabalhar no período noturno e realização de viagens.”

  • Perfil profissional – Estrutura de tópicos
    • Pós-graduado em marketing estratégico;
    • Experiência ativa em rotina de captação de leads através de e-mail marketing, Facebook Ads e Google Ads, distribuição de conteúdo através de múltiplos canais, criação de campanhas de endomarketing, trade marketing e demais estratégias da área;
    • Conhecimento avançado em ferramentas de anúncios, como Google Ads e Facebook Ads; Ampla experiência com Google Analytics e Pacote Adobe;
    • Durante meu período de gestão do marketing da empresa, houve um aumento de 55% na captação de leads. Houve um aumento no reconhecimento de marca da empresa, o que levou a um aumento de 20% no número de clientes. 

Como criar um Perfil Profissional para franquias?

Assim como em qualquer outro negócio, o franchising é um mercado que exige preparação. Mas como se dá a relação entre empregador e possível empregado em uma rede de franquias? Isto normalmente é visto na hora dos franqueadores recrutarem franqueados para sua rede. Por este motivo, é importante, você que deseja ser franqueado de uma rede, ter um bom perfil profissional para apresentar. A seguir, te daremos algumas dicas de o que colocar em seu perfil profissional na hora de investir em uma franquia. 

1. Especifique sua experiência em gestão e administração

Quando um franqueador está em busca de novos franqueados para sua rede, ele procura pessoas com noção do mercado. Para administrar uma franquia, é desejável que o candidato tenha alguma experiência com administração de um negócio. Se você já teve algum cargo de gestor dentro de uma organização, coloque em seu perfil, pois isso pode fazer a diferença. 

2. Transmita confiança 

Mostrar ao franqueador que você está preparado para investir em sua rede é essencial. Demonstrar confiança em seu perfil profissional pode ser um grande passo para chamar a atenção do franqueador. Mostre que tem perfil empreendedor e deixe claro que você tem o investimento necessário para ter uma franquia. Procure esclarecer todas as suas qualidades e dê certeza de que está preparado para ingressar no mercado. 

3. Se mostre disponível

A rotina de trabalho em uma franquia não é fácil. A rede franqueadora é que define os horários de funcionamento e dias de trabalho. Portanto, se você está disposto a enfrentar esta rotina, deixe claro! Um franqueador que busca pessoas dedicadas e disponíveis para sua rede levará em consideração a sua disponibilidade. Especifique que você tem tempo para acompanhar a rotina da franquia, trabalhar aos fins de semana e resolver os problemas que a gestão de uma franquia exige. 

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado

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