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OKR: saiba como melhorar o desenvolvimento da sua franquia

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Gestão de Franquias

5 min de leitura Cristiano Ritzel

O objetivo da maioria das instituições é crescer e, por isso, a busca por diversas estratégias empresariais que facilitem seu bom desenvolvimento é corriqueira. Dentre as metodologias possíveis está o “OKR”, que visa auxiliar no melhor desempenho de um negócio, baseado em dois conceitos: “Eu vou” e “Medido por”.

Com o objetivo de te explicar tudo nos mínimos detalhes — em especial sua aplicação prática —, a Central do Franqueado preparou este artigo completo sobre o tema. Não perca!

Neste conteúdo você vai encontrar:

O que é OKR?

O OKR (Objectives and Key Results) é uma metodologia de gestão de negócios. Sua meta é apresentar de forma clara os objetivos principais de uma empresa. O método foi criado por Andrew Grove, nos anos 70, quando ele era presidente da Intel.

Uma vantagem do OKR é o fato dele ser versátil, podendo ser implantado tanto em pequenas empresas como grandes. Dessa forma auxiliou diversas empresas em seu crescimento, tornando-se bastante popular.

O método é famoso principalmente pela utilização do Google desde o ano de 1999. Foi com ele que a empresa subiu de 40 pessoas, para mais de 60 mil, adquirindo uma popularidade e relevância mundial.

Sua relevância no mercado internacional faz com que grandes outras empresas também o utilizem, como LinkedIn, Dropbox e GoPro. Enquanto no Brasil, é utilizado pelo ContaAzul, VivaReal e Nubank.

É necessário apontar que existem dois tipos de OKRs. Ainda que o funcionamento seja o mesmo, há diferenças conceituais. São eles:

  • Compromissados: são métricas vinculadas ao objetivo da empresa, pensadas e absorvidas por departamentos específicos. Por exemplo, metas de vendas, clientes ou lançamento de produtos. São metas que devem ser alcançadas integralmente dentro de um prazo previamente estipulado;
  • Ambiciosos: são metas mais difíceis de alcançar e geralmente mobilizam grande parte da organização. São fundamentadas em grandes ideias que, muitas vezes, não contam com prazo e maiores detalhes sobre seu atingimento, funcionando mais como um norte para as tomadas de decisão da empresa.

A relevância de uma metodologia de gestão

O papel de uma metodologia de gestão é algo importante para o crescimento de uma empresa. Conforme ocorre o crescimento da mesma, surgem juntos diversos desafios para seus gestores.

Um dos principais campos onde surgem problemas é na comunicação, acontecendo principalmente por conta do crescimento do número de funcionários. Então com uma metodologia se torna mais fácil criar uma forma de harmonização.

O modelo OKR

A maneira mais fácil para compreensão do modelo OKR é através da fórmula que une seus dois principais componentes, “Eu vou” em conjunto com “medido por”, que significam:

  • Eu vou (O): são os objetivos. Significa a meta desejada pela empresa. Ele precisa ser bem explicado, de modo que todos consigam compreendê-lo. Devem ser qualitativos;
  • Medido por (KR): são as metas de resultados que serão alcançadas. São quantitativos.

Desta forma, é preciso ter a noção básica que os objetivos no modelo OKR precisam ser bem específicos e claros, de modo que esteja sempre presente na mente de seus participantes. Já os KR, que são os resultados, devem ser apresentados depois de um período.

A importância de mostrar os resultados, ocasiona uma melhor comunicação, já que fica evidente os ganhos obtidos com o esforço de todos.

As vantagens do OKR

O OKR deve primeiramente fazer parte da imagem da empresa, ou seja, precisa estar presente no cotidiano dela. É através dele, da comunicação e compartilhamento de objetos que será possível o alcance de metas e objetivos, sejam individuais ou coletivos.

É preciso de uma boa integração da equipe neste modelo de gestão, já que cada pessoa precisa saber sua importância dentro da equipe. Através disso surgem as vantagens.

A principal função do OKR é elevar a produção, motivando sua equipe e eliminando estresse no ambiente profissional. Além disso, essa metodologia contribui para a autoestima dos funcionários, já que busca valorizar o profissional. Assim deixando o local de trabalho alegre e menos tenso.

A vantagem para aplicação deste modelo é ele não ser tão sistemático, antiquado e inflexível como as metodologias tradicionais. Já que na sua criação não foi implantado regras rigorosas para seu funcionamento.

Como utilizar o OKR?

Como dito, a metodologia possui um caráter autoral, que permite uma aplicação mais livre e calculada dependendo do contexto. Então, o OKR pode ser alterado pelas suas instituições, o que normalmente ocorre.

Todavia, há alguns cuidados que podem ser tomados na sua utilização a fim de que tenha resultados claros e eficientes. Para isso, listamos 6 dicas para você fazer o melhor uso possível do OKR. Confira!

  • Seja claro com as ambições, de modo que não seja algo complicado;
  • Também a escolha tenha metas realmente alcançáveis;
  • Divida suas metas com os demais colaboradores;
  • Defina prazos curtos;
  • Fique atento aos resultados constantemente;
  • Deixe os OKR visíveis para todos;
  • Analise os resultados e não os esforços.

Indiferente ao negócio, a metodologia OKR é uma boa opção para gerenciamento. No ramo das franquias, a valorização do trabalho também é presente, semelhante ao que busca o OKR. No sistema de treinamento de colaboradores em franquias, o trabalho de cada funcionário é de extrema importância para o crescimento de uma unidade.

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Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado

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