OKR: saiba como melhorar o desenvolvimento da sua franquia
5 min de leitura Cristiano Ritzel
O objetivo da maioria das instituições é crescer e, por isso, a busca por diversas estratégias empresariais que facilitem seu bom desenvolvimento é corriqueira. Dentre as metodologias possíveis está o “OKR”, que visa auxiliar no melhor desempenho de um negócio, baseado em dois conceitos: “Eu vou” e “Medido por”.
Com o objetivo de te explicar tudo nos mínimos detalhes — em especial sua aplicação prática —, a Central do Franqueado preparou este artigo completo sobre o tema. Não perca!
Neste conteúdo você vai encontrar:
O que é OKR?
O OKR (Objectives and Key Results) é uma metodologia de gestão de negócios. Sua meta é apresentar de forma clara os objetivos principais de uma empresa. O método foi criado por Andrew Grove, nos anos 70, quando ele era presidente da Intel.
Uma vantagem do OKR é o fato dele ser versátil, podendo ser implantado tanto em pequenas empresas como grandes. Dessa forma auxiliou diversas empresas em seu crescimento, tornando-se bastante popular.
O método é famoso principalmente pela utilização do Google desde o ano de 1999. Foi com ele que a empresa subiu de 40 pessoas, para mais de 60 mil, adquirindo uma popularidade e relevância mundial.
Sua relevância no mercado internacional faz com que grandes outras empresas também o utilizem, como LinkedIn, Dropbox e GoPro. Enquanto no Brasil, é utilizado pelo ContaAzul, VivaReal e Nubank.
É necessário apontar que existem dois tipos de OKRs. Ainda que o funcionamento seja o mesmo, há diferenças conceituais. São eles:
- Compromissados: são métricas vinculadas ao objetivo da empresa, pensadas e absorvidas por departamentos específicos. Por exemplo, metas de vendas, clientes ou lançamento de produtos. São metas que devem ser alcançadas integralmente dentro de um prazo previamente estipulado;
- Ambiciosos: são metas mais difíceis de alcançar e geralmente mobilizam grande parte da organização. São fundamentadas em grandes ideias que, muitas vezes, não contam com prazo e maiores detalhes sobre seu atingimento, funcionando mais como um norte para as tomadas de decisão da empresa.
A relevância de uma metodologia de gestão
O papel de uma metodologia de gestão é algo importante para o crescimento de uma empresa. Conforme ocorre o crescimento da mesma, surgem juntos diversos desafios para seus gestores.
Um dos principais campos onde surgem problemas é na comunicação, acontecendo principalmente por conta do crescimento do número de funcionários. Então com uma metodologia se torna mais fácil criar uma forma de harmonização.
O modelo OKR
A maneira mais fácil para compreensão do modelo OKR é através da fórmula que une seus dois principais componentes, “Eu vou” em conjunto com “medido por”, que significam:
- Eu vou (O): são os objetivos. Significa a meta desejada pela empresa. Ele precisa ser bem explicado, de modo que todos consigam compreendê-lo. Devem ser qualitativos;
- Medido por (KR): são as metas de resultados que serão alcançadas. São quantitativos.
Desta forma, é preciso ter a noção básica que os objetivos no modelo OKR precisam ser bem específicos e claros, de modo que esteja sempre presente na mente de seus participantes. Já os KR, que são os resultados, devem ser apresentados depois de um período.
A importância de mostrar os resultados, ocasiona uma melhor comunicação, já que fica evidente os ganhos obtidos com o esforço de todos.
As vantagens do OKR
O OKR deve primeiramente fazer parte da imagem da empresa, ou seja, precisa estar presente no cotidiano dela. É através dele, da comunicação e compartilhamento de objetos que será possível o alcance de metas e objetivos, sejam individuais ou coletivos.
É preciso de uma boa integração da equipe neste modelo de gestão, já que cada pessoa precisa saber sua importância dentro da equipe. Através disso surgem as vantagens.
A principal função do OKR é elevar a produção, motivando sua equipe e eliminando estresse no ambiente profissional. Além disso, essa metodologia contribui para a autoestima dos funcionários, já que busca valorizar o profissional. Assim deixando o local de trabalho alegre e menos tenso.
A vantagem para aplicação deste modelo é ele não ser tão sistemático, antiquado e inflexível como as metodologias tradicionais. Já que na sua criação não foi implantado regras rigorosas para seu funcionamento.
Como utilizar o OKR?
Como dito, a metodologia possui um caráter autoral, que permite uma aplicação mais livre e calculada dependendo do contexto. Então, o OKR pode ser alterado pelas suas instituições, o que normalmente ocorre.
Todavia, há alguns cuidados que podem ser tomados na sua utilização a fim de que tenha resultados claros e eficientes. Para isso, listamos 6 dicas para você fazer o melhor uso possível do OKR. Confira!
- Seja claro com as ambições, de modo que não seja algo complicado;
- Também a escolha tenha metas realmente alcançáveis;
- Divida suas metas com os demais colaboradores;
- Defina prazos curtos;
- Fique atento aos resultados constantemente;
- Deixe os OKR visíveis para todos;
- Analise os resultados e não os esforços.
Indiferente ao negócio, a metodologia OKR é uma boa opção para gerenciamento. No ramo das franquias, a valorização do trabalho também é presente, semelhante ao que busca o OKR. No sistema de treinamento de colaboradores em franquias, o trabalho de cada funcionário é de extrema importância para o crescimento de uma unidade.
Você está interessado em investir em uma franquia, mas não sabe por onde começar? Fique tranquilo. A Central do Franqueado é especialista em franchising e vai te ajudar a escolher a melhor franquia para você realizar o sonho de ter o seu próprio negócio.
Pensando em aproximar empreendedores e franqueadores, a Central do Franqueado desenvolveu o Portal de Franquias. Nele, você encontra as melhores marcas de redes de franquia. Além disso, o Portal de Franquias vai te informar sobre as principais taxas de franquia exigidas por cada franqueadora.
Valor mínimo de investimento, faturamento mensal e número de unidades espalhadas pelo Brasil são exemplos de informações disponibilizadas no Portal de Franquias. E aí? O que está esperando? Venha conhecer as melhores marcas do franchising! Acesse o Portal de Franquias e realize o seu sonho de ter o próprio negócio!
Quer ficar por dentro das novidades do universo do franchising? Então, acompanhe o site da Central do Franqueado. Aproveite artigos sobre franchising, dicas para melhorar a sua franquia e notícias sobre as principais tendências do mercado.
E aí, gostou do conteúdo? Então continue explorando nosso site e aprenda a implementar a metodologia 5s na sua rede de franquias! Boa leitura!
Redator em Central do Franqueado
Saiba mais sobre
Gestão de franquias
- Manual de franquia: chave para padronização de processos
- Índice de lucratividade: o que é e como calculá-lo no franchising
- Como fazer um relatório e utilizá-lo no franchising
- Matriz de Eisenhower: saiba o que é e como utilizar em sua franquia
- Matriz de Kraljic: o que é e como utilizá-la na gestão de estoque da sua franquia
- Kanban: o que é e como aplicá-lo no franchising
Posts relacionados à