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Nova geração: conheça 6 dicas para conquistar a Geração Z

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Gestão de Franquias

6 min de leitura Andrei Arndt

A nova geração, conhecida popularmente como Geração Z ou Zoomers, compõem parcela significativa do mercado consumidor. No entanto, não são todas as marcas que conseguem se comunicar adequadamente com esse público. Aprenda neste artigo quem são as pessoas da Geração Z e conheça 6 dicas para aprimorar sua marca.

Quem são as pessoas da geração Z?

A Geração Z, popularmente conhecida como nova geração, é composta pelas pessoas nascidas entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano de 2010. Diferentemente dos Millennials (ou Geração Y), a Geração Z apresenta como uma das principais características a natividade digital. 

Isto é, eles nasceram em um período em que as tecnologias digitais estavam consolidadas e acessíveis para a maior parte da sociedade. Portanto, isso reflete na facilidade e na familiaridade que eles demonstram com a internet, smartphones e compartilhamento de informações. 

Constantemente conectados à internet, os Zoomers demonstram preocupações com o meio ambiente e com a sociedade. Além disso, estão acostumados com a instantaneidade, consequentemente são mais ansiosos que as gerações anteriores. 

Em razão da era digital, as transformações tecnológicas acontecem tão rapidamente que às vezes é até mesmo difícil acompanhar tantas novidades. Os Zoomers são os mais adaptados a essa era. 

Apesar da pouca idade, a Geração Z apresenta hábitos que estão afetando o consumo de vários setores. Por exemplo: a televisão por assinatura, é substituída pelos serviços de streaming e o uso do dinheiro impresso que é deixado de lado para dar espaço às formas de pagamento digitais. 

No mercado de franquias, inovar é uma necessidade constante. Os consumidores e concorrentes estão sempre se atualizando. Por isso, é importante trabalhar estratégias de comunicação para tornar a sua marca mais atrativa para a nova geração, o que é fundamental para aumentar o alcance da sua rede. Confira a seguir algumas dicas para preparar a sua rede para esse público!

6 dicas para conquistar a Geração Z

1. Aposte no omnichannel 

Por meio do omnichannel, é possível otimizar a experiência de consumo dos seus clientes. O omnichannel é a estratégia de conteúdo responsável por aprimorar o relacionamento com o público. 

Isto é, o omnicanal, em tradução livre, vai integrar perfis nas redes sociais e lojas físicas. Quer um exemplo? A maioria das marcas não facilitam para o cliente a localização das lojas físicas, o que deve ser considerado se você quer direcionar os consumidores a uma experiência de compra presencial. 

Em outras palavras, para conquistar a nova geração, é importante unificar a comunicação da sua rede, não basta comunicar para o consumidor que acessa o Facebook, o Instagram e o que frequenta a loja física separadamente, é preciso unificar as estratégias de comunicação e integrar o público.

2. Cuidado na padronização 

A padronização é fundamental no franchising. Sem ela, as redes de franquias não poderiam existir. No entanto, a padronização excessiva pode afastar a nova geração. Afinal, eles buscam uma experiência de compra única e um relacionamento autêntico com a marca. 

Scripts padronizados são péssimas escolhas para esse público. Um exemplo é a rede de fast-food americana McDonald’s que aposentou um de seus bordões mais famosos “fritas acompanha?”. A justificativa dada pelo presidente da marca, Paulo Camargo, é que o comportamento do cliente mudou nos últimos anos e por isso, os consumidores estão exigindo menos atendimentos engessados e mais personalização. 

Para redes de franquia, é fundamental considerar esse ponto. Apesar da padronização ser um objetivo de todo franqueador, nem sempre ela é a melhor alternativa para lidar com o público. Dessa forma, redes de franquia precisam se atualizar a todo momento.

3. Aposte na divulgação de vídeos 

Os vídeos são o principal formato de conteúdo consumido pelos Zoomers. Se você tivesse acesso ao smartphone de um consumidor da Geração Z, certamente encontraria o YouTube, o TikTok ou Kwai entre os aplicativos instalados. Sabe o que eles têm em comum? São os vídeos! Portanto, para conquistar essa nova geração, é fundamental apostar na produção de vídeos publicitários. 

Considerando que o smartphone é o principal dispositivo usado pela Geração Z, fica fácil entender o motivo pelo qual os vídeos são o conteúdo mais consumido, certo? Imagine que a leitura de textos e de imagens na tela do celular é bastante cansativa. Os vídeos são experiências visuais muito mais agradáveis e que engajam o público. 

4. Entenda os seus ideais

Como você viu antes, os Zoomers estão muito ligados às questões ambientais e sociais. Por isso, é importante para eles que a sua marca esteja preocupada com essas questões. O consumo ético, como é popularmente conhecido, são preocupações da nova geração. Por exemplo, se a sua marca trabalha com produtos e serviços sustentáveis, as chances de ser apreciada por esse público é muito maior.

Vale lembrar que, antes de aplicar estratégias voltadas a esse público, é importante entender qual a porcentagem dos seus consumidores fazem parte da Geração Z. Pesquisas de mercado são alternativas para estruturar uma persona adequada. 

Além disso, considerar em qual mídia eles estão concentrados é fundamental, principalmente para focar na produção de conteúdo para ser compartilhado entre eles: a nova geração não vai hesitar em compartilhar vídeos da sua rede com os amigos se eles se sentirem genuinamente representados.

5. Invista na comunicação

Um atendimento inadequado ou um produto que não atenda as expectativas da nova geração são receitas para ser mal falado na internet. Por isso, fique atento a maneira que os seus consumidores são atendidos. Apesar de ser um público difícil de conquistar, a Geração Z se defende e é fiel àquelas marcas que os representam. 

Vale responder comentários nas publicações e manter sempre uma postura atenciosa quanto ao seu público. Se receber um feedback negativo, é importante responder e demonstrar que a opinião daquele consumidor é importante e será analisada pela equipe.

6. Invista em tecnologia

Você entendeu que a nova geração adora tecnologia, certo? No mercado de franquias, as facilidades tecnológicas são as principais aliadas dos franqueadores e franqueados. No entanto, nem todas as franquias estão preparadas para trabalhar com a tecnologia. Por isso, investir em um sistema para franquias aumenta a produtividade e a vantagem competitiva da sua rede. Dessa maneira, ao modernizar a sua rede, fica muito mais fácil atingir novos públicos e aumentar o alcance da sua rede, não é mesmo? 

A Central do Franqueado é especialista em franchising e desenvolveu para auxiliar franqueadores a Central de Atendimento ao Franqueado (CAF): a plataforma para resolver problemas de comunicação na sua rede e aumentar o engajamento de franqueados. 

O Módulo CAF é conhecido por proporcionar alta performance na prestação de suporte aos franqueados. Além disso, por meio da plataforma, é possível agendar reuniões, realizar videoconferências e enviar comunicados para todos os seus franqueados. 

São mais  de 200 franquias no mercado que aprovam as soluções da Central do Franqueado. O que falta para você fazer parte desse time? Experimente grátis! Solicite uma demonstração e transforme a sua rede de franquias! Gostou do conteúdo? Então, acompanhe o nosso site e fique por dentro das novidades do universo do franchising.

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado

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