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Gestão de Franquias

Nicho de mercado: o que é e como escolher o perfeito para sua franquia

10 min de leitura Filipe Pacheco


O nicho de mercado é uma porção de um segmento de atuação que não foi explorado o suficiente para suprir a demanda que existe. O nicho é escolhido por um negócio de forma a atender uma demanda específica, agregando valor ao produto e aos consumidores especializados. Confira e saiba como definir o nicho de mercado da sua franquia!

O consumo tem passado por transformações ao longo dos anos, saindo do consumo de massas no período pré-digital para o consumo segmentado e nichado na era digital. Essa transformação levou os negócios a reorganizarem suas estratégias, sobretudo em como atingir seu público e atraí-lo. 

Antigamente, a publicidade por meio de veículos de massa, outdoors e panfletos eram a maneira como as empresas buscavam atingir os consumidores. Não havia um direcionamento específico que gerasse valor. No entanto, com o contexto digital, a publicidade tradicional perdeu força, apesar de manter um espaço, e as mídias digitais possibilitaram uma maior segmentação, até chegar aos nichos.

Sendo assim, com o rumo do consumo cada vez mais específico, os nichos de mercado começam a tomar importância significativa para negócios que desejam ter sucesso no produto ou serviço que oferecem. Ter um público muito específico e uma necessidade a suprir com o serviço ou produto que sua marca irá oferecer é essencial para ter sucesso neste cenário do mercado. 

Para isso, iremos falar neste conteúdo sobre como identificar o nicho de mercado da sua franquia e como dominá-lo. Dessa forma, você estará aumentando a eficiência do seu produto ou serviço, atendendo às necessidades de um público até então não atendido ou com pouca demanda. Confira e saiba tudo sobre o assunto!

Veja o que você vai encontrar neste artigo:

O que é nicho de mercado?

O nicho de mercado é uma parcela dentro de um segmento que possui demandas não atendidas ou pouco exploradas. Nesse nicho, há consumidores buscando produtos ou serviços com necessidades específicas e que possuem poucas opções de oferta. 

Diferentemente do segmento de mercado, o nicho é um recorte mais específico, buscando atender dores e necessidades de grupos menores de consumidores. Um segmento de mercado é definido por algumas semelhanças nas dores dos consumidores, onde as empresas atuam oferecendo produtos e serviços semelhantes. Por exemplo: segmento de Alimentação Food Service, Saúde e Bem-estar, etc. 

Já no caso do nicho de mercado, há uma ampliação da necessidade do cliente. Por exemplo, dentro do segmento de Beleza, há o nicho de produtos “cruelty free”, que seriam produtos desenvolvidos sem testagem em animais. Consumidores preocupados com a causa animal e engajados no veganismo demandam esse tipo de produto, o que torna esse nicho atrativo para atuar. 

Portanto, o nicho de mercado é um espaço inexplorado, em que consumidores com demandas específicas buscam marcas para os suprirem, gerando oportunidades de negócio para empreendedores. Essas oportunidades servem para abertura de novas franqueadoras, que ocuparão o espaço do nicho com unidades franqueadas, retendo maior parte do mercado ou para lançamento de novos produtos de franqueadoras já existentes.

Qual a importância de definir um nicho de mercado em sua franquia?

Atuar em um nicho de mercado traz claramente uma eficiência maior no atingimento do público-alvo da franquia. Uma marca com um nicho definido aumenta sua capacidade de fidelizar seus clientes, pois não tem muita concorrência e clientes com demandas muito específicas costumam se apegar às marcas que suprem essas necessidades. 

Ao contrário das grandes marcas que costumam atuar de forma generalista, atendendo necessidades comuns, as marcas que atuam em um nicho possuem maior nível de especialização. Essa especialização faz com que as estratégias de marketing, por exemplo, sejam mais assertivas, melhorando o processo de vendas da rede. 

Com um nicho mais específico e uma especialização maior na prestação do serviço ou oferta do produto o negócio agrega mais valor à marca. Ou seja, por atuar de forma nichada sua marca se torna autoridade naquele nicho, fazendo com o cliente valorize sua atuação, refletindo até na precificação dos produtos, que podem ser mais altos devido a seu grau de relevância. 

A baixa concorrência também se torna atrativa para marcas que atuam em nichos de mercado. Em segmentos mais amplos, existem diversas marcas, pois a demanda por produtos de necessidade geral é maior, o que torna a dificuldade de se destacar ainda maior. Já em um nicho específico, por ser pouco explorado, há pouca oferta, dando espaço para que sua marca se torne líder de mercado.

Com as tendências do marketing digital apontando cada vez mais para a utilização de influencers digitais, atuar em um nicho de mercado aumenta as chances de se realizar parcerias com estes profissionais. Normalmente, os influencers são autoridade em um nicho, e com uma divulgação da sua marca com um profissional que atue no mesmo nicho pode aumentar as chances da marca vender para o seu público. 

Resumindo: a vantagem de atuar em nichos de mercado é aumentar a autoridade da sua marca, ofertando produtos e serviços de valor agregado. Como consequência, fidelizar clientes e poder ter um preço vinculado ao valor agregado do produto, dando mais rentabilidade à marca.

Quais os tipos de nichos de mercado?

Existem diferentes formas de definir um nicho de mercado, e ele pode ser definido levando em conta alguns critérios quanto os consumidores ou características do mercado que a marca atuará. Confira e descubra os principais tipos de nichos de mercado: 

Segmentação geográfica

Neste caso, o nicho de mercado é definido com base na localização de atuação da marca. O recorte pode ser feito considerando: continente, país, região, estado, cidade ou até mesmo bairro. 

Negócios com um foco mais local podem definir desta forma seu nicho. Algumas franquias podem definir seu nicho com base na lacuna em determinada região de determinado produto ou serviço, passando a atuar ali para atender às demandas daqueles consumidores locais. 

Segmentação demográfica

Já no caso da definição do nicho por meio de segmentação demográfica, o recorte é feito com base em aspectos populacionais do mercado-alvo. Alguns fatores que podem ser usados na definição do nicho com base na segmentação demográfica:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Renda; 
  • Ocupação;
  • Classe social;
  • Raça;
  • Escolaridade, etc.

Este tipo de definição ajuda a oferecer serviços e produtos específicos para grupos com demandas não atendidas. Um exemplo que podemos utilizar é o de uma escola de música para crianças e adolescentes. 

Segmentação comportamental

Na definição do nicho por segmentação comportamental se leva em consideração os hábitos de consumo do público-alvo. Isto está ligado com o tipo de conteúdo que o cliente consome, suas práticas diárias, a frequência que consomem aquele determinado produto e etc.

Um exemplo são as academias 24h para pessoas que têm horários de trabalho menos flexíveis. Ou então produtos alimentares fitness para pessoas com hábitos mais saudáveis. 

Segmentação psicográfica

Este tipo de segmentação para definição de um nicho de mercado está ligado ao consumo moderno e cada vez mais gera demandas. Nesta segmentação, o público é nichado por aspectos de personalidade, convicções, estilo de vida, valores e etc. 

Ou seja, este formato é feito com elementos conscientes do consumidor, onde ele é que compõe seu nicho conscientemente, gerando demanda e levantando oportunidades para negócios suprirem suas necessidades.

Podemos exemplificar os nichos gerados por este tipo aqueles ligados a causas ambientais e políticas, identidades geradas por estilos musicais e etc.

Como escolher o nicho de mercado para sua franquia?

Um nicho de mercado pode ser escolhido muitas vezes com base no momento em que se desenvolve o produto ou serviço da sua rede. Porém, na maioria das vezes, a melhor forma de definir um nicho de mercado é estudando as demandas existentes e alinhando com as preferências da rede. Confira e saiba como escolher o seu nicho.

1º – Escolha um mercado que o atraia

Já é clichê falar que é importante trabalhar com o que gosta. Mas realmente, ir apenas em um nicho de mercado que está em ascensão pode não ser a melhor opção. Como no consumo por meio de nichos é demandado um nível maior de especialização, não ter ligação com este nicho pode prejudicar na prestação do serviço.

Por isso, escolher um nicho que haja certa afinidade é a melhor coisa para ter sucesso no mercado. Analise áreas que chamam a atenção, segmentos que atraiam você como franqueador e identifique nele um nicho. 

2º – Identifique uma necessidade

Como dissemos, para que seja notada a existência de um nicho é preciso haver uma necessidade ou demanda a ser atendida. Portanto, é preciso identificar um problema dentro de um segmento. 

Podemos exemplificar melhor: no segmento de produtos de beleza, há o problema de utilização de animais para testagem e a composição dos produtos. Como fica o público vegano na hora de consumir produtos de beleza? Portanto, aí está uma necessidade de um consumidor, e aí está um nicho de mercado para sua franquia atuar. 

3º – Analise a demanda

Mais importante que identificar uma possível necessidade, é garantir que há demanda por um produto ou serviço que se proponha em supri-la. Consumidores estão dispostos a pagar a mais em um produto com valor agregado contanto que realmente solucionem um problema real. 

Portanto, ao identificar uma necessidade, aplique pesquisas de mercado. Seja para definir o nicho de mercado que sua franquia vai atuar ou para desenvolver um novo produto ou serviço para atender a um nicho específico. Verifique se há busca por essa solução, para que garanta sucesso no suprimento da demanda. 

4º – Estude a concorrência

De nada adianta encontrar um nicho de mercado se ele já for densamente povoado. Ou seja, se houver saturação no nicho, não há vantagens em adentrar no nicho ou desenvolver produtos e serviços para atendê-lo. 

Portanto, antes de decidir adentrar em um nicho, garanta que ele é pouco explorado, de forma que você consiga destacar sua marca como autoridade e ganhar a atenção dos consumidores. Assim, você garante maior parcela do mercado e mantém consumidores fiéis, que se identificam com sua marca. 

5º – Aprofunde-se no nicho escolhido

Consumidores de nichos são altamente exigentes, afinal sua necessidade é específica e precisa de uma oferta especializada. Sendo assim, se você apenas tem afinidade com a área, estude e conheça profundamente o mercado, para que se torne um especialista e agregue valor à marca.

Como dominar o seu nicho de mercado e superar a concorrência?

Agora que sua rede tem um nicho de mercado definido, é preciso trabalhar para se fortalecer dentro dele e garantir a autoridade no mercado. Para isso, abaixo daremos algumas dicas de como conseguir isto. Confira!

1. Gere autoridade por meio do marketing

É muito importante engajar os consumidores do seu nicho gerando conteúdo de qualidade sobre o mercado. Portanto, invista no marketing digital, leve conteúdo de qualidade de forma que se destaque como autoridade no nicho. 

2. Trabalhe na sua marca

É preciso gerar identidade para se tornar uma autoridade. Por isso, trabalhe o branding da sua marca, definindo a identidade visual, a comunicação com o público e como ela se relaciona com o mercado, com posicionamento e valores bem esclarecidos. 

3. Promova uma experiência única 

Fidelizar clientes é encantá-los em todos os contatos da marca com ele. Portanto, desde o marketing até o atendimento e suporte, ofereça uma experiência única. Desenvolva uma boa política de customer success e garanta qualidade para sua marca e destaque no mercado. 

É sempre possível descobrir novos nichos e explorá-los quando conveniente. Por mais que sua rede possua um segmento e já tenha um nicho específico, é possível identificar oportunidades e desenvolver produtos e serviços. 

Portanto, se você busca estar atento a todas oportunidades do mercado e quer dominar o nicho que você atua, esteja atento às inovações e à evolução do consumo. Acompanhe novos processos e tenha uma visão inteligente. 

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado


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