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Network: 7 dicas para a sua rede de franquias

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Gestão de Franquias

9 min de leitura Filipe Pacheco

Também conhecido como “rede de contatos”, o networking é a forma de cultivar relações profissionais em diversos ambientes e utilizar essas relações para alguma finalidade. Seja para fortalecer as amizades, estreitar negociações comerciais ou para aproveitar oportunidades no mercado de trabalho. Sabendo disso, preparamos um conteúdo explicativo com 7 dicas imperdíveis para você aplicar na sua rede de franquias!

Veja o que você vai encontrar neste artigo:

O que é network?

Vivemos num mundo cercado por pessoas, empresas, situações, oportunidades, ameaças, enfim, diversos momentos e agentes que interferem em nosso dia-a-dia. Não é tão atual assim, mas o network tem sido utilizado com a finalidade de ampliar as possibilidades de relacionamento com outras pessoas, a fim de que, esses relacionamentos possam gerar novas oportunidades.

O network é todo esforço e ação empreendida para que seja construída uma “rede” (neste sentido como vários pontos que se ligam) de pessoas que possam gerar uma fidelização de relacionamento, a ponto de contribuírem mutuamente para oportunidade de todos.

Há algum tempo, ouvíamos constantemente o termo QI, mas nada a ver com a sigla original de Quociente de Inteligência, mas se referindo a “Quem Indica”. A essência do network passa pelo QI, mas de uma forma mais profissional e responsável. A indicação de um colega, um parceiro, um profissional acontece pela confiança e respeito que tem pelo outro, atribuindo-lhe valores que serão importantes nessa indicação.

Sabe aquele serviço que você precisava contratar e comentando com um amigo, ele lhe disse que conhecia alguém muito bom nisso e que tem um excelente preço e faz o serviço de forma exemplar? Ele te passou um telefone, você ligou e negociou o serviço que precisava.  ISSO É NETWORK! 

O network permite essas relações, a ponto de indicar alguém para um trabalho novo, para te substituir, para somar num grupo, etc. A rede de relacionamento permite uma infinidade de oportunidades.

Quais os benefícios do network para a rede?

Ter um network ativo é vital para o crescimento da carreira. Muitas vezes confundido com a venda, o network é, na verdade, sobre a construção de relacionamentos de longo prazo e uma boa reputação ao longo do tempo.

Trata-se de reunir e conhecer pessoas que você pode ajudar, e que potencialmente pode ajudá-lo em troca. Sua rede inclui amigos e familiares, colegas de trabalho e membros de grupos aos quais você pertence. 

Fortalecimento da relação

Network é sobre a formação de confiança e ajudar uns aos outros em direção a metas. Regularmente se envolver com seus contatos e encontrar oportunidades para ajudá-los; ajudar a fortalecer o relacionamento. Ao fazer isso, você semeia as sementes de assistência recíproca, quando você precisa de ajuda para conseguir seus objetivos.

Ideias frescas

Sua rede pode ser uma excelente fonte de novas perspectivas e ideias para ajudá-lo em sua função. A troca de informações sobre os desafios, experiências e objetivos é um dos principais benefícios do network, porque permite-lhe ganhar novos conhecimentos que você pode não ter pensado. Da mesma forma, oferecer ideias úteis para um contato é uma excelente maneira de construir sua reputação como um pensador inovador.

Melhor Influência

Em um evento ou em qualquer outro tipo de contato estabelecido com o objetivo de fazer o network, você encontrará referências, seja de profissionais da área, seja de potenciais clientes. Ao abordar sobre as informações de sua empresa e de seus produtos, é possível criar referências com qualidade.

Sendo assim, vai aumentar a influência dentro do seu nicho de atuação, podendo, inclusive, aumentar a rede de potenciais clientes. Para isso, é essencial que você faça uma apresentação prévia antes de ir a eventos como esses. Uma preparação bacana mesmo! Entenda perfeitamente sobre o que vai falar com os convidados para saber na ponta da língua como tirar todas as possíveis dúvidas.

Além de demonstrar segurança, essa atitude vai contribuir para que os contatos tenham confiança no seu empreendimento. E eu sempre digo: essa é uma característica essencial em qualquer situação que envolva decisões importantes.

Novas oportunidades

Novos contatos trazem como consequência direta novas oportunidades. Engana-se quem pensa que elas se relacionam apenas com a chegada de novos clientes ou parceiros. Ideias também podem se enquadrar nesse benefício do network, meu amigo empreendedor. Existem estratégias adotadas por outras empresas que, às vezes, você sequer cogitou implantar no seu empreendimento.

No entanto, é preciso ter um pouco de cautela nesse sentido. Não basta apenas pegar uma ideia que funcionou com outras equipes e implantá-la em seu negócio. Leve tudo que for interessante para você fazer uma análise e, caso necessário, adapte as estratégias para a sua realidade.

Mudança de percepção

Manter-se atualizado é uma característica fundamental para qualquer empreendedor que deseja crescer na sua área. O network proporciona, nesse sentido, mudanças de percepções sobre a realidade de seu negócio ou do mercado. Muitas vezes, com a rotina corrida de sua empresa e com todos os afazeres diários, sobra pouco tempo para entender quais são as tendências, qual o melhor tipo de atendimento, entre outras questões nesse sentido, não é mesmo?

Sendo assim, o network vai proporcionar uma mudança de percepção sobre o mercado, sobre os novos hábitos de comportamento do consumidor e quais são as principais novidades que podem ser adotadas para melhorar a experiência do cliente.

Em eventos como esse, por exemplo, você pode perceber que apostar em marketing de experiência, ações que engajam o cliente por meio de interações e relacionamento mais próximo com a empresa permite a fidelização de clientes. Nesse sentido, é importante entender que fidelizar quem já consome seus produtos e serviços sai mais barato do que traçar estratégias para atrair, o que comprova a eficácia dessas atitudes.

Boas parcerias profissionais

Você já ouviu falar que boas parcerias rendem bons negócios? Pois é! O network, conforme abordado, vai permitir que seu empreendimento possa desenvolver boas parcerias profissionais. Quem deseja desenvolver a própria empresa certamente encontrará mais dificuldades, caso esteja sozinho nessa competição.

Quando se fala em aplicar uma estratégia como essa, logo se pensa que só é possível com grandes empresas. No entanto, micro e pequenos empreendedores também podem ser adeptos aos novos relacionamentos, com o objetivo de contribuir mutuamente para serem mais competitivos no mercado.

Caso você consiga fechar negócio com uma empresa que desenvolva produtos e serviços parecidos com os seus, mas com soluções que ainda não estão disponíveis em seu empreendimento, é possível oferecer mais oportunidades ao seu cliente sem gastar muito para isso. Da mesma forma vai acontecer se você tiver algum produto não ofertado por lá.

Essa atitude vai contribuir para aumentar a renda de seu empreendimento, conquistar mais visibilidade no mercado e alcançar as metas desejadas. Agora que você sabe o que é network percebeu que é uma estratégia que deve ser utilizada por qualquer pessoa que queira se desenvolver profissionalmente. Com ele, é possível ganhar conselhos de empreendedores incríveis que já estão estabelecidos no mercado, dicas de como eles superaram desafios, além de ações implantadas em seus negócios que podem ser facilmente utilizadas pelo seu empreendimento.

7 dicas de network para a sua rede de franquias

Você entendeu o que é o networking e os seus benefícios para franquias. Agora, que tal conferir algumas dicas para melhorar o networking no franchising? Confira a seguir! 

1. Feiras da ABF 

As feiras da Associação Brasileira de Franchising são ótimas para conhecer e trocar experiências com outros investidores da área. Lá você encontra não só investidores interessados em entrar para o mercado de franquias, como também conhece empreendedores renomados e veteranos no franchising. 

2. Sempre deixe o seu contato 

Sabe estes eventos como as feiras da ABF? É importante que você vá para eles preparado. Isto é, leve cartões de visita para oferecer para as pessoas depois de conversar. Assim, fica muito mais fácil entrar em contato para eventuais parcerias ou oportunidades de investimento com os perfis profissionais mais adequados para a sua rede.

3. Participação é tudo 

Para desenvolver uma rede de contatos, é importante estar presente e participar não só de grandes convenções, mas de pequenas situações do dia a dia também. Vamos supor que você conheça o administrador de uma unidade franqueada concorrente e ele está passando por problemas nas vendas, próximo à falência. Por que não oferecer uma parceria? Talvez uma campanha de marketing que favoreça os dois lados, trazendo parte dos lucros para a sua franquia ou até mesmo  promoções específicas que contribuam para aumentar a venda das duas redes.

4. Esteja atento nas redes sociais

As redes sociais são uma ótima alternativa para conhecer pessoas diferentes. Para isso, é importante interagir e divulgar as suas ideias em redes voltadas ao mundo corporativo, como o LinkedIn. Estando aberto para pontos de vista diferentes e disposto a conversar, certamente você vai fazer muitos amigos e encontrar oportunidades para fechar negócios. 

5. Evite comentários negativos nas redes sociais 

Expressar sua opinião nas redes sociais é uma prática comum nos dias de hoje. Porém, criticar e discutir sem necessidade com outros usuários acaba prejudicando a sua imagem. Por isso, não perca tempo com aquilo que não vai agregar nada para o desenvolvimento do seu negócio. Use as redes ao seu favor e evite falar mal de pessoas ou de empresas. Claro, isto não significa que você não pode fazer uma crítica construtiva, mas o bom senso e a educação devem ser considerados em primeiro lugar. Portanto, cuidado com o tom dos comentários nas redes. 

6. Fale abertamente dos seus planos 

O seu círculo de amigos precisa saber o que você planeja para o futuro. Assim, quando surgem oportunidades, fica mais fácil receber indicações e encontrar soluções. Afinal, ninguém vai lembrar de você se não souberem aquilo que você quer, certo? Vamos supor que você esteja procurando um parceiro para abrir uma franquia home-office e um amigo está pensando em abrir uma empresa tradicional. Ao comunicar a ele sobre a vontade de abrir a franquia, talvez vocês fechem uma parceria e entrem para o mundo do franchising juntos. É assim que você deve pensar quando o assunto é network. 

7. Mantenha seu perfil atualizado

Ainda falando sobre o ambiente digital, é importante manter o seu perfil nas redes sociais atualizado. Vale tanto para o perfil da sua marca quanto para o seu perfil profissional. Assim, dificilmente você vai perder oportunidades por estar por fora das novidades.

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado

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