MVP: aprenda sua importância para iniciar no franchising
6 min de leitura Andrei Arndt
O conceito de MVP é fundamental para investidores interessados no franchising e também para franquias com poucos franqueados. Se você quer formatar o seu negócio no modelo de franquias e está com receio de investir, saiba que o MVP é uma alternativa para considerar na hora de tirar um projeto do papel. Aprenda neste artigo a importância do MVP para a sua rede de franquias!
Neste conteúdo você vai ver:
O que é MVP?
Você conhece o MVP? A sigla significa Minimum Valuable Product (ou Mínimo Produto Viável, em português) e é um conceito usado para construir a versão simplificada de um produto ou serviço. A principal característica do MVP é auxiliar na criação do produto usando o mínimo possível de recursos, sem prejudicar a ideia principal.
Um exemplo clássico de MVP é imaginar o processo de criação de um produto vendável. Vamos supor que você trabalhe no segmento de tecnologia e queira criar um teclado de computador para os seus consumidores. O público-alvo do produto são pessoas que trabalham todos os dias em frente ao computador, portanto, usam bastante a digitação para se comunicar com outros colaboradores, redigir processos e executar as tarefas do dia a dia da corporação.
Aplicando o conceito de MVP a este produto, o teclado precisa oferecer uma digitação de qualidade e apresentar uma durabilidade satisfatória. No entanto, qualquer apelo estético é desnecessário, retroiluminação, leds coloridos e símbolos estilizados são possibilidades excluídas no primeiro momento. A partir da criação de um teclado simples e funcional, você introduz o produto no mercado para descobrir se o produto é vendável.
Se o produto é bem aceito, significa que você deve fazer implementações para tornar o produto cada vez melhor. Em outras palavras, o conceito de MVP serve para você testar se o produto vai retornar financeiramente à empresa. Para isso, os recursos investidos devem ser mínimos. Afinal, nunca se sabe como o mercado vai reagir, certo? No entanto, não pense que o MVP é usado para criar um produto de baixa qualidade.
A vantagem de usar o conceito MVP é criar o melhor produto o possível, mas dentro das possibilidades financeiras da empresa. Isso quer dizer que, acima de tudo, a qualidade deve estar presente no produto MVP.
Qual a importância do MVP em franquias?
No mercado de franquias, o MVP é uma alternativa para descobrir se um produto lançado pela marca será um sucesso. Por isso, em redes de franquia é fundamental medir a probabilidade de sucesso da marca através do MVP. Além disso, o MVP pode ser usado para testar os produtos antes de passá-los para os franqueados.
Dessa maneira, o desenvolvimento da rede é facilitado. Vamos supor que você tenha seja empresário no ramo de alimentação e esteja trabalhando com uma pizzaria, a partir daí, você pensa em formatar o seu negócio no modelo de franquias.
Para isso, você pode planejar uma versão reduzida do estabelecimento atual em uma determinada localidade. Claro, para isso, você vai usar o MVP. Isto é, essa nova unidade franqueada precisa usar o menor número de recursos possíveis.
Como você viu anteriormente, é importante manter a qualidade do que será vendido. Por isso, nesta franquia de alimentação, usar ingredientes mais baratos não se enquadra no MVP, porque prejudica diretamente a qualidade do alimento que será produzido.
É comum pensar que, para franqueados, a aplicabilidade do MVP é um pouco diferente. Afinal, se você vai abrir uma franquia da marca Balanceado, por exemplo, não é preciso se preocupar em criar um produto com os recursos mínimos e testá-lo no mercado.
A marca está consolidada no mercado e as preocupações do franqueado se limitam à taxas e royalties e custos para abertura da nova unidade, pois o produto em si é de qualidade comprovada. Mas o MVP é fundamental no franchising. Continue lendo para descobrir o por quê!
Como usar o MVP em uma rede de franquias?
O conceito de Minimum Valuable Product apresenta ampla aplicabilidade em uma rede de franquias. Confira a seguir em que aspectos o MVP pode ser aplicado e quais são as suas principais vantagens.
Manuais
Vamos supor que você esteja criando um manual de franquia para os seus franqueados. Para desenvolver o manual, você pode adotar o conceito e pensar: o que é o mínimo que o meu franqueado precisa para administrar a franquia da melhor maneira possível, sem prejudicar a qualidade, a padronização e a expansão da rede? Tudo isso vai constar no manual do franqueado.
Vale lembrar que se você tem poucos franqueados, é recomendada a criação de manuais simplificados e concisos para os franqueados da rede.
Perder tempo com manuais super elaborados e detalhados é prejudicial para o desempenho da rede e, se vai atender uma quantidade pequena de franqueados, é mais importante prestar um suporte de qualidade estando sempre à disposição do franqueado para tirar dúvidas do que concentrar milhares de informações em um manual.
Principalmente porque a criação de manuais demanda muito tempo por parte do franqueador. Isto é, se está começando a estruturar a rede de franquias, desperdiçar este recurso tão valioso gera prejuízos que podem ser irreversíveis, frustrando os seus planos para o empreendimento.
Divulgação da rede
Hoje, estamos todos conectados o tempo todo, qualquer modelo de negócio, independente do tamanho, está nas redes sociais e produz conteúdo regularmente. Também, estão os consumidores acessando conteúdos na internet.
Por isso, sabemos da importância de um site para redes de franquia. Também, entendemos que estratégias de Search Engine Optimization são fundamentais para o processo de expansão da rede de franquias, afinal, é por meio dos buscadores que os investidores interessados encontram as marcas para investir. No entanto, se você está iniciando no franchising, criar um site e investir em estratégias mirabolantes de SEO é desnecessário.
Ao aplicar o conceito de MVP na hora de divulgar a marca, você vai perceber que uma página em uma rede social como o Instagram ou Facebook é suficiente. Usar Social Media Optimization e estratégias de marketing digital são alternativas. Mas, saiba que a essência do MVP no franchising é auxiliar o franqueador a se concentrar no que realmente importa: os franqueados. Nesse sentido, atender os franqueados e investidores em potencial pelas redes sociais se torna uma alternativa funcional e de baixo custo.
Dessa maneira, você mantém uma relação mais próxima com eles e identifica quais os aspectos que precisam ser aprimorados para os futuros franqueados, o que garante a expansão da rede.
Investimento em software
Se você quer facilitar a administração da rede de franquias, existem diversos softwares para auxiliar o processo. No entanto, poucos são desenvolvidos especialmente para o franchising. Aqui, aplicar o MVP é indispensável. Afinal, você vai investir milhares de reais por mês em um sistema para atender poucos franqueados?
Para iniciar no franchising, não se preocupe em investir muitos recursos em um software com inúmeras funcionalidades. A Central do Franqueado sabe que cada franqueador apresenta necessidades particulares. Por isso, o sistema para franquias da Central do Franqueado é dividido em módulos e planos variados para atender as diferentes exigências dos franqueadores.
Apesar das soluções da Central do Franqueado serem direcionadas para redes de franquia com no mínimo 10 franqueados, não se preocupe se a sua rede estiver abaixo do número recomendado. A partir dos artigos do nosso site, você vai aprender sobre o franchising e rapidamente vai alcançar dezenas de franqueados para a sua rede de franquias.
Redator em Central do Franqueado
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