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Modelo de negócio: qual o melhor para sua empresa?

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Gestão de Franquias

10 min de leitura Cristiano Ritzel

A escolha de um modelo de negócio é algo fundamental para a abertura de uma empresa. É ele quem irá definir qual a melhor forma de prosseguir com os negócios e nas decisões tomadas. Estratégias, tomadas de decisão e todo tipo de movimento empresarial partem desse conceito e, por isso, ele se faz imprescindível em todo tipo de mercado. 

Por isso, a Central do Franqueado preparou este conteúdo completo sobre o tema. Nele você vai saber detalhadamente o que é um modelo de negócios, conhecer seus tipos e suas particularidades no sistema de franquias. Não perca! 

O que você verá neste artigo:

O que é um Modelo de Negócios?

Um dos primeiros passos no momento da abertura de uma empresa é definir qual modelo de negócio será implantado. Sua função é deixar claro e detalhado as ações que serão colocadas em prática através de sua escolha. 

O modelo de negócios é como a empresa irá criar, entregar e capturar valor dentro do seu segmento de atuação. De modo que, transforme sua produção de receita em lucros e retorno para todos. Com o modelo é possível mostrar como o seu produto é visto no mercado, e qual a melhor forma de comercializar ele. 

Normalmente é seguido como um modelo para sua criação a ferramenta Canvas, que consiste da ideia que um plano pode ser montado em apenas uma folha. Canvas é uma metodologia criada por Alex Osterwalder e Yves Pigneu, empreendedores suíços que tinham como objetivo facilitar a criação e o entendimento de um negócio, contendo os seguintes itens.

  • Parceiros-chave;
  • Atividades-chave;
  • Recursos-chave;
  • Oferta de valor;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Canais de clientes;
  • Segmentos de clientes;
  • Fontes de custos;
  • Fontes de receitas.

A sua validação acontece quando o mesmo é exposto para pessoas do mercado. Assim ressaltando seu modelo comercial e sua potencialidade. Após a certificação que o modelo de negócio é promissor, é feito o então um plano de negócios, que será responsável pela arrecadação de investimentos.

No entanto, ao criar o plano de negócio seguindo esta metodologia, é importante pensar nos seguintes detalhes: produto ou serviço que vai disponibilizar no mercado; a concorrência; a segmentação dos clientes; o plano financeiro e também os compromissos e responsabilidades de cada um dos integrantes da empresa.

Você sabe a diferença entre modelo de negócio e plano de negócio? Apesar de, a princípio, parecerem a mesma coisa, eles são diferentes. O modelo de negócio é um registro simplificado e passível de replicação. Além disso, é predominantemente visual e vai apresentar como o empreendimento constrói e entrega valor para os consumidores. Se necessitar de alterações, o modelo de negócio passará por transformações praticamente instantâneas. 

O plano de negócio, por sua vez, é um documento que vai trazer detalhes aprofundados sobre o funcionamento da empresa. Cada uma das empresas vai ter apenas um plano de negócio, mas podem apresentar diferentes modelos. Vale lembrar também que o plano de negócio, em caso de alteração, precisará passar por procedimentos burocráticos como a aprovação das mudanças pelos sócios e investidores. Portanto, não poderá ser alterado de imediato como o modelo de negócio. 

Quais são os tipos de modelo de negócio?

Os modelos de negócios passaram por diversas mudanças com o passar dos anos. Sendo readaptado principalmente pelas empresas startups e seu crescimento dinâmico. Por conta disso, existem diversos tipos atualmente. Confira a seguir!

Assinatura

É quando uma empresa coloca seus produtos à disposição através do pagamento de uma taxa. Um bom exemplo são os serviços de streamings como a Netflix. A prioridade deste modelo é garantir qualidade a curto prazo aos seus usuários, para assim evitar sua perda. Seja disponibilizando novos conteúdos e criando expectativas sobre produções que serão inseridas no catálogo.

O pagamento da taxa poderá ser semanal, mensal, semestral ou anual. As empresas costumam oferecer descontos para quem assina por mais tempo. Por exemplo, um serviço de streaming de música e filmes é oferecido pela taxa mensal de R$ 15. Mas ao assinar o plano anual, o cliente pode pagar uma única taxa de R$ 120, o que resultaria em um valor de R$ 10 por mês. Além disso, a adoção de serviços de assinatura por parte das empresas é uma tendência em vários segmentos.

Empresas de software, como a Adobe, por exemplo, oferecem os seus serviços somente por assinatura, não é possível comprar uma versão definitiva dos programas da marca. Também, no mercado de automóveis, algumas montadoras estão trabalhando com a ideia de carros por assinatura, como é o caso da Renault com o programa Renault On Demand.

Freemium

Neste caso, a empresa também coloca seus produtos a disposição para os usuários, no entanto, em duas modalidades: Free e Premium. Seus usuários gratuitos possuem acesso ao conteúdo, porém com limitações. Enquanto os pagantes possuem acesso livre.

Uma grande forma de conseguir assinantes por parte dessas empresas é através das promoções com preços baixos, por um período longo de uso. Exemplo de negócio que aposta nesta estratégia é o Spotify. O aplicativo de streaming pode ser baixado gratuitamente na App Store ou na Play Store. Porém, ao usar o serviço gratuito, o usuário precisará ouvir e ver propagandas e também funcionalidades do aplicativo ficam restritas.

Outro exemplo de freemium é a estratégia da Netflix no país africano Quênia. A empresa disponibilizou, em setembro de 2021, um plano sem custos e com o catálogo limitado somente para smartphones Android. Esta é uma das estratégias da Netflix para atrair mais clientes no país.

Isca e Anzol

Normalmente é quando são produtos complementares e dependentes um do outro. Um acaba sendo vendido por um preço mais baixo, enquanto o outro, que provavelmente é o principal, é vendido com um preço mais elevado. Difícil de entender? A gente explica!

Certamente você ouviu falar nas máquinas de café expresso alguma vez na sua vida. Cada uma delas pertence a uma marca conhecida no segmento de cafés. Por exemplo, Nespresso e Dolce Gusto da Nestlé e a TRES da Três Corações. Se você comprar uma máquina Nespresso, só poderá preparar cafés da Nestlé nela, o mesmo vale para as outras marcas. Também, as máquinas não apresentam um custo tão alto, mas as cápsulas costumam ter um preço mais elevado. 

Um outro exemplo de isca e anzol é o leitor digital Kindle, produzido e comercializado pela Amazon. Normalmente em modelos de negócio de isca e anzol um produto tem margem de lucro menor e outro uma margem de lucro maior.

Marketplace

Acontece quando grandes varejistas disponibilizam um espaço para locação dentro de seus negócios. Um bom exemplo são as empresas de revelação de imagens dentro de supermercados.

No modelo de negócio marketplace, as empresas alugam o espaço virtual de uma outra empresa. Por exemplo, ao pesquisar um eletrodoméstico para compra dentro do Mercado Livre existem lojas oficiais de outras marcas. Por exemplo, Electrolux e Brastemp.

Isto significa que a marca que aluga o espaço, no caso a Brastemp, terá de pagar uma taxa para o Mercado Livre cada vez que vender. Porém, provavelmente ela vai acabar vendendo mais por estar em uma plataforma bastante acessada como o Mercado Livre, o que compensa o valor da taxa.

Negócios Sociais

Os negócios sociais são modelos de negócio para empreendedores engajados com causas sociais e ambientais. As empresas que adotam este modelo procuram entregar benefícios para sociedade ou para a comunidade local, por exemplo. Costumam se dedicar também a classes sociais menos favorecidas. 

Um exemplo de negócio social é a organização não governamental Cabelaço, que é uma ONG de Porto Alegre voltada para arrecadação de mechas de cabelo para confecção de perucas para crianças e jovens com câncer.

Economia Lucrativa

Um dos modelos mais populares do momento, consiste em unir interesse e pessoas distintas. Um dos grandes exemplos deste modelo são os aplicativos de transporte como o Uber, que unem diversos interesses. 

Este modelo acaba possibilita o motorista a ganhar seu dinheiro, enquanto o passageiro se locomove confortavelmente. Sendo o único elo entre os dois a empresa mediadora. 

O mesmo vale para aplicativos de carona como o BlaBlaCar. Este tipo de negócio é conhecido como ganha-ganha. Afinal, o passageiro aproveita a oportunidade para pagar mais barato e o motorista para ganhar um dinheiro extra.

Modelo de negócio para franquias

No ramo de negócios de franquias, o modelo é conhecido por sua tradicionalidade, mesmo que não exista um modelo único. Ele é apresentado como uma forma de vender um produto ou serviço através de uma distribuição.  

Resumidamente nesse formato o franqueado adquire o direito do uso da patente ou marca. Porém, ainda sim deve manter o padrão exigido pelo franqueador, que irá auxiliar com treinamentos para tal feito. O modelo de franquias é bastante procurado por investidores porque tem um diferencial: o suporte da franqueadora.

Isso significa que o investidor, mesmo que inexperiente em gestão, poderá entrar no mercado representando uma marca consolidada. Isto é, não há necessidade de começar do zero. Nos últimos dois anos, o modelo de franquias mostrou que é estável e seguro como opção de investimento. Ainda em 2021, o franchising recuperou o faturamento perdido na pandemia, pouco mais de um ano depois, o que a estabilidade a segurança deste modelo de empreendimento.

Conclusão

Em suma, o modelo de negócios para franquias é um sistema que permite a expansão de um negócio através da concessão de direitos de uso de marca, produtos e serviços a outras empresas ou indivíduos, que passam a operar como franqueados. Esse modelo é muito popular no mercado brasileiro e internacional, pois permite que os franqueados utilizem a experiência e o sucesso de uma marca já estabelecida para iniciar seu próprio negócio. 

No entanto, é importante lembrar que o modelo de negócios para franquias também envolve alguns desafios, como a necessidade de seguir padrões rigorosos e o investimento inicial necessário para adquirir a franquia. Por isso, é importante avaliar cuidadosamente se o modelo de franquias é a opção mais adequada para o negócio e, caso opte por ele, seguir as recomendações e orientações do franqueador para garantir o sucesso da operação. 

Em resumo, o modelo de negócios para franquias pode ser uma opção interessante, mas é preciso avaliar cuidadosamente se ele é a escolha mais adequada e seguir as orientações do franqueador para garantir o sucesso da operação.

Você está interessado em investir em uma franquia mas não sabe por onde começar? Fique tranquilo. A Central do Franqueado é especialista em franchising e vai te ajudar a escolher a melhor franquia para você realizar o sonho de ter o seu próprio negócio.

Pensando em aproximar empreendedores e franqueadores, a Central do Franqueado desenvolveu o Portal de Franquias. Nele, você encontra as melhores marcas de redes de franquia. Além disso, o Portal de Franquias vai te informar sobre as principais taxas de franquia exigidas por cada franqueadora. 

Valor mínimo de investimento, faturamento mensal e número de unidades espalhadas pelo Brasil são exemplos de informações disponibilizadas no Portal de Franquias. E aí? O que está esperando? Venha conhecer as melhores marcas do franchising! Acesse o Portal de Franquias e realize o seu sonho de ter o próprio negócio!

Quer ficar por dentro das novidades do universo do franchising? Então, acompanhe o blog da Central do Franqueado. Aproveite artigos sobre franchising, dicas para melhorar a sua franquia e notícias sobre as principais tendências do mercado.

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Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado

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