Entenda a importância da missão, visão e valores da sua rede de franquias
11 min de leitura Filipe Pacheco
Missão, visão e valores da rede de franquias, assim como em qualquer modelo de negócio, devem ser estabelecidos antes mesmo de tirar a ideia do empreendimento do papel. Dessa forma, todas as ações de tomada de decisão serão baseadas nesses três conceitos, contribuindo para o desenvolvimento da marca e do que ela representa em um mercado tão competitivo.
Sabendo disso, a Central do Franqueado preparou para você um artigo com tudo o que você precisa saber sobre missão, visão e valores no franchising. Não perca!
O que você verá neste conteúdo:
- O que são missão, visão e valores?
- Por que a missão, visão e valores são importantes em uma franquia?
- Como estabelecer a missão, visão e valores em uma rede de franquias?
O que é missão, visão e valores?
A missão, visão e valores de uma empresa são conceitos fundamentais para criação, organização e desenvolvimento do planejamento empresarial. A partir de sua definição, é possível fazer o planejamento estratégico, direcionar os funcionários e criar laços com os clientes.
No franchising, não é diferente. Estabelecer a missão, visão e os valores é determinante para os franqueados. Sem um caminho para seguir, problemas de padronização e de comunicação são mais comuns.
Vamos supor que um investidor esteja interessado na sua rede de franquias, mas ele não compreende a missão, a visão e os valores da marca. Cabe ao franqueador explicar e perguntar ao interessado se ele vai se comprometer a seguir esses conceitos quando abrir uma nova unidade da rede. Por isso, a missão, a visão e os valores devem estar claras para os franqueados. Dessa forma, eles entenderão facilmente o que a franqueadora espera deles.
Missão de uma empresa
Uma empresa não é definida pelo seu nome ou produto. Mas sim pela sua missão, criada pela sua razão de existir. É a partir desse conceito que os funcionários ganham direção, foco, significado e realização na empresa.
Quanto maior sua realização, mais ela está explícita e consciente, mais independência e coletividade são conquistadas internamente. Toda empresa tem uma estratégia de negócio que serve de suporte para que possa colocar em prática sua missão. Perguntas que podem ajudar a identificar isso são:
- O que a empresa deve fazer?
- Para que ela deve fazer?
- Para quem ela deve fazer
- Onde ela deve fazer?
Essas perguntas servem como uma carteira de identidade. E, como o documento, é necessário atualizar foto e outras informações, para não ficarem obsoletas. A empresa deve rever seus conceitos e se adequar às mudanças do mercado e da sociedade, para oxigenar sua marca e equipe.
Inclusive, os funcionários devem ser questionados periodicamente, para que seja avaliada a compreensão que têm sobre a empresa. Pode haver rejeições e sugestões, que são muito importantes para avaliar a capacidade transformadora e condicionador dessa missão. Se a empresa não cumpre com o que definiu como missão, terá sua reputação e credibilidade posta à prova.
Exemplo de missão
Provavelmente você conhece a Apple, conhecida pela criação e comercialização dos iPhones. Quando falamos em Apple, é fácil pensar em produtos de qualidade e de uso profissional. Os MacBooks, por exemplo, e naturalmente os iPhones.
A missão da Apple é: projetar os melhores computadores pessoais do mundo, liderar a revolução da música digital e definir o futuro da mídia móvel. Já a visão da Apple, que está relacionada com a missão, é: criar excelentes produtos e focar na inovação. Percebe que a visão abre caminho para a missão? Afinal, a Apple não seria a Apple se não fosse inovadora.
Dica: O Golden Circle é uma metodologia de negócios que visa a criação de valor e construção de uma motivação por trás de qualquer ação empresarial. O conceito busca começar qualquer projeto pelo “Por quê?” antes de adentrar nas fases mais operacionais da produção. Confira nosso conteúdo sobre Golden Circle e saiba tudo sobre a metodologia, sua importância e como trazê-la para sua franquia.
Visão de uma empresa
Muita gente confunde a visão da empresa com sua missão, mas além de serem diferentes em definição, precisam ser complementares para o sucesso da organização. A visão é a forma como a empresa caminha, seu direcionamento e trajetória. É a imagem do futuro que se deseja alcançar, através da missão, do foco e do trabalho.
Ela tem um objetivo genérico de como ela deseja se ver no à frente, mas embora precise de coerência, não deve ser confundida com objetivos e metas organizacionais. A visão pensa na empresa como um todo, sem se fixar a apenas um tema específico. Ela é o motivador de todas as ações e projetos criados, independentemente do setor, cujo planejamento permite uma projeção de como poderá ser o futuro. Uma autoimagem criada para que todos possam buscar sua concretização.
A visão é o primeiro passo dado nas estratégias da empresa. E ela vem acompanhada de uma série de perguntas, que devem ser respondidas para auxiliar na objetivação dessa visão. Perguntas que podem ser feitas para montar a visão da sua empresa são:
- Como a organização se vê a longo prazo?
- Onde a organização pretende estar, quem atender e que tipo de produto oferecer?
- Como a organização deseja ser vista pelos seus clientes?
- Essa visão é possível de ser alcançada?
Seu conceito é claro, curto e objetivo: abranger toda a organização, ter fácil assimilação para qualquer pessoa e ser desafiadora e mobilizadora, além de apresentar um propósito nobre, ético, inspirador e de valor. São as lideranças da empresa que precisam compreender com precisão sobre essa visão, para que possam repassar para seus liderados. Dessa forma, a comunicação fica transparente e todos podem auxiliar para que essa visão seja definida e posta em prática.
Exemplo de visão
Vamos conferir exemplos de visão em empresas? Certamente você conhece a empresa Google e talvez até tenha chegado a esse artigo por meio do seu buscador. A sua missão como empresa é: organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos. A visão do Google, por sua vez, é fornecer acesso às informações do mundo em um só clique.
A ampla utilização do Google como ferramenta de busca por milhões de pessoas confirma que a empresa está cumprindo com a sua missão e agindo conforme a sua visão. O Brasil é o segundo país que mais pesquisa no Google, cerca de 92% dos usuários escolhem o Google todos os dias. O primeiro lugar fica com a Índia, com aproximadamente 95% dos usuários da internet pesquisando no Google.
Valores de uma empresa
O terceiro conceito de uma empresa é complementar a missão e visão, tornando assim a identificação da organização completa. Os valores são as motivações da empresa, o que faz com que ela seja ativa todos os dias e mantenha o foco para seus objetivos. É a filosofia, as atitudes e as crenças que compõem um conjunto de regras para os funcionários. Assim, eles devem cumprir em prol de resultados positivos, o que também é definido como ética.
Diferente de objetivos, que são as metas a serem cumpridas, os valores agregam importância ao produto ou serviço oferecido. Dessa forma, uma empresa pode ter como missão: oferecer alimentos saudáveis. Como visão: ser reconhecida pela qualidade de seus serviços e ter como valor: cuidando da qualidade de vida da sociedade e prezando pela sustentabilidade.
É a partir desses valores que os funcionários entendem normas de conduta, como ser proativo, ajudar ao colega, informar bem o cliente, ter higiene, respeitar o ambiente de trabalho etc. A liderança define os valores da empresa através de uma avaliação profunda da relevância de suas convicções morais e éticas, qual o comportamento adequado de seus funcionários e como ela pode ajudar a sociedade.
Nesse sentido, os valores são importantes para orientar a rede de franquias durante o processo de tomada de decisão. Mas não pense que eles podem ser negligenciados. É importante que os valores sejam definidos antes mesmo de tirar o empreendimento do papel. Dessa forma, as ações da empresa, desde o início, estarão baseadas em valores e não em achismos ou tendências passageiras. Os valores são importantes não só internamente, para os colaboradores e administradores, mas também para os consumidores.
Exemplo de valores
Vamos conferir alguns exemplos de valores? A Coca Cola, multinacional estadunidense e fabricante de refrigerantes, tem como seus valores: a inovação, a integridade, a responsabilidade, a paixão, a colaboração, a diversidade e também a qualidade.
No mercado de franquias, podemos usar o exemplo da rede Cacau Show, que comercializa chocolates. São exemplos de valores da franquia: ética, respeito e honestidade, o compromisso com o crescimento e com os resultados. Também, a Cacau Show considera como valor o incentivo e reconhecimento ao desenvolvimento de cada um dos colaboradores, bem como a prática da inovação e o cuidado consigo e com os outros.
Por que a missão, visão e valores são importantes em uma rede?
Você aprendeu que a missão, a visão e os valores de uma franquia são parte essencial de sua concepção e identidade. Se olharmos com atenção, veremos que esses conceitos articulam todo o desenvolvimento e funcionamento.
Isso porque esses elementos, juntos, formam o núcleo das empresas, já que a partir deles surgem as estratégias, ações, planejamentos e muito mais. Além disso, definir e disseminar a missão e a visão de uma empresa permite projetar profissionalismo, organização e responsabilidade. O que atrai fornecedores, colaboradores, potenciais aliados estratégicos e, é claro, clientes.
Por esse motivo, muitas empresas se preocupam em divulgar esses elementos por meio de seu site, nas mídias digitais e inclusive dentro de seus escritórios ou sedes físicas. Assim, os colaboradores se sentirão mais motivados e acolhidos pela empresa, o que resultará em uma maior satisfação no ambiente de trabalho. A motivação e a sensação de pertencimento também são alcançadas por meio da promoção da missão, visão e valores da franquia.
Para franqueados os pontos positivos também valem. Afinal, um franqueado que não se sente acolhido pela franqueadora ou que não enxerga sentido no seu trabalho diário, certamente vai apresentar um nível baixo de satisfação e também uma produtividade menor do que a esperada.
Como estabelecer a missão, visão e valores em uma rede?
Não se pode definir a missão, a visão e os valores da sua rede de franquias só como uma forma de passar credibilidade ao público e ao seu site, por exemplo. Isto é, também é preciso manter a coerência para seguir o que você estabeleceu. Por exemplo, uma franquia que preza pela sustentabilidade e pelo meio ambiente não pode fazer uso de canudos de plástico.
Para que isso ocorra, é absolutamente necessário que os principais líderes de sua empresa implementem esta cultura organizacional em cada funcionário, deixando claro todos estes princípios e monitorando as ações realizadas por eles todos os dias.
É importante que os seus colaboradores entendam de fato a importância da missão, visão e valores para o crescimento da organização e o quanto eles de fato tornam a sua marca um diferencial no mercado em relação ao seu modo de operar, padrões comportamentais e perspectivas de futuro.
Portanto, estes três conceitos devem essencialmente orientar todas as tomadas de decisões da empresa, sejam elas em relação a atendimento ao cliente, elaboração de novas estratégias de marketing, lançamentos de novos produtos, dentre outras. Todos estes processos devem ser elaborados totalmente de acordo com a missão, visão e valores da empresa.
Quer melhorar a prestação de suporte na sua rede de franquias? Para te ajudar, a Central do Franqueado desenvolveu o módulo Central de Atendimento ao Franqueado (CAF). O CAF é uma plataforma digital desenvolvida especialmente para o franchising que permite a você se comunicar com os franqueados, agendar reuniões e fazer reuniões e também realizar pesquisas de satisfação. Ficou interessado? Experimente grátis! Solicite uma demonstração e transforme o suporte na sua rede de franquias!
Gostou do conteúdo? Então, continue navegando em nosso site para acompanhar todas as novidades do universo do franchising!
Redator em Central do Franqueado
Saiba mais sobre
Gestão de franquias
- Manual de franquia: chave para padronização de processos
- Índice de lucratividade: o que é e como calculá-lo no franchising
- Como fazer um relatório e utilizá-lo no franchising
- Matriz de Eisenhower: saiba o que é e como utilizar em sua franquia
- Matriz de Kraljic: o que é e como utilizá-la na gestão de estoque da sua franquia
- Kanban: o que é e como aplicá-lo no franchising
Posts relacionados à