Matriz de Kraljic: o que é e como utilizá-la na gestão de estoque da sua franquia
8 min de leitura Carlos Griebler
Você já ouviu falar na Matriz de Kraljic? Criada pelo autor Peter Kraljic e publicada em 1983 no artigo ‘Purchasing Must Become Supply Management’ na revista Harvard Business Review, a metodologia tem o propósito de auxiliar a gestão da cadeia de suprimentos de um negócio. Isto é, facilitar o planejamento de compras a fim de otimizar os resultados da gestão de estoque.
No franchising, a operação de unidades de franquias depende de diretrizes eficazes de logística em rede. Essas prezam por um controle de qualidade que deve ser respeitado pelas lojas. A gestão de estoque tem suma importância nisso, visando manter os PDVs abastecidos e garantindo a experiência de consumo ideal para os clientes. Com isso, a Matriz de Kraljic pode ser uma ótima aliada.
Visando te ensinar tudo sobre a metodologia e, mais importante, sua aplicação no ramo das franquias, a Central do Franqueado preparou este artigo completo sobre o tema. Não perca!
Confira neste texto:
- O que é Matriz de Kraljic?
- Por que a Matriz de Kraljic pode ser importante no franchising?
- Como utilizar a Matriz de Kraljic em sua franquia?
O que é Matriz de Kraljic?
Como vimos na introdução deste texto, a Matriz de Kraljic é uma metodologia que auxilia a gestão da cadeia de suprimentos de uma empresa. Para isso, a ferramenta divide o processo de compra em quatro categorias (itens não críticos, de alavancagem, de gargalo e estratégicos) de acordo com o grau de risco e a importância da compra ou fornecedor para a empresa.
Ou seja, Kraljic classifica os itens a serem comprados em 4: estratégicos, alavancagem, gargalo e não críticos. Depois disso, essas mercadorias são então cruzadas em duas dimensões: risco e impacto. Dessa forma, a função da matriz é auxiliar o setor de compras a entender os tipos de compras que a empresa precisa fazer, considerando os custos e os riscos que cada fornecedor traz para o processo.
Ainda está confuso? Pode ficar tranquilo, pois a melhor forma de entender a metodologia é de forma visual. Afinal, Kraljic deu origem a um gráfico que pode ser usado para priorizar as compras ao classificá-las nas quatro categorias principais que citamos acima. Vamos conferir?!
A partir de cada um dos blocos, os responsáveis pela negociação sabem onde podem usar seu poder de barganha, onde estão mais dependentes de um determinado fornecedor e onde existe um gargalo em relação a logística etc.
Assim, saiba que, com esta matriz, será possível realizar as compras da sua franquia na quantidade certa, com os melhores preços do mercado e de fornecedores com um prazo de entrega adequado. Neste gráfico, cada categoria de compra tem suas próprias características e estratégias.
Abaixo, detalhamos cada uma delas:
Itens alavancáveis
Os itens alavancáveis são bens ou serviços com um impacto significativo nos negócios da empresa, porém também são itens em abundância no mercado. Isto é, há diversas possibilidades de negociação e oportunidades relevantes de economia.
Nesse sentido, a empresa pode explorar seu poder de comprar, exercer a barganha, realizar negociações e, inclusive, estudar substituições desse determinado produto.
Itens estratégicos
Nesta categoria ficam os itens que, assim como os alavancáveis, são importantes para o lucro da empresa. Todavia, há uma escassez e/ou dificuldade logística dos produtos no mercado. Ou seja, há um grande risco de abastecimento e também um grande impacto no resultado da empresa. Dessa forma, se tornam os itens mais sensíveis dessa matriz.
Para evitar problemas com itens desse tipo, onde a atividade empresarial depende do seu fornecimento, a empresa deve buscar ao máximo um bom relacionamento com esse fornecedor. Nesse caso, é recomendado que sejam formadas parcerias de longo prazo, com contratos, compromisso de metas e que essa relação seja mantida com bastante zelo.
Itens não críticos
Aqui temos uma missão mais tranquila. Afinal, são aqueles itens com pouco impacto na atividade empresarial e, também, bastante abundantes. O único ponto de atenção é evitar perder muito tempo e esforço com a compra desse tipo de mercadoria (sem deixá-los de lado, é claro). A recomendação é buscar ao máximo automatizar essas aquisições, com compras recorrentes programadas, por exemplo.
Itens gargalo
Por fim, a questão nesse tipo de item é o fornecimento, pois trata de produtos que não oferecem riscos ao funcionamento do negócio. Entretanto, são escassos ou, em casos extremos, limitados a um único fornecedor.
Mesmo com a importância reduzida, é essencial que a área de compras da empresa mantenha uma boa relação com esses fornecedores e ao mesmo tempo busque por novos fornecedores no mercado a fim de reduzir ou eliminar o gargalo. Isto é, trabalhar para evitar que o fornecedor ganhe uma força fora do aceitável na negociação.
Por que a Matriz de Kraljic pode ser importante no franchising?
De forma simples, a matriz Kraljic pode listar, organizar e priorizar os itens a serem comprados. Assim, é possível comprar os produtos certos, na quantia e momentos certos, com o fornecedor mais vantajoso e dentro do melhor prazo.
Ninguém gosta de fazer um pedido e ouvir “estamos com esse produto em falta”. Problemas de estoque se tornam a causa da insatisfação de clientes, os quais podem lembrar da experiência ruim que tiveram na loja. Isso prejudica diretamente as vendas da unidade.
Além disso, prezar pelo bom fornecimento do seu estoque é fundamental para que os parâmetros de qualidade da marca sejam mantidos. No franchising, onde a proposta do sistema é justamente a manutenção do padrão de qualidade em todas as unidades, a partir do momento que uma unidade de franquia tem problemas constantes com a qualidade e reposição de insumos, os clientes perceberão. Isso, eventualmente, pega mal para toda a rede, pois ela ficará conhecida por suas falhas.
Ainda, insumos que foram comprados em excesso, ou por muito caro ou que nunca são vendidos, também prejudicam gestores, principalmente aqueles que estão começando. Faz parte da gestão de estoque também saber calcular as quantidades, o que é fundamental para uma boa administração financeira da franquia. E, felizmente, a Matriz de Kraljic pode ajudar para isso.
Por fim, sabemos que no franchising estamos lidando com empresas que utilizam das mesmas matérias-primas e insumos em diversas unidades espalhadas pelo país e, em alguns casos, pelo mundo. Logo, abastecê-las de forma padronizada é o que irá definir o controle de qualidade da rede. Por isso, otimizar a forma como são feitas as entregas é algo essencial para que o abastecimento das lojas seja eficiente e ágil.
Como utilizar a Matriz de Kraljic em sua franquia?
Na metodologia desenvolvida por Peter Kraljic, o autor defendeu que, conforme vimos no gráfico, a estratégia de fornecimento de uma empresa depende de dois fatores:
- A importância da compra (eixo y): analisa o gasto anual, o impacto na lucratividade e valor agregado por linha de produto.
- A complexidade do mercado fornecedor (eixo x): analisa se o mercado fornecedor é monopólio ou oligopólio, barreiras de entrada, risco de fornecimento, custos e complexidade logística.
Na prática
O primeiro passo é ter as categorias de compras já identificadas (por exemplo: materiais impressos, treinamentos, consultoria, locação de carro, viagens, itens de cozinha, serviços de marketing etc). Dessa forma, será mais simples reunir os dados para começar a analisar as categorias da Matriz Kraljic. Na parte prática, o processo é bem simples. Vamos lá?
Se o mercado fornecedor for complexo, no caso do eixo X, esse produto/serviço/categoria estará na ponta direita do eixo (quadrante “estratégico ou gargalo”). Exemplos que transformam um fornecedor em uma questão complexa são o monopólio, alto risco de fornecimento, dificuldades logísticas etc).
Se no eixo Y mostrar que a categoria tem alta importância de compra (ou seja, alto spend e impacta muito a lucratividade) estará nos quadrantes acima da matriz (quadrantes “alavancável” e “estratégico”). A partir disso, a sua estratégia de fornecimento/negociação segue o direcionamento de cada quadrante (não crítico, alavancável, gargalo e estratégico).
A solução da Central do Franqueado
A gestão de estoque de um negócio é complicada, mas no franchising pode ser ainda mais. O contato com fornecedores sem dúvidas exige muito do franqueador. Além de homologar e qualificar os prestadores do serviço, é preciso supervisionar toda a operação, que abrange pontos comerciais espalhados por várias regiões.
Mas nós podemos te ajudar! Você sabia que a Central do Franqueado é especialista em tecnologia para franquias? Nós desenvolvemos um software especialmente para você, franqueador, que quer acelerar a expansão da sua rede de franquias.
Nossa solução de ‘Padronização’ inclui o Módulo Checklist, o Módulo Marketing e, por fim, o Módulo Compras, responsável por controlar as compras dos franqueados e de reduzir gastos desnecessários.
Com o Módulo Compras você consegue definir os fornecedores homologados, acompanhar o histórico de compras e consultar relatórios visuais sobre todo o processo. Isso mesmo: utilizando a plataforma, você pode identificar as unidades que não compram produtos de fornecedores homologados e gastam em excesso.
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Redator em Central do Franqueado
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