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Gestão de Franquias

MASP: 8 passos para solucionar problemas em sua rede de franquias

9 min de leitura Cristiano Ritzel


MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) é uma das melhores metodologias para identificar e solucionar problemas nas organizações. Para franquias, a MASP ainda facilita a padronização dos procedimentos e a diminuição de falhas. 

Para te ajudar a conhecer mais sobre o conceito, a Central do Franqueado preparou este conteúdo com o passo a passo para você aplicar o MASP na sua franquia. Não perca!

O que você vai encontrar neste artigo:

O que é a metodologia MASP?

Como vimos, a sigla MASP significa Método de Análise e Solução de Problemas e, como o próprio nome diz, busca analisar e solucionar empecilhos. Através de seu uso, é possível arrumar falhas e garantir o não surgimento de novos problemas

Ou seja, seu foco é aplicar métodos preventivos e ações corretivas. Sua base principal é garantir a padronização de processos, para assim, prevenir problemas. Ao utilizá-la dentro de empresas, gestores possuem em suas mãos uma boa forma para descobrir todos os problemas existentes, além de todos os causadores dele. 

Por se basear na metodologia PDCA, a qual busca encontrar oportunidades em meio de problemas, a MASP é bastante cíclica, o que significa que funciona em ciclos. Todavia, para seu uso é preciso de um bom planejamento, pois só assim é possível compreender a maneira correta de aplicá-la. No próximo tópico vamos ensinar um passo a passo de como fazê-la.

A MASP foi criada pela União dos Cientistas e Engenheiros Japoneses (JUSE), o objetivo era atingir a padronização dos processos através de uma política de melhoria contínua, aliando realização sistemática com análise e solução de problemas. Nesse sentido, a MASP é uma metodologia aliada do franchising, principalmente porque trata da padronização. 

Qual a importância da MASP em franquias?

Para redes de franquia, o uso da MASP vai contribuir diretamente para a prevenção e correção de falhas de processos nas operações. A partir dessa metodologia, o administrador consegue melhorar as tomadas de decisão porque vai aproveitar informações levantadas pela MASP. Portanto, para franquias, a MASP vai contribuir diretamente na eliminação do que não está de acordo com os parâmetros da rede

Vamos supor que uma das unidades franqueadas da sua rede de franquias está recebendo muitas reclamações dos clientes, que afirmam que o produto vendido por essa unidade não apresenta a mesma qualidade de outras unidades franqueadas. 

Para resolver esse problema, você pode usar a metodologia MASP. Afinal, em uma rede de franquias, problemas como esses devem ser solucionados da maneira mais rápida possível. Assim, você evita prejuízos e problemas relacionados ao funcionamento da unidade. 

Diferenças entre MASP e PDCA

Apesar da MASP ter algumas semelhanças fortes com a PDCA, é preciso saber que elas não são a mesma coisa. Como ambas buscam auxiliar na melhoria de processos e garantir a qualidade de gestão, é comum serem confundidas. O PDCA é constituído por 4 itens: Plan, Do, Check e Act; enquanto que o MASP é organizado em 8 etapas, as quais buscam serem mais específicas e complexas em suas funções. Todas as das duas metodologias podem ser vistas como paralelas, veja:

  • Etapas 1, 2, 3 e 4 do MASP representam a Plan do PDCA;
  • Etapa 5 do MASP pode ser vista como o DO do PDCA;
  • Etapa 6 do MASP seria o Check do PDCA;
  • Enquanto as etapas 7 e 8 do MASP correspondem ao Act do PDCA.

Ainda que tenham essas semelhanças, é preciso entender que a maior diferença entre as duas metodologias é que o MASP busca evitar e reduzir problemas em produtos, processos etc. Já o PDCA é mais focado em melhorar os processos continuamente.

8 etapas para você aplicar o MASP na sua rede de franquias

Como você deve saber, aplicar metodologias dentro de franquias é uma tarefa que exige bastante atenção de seus implantadores. Além dos cuidados para segui-las é preciso de total conhecimento sobre suas etapas, só assim é possível colher seus benefícios. Pensando em te ajudar com essa tarefa, iremos listar 8 passos para você incluir a MASP na sua franquia. Veja!

1. Busca pelo problema

O primeiro passo para implementação do MASP, é identificar o problema que ele precisará ser aplicado. Ou seja, você vai analisar diversos pontos da empresa para encontrar o que está sendo considerado uma falha e que necessita solução. 

Neste momento, você vai além de descobrir o problema, vistoriar o que ele afeta ao seu redor, riscos que ele pode gerar, sua frequência de acontecimento, entre outros fatores. Inclusive, é recomendado fazer um levantamento de todos os problemas que ele já ocasionou, para assim ser possível calcular os ganhos possibilitados com sua resolução.

Nesta etapa você deve:

  • Identificar os problemas mais comuns e recorrentes;
  • Fazer um histórico dos problemas;
  • Mensurar os prejuízos causados pelo problema e os ganhos possíveis ao solucioná-lo;
  • Escolher os melhores colaboradores e decidir suas responsabilidades para resolver o problema; 
  • Estabelecer o problema e a meta. 

2. Analisar o problema

Mesmo que no primeiro passo você tenha se deparado com o problema e de certa forma observado ele, no segundo terá que analisar com mais cautela. É preciso descobrir todos os aspectos de sua volta, para assim, aplicar uma melhoria mais rápida e eficaz. Então, busque ter uma visão multiangular.

Em uma rede de franquias, um determinado problema pode acontecer em várias unidades. Por isso, é importante se comunicar com os franqueados porque é possível que eles contribuam para a solução ou até mesmo tenham solucionado o problema o mesmo problema que você está tendo dificuldades para resolver. 

Manter informações armazenadas e organizadas é uma das alternativas que facilitam a análise dos problemas. Assim, por meio da análise dos dados será possível entender onde a franquia está errando e onde está acertando.

3. Dê atenção às suas causas

Agora que você já sabe os problemas que precisam ser solucionados, fique atento ao que causa eles em sua franquia. Por exemplo, se alguém estiver desmotivando uma equipe, descubra quais os motivos que estão levando a pessoa a fazer isso. Converse com colaboradores próximos para tentar entender por outros olhares.

Fazendo isso, você vai conseguir filtrar as possíveis causas, o que irá te ajudar a chegar à verdadeira fonte do problema. Afinal, as causas para os problemas costumam passar despercebidas devido ao dia a dia agitado e cheio de responsabilidades de um franqueador

4. Faça planos de ação

Após ter conhecimento sobre o real problema existente, você vai poder começar a pensar em formas de solucioná-los, ou seja, estruturar planos de ação. Estruture todos os objetivos esperados com a aplicação da solução, formas de fazer as avaliações etc.

Lembre-se: um plano de ação, além de aumentar a produtividade da franquia, vai promover a diminuição dos gastos desnecessários. Além disso, o plano de ação é personalizável, o que significa que você pode montá-lo conforme as necessidades da sua rede de franquias. 

5. Execução das tarefas

Com todas as suas metas e objetivos definidos, chegou a hora de colocar a mão na massa. Agora é o momento onde você vai aplicar as soluções e se livrar do problema. Para isso, é preciso ter confiança que sua equipe vai conseguir lidar com o problema utilizando as soluções escolhidas. 

Dentre algumas opções para otimizar essa questão, você pode contar com aplicação de treinamentos para seus colaboradores. Além do uso de ferramentas que podem ajudar em tarefas, como checklists, que auxiliam na organização e garantia de produção de processos.

6.  Checagem dos resultados

Quem pensou que depois de eliminar os problemas acabou-se o processo, se enganou, é preciso dar uma boa olhada sobre tudo que foi feito. Vistoriar se a equipe cumpriu com o esperado, quais ações deram certo e quais não, o que foi gerado como consequência, etc. Além da necessidade de averiguar se os problemas estão retornando, e se caso sim, com qual frequência.

Além disso, você pode usar indicadores de desempenho para medir a eficiência das medidas adotadas. Assim, cada vez que a MASP for aplicada na franquia, melhores serão os resultados. 

7. Focar na padronização

Como você sabe, a padronização é um aspecto importante dentro de franquias. Mas, nesse caso, é preciso padronizar a aplicação da solução obtida pelo MASP. A partir dessa ação, se torna mais fácil garantir que tais problemas não retornem.

Se caso em algum momento do primeiro processo alguma estratégia ou ação deu errado, busque aprimorá-la. É relevante para isso fazer um treinamento com a equipe, para assim garantir que a equipe esteja por dentro da melhor forma de seguir seus processos.

8. Estruture relatórios de conclusão

Na fase final, é preciso ter conhecimento sobre tudo que foi feito, só assim é possível sua franquia colher aprendizados obtidos pela metodologia MASP. Sendo necessário então elaborar alguns relatórios conclusivos. Nele devem constar itens como:

  • Resultados obtidos;
  • Problemas encontrados;
  • Itens não resolvidos;
  • Obstáculos;
  • Análise de todo o processo.

Como você viu até agora, utilizar a MASP em sua franquia pode ser uma vantagem e tanto, principalmente porque além de reduzir riscos com problemas, ela também vai auxiliar na padronização de processos de uma rede. Dentre outros pontos, será possível otimizar sua gestão, algo que é imprescindível para uma franquia conseguir sucesso.

9. Aposte na tecnologia

Após conhecer todas as oito etapas de aplicação da metodologia MASP, preparamos uma última dica especialmente para você. A Central do Franqueado sabe a importância de manter a padronização na sua rede de franquias. Por isso, desenvolvemos o serviço de Padronização. Ele inclui o módulo Checklist, o módulo Compras e o módulo Marketing

O Checklist é o responsável por assegurar o padrão de qualidade da marca. Além disso, ele controla e mapeia os processos para identificar e resolver problemas. 

Enquanto isso, o Compras vai agilizar o processo de aquisição de materiais pelos franqueados e também possibilita a definição de fornecedores homologados para a compra de produtos, além de permitir que você identifique unidades que não compram produtos dos fornecedores homologados e que estão gastando recursos em excesso. 

O Marketing é a terceira tecnologia que compõe a tríade para solucionar problemas de padronização. Ele vai centralizar o marketing da sua rede de franquias em um editor interativo, intuitivo e sofisticado. 

São muitas vantagens oferecidas pelo serviço de Padronização, não é mesmo? Mas você sabia que pode experimentar todas elas gratuitamente? Então solicite uma demonstração e comprove todos os benefícios de aliar a tecnologia ao franchising!

Continue navegando em nosso site para ficar por dentro das novidades do universo do franchising. 

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Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado


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