Margem de Lucro: saiba como está o índice de lucro da sua franquia
5 min de leitura Carlos Griebler
Disponibilizar um produto para venda não é uma tarefa simples. Antes de tudo, é preciso analisar alguns fatores, sendo essencial a utilização de um indicador financeiro, sendo assim, entra o cálculo da margem de lucro. Mostrando se vale a pena ou não continuar com a comercialização de um produto.
O que você verá neste artigo:
- O que é Margem de Lucro?
- Por que calcular a Margem de Lucro?
- Como fazer o cálculo das Margens de Lucro?
O que é Margem de Lucro?
A margem de lucro nada mais é que um dos indicativos financeiros mais usados pelas empresas. Ele apresenta o valor em porcentagem que a instituição irá tirar em cima da venda de um produto. Além disso, também irá mostrar a saúde financeira de uma instituição, medindo seus ganhos por seus investimentos.
Resumidamente, a margem de lucro é o cálculo resultante da subtração dos custos e despesas totais de um produto, comparado então ao seu preço. Entretanto, é preciso entender que existem dois tipos de margem de lucro, podendo ele ser líquida ou bruta.
A margem líquida é referente aos lucros por meio de receitas geradas, ou seja, cada valor que entra na receita já é associado a um investimento. Se a empresa tem margem líquida de 25%, quando entrar R$100, o valor líquido será de R$25. Dessa forma, apontando qual o percentual de lucro da empresa.
Enquanto isso, a margem bruta é o valor que irá restar após a venda de um produto e a subtração de seus gastos para sua comercialização. Ou seja, o produto foi vendido por R$100,00, porém para sua disponibilização foi gasto R$60, o lucro bruto será R$40.
Por que calcular a Margem de Lucro?
É crucial calcular a margem de lucro da sua empresa, pois com ela será mais fácil ter conhecimento sobre a situação financeira do seu negócio. Apenas com o cálculo você irá saber o valor exato que está tendo de lucratividade.
Utilizando como exemplo uma franquia de sorvete, a cada entrada de R$80 no caixa, será possível saber quanto desse valor sobrará e quanto irá para produção do produto. Sendo assim, é possível criar novas estratégias de negócios.
A falta de atenção de um investidor aos seus gastos pode afetar diretamente o lucro de uma empresa. Muitos são os empresários que cometem erros apenas se baseando nos números de faturamento. Então, contar com a ajuda de um indicador financeiro, é sempre bem-vinda.
No entanto, é preciso saber que toda empresa terá um índice de lucratividade diferente. Podendo ser uma variável por conta do modelo de negócios, público-alvo, produto disponibilizado e principalmente o tipo de atuação.
Empresas que atuam com produtos de luxo normalmente apresentam um lucro mais alto por unidade vendida. Já os produtos essenciais/básicos apresentam lucratividade mais baixa por unidade vendida, porém, ganham pela quantidade de vendas. Também não existe um valor específico para o lucro de uma empresa, sendo ele o quanto mais alto melhor.
Outro fator para se levar em conta sobre o resultado dos lucros é como a empresa gerencia seus negócios. Por exemplo, duas franquias de perfumaria disponibilizam o mesmo produto, no caso um perfume.
Uma comercializa apenas o perfume, enquanto a outra resolve colocar de brinde um sabonete, o que faz com que suas vendas dobrem. No entanto, o lucro pode não dobrar. Pois, agora existem também os gastos para a disponibilização do sabonete.
Como fazer o cálculo das Margens de Lucro?
Para elaborar o cálculo da margem de lucro, é bem simples. Primeiro, você precisa reunir alguns dados essenciais, como:
- Receita total: por exemplo, R$25.000
- Custos totais: por exemplo, R$10.000
Assim, você pode obter o lucro que também será usado no cálculo, basta subtrair os custos totais da receita obtida. Com nosso exemplo, temos:
- Lucro: R$15.000
Agora, você já tem todos os dados necessários para descobrir a margem de lucro do seu negócio. Vamos conhecer a fórmula!
Margem de Lucro = (Lucro / receita total) x 100
Ainda seguindo nosso exemplo, vamos aplicar a fórmula.
Margem de Lucro = (13.000 / 20.000) x 100
O resultado desse cálculo nos dá uma margem de lucro de 65%. Esse número é o valor que o empreendedor terá como base para sua lucratividade, utilizando-o na hora de planejar os futuros investimentos ou empréstimos da franquia.
Até agora, te mostramos como calcular a margem de lucro bruta, mas e a margem líquida? Sim, os custos para disponibilizar o produto foram considerados na margem de lucro bruta, mas agora temos que analisar ainda mais fatores, como:
- Impostos e tributações;
- Telefone, água, luz, Internet etc.;
- Aluguel e afins
Utilizando ainda aquele mesmo exemplo, podemos colocar mais um dado agora:
- Impostos e outras despesas: ex. R$ 5.000
Agora, a fórmula é um pouco diferente.
Margem de Lucro = (Lucro – Impostos e outras despesas) / receita total ) x 100
Por fim, mostramos o exemplo em funcionamento.
Margem de Lucro = (15.000 – 5.000) / 20.000) x 100
Temos o valor de 50% para a margem de lucro líquida da unidade. Fácil, não?
Com todo esse conhecimento fica difícil passar sufoco em relação à margem de lucro na sua franquia. Então, não perca tempo para fazer seus cálculos e entender como está a saúde financeira do seu negócio.
Como a central do franqueado te ajuda
Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de uma boa gestão operacional. Com todas as nuances que existem no mundo do franchising, é fácil se perder em meio a tantos processos e operações.
Assim, nosso sistema para franquias, especificamente o módulo ‘Operacional’, conta com funcionalidades que podem transformar a forma que você tanto você quanto seus franqueados gerenciam sua rede de franquias.
Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias.
Gostou do conteúdo e pretende ler mais? Então veja nosso conteúdo sobre Planejamento Tributário. Esperamos você!
Redator em Central do Franqueado
Saiba mais sobre
Gestão de franquias
- Manual de franquia: chave para padronização de processos
- Índice de lucratividade: o que é e como calculá-lo no franchising
- Como fazer um relatório e utilizá-lo no franchising
- Matriz de Eisenhower: saiba o que é e como utilizar em sua franquia
- Matriz de Kraljic: o que é e como utilizá-la na gestão de estoque da sua franquia
- Kanban: o que é e como aplicá-lo no franchising
Posts relacionados à