Liderança no Franchising: 10 dicas para obter excelência na relação com seus franqueados
7 min de leitura Carlos Griebler
Uma boa liderança no franchising é essencial para o crescimento da marca. Isso acontece, pois, franqueados precisam de uma boa referência para espelho e orientação. Dessa forma, preparamos um conteúdo que além de te mostrar o que significa liderança no franchising, traz 10 dicas que vão garantir sua excelência como líder!
Neste artigo você lerá sobre:
- O que significa liderança em franquias?
- Qual a importância de ser um bom líder numa rede de franquias?
- 10 dicas para garantir a excelência na liderança
O que significa liderança em franquias?
Não é novidade para ninguém que o franchising consiste na aplicação de fórmulas de sucesso comprovado. Para isso, é necessário ter um referencial a quem seguir, um líder que represente os ideais e perspectivas da rede. Nesse caso, o franqueador.
Além disso, a liderança no franchising também passa pelo processo de escolha de franqueados. Um bom líder, modelo da franquia, deve estar cercado por pessoas de confiança que também possam ser esse modelo em cada unidade. Assim, se mantém um padrão de qualidade e direção em toda a rede.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o líder franqueador deve saber aonde vai, quem é e praticar seus estimados valores todos os dias. Ainda, a liderança precisa saber quando atuar com a razão e quando atuar com o coração, sempre pondo os interesses da rede em primeiro lugar.
Ao fazer isso, você contribui para criar uma fidelização com seus franqueados, gerando confiança e marketing boca a boca positivo. Por fim, como falamos anteriormente, franchising é saber e replicar.
Dessa forma, é papel fundamental da liderança saber como repassar esse conhecimento aos seus novos franqueados. Seja por meio de treinamentos, manuais ou reuniões, invista na capacitação de qualidade, pois essas pessoas seguem seus exemplos e irão representar suas marcas em meio a sociedade.
Qual a importância de ser um bom líder numa rede de franquias?
Tudo que um empreendedor sonha são funcionários que vestem a camisa do negócio. A única forma disso acontecer, é com a presença de um bom líder no ambiente de trabalho. Assim, sua equipe se espelhará nesse espírito de liderança e naturalmente produzirá melhores resultados.
Ou seja, a presença desse líder vai contribuir com o crescimento da franquia, direcionando a rede na realização de seus objetivos. É essa pessoa que deve identificar os pontos a serem melhorados na sua equipe de colaboradores, buscando a união e orientação em prol de uma maior produtividade da rede.
Para que isso dê certo, o líder deve ser uma pessoa que não apenas saiba delegar funções, mas também compreenda o andamento do trabalho e esteja disposto a ajudar seus colaboradores a qualquer momento do processo. Dessa forma, consegue motivar os colaboradores a adotarem atitudes semelhantes, sendo sempre modelo de dedicação e iniciativa de todos.
10 dicas para garantir a excelência na liderança
1. Líder, não chefe
Por conta da imagem do chefe desenvolvida durante centenas de anos, foi criada uma diferenciação entre ser chefe e ser líder de uma empresa. O líder é essa pessoa íntegra, motivadora e, ao mesmo tempo, consegue demonstrar firmeza quando necessário.
Já o chefe, geralmente dá ordens sem orientar sua equipe. Assim, acabando com qualquer sentimento de união e motivação, criando um medo que afasta os colaboradores. Isso obstrui tanto a produtividade da franquia quanto a reputação da rede como um todo, afugentando potenciais franqueados.
Ou seja, para fazer aquilo que se espera de uma liderança em uma rede de franquias, é necessário se tornar um líder, e não um chefe.
2. Seja honesto e comunicativo
Para que seus colaboradores atinjam aquilo que você espera, é necessário ser honesto e claro na hora da comunicação. Uma forma de garantir que a mensagem está sendo recebida da maneira correta é realizando reuniões periódicas com a equipe. Assim, promovendo o alinhamento de ações e um diálogo horizontal entre todos os envolvidos.
3. Treine bem seus franqueados
Entre os deveres de um bom líder em uma rede de franquias está a capacitação de franqueados. Problemas nesse processo podem gerar ruídos na comunicação interna da rede que com certeza resultarão em grandes problemas no futuro.
Portanto, certifique-se de ter investido os fundos necessários para garantir uma boa capacitação para seus franqueados. Assim, os padrões de qualidade da franquia serão mantidos e todos operarão na mesma linha de pensamento.
Outro ponto que pode ajudar nessa dica é disponibilizar cursos e workshops de atualização para seus colaboradores. Isso mostrará que você se importa com a qualificação da rede, gerando um respeito natural sem a necessidade de ser autoritário.
4. Estude a concorrência
Saber dos erros e acertos da sua concorrência te permite dar um salto à frente deles. Na liderança, isso não é diferente. Se você consegue se diferenciar da concorrência em seu segmento, sua franquia pode sobrepor os concorrentes, destacando o seu produto.
Dessa forma, verifique como seus concorrentes estão operando. Se eles ainda trabalham no modo chefe, você já estará um passo à frente deles. Porém, como veremos na próxima dica, ainda não é o suficiente.
5. Se mantenha atualizado
Conhecimento nunca é demais. Um bom líder deve buscar formas de melhorar suas técnicas de liderança todos os dias se mantendo atualizado. Seja com cursos, livros, palestras ou compartilhando experiências com outros profissionais.
Uma boa alternativa são as feiras de franquias que acontecem anualmente. Por conta da pandemia, muitas foram adiadas, mas preparamos um guia para você não perder nenhuma chance de melhorar seu repertório. Confira!
6. A opinião dos franqueados é fundamental
Como líder de uma rede de franquias, grandes decisões fazem parte do seu cotidiano. Porém, tomá-las sozinho sem consultar sua rede pode gerar insatisfação por parte dos franqueados. Assim, para também para ver a situação com outros olhos, dê voz aos colaboradores em importantes tomadas de decisão. Além disso, essa ação qualificará o relacionamento com seus franqueados.
7. Confie nos seus colaboradores
Não carregue tudo em seus ombros. Se você delegar atividades para colaboradores, fará uso de uma das técnicas de liderança mais expressivas: a confiança. Ao mostrar que confia em sua equipe, gera-se neles uma autoconfiança que auxiliará no desenvolvimento profissional de todos.
8. Seja Franchisee Centric
O franchisee centric é a estratégia que se baseia na metodologia já utilizada no mercado, onde as empresas desenvolvem seus produtos e serviços tendo o cliente no centro de todos os esforços. Assim, você promove a satisfação dos franqueados, mantendo uma rede engajada e produtiva. Isso pode ser feito com diversas ações, sendo a principal delas: prestação de suporte de qualidade.
9. Pesquisas de satisfação
Pesquisas de satisfação são uma ótima forma de avaliar se o processo de liderança está sendo feito da melhor forma possível. Isso acontece porque essa metodologia pode revelar se os franqueados estão de acordo com as metodologias do líder e com o rumo que a empresa está tomando.
Além disso, se seus franqueados responderem negativamente a seus questionamentos, você saberá de acordo com o relatado o que corrigir na franquia. Na questão de metodologias mais usadas, temos o NPS (Net Promoter Score).
A metodologia vem crescendo, pois, além de revelar o nível de satisfação de seus franqueados, ela mostra o potencial de expansão da rede ao estimar a probabilidade de seu franqueado indicar sua franquia para conhecidos.
10. Feedbacks
Feedbacks são um dos processos mais importantes em uma rede de franquias. Como você deve trabalhar para manter uma boa gestão de pessoas, com essas reuniões 1×1 você poderá corrigir falhas e elogiar acertos de cada funcionário ou franqueado. Não esqueça de fazê-los através de conversas individuais e privadas para evitar constrangimentos.
Conclusão
Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância da liderança para garantir um bom relacionamento entre os indivíduos de uma rede de franquias. Pensando nisso, nosso sistema para franquias, especificamente o módulo ‘CAF’, conta com uma funcionalidade de comunicação e pesquisas que podem ajudá-lo a pôr em prática as dicas apresentadas aqui.
Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. Esperamos você!
Redator em Central do Franqueado
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