Lean Thinking: o que é? Confira 6 dicas infalíveis para a sua franquia
7 min de leitura Andrei Arndt
O Lean Thinking é uma filosofia de gestão que busca maximizar valor para o cliente ao mesmo tempo em que elimina desperdícios nos processos. A metodologia foi criada a partir do sistema de produção da Toyota, na década de 1980.
Além disso, o modelo se espalhou pelo mundo como referência em eficiência e inovação graças ao livro “A máquina que mudou o mundo”.
Mas o que é esta filosofia e como ela pode ajudar a sua rede de franquias a alcançar o sucesso no franchising?
Neste artigo, você vai entender o que é Lean Thinking, conhecer seus princípios, a diferença para o Lean Manufacturing e como aplicar esse pensamento enxuto na gestão de franquias. Você vai ver:
- O que é o Lean Thinking?
- Os 5 princípios do Lean Thinking
- Diferenças entre Lean Thinking e Lean Manufacturing
- 6 dicas para aplicar o Lean Thinking na gestão de franquias
- Lean thinking para destravar o sucesso da franquia
O que é Lean Thinking?
O termo Lean Thinking significa “pensamento enxuto” e se refere a uma forma de pensar e agir que coloca o cliente no centro das decisões, removendo etapas desnecessárias e focando na geração de valor.
Mais do que uma metodologia, o pensamento lean é uma filosofia organizacional que pode ser aplicada em qualquer setor, da indústria até às franquias. O pensamento Lean estimula a melhoria contínua, a redução de custos e a entrega de produtos e serviços de maior qualidade.
Resumidamente, agregar o valor para o cliente e reduzir o desperdício são os pontos principais desta metodologia. Para alcançar esses objetivos, ferramentas de Lean como Kanban, Kaizen, Jidoka e Just in Time podem ser aplicadas no dia a dia da franquia.
O Lean Thinking não é uma ferramenta, é o mindset que se propõe a melhorar continuamente os processos a partir da economia de recursos, isto é, a prioridade são processos que agregam valor.
O Lean Thinking pode ser usado para melhorar as vendas, o atendimento, o financeiro e até mesmo os recursos humanos em uma franquia. Afinal, reduzir os custos e aumentar a produtividade é fundamental em qualquer empresa, independente da área de atuação.
Os 5 princípios do Lean Thinking
O pensamento Lean é baseado em cinco princípios fundamentais, que funcionam como um guia para transformar processos e mentalidades. Que tal aprender mais sobre quais são os fundamentos Lean? Confira a seguir!
Valor
O primeiro passo é entender o que realmente tem valor para o cliente. Esse valor deve ser definido a partir das suas necessidades, expectativas e disposição em pagar por determinado produto ou serviço.
Por exemplo, em uma franquia de alimentação, processos relacionados à sustentabilidade das embalagens dos produtos podem ser muito valorizados pela clientela.
Segundo um estudo da Union + Webster, 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis, numa tendência que vem se consolidando em diferentes setores.
Fluxo de valor
Depois de compreender o que é valor, é preciso mapear todas as etapas que levam até a entrega final. O fluxo de valor mostra quais processos realmente agregam na proposta de valor ao cliente e quais representam desperdícios que devem ser eliminados.
Uma franquia de alimentação saudável pode revisar seu cardápio e perceber que bebidas processadas, como refrigerantes, não agregam valor à proposta de saúde da marca.
Ao substituir refrigerantes por sucos naturais e smoothies, a rede de franquias fortalece seu posicionamento e evita investir em produtos que não contribuem para a experiência do cliente.
Fluxo contínuo
Com os desperdícios reduzidos, o objetivo é criar um fluxo contínuo, no qual as etapas aconteçam de forma integrada, sem interrupções ou gargalos, o que melhora a produtividade e reduz atrasos.
Em uma rede de alimentação, muitas vezes os pedidos demoram a ser preparados porque há falhas na comunicação entre o caixa e a cozinha.
Ao aplicar o fluxo contínuo, a franquia pode adotar um sistema integrado de pedidos digitais, que envia automaticamente as informações para a cozinha, eliminando esperas desnecessárias e descomplicando o atendimento ao cliente.
Produção puxada
No Lean Thinking, a produção é guiada pela demanda do cliente, e não por previsões imprecisas. A lógica chamada de produção puxada evita estoques desnecessários e torna a operação mais eficiente.
Uma franquia de moda pode usar dados de vendas em tempo real para repor apenas as peças mais procuradas. Assim, evita o estoque parado de roupas que não vendem e garante que as unidades sempre tenham os produtos que os clientes realmente querem.
Perfeição
Por fim, o pensamento enxuto busca a perfeição, um processo de melhoria contínua em que todos os envolvidos contribuem para reduzir falhas, otimizar recursos e aumentar valor ao cliente.
Uma rede de academias pode implementar um canal de feedback digital para que alunos relatem problemas ou façam sugestões.
Com base nesses dados, a franquia ajusta desde o agendamento de aulas até a manutenção dos equipamentos, otimizando a experiência com foco no cliente.
Diferenças entre Lean Thinking e Lean Manufacturing
Embora relacionados, Lean Thinking e Lean Manufacturing não são a mesma coisa.
- Lean Thinking é a filosofia ampla do pensamento enxuto, aplicável em qualquer tipo de negócio ou setor.
- Lean Manufacturing é a aplicação dessa filosofia especificamente no ambiente de produção industrial.
Em outras palavras, o pensamento lean pode ser aplicado na gestão de franquias, no atendimento ao cliente, em processos administrativos e em diversas áreas além da manufatura. Se quiser se aprofundar, veja nosso conteúdo completo sobre Lean Manufacturing em franquias.
6 dicas para aplicar o Lean Thinking na gestão de franquias
Nas franquias, aplicar o Lean Thinking significa adotar uma gestão mais enxuta, ágil e orientada ao cliente (e também franqueados Algumas aplicações práticas incluem:
1. Padronizar processos
Eliminar variações desnecessárias e garantir consistência na entrega de valor em todas as unidades faz parte do mindset Learn.
Para empreendedores com pouca experiência, a simplicidade dos processos é fundamental para manter a padronização e a qualidade. Afinal, quanto mais complexo e trabalhoso, maiores as chances de erros e retrabalhos.
Por isso, usar o princípio do fluxo de valor pode ser uma alternativa para otimizar a padronização de processos na sua rede de franquias.
2. Reduzir desperdícios
A redução de desperdícios compreende desde o uso de insumos até o tempo gasto em treinamentos ou operações mal estruturadas na rede de franquias.
Além disso, se as contas não estão fechando, possivelmente existem gastos que podem ser diminuídos por meio do pensamento Lean. Nesse sentido, simplificar processos é fundamental para a saúde financeira.
O princípio do fluxo de valor pode ser usado para reduzir esses desperdícios, isto é, mapear o que é importante para o cliente e reduzir o investimento naquilo que não agrega à experiência de compra.
3. Fazer uma gestão de estoque inteligente
Outra possibilidade é utilizar a lógica da produção puxada para evitar excesso de produtos parados nas unidades.
Em outras palavras, somente os produtos mais procurados pela clientela é que estarão disponíveis a pronta-entrega nas unidades franqueadas. Então, dificilmente produtos vão ficar juntando poeira no estoque, o que traz benefícios como a redução de custos com armazenamento.
4. Investir na capacitação contínua
Também é possível incentivar franqueados e equipes a adotarem o pensamento lean no dia a dia, para que se mantenham sempre em busca de melhorias.
O princípio da perfeição pode ser usado para estabelecer um canal de comunicação entre o franqueador e os franqueados. Afinal, uma rede de franquias precisa se atualizar constantemente.
Por isso, nada melhor que aproveitar as sugestões dos franqueados, que vivem o dia a dia da franquia, não é mesmo?
5. Aumentar a satisfação do cliente e franqueados
No franchising, a satisfação dos clientes e franqueados é indispensável para alcançar o sucesso no franchising.
Ao reduzir gargalos e priorizar o que realmente importa, a rede oferece experiências melhores e fortalece sua competitividade no mercado. Além disso,
6. Otimizar o suporte
O suporte oferecido pelo franqueador é essencial para garantir o bom funcionamento das unidades e a padronização da rede. Quando esse suporte é lento ou burocrático, surgem gargalos que atrapalham a rotina do franqueado e comprometem a experiência do cliente final.
Para evitar esse cenário, o princípio do fluxo contínuo pode ser aplicado ao suporte, criando canais ágeis e integrados de comunicação entre franqueador e franqueado. Respostas mais rápidas, redução de erros operacionais e o fortalecimento da confiança entre franqueador e franqueado são alguns dos benefícios desta prática.
Lean thinking para destravar o sucesso da franquia
Você viu o que é o lean thinking, conheceu os seus princípios e também conferiu 6 dicas imperdíveis para aplicar esta metodologia na sua rede.
Em resumo, o lean thinking é o pensamento que vai destravar os ganhos, reduzir as perdas e alavancar a sua franquia para o sucesso.
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Redator em Central do Franqueado
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