Kick off meeting: 4 dicas para aplicar na sua franquia
4 min de leitura Andrei Arndt
Kick off meeting é a reunião de abertura de um projeto que pode ser determinante para o sucesso do seu projeto. Conheça a sua aplicabilidade, usabilidade e aprenda sobre a sua importância em uma rede de franquias!
Neste artigo você verá:
- O que é kick off meeting?
- Como planejar a kick off meeting?
- 4 dicas para uma kick off meeting de sucesso
O que é kick off meeting?
Antes de tudo, você está familiarizado com o termo kick off? A sua origem remete ao futebol americano e ele significa o pontapé inicial de uma partida. No entanto, no ambiente corporativo das organizações, a kick off meeting representa a primeira fase de um projeto.
Afinal, é a primeira impressão que fica, não é mesmo? Certamente você já ouviu esse ditado por aí, mas ele reflete bem a importância do kick off meeting. Se um projeto é mal apresentado, de nada adianta ele ser bom.
Então, a expressão kick off meeting se refere a uma reunião de abertura. Em outras palavras, é a reunião inicial para apresentação de um determinado projeto para os stakeholders, ou seja, as partes interessadas. Geralmente, quem coordena a kick off meeting é o gerente de projetos.
Porém, todos os profissionais envolvidos devem estar presentes no dia, incluindo o patrocinador. É ele quem geralmente abre a reunião de abertura, passando a palavra, posteriormente, para o gerente de projetos.
Em uma rede de franquias, a kick off meeting pode ser usada para apresentar a sua marca a um investidor, por exemplo. Nesse sentido, quanto melhor for a sua performance durante a apresentação, melhores serão as chances de expandir a sua rede.
Como planejar a kick off meeting?
Para planejar e estruturar a sua kick off meeting, vale lembrar alguns aspectos importantes.
Simplicidade é a palavra que você deve ter em mente.
- Estabeleça metas e objetivos: as metas e objetivos de uma kick off meeting fazem parte do planejamento prévio. Aqui, é indispensável a comunicação entre todos os envolvidos na kick off meeting.
- Análise e selecione a função de cada um dos envolvidos: não deixe a distribuição de funções para a última hora. É importante que você selecione os melhores e comunique a escolha a eles antes da kick off meeting. Dessa maneira, você evita surpresas desagradáveis e quebra a expectativa dos seus colaboradores.
- Escolha o local e formato de apresentação: a sua kick off meeting pode acontecer em formato presencial ou a distância. Cabe a você decidir qual a melhor abordagem. No entanto, é fundamental que ao definir o dia da sua reunião, o seu projeto esteja com o cronograma estruturado. Mas não só isso, os recursos, a comunicação e os riscos também devem estar alinhados.
Além disso, ao estruturar o seu projeto, é interessante usar metodologias e estratégias que sejam direcionadas ao mercado de franquias. O Project Management Office (PMO) é uma alternativa se você pretende atrair novos franqueados e expandir a sua rede de franquias.
4 dicas para uma kick off meeting bem sucedida na sua rede de franquias
1. Mantenha a simplicidade e o preparo
O gerente de projetos, ao apresentar a kick off meeting, deve usar a simplicidade ao seu favor. As ideias apresentadas de maneira simples são absorvidas mais facilmente. Além disso, estudar a apresentação é indispensável para deixá-la mais natural o possível. Listar os pontos que serão abordados entre vinte e trinta minutos mantém a dinâmica e a atenção de quem assiste.
2. Aposte em uma abertura grandiosa
A abertura é muito importante para a apresentação. Se ela for bem-sucedida, você terá a atenção dos ouvintes até o encerramento. Aqui vale apostar na emoção para transmitir e fixar a sua mensagem no seu público-alvo. Aliar a sua oratória com uma sequência de slides é indispensável e recomendado para explorar os gatilhos mentais que fortaleçam a sua ideia.
3. Use dados e estatísticas
O uso de dados reforça a autoridade da mensagem que você está transmitindo. Por isso, dispor de uma base de conhecimento robusta na sua rede de franquias é sempre uma vantagem. Você pode solicitar dados da sua database para aliar a sua apresentação.
Por exemplo, vamos supor que você esteja planejando uma campanha de marketing para lançar um novo produto. Os dados armazenados e organizados de alguma campanha anterior podem ser usados para projetar os resultados possíveis de uma nova campanha de marketing.
Vale lembrar que os dados e estatísticas são usados também para apresentar as falhas de um determinado setor. Outro exemplo é usar o número baixo de vendas de um determinado produto devido à baixa exposição para então desenvolver uma campanha de marketing para ele, visando aumentar as vendas.
4. Aposte na tecnologia
Dissociar a tecnologia do mercado é praticamente impossível nos dias atuais. Ela é a principal aliada de empreendedores e administradores de diferentes segmentos. Mas nem sempre é fácil aproveitar as possibilidades proporcionadas pelos avanços tecnológicos. A era digital disponibilizou uma quantidade enorme de informações para consumo. Mas nem todo conteúdo apresenta qualidade.
A Central do Franqueado é uma autoridade do mercado de franquias e está aqui para te ajudar. Se você quer modernizar a administração da sua franquia e aprimorar a implementação de projetos, nós recomendamos a você o Módulo Projetos.
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Redator em Central do Franqueado
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