Como desenvolver as melhores ideias para empreender no franchising
7 min de leitura Leonardo Montoya
Todos que começam no mundo dos negócios sonham com o sucesso de seu empreendimento e, consequentemente, com sua independência financeira. Todavia, fazer dinheiro não é algo simples, uma vez que muitos fatores estão em jogo. Desse modo, é necessário destacar-se, excedendo a concorrência em todos os critérios possíveis desde a concepção do negócio. Isto é, o que novos empreendedores precisam, inicialmente, são grandes ideias para empreender.
Mas o que são e como desenvolver essas ideias? Para responder essa e outras perguntas, além de te ensinar a aplicação prática de boas ideias no franchising, a Central do Franqueado preparou este conteúdo completo. Não perca!
Neste conteúdo você lerá sobre:
- Boas ideias para empreender no franchising
- Como transformar boas ideias para empreender em negócios lucrativos
- Como a Central do Franqueado pode ajudar
Boas ideias para empreender no franchising
Boas ideias para empreender são aquelas que se traduzem em negócios lucrativos, empreendimentos que arrecadam mais do que o necessário para se manter em pleno funcionamento. Dessa forma, as boas ideias passam por um entendimento amplo do mercado e da sua realidade — é necessário, antes de tudo, saber onde estão as lacunas e quais são as tendências.
Assim, tendo em vista um bom panorama do mercado de franquias no Brasil, podemos definir alguns caminhos que implicam em maiores chances de sucesso para aqueles que desejam se aventurar por esse modelo de negócio. Assim, preparamos uma série de boas ideias para empreender no franchising. Confira!
1. E-commerce
Pensando no Brasil, o comércio eletrônico (e-commerce) faturou cerca de R$ 161 bilhões apenas no ano de 2021 — ou seja, um acréscimo de quase 27% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Assim, os negócios digitais representam um mercado muito lucrativo que, consequentemente, permanece em alta.
2. Empresas de consultoria para franquias
Empresas de consultoria oferecem serviços de análise especializada sobre uma área específica. O consultor de marketing digital, por exemplo, é um profissional que utiliza seu conhecimento para orientar empresas em suas estratégias de marketing na internet. O mesmo vale para todas as áreas de um empreendimento ou marca.
Assim, uma lacuna que vale a pena ser explorada são as consultorias voltadas para o franchising. Ajudar com questões relacionadas aos pilares do modelo — padronização, engajamento e expansão — além de praticidades referentes a adaptação de um negócio comum para o formato de franquia é um trabalho muito requisitado e, por isso, configura uma ótima ideia para empreender.
3. Marcas de moda e vestuário
O setor de moda é muito rentável pelo motivo de ser extremamente versátil. Além de operar com PDV, é possível optar por um marketplace digital — ou os dois, se for o caso. Você ainda pode segmentar e muito os itens vendidos, fazendo a compra e venda de roupas para nichos específicos, especializando-se, por exemplo em: fitness, crianças, grávidas etc.
4. Restaurantes e comércios de alimentação em geral
Os restaurantes e empreendimentos de alimentação em geral constituem um modelo de negócio muito popular. Você deve conhecer muito bem as diversas opções para venda de alimentos, uma grande ideia para ganhar dinheiro independente do investimento.
E, assim como quando falávamos do setor de moda, essas vendas podem ser feitas presencialmente e também pela internet. E, claro, o modelo de negócio também varia muito: restaurantes, lanchonetes, food trucks, delivery etc.
Como transformar boas ideias para empreender em um negócio lucrativo
Agora que você entendeu o processo e conheceu algumas boas ideias para empreender, vamos analisar mais a fundo o caminho para levar o seu empreendimento — qualquer que seja ele — ao topo. Além de uma boa ideia inicial, é necessário transformar seu negócio em um empreendimento único, que ofereça uma experiência memorável aos consumidores.
Para isso, vamos usar como exemplos algumas das ideias de negócio apresentadas acima, mas mantenha em mente que é possível adaptá-las para o seu empreendimento, independente de qual seja. Confira a seguir algumas dicas de como transformar sua ideia em um negócio lucrativo.
1. Busque sempre inovar
Não é surpresa para ninguém: inovação e criatividade são fundamentais para impulsionar um negócio. Você precisa entregar uma experiência (ou uma jornada de compra) completamente diferente do que se pode encontrar na concorrência. Pensando no já citado setor de alimentação, podemos tomar como exemplo a marca Bubble Mix Tea.
Essa rede de franquias é pioneira no segmento de Bubble Tea no Brasil. Mas o que é isso? Bom, o Bubble Tea é uma bebida de origem taiwanesa muito tradicional em seu país de origem, mas que ganha uma roupagem exótica no exterior. Ou seja, a marca inovou ao trazer um produto tão específico como esse para o mercado nacional e vem colhendo os frutos desde então.
2. Reinvente
Nem sempre é possível trazer algo inédito para a sua marca. Mas para isso há outra solução, ainda dentro do que conhecemos como inovação: a reinvenção.
Repaginar e reapresentar de forma autêntica algumas ideias já bem sucedidas é uma ótima pedida para quem almeja o sucesso. Isto é, juntar características de diversos empreendimentos bem-sucedidos em um só negócio também pode ser considerado reinvenção. E adivinha? Pode dar muito certo!
A Kekala Custom Picolé é uma rede de franquias que — assim como o nome sugere — permite que os clientes customizem seu próprio picolé. As inspirações são claras, não é mesmo? As paleterias viveram um bom momento não muito tempo atrás e com certeza deixaram sua marca no mercado brasileiro e no imaginário do público. Somado a isso, temos o modelo de negócio do Subway — que permite a customização de sanduíches — e temos a Kekala!
O que a marca fez foi reinventar e, consequentemente, inovar! E como dissemos, fez isso sem apresentar recursos novos, apenas misturando características diferentes na criação de um produto único e original.
3. Comece a franquear
Definiu sua ideia? Então agora é hora de fazer a manutenção e o aperfeiçoamento do modelo de negócio — visando lucrar cada vez mais —, e para isso é preciso pensar em formas de expandir o seu empreendimento.
Desse modo, você com certeza irá se deparar com o franchising. O franchising, caso você não saiba, é uma metodologia de negócios que parte da concessão do direito de uso de uma marca, fornecida pelo seu proprietário ao investidor que irá abrir sua própria unidade do empreendimento.
Assim, o investidor que decidir entrar em uma rede já estabelecida deve, além de pagar uma taxa fixa de entrada, encaminhar parte de seus lucros ao dono da marca. Em suma, basta que cada vez mais pessoas se interessem por empreender junto de você e sua marca, expandindo-a e aumentando seus lucros.
Como a Central do Franqueado pode ajudar
Você deve saber que boas ideias não bastam, não é mesmo? A tecnologia é a principal aliada na otimização e crescimento dos negócios no cenário atual. A Central do Franqueado é um Software de gestão para franquias desenvolvido para promover o Sucesso do Franqueado. Nosso sistema auxilia as franqueadoras otimizando processos operacionais e promovendo a marca no mercado do Franchising.
No módulo Projetos, por exemplo, a franqueadora consegue gerenciar o onboarding de suas implementações, tendo controle e automatização. Além disso, através da nossa plataforma, a franqueadora consegue realizar a transmissão do Know-How e a centralização de arquivos com o módulo Arquivos.
O acompanhamento constante e prestação do melhor suporte ao franqueado é oferecido através do módulo CAF, onde a franqueadora tem sua Central de Atendimento ao Franqueado obtém uma visão do suporte que presta à rede. As soluções da Central do Franqueado dão destaque para este objetivo.
Como prioridade na gestão do negócio, oferecemos o serviço de padronização através do módulo Checklist, permitindo aos franqueadores realizarem processo de avaliação contínua da rede por meio de checklists e planos de ação. Ainda, através do módulo Compras, sua rede mantém o controle de qualidade, homologando fornecedores e produtos para os franqueados.
Se você busca consolidar sua marca no franchising e aumentar sua vantagem competitiva, solicite contato conosco. Agende uma demonstração da plataforma e eleve o nível da gestão de sua rede para onde as grandes redes se encontram.
E aí, gostou do conteúdo? Então continue explorando nosso site e descubra tudo sobre pesquisa de mercado para franquias! Boa leitura!
Redator em Central do Franqueado
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