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Headhunter: entenda o papel desse profissional em uma rede de franquias

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Gestão de Franquias

5 min de leitura Andrei Arndt

A palavra headhunter é do idioma inglês e significa “caçador de cabeças’”. Apesar de soar estranho, o trabalho do headhunter é simples: selecionar os melhores profissionais do mercado.

Ele atua na busca por talentos, por personas previamente definidas,  um mediador entre a empresa que o contrata e o profissional a ser contratado. Por isso, o headhunter pode ser considerado um consultor de recrutamento.

Quais as características de um headhunter?

A atuação como headhunter não necessita formação em uma área específica. Não existem treinamentos para a área. No entanto, este profissional possui algumas características. 

Boa parte delas estão relacionadas à vivência, experiências anteriores com cargos e funções, networking e capacidade de negociação e argumentação para conciliar empresa e candidato. Confira abaixo:

Observação

O headhunter tem o olho treinado para encontrar bons profissionais em assuntos determinados. Ele avalia e apresenta o candidato para as empresas que podem ter interesse nele.

Observar, analisar e compreender é essencial para a composição do perfil do candidato. O headhunter se destaca nesse processo pela sua vasta experiência em relações profissionais.

Escuta ativa

A escuta ativa é uma técnica essencial para o estabelecimento de um diálogo eficaz entre o ouvinte e o interlocutor. Os headhunters sabem da importância da escuta ativa no ambiente corporativo. Reuniões, feedbacks, na hora de orientar uma tarefa, etc.

Por isso os profissionais que atuam como headhunters são especialistas em escuta. Tudo o que é dito durante a entrevista com um caçador de talentos é anotado e interpretado por ele.

Argumentação

A habilidade que envolve estudar a cultura organizacional e a história da empresa, bem como entender da melhor maneira possível o tipo de profissional que ela procura, está relacionada à argumentação. 

Dessa maneira,  o melhor candidato para a vaga pode ser encontrado. Em caso de não existirem vagas disponíveis, cabe ao headhunter ficar atento ao perfil de candidato procurado pelas empresas e encaminhá-lo às oportunidades quando possível. Além disso, a argumentação auxilia o headhunter a aparentar credibilidade para obter a confiança dos candidatos e da empresa.

Negociação

O headhunter é responsável por negociar salários e benefícios de forma que ambas as partes estejam de acordo. 

Por isso, é importante que ele tenha a habilidade de negociação bem desenvolvida. O headhunter terá sucesso em encontrar os melhores profissionais quando aliar as habilidades de negociação e argumentação.

Em alguns casos, o headhunter convence o candidato a deixar a empresa que trabalha, seja por insatisfação com a empresa atual ou por buscar novas oportunidades. É ele quem conversa, negocia, e muitas vezes, convence o candidato.

Networking

Uma grande rede de contatos à sua disposição é um dos atributos-chave para headhunters. Eles estão dispostos a construir redes de relacionamento que podem ser transformadas posteriormente em oportunidades comerciais.

Por isso, ter um headhunter trabalhando para você é estar na mesma rede de contatos que centenas de profissionais de diversas áreas e competências.

Autocrítica

Autoconhecimento e autocrítica são habilidades fundamentais para este profissional. A análise de situações bem-sucedidas e mal-sucedidas é importante para o planejamento.

As ações que não deram certo devem ser analisadas e compreendidas para evitar sua repetição no futuro.

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Headhunter não é RH

Se você leu o texto até aqui, possivelmente esteja pensando: o headhunter é um profissional de Recursos Humanos.

Apesar das semelhanças, as duas profissões são bem diferentes. O recrutador encontra pessoas se baseando no currículo e processos seletivos. Entrevistas, testes de perfil, dinâmicas de grupo, são as estratégias utilizadas pela área de Recursos Humanos.

O headhunter, no entanto, realiza a seleção através de análises em diferentes lugares e ocasiões. Ele não apresenta um ambiente de trabalho fixo. Um headhunter frequenta festas de gala, jantares, eventos esportivos, etc. 

O diferencial do headhunter é conhecer as pessoas certas, ele não precisa necessariamente colaborar de forma integral na empresa. A ampla rede de contatos é a sua principal carta na manga.

O profissional de RH, portanto, apresenta passividade se comparado ao headhunter. Ele oficializa a abertura do processo seletivo e aguarda os candidatos chegarem. O headhunter, por outro lado, procura e seleciona pessoas específicas para as melhores vagas nas melhores organizações.

Como ser encontrado por um headhunter?

Para se tornar interessante para um headhunter é preciso observar alguns fatores. Confira a seguir.

Aumentar a visibilidade

Para encontrar franqueados, o headhunter pode participar de Feiras de Franquias e demais eventos sobre franchising. As feiras de franquias tem como objetivo abrir um espaço para empresas apresentarem modelos de negócio e investidores em potencial. 

Participar desses eventos é uma maneira de aumentar a sua visibilidade e, consequentemente, aumentar as chances de ser notado por um headhunter.

Networking social

Se engana quem pensa que os headhunters não usam as redes sociais durante o processo de seleção. O LinkedIn, por exemplo, é a rede social de negócios mais relevante na atualidade. 

Um perfil convincente, bem construído e avaliado pode ser um diferencial durante a escolha do headhunter.

Seja reconhecido

Reconhecimento pelo seu sucesso e autoridade no segmento em que trabalha são aspirações de qualquer empresário. 

Para isso, não basta se considerar bem sucedido, é preciso que outras pessoas tenham a mesma ideia sobre você. Um bom relacionamento com colegas e concorrentes é importante nesse sentido.

Como o headhunter pode ser útil para franquias?

Agora que você já sabe como funciona a atuação de headhunter e as principais características deste profissional, que tal entender como eles podem contribuir para a expansão da sua franquia?

Quando o RH não é capaz de encontrar o perfil desejado para sua empresa. O headhunter pode ser a solução.

Na hora de contratá-lo, é necessário analisar o seu portfólio de clientes em busca de resultados satisfatórios. A reputação deste profissional diz muito sobre a sua atuação no mercado.

Para franqueadores, ele pode encontrar franqueados de maneira mais precisa que o setor de Recursos Humanos. Com uma ampla rede de contatos e capacidade de mapear o mercado, ele é capaz de selecionar com precisão as melhores opções de investidores para sua franquia.  

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado

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