Conheça as 7 melhores habilidades gerenciais para franquias
7 min de leitura Andrei Arndt
Cansado de perder os seus franqueados para a concorrência? Descubra como desenvolver habilidades gerenciais para manter franqueados engajados e aumentar a produtividade da rede.
Afinal, gerenciar uma unidade franqueada exige mais do que conhecimento técnico. É preciso ter visão estratégica, liderança e capacidade de tomar decisões sob pressão.
Por isso, desenvolver habilidades gerenciais por meio de treinamentos é fundamental para garantir o bom desempenho da operação e a padronização exigida pela rede.
Segundo o Sebrae, o maior causador de ações judiciais entre franqueados e franqueadores é a carência de treinamento das franquias — 30% dos conflitos estão relacionados à falta de suporte.
Por isso, vamos conhecer as melhores habilidades gerenciais e como você pode desenvolvê-las na sua rede por meio de treinamentos.
Neste conteúdo, você vai aprender sobre:
- O que são habilidades e competências gerenciais?
- Qual a importância das habilidades gerenciais?
- 5 principais habilidades de um gestor de franquia
- Como desenvolver habilidades gerenciais na sua rede de franquias?
- Habilidades gerenciais como alternativa para aumentar o engajamento
O que são habilidades e competências gerenciais?
Embora os termos “habilidades” e “competências” sejam frequentemente usados como sinônimos, há uma diferença importante entre eles.
- Habilidades gerenciais são capacidades específicas que podem ser desenvolvidas com treinamento e prática, como liderar uma equipe, se comunicar bem ou organizar processos.
- Competências gerenciais englobam as habilidades, mas também incluem atitudes e conhecimentos aplicados em determinado contexto.
Por exemplo: saber conduzir uma reunião é uma habilidade; saber quando e como usá-la para motivar uma equipe e alcançar uma meta estratégica representa uma competência.
Entender essa distinção é essencial para planejar treinamentos mais eficazes e avaliar o desempenho dos gestores com maior precisão.
Qual a importância das habilidades gerenciais?
Problemas comuns em uma rede de franquias como a padronização, falhas na prestação de suporte e até mesmo a comunicação entre franqueador e franqueado, podem ser resolvidos por meio do desenvolvimento de habilidades gerenciais de liderança e comunicação.
Por isso, as habilidades do gestor são importantes para alcançar o sucesso na rede. Mas como desenvolvê-las na sua franquia? Para desenvolver essas competências gerenciais, treinamentos para franquias são a melhor saída.
Além disso, é importante conhecer as habilidades do gestor. Continue lendo para saber mais!
7 principais habilidades de um gestor de franquia
A seguir, vamos falar sobre as habilidades gerenciais mais importantes para gestores de uma unidade franqueada. Essas habilidades impactam diretamente nos resultados da operação e na experiência do cliente e, se negligenciadas, podem levar ao repasse da franquia e até mesmo à falência da unidade franqueada.
1. Liderança e influência positiva
Liderar é mais do que mandar: é inspirar e orientar a equipe rumo aos objetivos da franquia. Um gestor com liderança bem desenvolvida sabe motivar colaboradores, dar exemplo, lidar com conflitos e manter o time engajado, mesmo diante de metas desafiadoras.
Mas claro, liderança nem sempre se ensina, é necessário mais do que cursos de liderança, por exemplo. Uma dica para desenvolver a liderança no ambiente de trabalho é estar em contato com boas referências: livros, podcasts e filmes.
Uma sugestão é a biografia de Steve Jobs, escrita pelo jornalista Walter Isaacson. A obra de 2011 conta em detalhes a trajetória do genial CEO da Apple.
2. Comunicação clara e assertiva
A comunicação é uma habilidade gerencial essencial para garantir o alinhamento entre a equipe, a franqueadora e os clientes. Saber escutar, dar feedbacks objetivos e transmitir informações com clareza reduz retrabalhos, ruídos e erros operacionais.
Livros como Inteligência Emocional, do jornalista Daniel Goleman e Comunicação não violenta, do psicólogo Marshall B. Rosenberg podem contribuir na hora de fazer uma comunicação mais assertiva e também para gerenciar conflitos no ambiente de trabalho.
3. Gestão de tempo e organização
Controlar prazos, planejar a rotina e priorizar tarefas são práticas indispensáveis no dia a dia de uma unidade. A boa gestão do tempo permite que o gestor foque em decisões estratégicas, sem se perder em tarefas operacionais.
A gestão do tempo para franqueadores e franqueados é sempre um desafio. Uma das possibilidades é contar com soluções tecnológicas que simplifiquem a gestão de tarefas. O sistema de checklist da Central, neste caso, é uma das melhores alternativas para o franchising.
Referências culturais também podem ajudar a refletir sobre a importância da organização no dia a dia de trabalho. O filme O Diabo Veste Prada (2006), por exemplo, mostra como a protagonista precisa aprender a gerenciar prioridades e prazos em um ambiente corporativo altamente exigente, o que demonstra a relevância dessa habilidade no mundo profissional.
4. Capacidade analítica e foco em resultados
O gestor de franquia precisa acompanhar indicadores, interpretar dados e agir com base em evidências. Desenvolver a capacidade analítica permite identificar gargalos, propor melhorias e tomar decisões que elevam o desempenho da unidade.
O livro Startup: Manual do Empreendedor é uma recomendação para empreendedores que querem entender como criar uma empresa de sucesso.
5. Flexibilidade e capacidade de resolver problemas
O ambiente de uma franquia é dinâmico, e imprevistos acontecem. Um bom gestor deve ser flexível para se adaptar às mudanças e ter agilidade para solucionar problemas, sempre com foco no cliente e nos padrões da marca.
Uma forma de desenvolver a habilidade de solucionar problemas o pensamento criativo e a busca por caminhos alternativos. Livros como Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, de Daniel Kahneman, ajudam a compreender como funcionam os processos de tomada de decisão e podem contribuir para o aprimoramento da resolução de problemas no dia a dia da gestão da sua franquia.
No cinema, O Discurso do Rei (2010) mostra a superação de um problema pessoal (gagueira), que exige adaptação e persistência. A história reforça a importância da flexibilidade, persistência e resiliência diante de obstáculos.
6. Resolução de conflitos
Mediar e resolver conflitos é fundamental em um modelo de negócio como o franchising, em que a confiança, a comunicação e a parceria entre os envolvidos são determinantes para o sucesso do negócio.
Treinar a escuta ativa, aplicar técnicas de comunicação não violenta (como as mencionadas no livro de Marshall B. Rosenberg anteriormente) e manter a imparcialidade são passos fundamentais para se tornar um mediador eficaz.
Além disso, cursos de negociação e gestão de pessoas são ótimos aliados para aprimorar essa competência.
Uma recomendação é o livro Como Chegar ao Sim, de Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton, considerado um clássico na arte da negociação.
7. Tomada de decisões
Tomar decisões é uma habilidade gerencial que pode ser desenvolvida e aprimorada. Alguns profissionais naturalmente tomam decisões com mais facilidade. Em outros casos, é preciso dedicar um treinamento para desenvolver esta competência.
Em uma rede de franquias, tomar decisões assertivas contribui para alcançar os objetivos da empresa e pavimenta o caminho para o sucesso no franchising.
Uma boa indicação de leitura é O Gestor Eficaz, de Peter Drucker, que oferece reflexões práticas sobre como tomar decisões mais conscientes e alinhadas aos objetivos da organização.
O filme A Rede Social (2010) é outra referência interessante. No longa, além da liderança empreendedora, são apresentadas as consequências de escolhas estratégicas (e pessoais) na criação do Facebook.
Como desenvolver habilidades gerenciais na sua rede de franquias?
Desenvolver habilidades gerenciais não deve ser responsabilidade apenas do gestor da unidade. A franqueadora pode (e deve) criar estratégias para identificar, estimular e acompanhar o progresso desses profissionais.
Veja algumas ações práticas:
- Aplicar avaliações de desempenho periódicas, com foco em competências comportamentais e técnicas;
- Oferecer treinamentos contínuos, com conteúdos voltados a liderança, solução de ruídos na comunicação, inteligência emocional e análise de indicadores;
- Criar trilhas de desenvolvimento personalizadas, considerando o perfil e os desafios de cada gestor;
- Usar mentorias e coaching, conectando gestores mais experientes com novatos;
- Aproveitar feedbacks da equipe e dos clientes como insumos para identificar pontos de melhoria.
Habilidades gerenciais como alternativa para aumentar o engajamento
Desenvolver habilidades gerenciais é um passo fundamental para o sucesso de qualquer rede de franquias. Ao investir em competências como liderança, comunicação e análise de resultados, os gestores se tornam mais preparados para enfrentar os desafios do dia a dia e impulsionar o desempenho das unidades.
Mais do que um diferencial, o desenvolvimento gerencial é uma estratégia que impacta diretamente na padronização, na cultura da marca e na satisfação do cliente.
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Referências
PEREIRA, Marina. Franquias: treinamento é fundamental para quem quer expandir o negócio. Correio Braziliense, 10 out. 2024. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2024/10/6972013-franquias-treinamento-e-fundamental-para-quem-quer-expandir-o-negocio.html. Acesso em: 19 jul. 2025.
Redator em Central do Franqueado
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