Gestão Financeira para franquias: 5 dicas para fazê-la com excelência em sua rede
10 min de leitura Carlos Griebler
Gestão financeira, ou administração financeira, é um conjunto de estratégias e conceitos que envolvem o controle de recursos de uma empresa. É esse conceito que gere o planejamento, execução e reestruturação de ações que otimizem as despesas e que podem diagnosticar a saúde financeira do negócio.
Ao passo que franquias representam um modelo de negócio popular e eficaz para empreendedores que desejam iniciar um empreendimento com menor risco e maior suporte, o sucesso de uma franquia depende de vários fatores, e a gestão financeira desempenha um papel fundamental nesse cenário. A capacidade de gerenciar eficientemente as finanças é crucial para garantir a lucratividade, sustentabilidade e crescimento contínuo da rede de franquias.
Neste artigo, vamos explorar cinco dicas essenciais para aprimorar a gestão financeira em sua rede de franquias, permitindo que você tome decisões informadas e estratégicas para alcançar o sucesso econômico. Desde a compreensão dos custos operacionais até a implementação de tecnologias financeiras avançadas, cada estratégia abordada aqui visa otimizar o desempenho financeiro e impulsionar o crescimento de sua franquia.
Saiba tudo sobre (e 5 dicas para fazê-lo com excelência em sua franquia)!
Neste artigo você lerá sobre:
- O que é gestão financeira?
- A gestão financeira em franquias
- Qual a importância no franchising?
- 5 dicas para fazê-la com excelência em sua rede
O que é gestão financeira?
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Falar de gestão financeira hoje em dia é bater na mesma tecla. Com o crescimento cada vez mais substancial do mercado, ter excelência na gestão financeira se tornou uma necessidade ainda maior. Afinal, a concorrência está sempre se atualizando e, se ficar para trás, seu negócio entra em risco.
Mas, de fato, o que é a gestão financeira? Gestão financeira, ou administração financeira, é um conjunto de estratégias e conceitos que envolvem o controle de recursos de uma empresa. É esse conceito que gere o planejamento, execução e reestruturação de ações que otimizem as despesas e que pode diagnosticar a saúde financeira do negócio.
O escopo da gestão financeira é muito maior do que apenas manter um livro caixa ou realizar pagamentos a funcionários. São medidas, extremamente planejadas por profissionais competentes, que vão ditar o futuro da empresa. É essa gerência que vai permitir a criação de metas, objetivos e outros conceitos básicos da administração.
Por isso, se você quer que sua franquia cresça de forma saudável, a gestão financeira é uma das primeiras coisas que deve fazer com o maior carinho do mundo. Pois, com essa gestão em dia, a rede conseguirá um panorama geral e preciso do quanto tem a pagar, a receber e o que pode investir em seu crescimento.
A gestão financeira em franquias
Em redes de franquias, especificamente, podemos tratar a gestão financeira como uma via de mão dupla. Como assim? Bom, franqueados, primeiramente, por si só já escolhem o franchising por conta do porto seguro que o sistema é estruturado. Você estará lidando com processos de sucesso comprovado, formatado e pronto para operação.
A única exigência, é seguir as matrizes da franqueadora para manter a qualidade de produção e administração esperada. O franqueado, é claro, ainda tem um papel de empreendedor. Mesmo com o suporte da rede, existem uma série de gastos a gerir, questões de loja própria como fornecedores e colaboradores.
Mesmo assim, seu papel como gestor financeiro é simples comparado ao franqueador. Coordenar uma rede de franquias consiste em dezenas de funções para uma pessoa só e, se não existir uma organização e execução eficiente, a gestão financeira da rede como um todo pode acabar se perdendo em meio a tantas responsabilidades.
Por isso, o ideal é ter um profissional especializado nisso ao seu lado. Afinal, processos como recolhimento de taxas, sejam royalties ou a própria taxa de franquia exigem um bom tempo e concentração que podem ser demais para o franqueador, ainda mais considerando o papel de orientador e suporte que revolve gerir uma franquia.
Além disso, o próprio sistema tributário brasileiro pode ser complicado até mesmo para empresários experientes, imagina só para um franqueado que acabou de abrir seu primeiro negócio ou um franqueador ainda inexperiente?
Qual a importância no franchising?
Agora que sabemos isso, precisamos pensar no que essa boa gestão culmina, realmente, no dia a dia da rede. Para isso, vamos listar uma série de benefícios que garantir a excelência da gestão financeira podem te trazer!
Evita problemas futuros
A probabilidade de uma franquia entrar em falência é bastante baixa por conta das condições do modelo, mas isso não é nenhuma impossibilidade. Franquias que não se atentam a pontos-chave, como a gestão financeira, são mais suscetíveis a problemas futuros que possam comprometer a sua continuidade.
Dessa forma, é essencial ficar de olho em indicadores-chave de desempenho para entender como andam as principais métricas da sua rede. Fazendo isso, é possível corrigir o rumo antes que seja tarde demais.
Reputação da rede
Tudo que você, franqueador, mais deseja é uma boa reputação para sua rede de franquias. Assim, a possibilidade de ela se expandir e começar a gerar lucros, é muito maior. Se sua rede ficar conhecida por ter problemas na gestão financeira, consegue imaginar o tamanho do problema?
Por isso, além de ser atraente, a franquia deve ter seus processos otimizados e comprovados da melhor forma possível. Quando isso acontece, a rede terá maior respaldo como investimento sério e de confiança. Com uma gestão financeira bem definida, suas chances de encantar o potencial franqueado, aumentam.
Tomada de decisão
Outra influência direta de um planejamento nas finanças da sua franquia é na tomada de decisão. Optar por expandir sua rede, investir em novos equipamentos, tecnologia, treinamento e etc., precisa estar dentro do planejado, senão as chances de se haver prejuízos financeiros para sua rede são muito grandes.
5 dicas para fazê-la com excelência em sua rede
Gerenciar as finanças de uma franquia pode ser um desafio, especialmente para os proprietários que não têm um forte histórico em contabilidade ou finanças. No entanto, uma gestão financeira eficaz é fundamental para o sucesso a longo prazo de qualquer negócio, incluindo franquias.
Neste contexto, algumas dicas importantes podem ajudar proprietários de franquias a gerenciar suas finanças com mais eficiência e garantir o sucesso sustentável do negócio. Confira!
Saiba exatamente como o franchising funciona
O franchising pode ser complexo às vezes. Afinal, são diversas taxas (royalties, propaganda, de franquia e mais), diversos envolvidos (franqueador, franqueados, colaboradores) e muitos processos que compõem o cotidiano (treinamentos de know-how, manuais, reuniões e outros).
Por isso, se esses gastos e alocações de recursos não fizerem parte do seu balanço na hora de realizar a gestão financeira da sua rede ou unidade, com certeza terá problemas eventualmente. Um franqueador ou franqueado precisa estar por dentro do sistema de franquias e quais são suas funções e responsabilidades antes de pensar em administrar da melhor forma.
Avalie a situação atual da rede
Antes de definir qualquer coisa ou mudança, é bom ter um levantamento de como está o cenário da sua rede e sua relação com o mercado. Saber as condições financeiras reais da sua operação é essencial para poder distribuir esses recursos de forma eficiente.
Portanto, antes de criar o planejamento concreto de gestão financeira da sua rede, levante todos os gastos, dívidas, contratos, fornecedores e tudo que envolve as finanças da sua rede. Vale também considerar a precificação dos seus produtos e serviços, comparando com o mercado e com as necessidades da sua franquia.
Mantenha o olho no Capital de Giro
Um dos conceitos financeiros mais importantes, o capital de giro é o valor circulante necessário para a continuidade das operações da franquia, como recursos para financiamento aos clientes (no caso das vendas a prazo), para manter estoques e para pagamento aos fornecedores (nas compras de matéria-prima ou mercadorias de revenda).
Além disso, serve para pagar impostos, salários e quaisquer outros custos operacionais. Ou seja, é o valor necessário para sustentar uma empresa nos primeiros meses de funcionamento, quando o faturamento ainda não é suficiente para pagar as contas do negócio.
Lembre-se dos indicadores de desempenho
Lembra de quando falamos na importância que indicadores de desempenho, sejam eles KPI ou não, são importantes para avaliar a performance da rede? Então, esses números se tornam uma ferramenta de gestão importante, pois são indicadores que possibilitam o acompanhamento e o planejamento de soluções para aumentar a performance e sucesso das estratégias.
Conheça três indicadores/ferramentas básicas:
- DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício): revela as receitas, despesas e resultado do período. É possível obter a margem de contribuição, o gasto com equipe e ou aluguel e o lucro operacional. Quem não faz o DRE pode não se dar conta do risco de operar com margem operacional negativa.
- Projeção do fluxo de caixa: essa projeção exige olhar para a entrada e saída de recursos, o estoque e os prazos médios de pagamento e recebimento. Essencial, não?
- Balanço patrimonial: geralmente realizado anualmente ou em períodos menores, é um relatório financeiro que visa expor o panorama contábil e econômico de um negócio. Simplificando, é a demonstração da atual situação financeira da sua empresa.
Se quiser conhecer mais sobre indicadores-chave de desempenho, você pode ler nosso artigo sobre KPIs!
Aposte na tecnologia
A era da tecnologia surgiu para facilitar a vida das empresas em geral para sempre. Quem não lembra das pilhas de papelada, anotações feitas à mão e a necessidade de se encontrar presencialmente apenas para discutir qualquer mudança ou sugestão? Com os adventos tecnológicos que o século XXI proporciona a cada dia, isso se tornou cada vez menos comum.
Aparatos tecnológicos te ajudarão no processo de gestão financeira e a administração de sua franquia, bem como manter seus negócios em excelente forma. Invista nas possibilidades que mais se adequarem a suas necessidades, pois a transformação digital se tornou uma necessidade nos dias de hoje.
Com a tecnologia, você economiza tempo, reduz custos e identifica oportunidades em potencial para desenvolver seus negócios.
A solução da Central do Franqueado para sua franquia
A Central do Franqueado é um Sistema Integrado de Gestão de franquias que promove a inovação e gestão inteligente. São dezenas de funcionalidades que vão transformar a operação da sua franquia nos mais diferentes âmbitos.
O franchising é um mercado inovador e que está evoluindo constantemente por meio da tão falada transformação digital. Acreditamos muito no nosso trabalho e confiamos que a nossa plataforma pode fazer a diferença para a sua rede.
Saiba que utilizar o suporte da Central do Franqueado, irá fazer toda a diferença para a gestão da sua franquia, por isso não perca muito tempo e agende uma demonstração! Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão da sua franquia.
Se gostou deste conteúdo, leia nosso artigo sobre Programa de Excelência e saiba como ter uma melhoria contínua de processos internos de sua franquia. Esperamos você!
Redator em Central do Franqueado
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