Gestão de estoque: entenda sua importância para padronizar sua rede e como promover com excelência
7 min de leitura Filipe Pacheco
A operação de unidades de franquias depende de diretrizes eficazes de logística em rede. Essas prezam por um controle de qualidade que deve ser respeitado pelas lojas. A gestão de estoque tem suma importância nisso, visando manter os PDVs abastecidos e garantindo a experiência de consumo ideal para os clientes. Para isso, precisamos de algo fundamental: uma boa gestão de estoque.
Isto é, a gestão de estoque é uma parte essencial de qualquer negócio que lida com produtos físicos. Ela envolve o controle, organização e monitoramento dos itens que uma empresa tem em seu estoque. Uma gestão eficaz do estoque é crucial para garantir que uma empresa tenha os produtos certos disponíveis no momento certo, evitando excessos ou escassez que podem afetar negativamente as operações e o serviço ao cliente.
Neste artigo, vamos explorar a importância da gestão de estoque para padronizar uma rede de negócios e como promovê-la com excelência. Veremos como uma gestão eficaz do estoque pode melhorar a eficiência operacional, reduzir custos, aumentar a satisfação do cliente e impulsionar o crescimento do negócio. Além disso, discutiremos algumas estratégias e melhores práticas para ajudar as empresas a aprimorar sua gestão de estoque e alcançar melhores resultados.
Confira neste texto:
- O que é gestão de estoque?
- Por que a gestão de estoque é importante em franquias?
- O que fazer para exercer uma boa gestão de estoque?
- A Central do Franqueado
O que é gestão de estoque?
É básico que todo estabelecimento do comércio tenha um estoque. O surto de coronavírus está aí para mostrar o quão importante é ter produtos à disposição dos consumidores. A gestão de estoque, afinal, é isso: garantir que insumos sejam repostos e que os clientes possam consumir normalmente. O mesmo vale para restaurantes e todo empreendimento que depende de matéria-prima para produzir seus bens.
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Redes de franquias dependem de um bom trabalho de gestão de estoque para operar de maneira ideal. É responsabilidade do franqueado – o qual muitas vezes recebe auxílio de um promotor de vendas – monitorar essa demanda e entrar em contato com fornecedores sempre que necessário.
Por que a gestão de estoque é importante em franquias?
Toda rede de franquias é formatada a partir de parâmetros de qualidade na produção e entrega de produtos e serviços. Logo, a gestão de estoque é fundamental para a preservação dos mesmos.
Abastecimento e vendas da unidade
Ninguém gosta de fazer um pedido e ouvir “estamos com esse produto em falta”. Problemas de estoque se tornam a causa da insatisfação de clientes, os quais podem lembrar da experiência ruim que tiveram na loja. Isso prejudica diretamente as vendas da unidade.
Manutenção dos padrões de qualidade da rede
Prezar pelo estoque e evitar situações incômodas com consumidores é algo fundamental para que os parâmetros de qualidade da marca sejam mantidos. A partir do momento que uma unidade de franquia tem problemas constantes com a reposição de insumos, os clientes perceberão. Isso, eventualmente, pega mal para toda a rede, pois ela ficará conhecida por suas falhas.
Administração financeira da unidade
Ter produtos em falta certamente fará impacto negativo nas finanças da unidade. Mas, insumos que foram comprados em excesso e que nunca são vendidos também prejudicam gestores, principalmente aqueles que estão começando. Faz parte da gestão de estoque também saber calcular as quantidades, o que é fundamental para uma boa administração financeira da franquia.
O que fazer para exercer uma boa gestão de estoque?
Para exercer uma boa gestão de estoque no franchising, é fundamental ter uma visão estratégica e proativa em relação aos negócios. É importante que o franqueado esteja sempre atento às necessidades dos clientes, monitorando a demanda para garantir que os produtos estejam disponíveis quando solicitados.
Uma boa comunicação entre a franquia e seus fornecedores é essencial para manter um fluxo constante de insumos e materiais. O franqueado deve estabelecer relacionamentos confiáveis com os fornecedores e estar sempre atento às datas de entrega para garantir que os produtos cheguem a tempo.
A tecnologia também pode ser uma grande aliada na gestão de estoque. Sistemas informatizados de gestão de estoque permitem que o franqueado monitore o nível de estoque em tempo real e saiba quando é hora de fazer novos pedidos. Esse tipo de solução pode ser especialmente útil em franquias com alta rotatividade de produtos e grande variedade de itens em estoque.
Ainda, é possível ir mais além com:
Tenha cuidado com o capital de giro da unidade
Não há reposição de estoque sem dinheiro disponível para compras com os fornecedores da rede. Esses recursos devem fazer parte do capital de giro da franquia, responsável por viabilizar a operação da unidade.
Dentro desse valor, por exemplo, estão os salários dos funcionários, os custos de funcionamento da loja e o necessário para a realização de pedidos de matéria-prima. Preserve esse fundo e não esqueça de fazer cálculos constantemente para analisar a situação do negócio.
Utilize checklists para checar a situação do estoque
Utilizar checklists é uma ótima forma de checar a situação do estoque em franquias. Essa técnica permite que o franqueado avalie rapidamente os níveis de estoque, identifique quais itens estão faltando e determine quando é hora de fazer novos pedidos.
Ou seja, monitorar o estoque é uma das funções do franqueado, principalmente quando o gestor não conta com o auxílio de um promotor de vendas. Esse trabalho pode ser facilitado com a utilização de certas ferramentas, como as checklists. As listas de itens a serem verificados são extremamente úteis para conferir com precisão o que precisa ser reposto.
Mantenha contato com fornecedores através de uma boa plataforma de comunicação
A franqueadora que se preocupa em definir um canal prático e eficiente de comunicação a ser utilizado pelos franqueados para que realizem pedidos, estará facilitando o trabalho de gestão de estoque. Portanto, essa dica vai mais para os franqueadores do que para os operadores de unidades.
Busque por meios para otimizar a reposição de estoque e os gastos
Essa dica se aplica mais ao momento de formatação da rede, ou para rever a logística de estocagem das unidades. Nem sempre o formato tradicional de compras com fornecedores e reposição de insumos pode ser o mais vantajoso para a empresa.
Algumas franqueadoras optam por produzir sua própria matéria-prima, tornando-se responsáveis pelo seu envio. Outra opção também é dispor de um centro de distribuição, que se encarrega no lugar dos franqueados para entrar em contato com os fornecedores. Isso possibilita o abastecimento a partir do conceito de just-in-time, que visa reduzir o número de produtos em estoque nas lojas, o que acarreta na diminuição de gastos desnecessários.
A Central do Franqueado
Mas nós podemos te ajudar! Você sabia que a Central do Franqueado é especialista em tecnologia para franquias? Nós desenvolvemos um software especialmente para você, franqueador, que quer acelerar a expansão da sua rede de franquias. E o melhor? Podemos te ajudar com a gestão de estoque da sua rede!
Nossa solução de padronização inclui o Módulo Checklist, responsável por manter a qualidade da rede; o Módulo Marketing, que padroniza a identidade visual da marca; e o Módulo Compras, encarregado de controlar as compras dos franqueados e de reduzir gastos desnecessários.
Com o Módulo Compras em particular você consegue definir os fornecedores homologados, acompanhar o histórico de compras e consultar relatórios visuais sobre todo o processo. Isso mesmo: utilizando a plataforma, você pode identificar as unidades que não compram produtos de fornecedores homologados e gastam em excesso.
Com isso, você tem um controle muito maior sobre o estoque dos seus franqueados e pode — claro — tomar decisões muito mais seguras. Quer saber mais? Solicite uma demonstração gratuita! Estamos te esperando!
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Redator em Central do Franqueado
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