Gestão de equipes: entenda o conceito e como aplicar na sua rede
5 min de leitura Carlos Griebler
Saiba como a gestão de equipes pode impulsionar a sua rede de franquias e solucionar os problemas de comunicação e baixo desempenho nas suas unidades.
Você vai ver:
- O que é gestão de equipes?
- Qual o papel do profissional de gestão de equipes?
- Quais os benefícios da gestão de equipes?
- Como aplicar a gestão de equipes na sua rede de franquias?
O que é gestão de equipes?
A gestão de equipes é uma estratégia que se resume ao controle sobre as atividades e desempenho dos colaboradores. O gestor de equipe é encarregado de promover o engajamento e aumentar a produtividade no ambiente de trabalho. Ele também é responsável por incentivar a cultura organizacional e estimular o aprimoramento profissional do time.
Geralmente, é atribuída ao líder de cada departamento da empresa e é indispensável para a otimização dos processos e para aumentar a vantagem competitiva no mercado. Como caminha o gerenciamento da sua equipe? Onde estão os líderes?
Qual o papel do profissional de gestão de equipes?
Antes de aprender mais sobre a gestão de equipes, é importante entender que ela está relacionada ao papel do líder. Uma boa liderança é fundamental para o êxito da sua rede de franquias. Afinal, você depende dos franqueados para uma rede de franquias.
Em uma organização, o gestor de equipes necessita motivar e extrair o melhor do time. Ele trabalha para entender o funcionamento das engrenagens que compõem o funcionamento da empresa para administrar os conflitos e gargalos de cada departamento. O líder, ou gestor de equipes, deve ser o exemplo de motivação e persistência para os colaboradores.
Além de atuar para produzir resultados, o gestor de equipes tem o dever de cuidar dos colaboradores. Afinal, o capital humano é o principal ativo das organizações, não é mesmo? O gestor de equipes vai:
- Ouvir e encaminhar as demandas;
- Desejos e reivindicações dos empregados à diretoria;
- Proporcionar condições de trabalho adequadas;
- Comunicar à diretoria o posicionamento dos funcionários caso precise;
- Buscar a aquisição de equipamentos;
- Softwares e ferramentas de inovação para o setor que representa.
Ao gerir a sua rede, os fundamentos da gestão de equipe podem ser muito úteis, principalmente se você vem obtendo resultados abaixo do esperado em algumas unidades da sua rede. Confira a seguir os benefícios da gestão de equipes.
Quais os benefícios da gestão de equipes?
Antes de investir na gestão de equipes, é importante conhecer os benefícios da sua aplicabilidade.
O tratamento dado à sua rede de franquias e franqueados é fundamental para expandir e atingir resultados. Não só a produtividade é beneficiada por meio de uma gestão eficaz, mas também o engajamento dos franqueados. Além disso, uma relação de confiança entre colaboradores e gestor contribui para a aproximação e identificação.
Nesse sentido, a probabilidade dos empecilhos serem superados facilmente é maior. Afinal, comunicar da maneira correta melhora o relacionamento com os seus franqueados e contribui para a integração dos processos.
Por outro lado, essa aproximação também ajuda a proporcionar um ambiente saudável em que represálias e o medo de ser demitido não são um impedimento para expressar a opinião.
Ao ampliar a liberdade de expressão de ideias você contribui para soluções inovadoras no ambiente de trabalho. Em uma rede, a aproximação com os seus franqueados é essencial para o alinhamento das informações e a redução de ruídos na comunicação interna.
Como aplicar a gestão de equipes na sua rede de franquias?
Faça um planejamento
Elaborar o planejamento é fundamental antes de qualquer iniciativa. Aqui todas as questões importantes devem ser consideradas. Indicadores de desempenho e o apoio dos principais gestores podem ser determinantes nessa etapa.
Conheça as equipes
A gestão de equipe depende do conhecimento aprofundado sobre o capital humano para funcionar apropriadamente. As capacidades, dificuldades e o potencial de cada time devem ser considerados para facilitar o gerenciamento.
As metodologias e estratégias relacionadas aos Recursos Humanos como o People Analytics podem ser usadas para fazer um levantamento de dados assertivo sobre as unidades da rede de franquias.
Selecione os líderes
Os líderes são os encarregados da gestão da equipe. Cabe aos Recursos Humanos a seleção dos profissionais adequados para a função. Algumas franquias investem em programas de desenvolvimento de líderes porque sabem que a demanda por eles cresce a cada dia.
A vantagem é que não é preciso contratar novos colaboradores para ocuparem o cargo, apenas desenvolver as habilidades dos candidatos selecionados para o programa. Em uma rede de franquias, vale adotar a mesma metodologia, porém selecionar líderes para cada unidade.
Oriente a definição de metas
A definição de metas é fundamental porque estimula os colaboradores a atingirem objetivos. É por meio dessas atividades que você vai manter a sua equipe engajada, satisfeita com o desempenho e reconhecimento.
Em uma rede de franquias, as metas SMART podem ser usadas para impulsionar o processo de expansão e a gestão de novas unidades e para a gestão de equipe.
Fortaleça a cultura e o clima organizacional
A cultura organizacional envolve os valores percebidos pelos colaboradores. Ela direciona o principal objetivo da sua empresa. Por isso, é importante estruturar uma cultura que fortaleça e mantenha unida os colaboradores e as unidades da sua rede de franquias.
Dentro da cultura, vale destacar a importância do feedback. Retorno sobre as atividades desenvolvidas é essencial para que a equipe saiba como melhorar o desempenho. Cabe aos líderes implementar feedbacks construtivos não só para os colaboradores, mas também para os franqueados.
Aposte na tecnologia
Se a tecnologia e as ferramentas de gestão não estão presentes na sua rede de franquias, saiba que isso está prejudicando a sua vantagem competitiva.
Entender a gestão de equipes é relevante para melhorar os resultados da sua franquia.
No entanto, às vezes a teoria não é suficiente para resolver os seus problemas. Na prática, a Central do Franqueado desenvolveu o Módulo CAF para solucionar as dificuldades de comunicação na sua franquia.
Suporte à sua rede nunca mais será um problema. Ficou interessado? Então solicite uma demonstração com a gente.
Acesse o nosso site e acompanhe as novidades do universo do franchising.
Redator em Central do Franqueado
Saiba mais
- Manual de franquia: chave para padronização de processos
- Índice de lucratividade: o que é e como calculá-lo no franchising
- Como fazer um relatório e utilizá-lo no franchising
- Matriz de Eisenhower: saiba o que é e como utilizar em sua franquia
- Matriz de Kraljic: o que é e como utilizá-la na gestão de estoque da sua franquia
- Kanban: o que é e como aplicá-lo no franchising
Posts relacionados à