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Gestão de Franquias

Gestão de desempenho: como ela pode revolucionar a sua franquia

5 min de leituraCarlos Griebler

A gestão de desempenho é uma alternativa para melhorar o resultado das suas unidades franqueadas e aumentar o engajamento dos seus colaboradores. Confira a seguir!

Neste artigo você vai ver:

O que é gestão de desempenho?

Antes de tudo ,você sabe a diferença entre gestão de desempenho e avaliação de desempenho? É comum que esse gerenciamento seja confundido com a avaliação dos colaboradores. 

No entanto, enquanto a gestão de desempenho é uma estratégia e envolve todos os colaboradores dentro de uma organização, a avaliação de desempenho é uma prática e é aplicada periodicamente para avaliar o desenvolvimento de determinados colaboradores ou áreas dentro da empresa.

A gestão de desempenho, portanto, está relacionada à otimização do desempenho dos colaboradores da sua rede de franquias. A sua principal finalidade é aumentar a efetividade dos procedimentos dentro do workplace e garantir uma melhora contínua.

Afinal, em uma rede de franquias, você quer se certificar que o desempenho das suas unidades está sempre melhorando, certo? Por isso, a gestão de desempenho pode exercer um papel fundamental na sua administração. Se as unidades da sua rede de franquia apresentarem baixo desempenho, apostar nessa estratégia é uma alternativa para aumentar a sua produtividade

Em outras palavras, a gestão de desempenho é um processo cíclico e contínuo que envolve a identificação, mensuração e desenvolvimento dos colaboradores e equipes. 

Vale lembrar que as metas e objetivos da sua rede de franquias devem estar definidas e estruturadas adequadamente para que a gestão de desempenho atue efetivamente. 

Quais os benefícios de aplicar a gestão de desempenho na sua franquia?

Aplicar a estratégia de gestão de desempenho na sua rede de franquias é uma saída para estruturar um ambiente de trabalho melhor no qual os colaboradores apresentem maior autonomia e liberdade para desenvolver as suas habilidades. 

Dessa maneira, as metas e objetivos são mais facilmente alcançadas, o que influencia diretamente na produtividade da sua rede de franquias. Que tal conferir alguns benefícios da estratégia para o desempenho na sua rede? Continue lendo!

Aumenta a valorização e a motivação dos seus colaboradores

Por meio da gestão de desempenho, os seus colaboradores se sentirão mais valorizados e motivados. Afinal, vão trabalhar em um workplace mais agradável e suscetível a novas ideias. 

Auxilia na identificação de talentos

A retenção de talentos da sua franquia está relacionada à gestão de desempenho. Afinal, os feedbacks, autoavaliações e reconhecimento das atividades são aspectos relacionados à gestão de desempenho que aumentam a satisfação dos colaboradores, portanto, a probabilidade deles procurarem outras oportunidades no mercado de trabalho é melhor. 

Estimula capacitação e o fortalecimento das equipes

Como você viu anteriormente, os colaboradores em workplace ideal são mais propensos à motivação no trabalho e ao engajamento. Nesse cenário, eles desenvolvem mais a suas capacidades e buscam mais conhecimentos para manter a produtividade. A gestão de desempenho, portanto, influencia também na qualificação dos colaboradores da sua organização.

Aprimora a detecção de problemas e falhas

Vamos supor que por meio da gestão de desempenho você está monitorando os resultados do setor de marketing da sua rede de franquias. No entanto, ao planejar uma campanha de marketing para o lançamento de um produto, o desempenho dos seus colaboradores diminuiu. 

Uma das causas pode ser que a campanha não está correspondendo aos interesses e expectativas dos seus colaboradores e, por meio da gestão de desempenho, você identificou esse problema o mais cedo possível, evitando desastres futuros e gastos com redirecionamento da abordagem da campanha. 

Como aplicar a gestão de desempenho na sua franquia?

Agora que você confere alguns benefícios da gestão de desempenho, que tal aprender a melhor maneira de aplicar essa estratégia na sua rede de franquias? 

Planejamento e alinhamento

O primeiro passo é combinar as metas, objetivos e expectativas com os seus colaboradores. As instruções devem ser apresentadas de maneira clara e concisa para que as dúvidas não sejam tão recorrentes e para que a mensagem seja entendida da melhor maneira possível. 

Nesta etapa também vale definir os indicadores e explicar aos envolvidos como o desempenho será medido. 

Os indicadores e métricas mais usados são os seguintes: eficiência; eficácia; capacidade;  produtividade; qualidade; lucratividade; rentabilidade; competitividade; efetividade e valor. No entanto, eles estão suscetíveis a variações conforme a sua necessidade.

Use metodologias recomendadas pela Central do Franqueado

A Central do Franqueado é especialista no mercado de franquias e vai apresentar algumas das melhores metodologias para aplicar na sua rede.

A Análise SWOT é um exemplo de metodologia que serve para identificar e selecionar quais as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da sua rede. Ela é conhecida por trabalhar nos seguintes pontos: forças; fraquezas; oportunidades e ameaças. O Ciclo PDCA é uma alternativa a Análise SWOT. A sigla PDCA significa Plan (Planejamento), Do (Execução), Check (Verificação) e Act (Ação). No Ciclo PDCA, como o nome sugere, a sua aplicação é cíclica e ao fim do procedimento se repete, tal qual a gestão do desempenho.

Vale lembrar que a gestão de desempenho é de aplicação ampla e se adapta às mais diferentes metodologias. Portanto, cabe a você decidir qual a melhor alternativa para a sua rede de franquias, não há uma fórmula infalível a ser seguida, apenas planejamento, organização e tentativas constantes.

Solução da Central do Franqueado

Na teoria, são diversas as metodologias, estratégias e práticas para você aplicar na sua franquia. Basta fazer uma busca no Google que milhões de resultados sobre como aumentar o desempenho do seu negócio aparecem como mágica. 

No entanto, na prática, os procedimentos não são tão simples como parecem e os problemas da sua franquia podem ser uma dor de cabeça que desperdiça os seus dois recursos mais valiosos: tempo e dinheiro. 

E se existisse um sistema capaz de transformar a sua rede de franquias e de economizar os seus recursos? Seria ótimo, não é mesmo? A Central do Franqueado conhece o mercado de franquias e entende as dificuldades e problemas do dia a dia de um franqueador. Por isso, desenvolvemos especialmente para você uma solução de ‘Engajamento

A solução da Central do Franqueado para engajar os seus franqueados inclui os módulos ‘CAF’ e o ‘Arquivos’. Uma combinação para revolucionar a administração da sua franquia e a prestação de suporte aos seus franqueados. 

Ficou interessado? Que tal experimentar grátis e sem compromisso? Esperamos você!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado