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Gestão da inovação: como ela pode alavancar sua franquia

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Gestão de Franquias

7 min de leitura Andrei Arndt

Uma estratégia de gestão da inovação não é apenas um diferencial, mas um requisito para crescer e se estabelecer no competitivo mercado atual. Um ambiente favorável ao surgimento de novas ideias e que estimule a capacidade criativa dos colaboradores é a principal premissa da gestão da inovação.

Neste artigo você vai ver:

O que é gestão da inovação?

Gestão da inovação, do termo inglês innovation management, é o conceito responsável pelo trabalho de acompanhar as fases do ciclo de inovação nas empresas. Ela envolve desde o processo da criação de um novo produto, ou serviço, até a fase de lançamento no mercado ou aplicação prática.

Origem da gestão da inovação

A gestão da inovação tem origem no começo do século XX. Entre as décadas de 1930 e 1940, o economista austríaco Joseph Schumpeter apontou a inovação como fundamental para o crescimento econômico. Na época, a inovação era interpretada como um processo individual nas organizações. Sendo assim, era resultado da combinação entre inteligência, experiência e intuição. 

Anos depois, na década de 1980, a inovação passa a ser interpretada como resultado do envolvimento das pessoas dentro da organização. A caixa de sugestões foi criada para promover o envolvimento dos colaboradores. A gestão da inovação é fundamental para que as empresas inovem de forma sistemática e efetiva, através do lançamento de produtos inovadores e relevantes para o mercado e não apenas invenções, por exemplo. 

Ela é uma alternativa para manter a competitividade no mercado. Explorar novos mercados e nichos, reduzir custos e conquistar clientes, a gestão da inovação se propõe a garantir o espaço do seu negócio. 

Empresas que não inovam comumente são superadas pelos concorrentes e perdem a relevância. A substituição do táxi pelos aplicativos de transporte é um exemplo. A inovação, simplesmente, é a criação de algo inusitado que gera valor ao seu negócio.

Um caso interessante de inovação é o da Amazon. A empresa era um e-commerce de livros e investiu no oferecimento de serviços de TI para construir uma das estruturas de logística mais efetivas na atualidade. Hoje, a Amazon é um dos maiores marketplaces da web. A gestão da inovação, nesse sentido, foi crucial para identificar as melhores oportunidades e diversificar os serviços e produtos.

Qual o objetivo da gestão da inovação?

A gestão da inovação tem como objetivo evitar a estagnação da sua empresa. Partindo do princípio de sustentabilidade e seus três pilares: econômico, social e ambiental. A inovação está englobada no que se refere ao econômico, mas pode, ocasionalmente, ser absorvida pelas outras divisões. 

De caráter estratégico, a gestão da inovação é fundamental para se destacar no mercado e valorizar a identidade da sua marca perante os clientes. Além de conceder um ambiente mais propenso à concepção de novas ideias, a gestão da inovação proporciona elevar o faturamento, bem como as margens de lucro.

Confira a seguir alguns objetivos e características da gestão da inovação:

Mapeamento

Para isso, usar uma estratégia baseada na gestão da inovação é identificar oportunidades e riscos do mercado, além de monitorar a concorrência, processos que orientam o desenvolvimento de projetos inovadores.

Além disso, é preciso contar uma rede efetiva de comunicação interna para organizar e compartilhar dados com os funcionários, visando a captura de ideias e insights em potencial dos colaboradores.

Otimização

Otimizar os processos por meio de ideias valiosas e inovadores é resultado de uma estratégia de inovação bem-sucedida. Não necessariamente a inovação trata de criar do zero, ela também se refere ao ato de reinventar com adaptações e melhorias. 

Todas as áreas da empresa podem ser transformadas, por exemplo, serviços, comunicação e processos internos. 

Produtividade

Em razão da otimização das atividades executadas, a produtividade é consequentemente aprimorada. Se a produtividade trata de executar tarefas com qualidade e economia de recursos, por exemplo, tempo e dinheiro.

A criatividade pode reduzir a demora dos processos produtivos e do tempo empenhado em cada um deles. Ela potencializa a produtividade do seu negócio em todas as áreas possíveis.

Competitividade 

A competitividade, por sua vez, é suscitada por meio da gestão da inovação. Afinal, para competir é preciso inovar. Além de pesquisar o mercado e identificar e atender as demandas dos clientes, a gestão da inovação possibilita criar soluções adequadas ao seu público-alvo por meio de pesquisas sobre a concorrência e personas. Ideias criativas que não agregam ao cliente ou a competitividade são dispensadas.

Adquirir vantagem competitiva e inovar é um caminho possível para evitar que o consumidor fique desinteressado nos produtos do seu negócio. As novidades são aspirações do consumidor moderno. Por isso, apostar em uma estratégia de inovação é aumentar a vantagem competitiva da sua empresa no mercado.

Como aplicar a gestão da inovação na sua franquia?

Agora que você entendeu o que é gestão da inovação e suas características e objetivos, que tal conferir a sua aplicabilidade em uma rede de franquias? Continue a leitura!

Crie uma estratégia de inovação

Antes de tudo, é fundamental planejar e desenvolver uma estratégia de inovação. Nesta etapa, é necessário estabelecer objetivos, bem como selecionar os recursos e diretrizes para o procedimento. 

A gestão da inovação deve estar relacionada a uma área específica dentro das divisões do seu negócio. Ela precisa de autonomia para funcionar e por isso é importante estar alinhada com os ideais da organização, mas manter a independência.

Invista na cultura da inovação

A gestão da informação precisa de novas ideias para prosperar, quem estiver envolvido com ela, precisa apresentar entusiasmo e apetite de risco. A intensidade do risco vai determinar o quanto a sua organização se dispõe a investir para obter o retorno estipulado, afinal, ele é incerto. 

Desenvolver a cultura da inovação, nesse sentido, requer a disponibilização de treinamentos, cursos e palestras sobre o assunto. Sobretudo, que em toda a hierarquia empresarial e principalmente a direção, demonstre apreço e valorização pelo espírito da inovação. Vale lembrar que desenvolver a cultura da inovação requer investimento e os resultados são a longo prazo.

Mostra a importância de inovar

Apresentar casos de sucesso e de fracasso serve para analisar e compreender a importância da inovação. Nesse sentido, é interessante proporcionar aos seus colaboradores momentos de reflexão acerca de alguns casos, por exemplo: 

O caso Toyota, a metodologia Lean Manufacturing e o desenvolvimento da autonomia e independência aos colaboradores em diferentes níveis hierárquicos para estimular a criatividade e soluções inovadoras. 

Também a história da Kodak, conhecida por patentear a câmera fotográfica digital, mas que fracassou porque nunca a lançou efetivamente no mercado, nesse caso, dar destaque para a falta de ousadia da empresa pode ser uma forma de estimular o apetite de risco dos colaboradores.

Determine indicadores de desempenho

Gerar resultados é objetivo da gestão da inovação, no entanto, é fundamental medir e acompanhar as etapas do processo de inovação. Se a sua empresa produz 5 ideias por mês, por exemplo, serão 60 ideias por ano. Quantas inovações ela lança por ano? 

Se o número for baixo, como abaixo de 10, é importante rever a estratégia visando o maior aproveitamento desse potencial criativo. Indicadores de desempenho são importantes nesse sentido. Para que a gestão da inovação funcione, no entanto, é necessária uma estrutura envolvente para os colaboradores e fonte de valor para os clientes.

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado

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