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Gestão de Franquias

Conheça o Gerente de Vendas e a sua importância em uma rede de franquias

4 min de leituraCarlos Griebler

Problemas de desempenho nas suas unidades franqueadas? Aprenda como o gerente de vendas pode aumentar a motivação dos seus colaboradores e melhorar a produtividade das suas unidades de franquia.

Neste artigo você lerá sobre:

O que é um gerente de vendas?

O gerente de vendas, popularmente conhecido como gerente comercial, é o responsável pela gestão da equipe de vendas. Em uma rede de franquias, o gerente de vendas estimula os colaboradores a atingirem os melhores resultados. 

O gerente de vendas trabalha em sintonia com os profissionais de vendas. Seu principal propósito é orientar os colaboradores a atingirem as metas. Nesse sentido, o gerente de vendas é responsável por exercer o papel de liderança dentro do ambiente de trabalho. A sua área de atuação abrange o relacionamento com o cliente e costuma integrar a área de vendas ao marketing.  

O que faz um gerente de vendas?

O gerente de vendas é o profissional determinante na gestão comercial. Ele se responsabiliza pelo rendimento dos colaboradores. Por isso, você pode contar com um gerente de vendas na sua rede de franquias para auxiliar na expansão das suas unidades. Afinal, você precisa vender a sua marca para outro investidor, certo?

Mas a atuação do gerente de vendas é ampla. Quanto mais inserido no ambiente de vendas, melhor será a atuação deste profissional. Para isso, ele precisa estar em contato com os diferentes setores da organização. 

A importância de um gerente de vendas em uma rede de franquias

Melhora o planejamento

Planejar antes de agir é essencial, certo? Principalmente em uma rede de franquias. Afinal, expandir a sua rede pelo país requer um planejamento cuidadoso para evitar problemas no processo de implantação. O gerente de vendas vai se encarregar de realizar um levantamento de dados sobre as vendas da sua rede. 

Para isso, vale lembrar que dispor de uma base de conhecimento é fundamental para aumentar a precisão e coerência dos dados. Dentro do planejamento, estão as finalidades e as conquistas a serem alcançadas pela equipe. 

Por isso, o gerente de vendas trabalha para criar metas e objetivos que correspondam às expectativas dentro do setor de vendas do seu empreendimento. As metas SMART, por exemplo, são alternativas a serem consideradas por esse profissional. 

Vale lembrar que o gerente de vendas também fica a par de tudo relacionado às vendas da sua rede de franquias. Portanto, ele vai monitorar cada passo dado para analisar a efetividade das medidas tomadas.

Organiza melhor os seus colaboradores

Apesar de estar restrito à equipe de vendas, a atuação de um gerente pode ser usada de exemplo para todos inseridos no workplace. É ele quem vai designar os colaboradores para as suas respectivas tarefas. Também é comum que este profissional apresente facilidade em escolher o melhor colaborador para cada função. 

Na sua rede de franquias, o gerente de vendas, após o levantamento inicial, possivelmente vai identificar as melhores estratégias para vender a sua marca aos leads em potencial. 

Além disso, o gerente de vendas também estimula o engajamento e a autonomia dos colaboradores no ambiente de trabalho. Descentralizar a gestão e diminuir as restrições são ações praticadas por um gerente de vendas competente. 

Orienta as atividades da sua equipe

O gestor de vendas é encarregado de executar o melhor direcionamento dos colaboradores durante as atividades diárias. Mas saiba que é importante que para extrair a melhor performance de um gestor de vendas, ele precisa estar inserido em um ambiente de trabalho adequado. 

São diversas as estratégias que você pode usar para melhorar o desempenho de um gerente de vendas. 

A organização no trabalho e uma cultura organizacional alinhada com a ideologia da sua rede de franquias é muito importante para que este profissional desempenhe o seu papel da melhor maneira possível.

Controla e monitora o desempenho da suas unidades

Sabe os indicadores de desempenho? O gerente de vendas está sempre atento a eles. Afinal, estar em contato com o cotidiano da rede de franquias é fundamental para o gerente de vendas. Por isso, ele nunca vai trabalhar sozinho, mas sempre em contato com os colaboradores. 

O gerente de vendas apresenta liderança como uma das suas principais características. Por isso, é importante que ele forneça feedbacks constantes aos seus colaboradores para manter a motivação e a produtividade.

Nesse sentido, é importante ressaltar que um gerente autoritário e controlador traz mais malefícios do que benefícios. Vale aplicar feedbacks também para a performance do gerente de vendas para que todos aprendam com seus erros, não só os colaboradores.

Melhora a identificação de tendências no mercado

O gerente de vendas, por estar em contato constante com colaboradores de várias áreas e vendedores, este profissional apresenta facilidade em visualizar as tendências de mercado. Em outras palavras, aumenta sua vantagem competitiva frente aos concorrentes.

Vale lembrar que é importante manter uma base de dados atualizada para analisar as métricas referentes às vendas. Afinal, o que não é medido não pode ser gerenciado. 

Neste artigo você aprendeu a importância de um gerente de vendas em uma rede de franquias, o quanto ele pode  melhorar o desempenho das suas unidades franqueadas e também acelerar a expansão da sua rede.

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado