Gerente de projetos: a importância desse profissional em uma rede de franquias
6 min de leitura Andrei Arndt
O gerente de projetos é um profissional determinante para o sucesso do seu empreendimento. Aprenda neste artigo o que significa ser um gerente de projetos e a sua importância em uma rede de franquias.
Você vai ver:
- O que é gerente de projetos?
- O que faz um gerente de projetos?
- Quais as competências de um gerente de projetos?
- Qual a importância de contratar um gerente de projetos para a sua franquia?
O que é um gerente de projetos?
Planejamento, coordenação e execução de projetos. De maneira simples, essas são as três atividades principais do gerente de projetos. Geralmente, o gerente de projetos trabalha para empresas, associações ou instituições do governo.
Em uma rede de franquias, o gerente de projetos pode exercer um papel estratégico para a expansão da sua rede. Principalmente pela complexidade de uma rede franquia, isto é, as diferentes unidades espalhadas pelo país, alguns administradores costumam enfrentar dificuldades para dar o andamento adequado.
Por vezes, o gerente de projetos coordena mais de um projeto simultaneamente. Em outras palavras, isso significa que estes profissionais estão acostumados a um ritmo de trabalho mais acelerado e, por isso, a organização é uma das suas principais características.
A seguir, vamos conferir as funções de um gerente de projetos, as suas competências e a importância de contratar um para a sua franquia. Continue lendo!
O que faz um gerente de projetos?
O gerente de projetos assegura que os recursos, o cronograma e os indicadores fiquem de acordo com o esperado. Além disso, ele é o responsável por comunicar a organização as decisões e resultados acerca do projeto.
Administrar o cronograma
Uma das principais atribuições do gerente de projeto é ficar encarregado da administração do cronograma. Manter os envolvidos engajados no projeto e assegurar a entrega das demandas dentro do prazo é um trabalho fundamental para garantir os bons resultados. No entanto, para executar essa atividade, é preciso organizar as propostas e elaborar os planejamentos de maneira clara e acessível.
Identificar e solucionar os problemas
O gerente de projetos, em outras palavras, precisa apresentar uma boa liderança, afinal, ele é quem representa o projeto. Por isso, parte das suas atividades envolvem identificar, administrar e resolver os principais problemas que apareçam no caminho
Se você estiver com dificuldades de expandir a sua rede, por exemplo, um gerente de projetos pode sugerir alternativas para tornar o processo de expansão mais organizado e eficaz. Se você tem pressa, saiba que a Central do Franqueado conhece a melhor maneira de acelerar a expansão da sua rede.
Nesse sentido, o profissional vai acompanhar o passo a passo da criação e do andamento do projeto e, por isso, identificar e solucionar os problemas no menor tempo possível, evitando prejuízos ao resultado final, esta será uma consequência da sua atuação.
Definir métricas e divulgar informações para as partes interessadas
As métricas são indispensáveis para um gerente de projetos. Afinal, sem elas, não é possível saber se o desempenho do projeto está de acordo com o esperado ou se está abaixo.
Cabe ao gestor de projetos a escolha dos melhores indicadores de desempenho para alcançar as metas e objetivos determinados para aquele projeto. Dessa maneira, a probabilidade das coisas saírem do controle é muito baixa.
Uma comunicação transparente e integrada a todos os colaboradores envolvidos no projeto não é só um diferencial, mas uma necessidade. Comumente problemas surgem porque a comunicação não é tão efetiva quanto deveria ser.
Em uma rede de franquias, por exemplo, você pode enfrentar dificuldades para manter contato com as suas unidades franqueadas. Para evitar falhas na comunicação, é interessante apostar na tecnologia para manter as informações alinhadas e atualizadas entre todos os envolvidos em alguma atividade referente ao projeto. Apostar em softwares para franquias é uma alternativa interessante e com ótimo custo benefício.
Checklist: Gestão Estratégica
Baixe nosso checklist feito por especialistas em gestão de franquias e garanta que sua rede está no caminho certo.
Competências do gerente de projetos
Liderança
Como você percebeu lendo até aqui, o gerente de projetos lidera o andamento das atividades dentro do planejamento. Portanto, uma das suas principais competências é a boa liderança. Diferente do chefe, este profissional não vai apenas encaminhar demandas e exigir que elas sejam cumpridas. Vamos imaginar que você trabalha com automação comercial, é necessário ter uma pessoa que entenda o gerenciamento muito bem o seu projeto, ajudando a sua empresa a deslanchar!
Parte do seu trabalho está em ganhar a confiança e motivar os colaboradores para que os resultados sejam alcançados. Extrair o melhor de cada um dos envolvidos é a melhor alternativa para manter o andamento do projeto.
Negociação
Negociar e defender as suas ideias é importante para um gerente de projetos. Afinal, todas as suas atividades, mesmo que indiretamente, envolvem de alguma maneira o ato de negociar. Imagine o seguinte: você contrata um gerente de projetos para planejar uma campanha de marketing para a sua marca.
No entanto, ele percebe que os prazos não vão fechar da maneira que você esperava. Então, começa aí um procedimento de negociação para estipular novos prazos ou, manter o prazo, mas abrir mão de alguma demanda. Viu como é importante negociar?
Agilidade
Dinamicidade, agilidade e facilidade em trabalhar sob pressão. Gerir um projeto requer estas características e nada melhor do que contratar um gerente de projetos para isso, certo? Além disso, para acelerar a tomada de decisão, pode ser baseada em projetos anteriores.
Nesse sentido, uma base de conhecimento é indispensável para consultar informações sobre projetos anteriores. Se você ainda não trabalha com base de conhecimento no seu negócio, saiba que ela é um diferencial para aumentar a sua vantagem competitiva.
Para franquias, armazenar dados sobre todas as atividades que envolvem o desempenho da sua unidade é fundamental. Mas nem sempre é fácil encontrar um local seguro para elas. O Módulo Arquivos é uma alternativa para você salvar na nuvem as informações mais importantes do seu empreendimento.
Comunicação
Vamos supor que você vai coordenar um projeto, mas não consegue se comunicar com os envolvidos? Quando se comunica, falhas ocorrem e mensagens são interpretadas da maneira incorreta. Fica difícil atingir os melhores resultados dessa maneira, não é mesmo?
Por isso, uma comunicação exemplar é um pré-requisito para um gerente de projetos. Uma estratégia para estimular a comunicação e o desempenho das partes envolvidas são os feedbacks. Por meio deles, os colaboradores mantêm contato com o líder e recebem comentários acerca da sua performance no ambiente de trabalho
Portanto, ter à disposição informações relevantes vai aumentar ainda mais a agilidade da resolução de problemas do seu projeto.
Qual a importância de um gerente de projetos em uma rede de franquias?
Contratar um gerente de projetos para a sua rede de franquias pode ser um fator determinante para o plano de expansão da sua marca. Mas a atuação de um gerente de projetos não se limita à expansão. Uma campanha de marketing, uma reestilização da sua marca ou qualquer projeto
Tudo é projeto. Por isso, ao contar com a participação de um gerente de projetos você garante o planejamento, a coordenação e a execução das atividades da melhor maneira possível.
A Central do Franqueado sabe a importância de modernizar a gestão da sua franquia e fortalecer o relacionamento com os seus franqueados. Por isso, desenvolvemos especialmente para você o sistema para franquias. Uma plataforma desenvolvida especialmente para revolucionar a administração da sua marca. Experimente grátis! Solicite uma demonstração com a gente!
Acompanhe o nosso site para ficar por dentro do universo do franchising!
Redator em Central do Franqueado
Saiba mais sobre
Gestão de franquias
- Manual de franquia: chave para padronização de processos
- Índice de lucratividade: o que é e como calculá-lo no franchising
- Como fazer um relatório e utilizá-lo no franchising
- Matriz de Eisenhower: saiba o que é e como utilizar em sua franquia
- Matriz de Kraljic: o que é e como utilizá-la na gestão de estoque da sua franquia
- Kanban: o que é e como aplicá-lo no franchising
Checklist: Lançamento de Franquia
Baixe nosso checklist e siga o passo a passo para preparar o lançamento da sua franquia estrategicamente.
Posts relacionados à