Gerenciamento: entenda o que é e a importância em sua franquia
7 min de leitura Filipe Pacheco
Gerenciamento em franquias é organizar, planejar e executar atividades que facilitem o processo de trabalho são atividades relativas ao gerente, administrador ou líder. A gerência pode-se dar sobre coisas, pessoas ou ambos, e cabe ao gerente organizar seu ambiente de trabalho, tomar decisões, direcionar o trabalho de funcionários ou membros de um grupo. Preparamos para você este conteúdo para te ajudar a entender um pouco das funções do gerenciamento em uma rede de franquias.
O que você verá neste artigo:
- O que é gerenciamento?
- Qual a origem do gerenciamento?
- Quais os tipos de gerenciamento para a sua franquia?
- Saiba como é aplicado o gerenciamento em seu negócio
O que é gerenciamento?
Em poucas palavras o gerenciamento trata-se de planejar, dirigir e controlar e aplicar acertos principais para utilizar e maximizar os Recursos Humanos, informativos e financeiros de uma organização. Em termos gerais, o gerenciamento se refere à ação e ao efeito de administrar ou gerenciar um negócio. Através de um gerenciamento se levarão a cabo diversas diligências, trâmites, as quais conduzirão ao lucro de um objetivo determinado.
A gerência determina a estratégia e a direção da empresa. Uma boa gestão é a base sobre a qual empresas de sucesso são construídas. Quanto mais complexa a operação de uma empresa, mais importante é uma gestão eficiente. Mais específica que a administração, a gerência trata de setores ou departamentos específicos de uma organização. O papel do gerente é exercer funções bem delimitadas, ou seja, ele cuida somente do seu campo de atuação ou departamento.
Com isso, o gerente de marketing, por exemplo, não possui responsabilidades sobre a administração dos recursos financeiros, pois cabe somente aos seus respectivos gerentes a responsabilidade desses departamentos.
Qual a origem do gerenciamento?
O conceito de gerenciamento apareceu pela primeira vez durante a Revolução Industrial. Antes desta revolução, os empresários não costumavam dividir o trabalho dos empreendimentos. A partir do aumento na escala de produção, surge a necessidade de contratar mais pessoas para possibilitar a execução dos procedimentos.
Por volta de 1900, o conceito de gerenciamento passou a ser usado frequentemente, o que contribuiu para a criação de instituições voltadas para o ensino da administração. Especialização do trabalho, padronização dos processos, controle de qualidade, planejamento, organização e fluxo de trabalho pertencem ao gerenciamento.
Quais os tipos de gerenciamento para a sua franquia?
Agora, vamos conhecer alguns dos diversos tipos de gerenciamento, e entender qual se encaixa melhor no seu tipo de franquia.
Autocrático
A ênfase aqui é a autoridade, classificação e hierarquia dentro da organização. É sempre uma interação de cima para baixo, com classificação e arquivo amplamente necessários para simplesmente seguir comandos. Os funcionários que não obedecem são punidos. Além disso, o estilo de gerenciamento depende do medo de manter todos alinhados e manter as coisas funcionando.
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A produção pode ser alta, mas a satisfação dos funcionários não. Outra desvantagem seria uma possível queda na qualidade, pois os trabalhadores não estarão motivados a dar 100%. Os micro gerenciadores também geralmente se enquadram nessa categoria, pois ficam pairando sobre os ombros de todos, as tarefas esperadas são executadas somente conforme as instruções.
Extrovertido
Um estilo de gestão mais agradável (pelo menos entre os trabalhadores) seria extrovertido, onde os gerentes exercem mais consideração, compaixão e compreensão em relação aos funcionários. Alguns nomes famosos que praticaram esse tipo de estilo de gestão foram: o falecido CEO da Apple, Steve Jobs, e o CEO da Tesla, Elon Musk – que confiam amplamente em seu forte carisma para liderar e gerenciar pessoas.
Gerentes de transformação – aqueles que adotam a mentalidade do quid-pro-quo entre gerente e funcionário também se enquadram nessa categoria.
Político
Uma espécie de combinação de um estilo autoritário e extrovertido de gerenciamento. Como um todo, os gerentes parecem simpatizar e/ou têm agendas ocultas não divulgadas aos trabalhadores regulares. Os gerentes que operam com base na necessidade de conhecer quando se trata de subordinados se enquadram nessa categoria.
Além disso, como o nome sugere, esse tipo de estilo incorpora a política do escritório ao jogo do poder, onde as escadas de carreira individuais são mais a prioridade, em vez de produtividade ou lucro para a empresa.
Administrativo
Isso pode ser visto como uma derivação do estilo autoritário de gerenciamento, mas não inteiramente. Embora a ênfase nesse estilo seja a aderência estrita às regras, protocolos e processos da empresa, eles não são necessariamente em detrimento do trabalhador.
O ponto nesse tipo de estilo de gerenciamento é a mentalidade “Se não está quebrada, por que consertar?”, onde as coisas serão feitas da maneira que sempre foram feitas.
Democrático
Aqui, a voz de todos é ouvida. Isso resulta em alta satisfação entre os trabalhadores, mas, se deixado de lado, esse tipo de gerenciamento pode ser contraproducente ou até ter um impacto negativo na organização como um todo.
Mas o objetivo nesse tipo de estilo gerencial é incentivar deliberadamente a participação de todos (ou pelo menos a maioria) dos membros da organização, o que aumenta a sensação de pertencimento e também contribui para diminuir a rotatividade.
Treinamento/orientação
Aqui, a gerência está mais atenta ao assunto, prestando atenção a qualquer problema. É menos no “meu caminho ou na estrada”, mas mais como trabalhadores estão sendo ensinados e guiados.
O gerenciamento é fluido e é reproduzido de ouvido, dependendo da contribuição dos trabalhadores. A principal diferença aqui do estilo democrático é a abordagem adotada pela gerência, porque, no final, sob um estilo democrático, é preciso haver um único tomador de decisão.
Laissez-faire
O laissez-faire é a forma mais descontraída de gerenciamento. Neste modelo, a supervisão aos colaboradores é mínima. Há liberdade criativa para trabalhar quando e como os for melhor para cada um dos colaboradores.
Claro, prazos e objetivos precisam ser cumpridos, tal qual os outros modelos. Nesse caso, a preocupação maior deste modelo são os resultados e não os meios. Confiança nos membros da organização também é um dos diferenciais do laissez-faire.
Saiba como é aplicado o gerenciamento em seu negócio
Um gerente pode exercer diversas funções, que envolvem desde o controle e treinamento da equipe de funcionários da empresa, até sua administração e o seu financeiro. Continue lendo para aprender mais sobre!
- Contratação de pessoal: sejam colaboradores fixos, freelancers ou empresas terceirizadas, está incluso no gerenciamento.
- Treinamento de novos contratados: vale lembrar também a importância de treinar novos franqueados nas redes de franquias, o que certamente deve constar em uma estratégia de gerenciamento voltada para o franchising.
- Motivar funcionários novos e antigos: colaboradores e franqueados que não engajam contribuem para diminuir a produtividade da rede e também para aumentar a rotatividade. Quanto melhor for a relação dos colaboradores no ambiente de trabalho, melhores serão os resultados na organização.
- Incentivar a comunicação: melhorar a comunicação é fundamental em qualquer estratégia de gerenciamento. Afinal, os ruídos na comunicação diminuem a produtividade e também aumentam os erros.
- Ajuda com problemas em geral: sem gerenciamento dificilmente se chega a algum lugar.
Existem também tarefas relacionadas ao financeiro, que estão diretamente relacionadas à performance da organização.
- Definição de metas futuras: estabelecer metas ou marcos é uma alternativa para aumentar a motivação e manter a produtividade. Porém, sem gerenciamento, as possibilidades de erros aumentam.
- Estabelecer objetivos em geral: os objetivos são resultados do cumprimento das metas. Por isso, sem um gerenciamento adequado dos indicadores da franquia, não será possível alcançar os objetivos. Gerenciar metas e objetivos, portanto, é indispensável.
- Controle de entradas e saídas: monitorar as entradas e saídas de estoque, por exemplo, é uma alternativa para não deixar que os produtos acabem ou estraguem.
Essas são apenas algumas tarefas e funções. Assim podemos concluir que o gerente, através das estratégias de gerenciamento e dos seus variados tipos, é responsável pela maioria dos procedimentos em uma organização. Muitas vezes, é comum que ocorra a inclusão de mais de um gerente. Por isso existem categorias diferentes.
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Redator em Central do Franqueado
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