central-logo openMenu

Saiba a importância do gerenciamento de riscos no franchising

content-category
Gestão de Franquias

7 min de leitura Filipe Pacheco

O gerenciamento de riscos melhora o desempenho da sua franquia e evita o pior: a falência. O risco é um acontecimento ou uma condição incerta que, se ocorrer, pode influenciar positivamente ou negativamente variados aspectos da organização. O prazo, o custo e a qualidade sempre correm o risco de serem afetados. Nesse sentido, reduzir o número de incertezas que podem se materializar em problemas e minimizar o efeito daquelas que venham a ocorrer é uma maneira de otimizar redes de franquia. 

O que você verá nesse conteúdo:

O que é gerenciamento de riscos?

Correr riscos é fundamental para qualquer empreendedor. Muitas das empresas conhecidas mundialmente nos dias de hoje não existiriam se alguém não tivesse corrido riscos no passado. Porém, é indispensável que todos os riscos sejam administrados para que problemas não levem à falência do empreendimento

Nesse sentido,  o gerenciamento de riscos é o processo de identificar, avaliar, tratar e monitorar os riscos existentes em uma organização, departamento ou operação. E tem como objetivo minimizar ou mesmo eliminar a possibilidade de impactos negativos sobre os resultados pretendidos.

Caso alguns dos riscos avaliados venham a se concretizar, o gerenciamento de riscos busca reduzir ao mínimo possível os impactos na organização. Utilizando um conjunto de técnicas, que visa minimizar os efeitos dos danos direcionando tratamento aos riscos que possam vir a causar danos. Pretende reduzir o número de incertezas que possam se materializar em problemas e minimizar o efeito daquelas que venham a ocorrer. 

O gerenciamento de riscos de um projeto envolve os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos, seu objetivo é maximizar a exposição aos eventos positivos e minimizar a exposição aos eventos negativos. 

Deve ser uma  medida estratégica em todas as organizações, e deverá estar presente em todas as tomadas de decisões. Risco significa incerteza sobre a ocorrência ou não de uma perda ou prejuízo, e a forma de se controlar os riscos é através de seu gerenciamento. 

Qual a importância do gerenciamento de riscos?

Agora que você entendeu o que é o gerenciamento de risco, que tal aprender mais sobre a sua importância para as organizações? Primeiramente, o gerenciamento de risco precisa estar alinhado com a estratégia adotada pela empresa. Desta maneira, fica mais fácil para os administradores identificarem os riscos de determinadas intervenções.

Por exemplo, ao lançar um novo produto no mercado, o gerenciamento de riscos vai trabalhar para descobrir as possíveis falhas deste lançamento e quais as consequências caso a novidade não saia como o esperado. Também, estudar o risco é importante para que durante o processo de tomada de decisão, a minimização de perdas seja considerada. Nesse sentido, administrar os riscos em uma organização vai diminuir a possibilidade de errar em situações de estresse e pressão desnecessárias. 

Vamos supor que uma campanha de marketing de uma empresa tenha uma repercussão negativa, seguindo uma estratégia de gerenciamento de riscos, a melhor alternativa para solucionar o problema da campanha de marketing estará explicada em detalhes e pronta para ser usada assim que for preciso.

Quais são os objetivos no franchising?

O principal objetivo do gerenciamento de riscos é avaliar as incertezas de forma a tomar a melhor decisão possível, de certa forma, toda gestão de risco toma decisão e lida com essa situação. E os seus benefícios dão as melhores decisões, menos surpresas, melhora no planejamento e na performance das atividades.

Estes são alguns do principais objetivos do gerenciamento de riscos em uma rede de franquias: 

  • Assegurar os tomadores de decisão sobre o acesso às informações pertinentes. Mostrando os riscos quais a organização está exposta; 
  • Ampliar o nível de alcance dos objetivos da organização, reduzindo os riscos e controlando as situações adversas;
  • Agregar valor à organização através da melhoria de processos organizacionais, e também no tratamento adequado dos riscos e dos impactos negativos decorrentes de sua materialização;
  • Melhorar a performance e efetividade;
  • Melhorar o relacionamento com as partes interessadas. 

Como é feito o gerenciamento de riscos?

Na atualidade existem várias metodologias para o gerenciamento, entretanto, é possível identificar alguns pontos em comum entre elas. Dentre eles, podemos citar as diretrizes estabelecidas pela ISO 31.000. A ISO 31.000 é uma norma da família de Gestão de Risco criada pela International Organization for Standardization

O objetivo da ISO 31.000 é estabelecer princípios e orientações genéricas sobre gestão de riscos, de modo que, permita-se gerenciar os processos de diversos tipos de riscos de qualquer organização, indiferente de seu segmento ou tamanho. 

Processo gerenciamento de riscos de acordo com a ISO 31.000

Você entendeu o que é o gerenciamento de risco, sua importância e como ele se desenvolve em redes de franquia. Continue lendo para ver mais sobre o processo de gerenciamento de riscos de acordo com a ISO 31.000. 

Comunicação e consulta 

A organização deverá desenvolver uma comunicação eficiente e que possibilite consulta sempre que necessário. O contexto deve ser dividido em contexto interno e externo, definindo os critérios e o escopo da gestão, as áreas e setores envolvidos. 

No contexto interno a organização deve analisar sua estrutura organizacional, responsabilidades, processos, os sistemas de informações internos e o diálogo e as relações com as partes interessadas internas. No contexto externo, questões como um ambiente legal, social, cultural, político, financeiro, tecnológico, econômico, entre outros devem ser avaliados. Assim como a relação com partes interessadas. 

Identificação dos Riscos

Nesta fase gera-se uma lista constando os possíveis riscos que possam de alguma forma prejudicar a realização das metas e objetivos. Lembre-se que todos os colaboradores da franquia, incluindo os franqueados, devem estar cientes de todas as possibilidades de risco que envolvem uma determinada estratégia ou processo. Ao comunicar os riscos para os franqueados, você vai aprimorar o relacionamento e também a confiança. 

Análise de Riscos

Baseada na lista feita na etapa anterior, a organização deve buscar identificar as possíveis causas e fontes de risco. Suas consequências positivas e negativas, e também a probabilidade de que essas consequências possam ocorrer. 

A comunicação desta análise é fundamental para que todos os envolvidos fiquem informados dos procedimentos. Uma alternativa é disponibilizar um arquivo digital que fique armazenado na nuvem. Assim, todos os que tiverem acesso poderão acompanhar a análise de riscos e também ficar por dentro quando mudanças acontecerem. 

Avaliação

Nesta etapa é definido quais os riscos precisam de tratamento e a prioridade de tomadas de providências. Uma matriz de prioridade é uma alternativa para organizar os riscos de maneira intuitiva e funcional. 

Vale lembrar que o risco é uma possibilidade. Significa que algumas pessoas podem achar que a avaliação é um desperdício de tempo. Afinal, pode ser que nada de errado aconteça. No entanto, gerenciar os riscos é uma solução para aumentar a segurança, diminuir gastos desnecessários e otimizar o tempo. Por isso, é importante que nenhuma das etapas seja negligenciada. 

Tratamento

O tratamento de riscos envolve a seleção de uma ou mais opções para modificar os riscos e a implementação dessas opções. Uma vez implementado, o tratamento fornece novos controles ou ajuda a modificar os existentes. O tratamento vai contribuir para que a estratégia de gerenciamento de riscos funcione corretamente. 

Lembrando que ferramentas como a Análise SWOT podem ser usadas para facilitar o procedimento de tratamento.

Monitoramento e análise crítica 

A melhoria contínua deverá acontecer ao longo do processo de gerenciamento de riscos, ao utilizar a metodologia os critérios de riscos poderão ser alterados, novas ocorrências poderão incrementar as listas de riscos e oportunidades poderão ser consideradas. Identificar os erros e gargalos por meio da otimização de processos é uma das alternativas para manter o monitoramento e a análise crítica funcionando da melhor forma possível.

Registros do processo 

Os registros fornecem os fundamentos para a melhoria dos métodos e ferramentas. As atividades de gestão de riscos devem ser rastreáveis. Isto é, é preciso que você acesse com facilidade qualquer uma das atividades do gerenciamento de riscos. Dessa forma, caso precise, saberá como lidar com imprevistos rapidamente e sem prejudicar os rendimentos da franquia.

Quer entrar no franchising mas não sabe por onde começar? Pensando em aproximar investidores das melhores marcas do mercado de franquias, a Central do Franqueado desenvolveu o Portal de Franquias. Nele você encontra empresas renomadas e de referência para realizar o seu sonho de se tornar um empreendedor. Acesse o Portal de Franquias e encontre a melhor opção de investimento para você!

Gostou do conteúdo? Então,continue navegando em nosso site para acompanhar todas as novidades do universo do franchising!

Author Avatar
Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado

Posts relacionados à

Gestão de Franquias de franquias

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades