Finanças para franquias: 7 dicas para manter a sua rede sempre saudável
7 min de leitura Central do Franqueado
O planejamento das finanças da franquia é um forte aliado para o caminho do sucesso. Por isso, preparamos este artigo com 7 dicas imperdíveis para você manter a sua rede de franquias sempre saudável.
Neste artigo você vai ver:
- Qual a importância de cuidar das finanças da franquia?
- 7 dicas para organizar as finanças da sua rede de franquias
Qual a importância de cuidar das finanças da franquia?
Antes de conferir as dicas financeiras que preparamos para você, que tal ler sobre a importância de organizar as finanças da sua rede de franquias?
Você pensa em investir em uma rede de franquias? Então você precisa ter em mente que mesmo com um investimento baixo, é importante um planejamento estratégico. Afinal, ser dono do próprio negócio demanda uma série de responsabilidades.
Inicialmente, todas essas demandas costumam ser controladas por uma única pessoa. Algumas dessas responsabilidades são indispensáveis para a saúde e sobrevivência do negócio. E é justamente esse o caso das finanças.
Para o franqueador
Um dos primeiros pontos que um franqueador precisa levar em consideração é que nem todo mês a receita da rede de franquias será a mesma. Daí a importância em fazer um fundo de reserva, pois as contas continuam chegando independentemente de você estar lucrando ou não. É interessante fazer um orçamento com todas as despesas fixas, aquelas que não podem deixar de ser pagas. Entre outras, podemos destacar as contas relativas a:
- Água;
- Luz;
- Internet;
- Telefone;
- Impostos;
- Salários dos colaboradores.
O que entrar de dinheiro a mais —o lucro— pode ser guardado, seja em uma poupança ou algum outro tipo de aplicação. A facilidade de guardar em uma poupança em um banco onde já se tem conta corrente, por exemplo, é que em casos de emergência no negócio o dinheiro poderá ser sacado.
Porém, a prioridade deste dinheiro é pagar as contas básicas — aquelas elencadas no orçamento mensal — quando a receita do franqueado ficar abaixo do planejado para o mês. Desta forma, evita-se atrasar despesas que são necessárias para que o negócio continue fluindo com saúde. Sem falar que a empresa também se resguarda da necessidade de recorrer a empréstimos onde os juros podem criar uma bola de neve e atrapalhar meses futuros.
Para o franqueado
É fácil entender que um franqueador que não cuida das finanças da franquia tem muito mais chances de causar a falência da rede, não é mesmo? Porém, também é importante que os franqueados entendam e considerem o cuidado com as finanças fundamental para o sucesso da rede.
Em outras palavras, é importante que o franqueado também esteja assegurado das suas necessidades básicas. Para isso, a última preocupação que ele precisa ter é com dinheiro — ou melhor, com a falta dele.
Dessa forma, pagar aposentadoria — já que não será mais um colaborador CLT com recolhimento de INSS pela empresa ← é imprescindível para garantir um futuro com menos dor de cabeça. Assim, pagar a previdência deve ser um hábito do franqueado. De preferência, o recolhimento mensal deve estar contemplado no orçamento e no planejamento financeiro de seu negócio.
Outro hábito que deve mudar é o planejamento das férias. Quando se é colaborador de uma empresa, o direito do trabalhador garante 30 dias de férias a cada 12 meses trabalhados. Já quando se é dono de um negócio, existe a facilidade de poder se programar. Porém, no início, ao invés de escolher por 30 dias de férias, pode-se optar por 10 dias. Esta é uma forma de garantir que a franquia não fique sem os olhos “do dono” por perto.
Desta forma é mais difícil as finanças saírem do planejado. O lado positivo é que, além de ter controle maior sobre as finanças da franquia, o franqueado consegue tirar férias em baixas temporadas, gastando menos e podendo poupar mais.
Além disso, lembre-se sempre que o chefe deve ser aquele que entra mais cedo e sai mais tarde, focando sempre em garantir a melhor experiência do usuário a fim de fazê-lo voltar ao seu negócio. Isso garantirá o retorno financeiro esperado.
7 dicas para organizar as finanças da sua rede de franquias
Agora que você entendeu a importância de organizar as finanças da sua franquia, confira a seguir 7 dicas para organizar suas finanças.
1. Orçamento
Como você viu anteriormente, um orçamento vai contribuir para que o franqueador visualize quais devem ser priorizadas na hora de executar pagamentos. Porém, vale lembrar que o valor orçado é um custo recorrente.
Por exemplo, você deve analisar os gastos com água, luz, aluguel, internet, taxas de publicidade, royalties e demais taxas de franquias que ocorrem mensalmente. Dessa maneira, é possível visualizar qual o custo mensal para manter a unidade de franquia funcionando.
2. Tente economizar
Antes de chegar o final do mês e se decepcionar com os gastos, é importante manter uma mentalidade de economia desde o início. Por exemplo, você pode desenvolver metas e objetivos voltadas à economia dos recursos durante o mês.
Assim, fica muito mais fácil chegar a um rendimento adequado para a sua franquia. Determine um valor que será economizado todos os meses e construa uma reserva de emergência.
Em outras palavras, é preciso exercitar a disciplina na hora de organizar as finanças. Um acompanhamento diário por meio de indicadores de desempenho é o mais recomendado. Por exemplo, faturamento, margem de lucro e endividamento são aspectos interessantes para serem analisados.
3. Determine os prazos necessários
O dinheiro está sempre relacionado com o tempo: há as datas de recebimento, de vencimento e de pagamento. Isto é, você precisa entender quais os prazos da sua franquia para manter o funcionamento ideal.
Conhecer bem os prazos é uma forma de garantir o controle do fluxo de caixa. Também, no mercado de franquias, ficar atento aos prazos é necessário para manter as obrigações tanto de franqueador como de franqueado.
4. Administre os fornecedores
Fornecedores são muito importantes em uma rede de franquias. Indiretamente, os fornecedores estão relacionados à qualidade dos produtos que você disponibiliza para o seu público consumidor.
Nesse sentido, o erro ou atraso de um fornecedor pode prejudicar a satisfação dos clientes e a reputação da marca. Para isso, o uso da tecnologia pode auxiliar. O Módulo Compras, parte do sistema para franquias da Central do Franqueado, é uma das opções mais recomendadas.
5. Comunicação e negociação
Comunicar e negociar são características inerentes ao empreendedor. Em uma rede de franquias, se comunicar com o franqueador e com os franqueados é a melhor forma para aprimorar as finanças da franquia. Por exemplo, em caso de atraso de um fornecedor, você pode negociar os valores e combinar descontos para entregas futuras.
Lembre-se: atrasar contas a pagar é um caminho para ficar refém de juros excessivos e até mesmo para a falência da franquia. Por isso, é importante acompanhar e comunicar problemas ao departamento financeiro. Dessa forma, você consulte informações importantes para negociar com os envolvidos, por exemplo, datas de vencimento, taxas de juros, etc.
6. Controle o estoque
O estoque é a alma das operações dentro de uma rede de franquias. Afinal, como a cadeia de suprimentos funcionaria sem ela? É impossível! Pois saiba que controlar o estoque vai contribuir para a saúde financeira da sua franquia. Imagine que você está administrando uma franquia de alimentação que vende hambúrgueres. Na fila para fazer pedidos, estão dezenas de clientes.
Porém, você descobre que o estoque não vai suprir a demanda diária e que estes consumidores não poderão realizar os seus pedidos porque acabaram os pães. Seria uma péssima situação de lidar, não é mesmo?
Pense nos comentários negativos acerca da franquia e que certamente aqueles consumidores jamais conseguiriam qualquer produto da marca novamente, mesmo que em outra unidade.
Por isso, o gerenciamento de estoque é fundamental para alcançar o sucesso financeiro.
7. Aposte em tecnologia
Sabe o que pode revolucionar a organização financeira da sua franquia? Apostar em tecnologia! A Central do Franqueado é especialista em franchising e sabe a importância de aliar a tecnologia ao cotidiano dos franqueadores. Principalmente quando o assunto é prestar suporte: nesse aspecto, você não pode falhar.
Por isso, a Central criou o Módulo CAF, uma Central de Atendimento ao Franqueado para você priorizar a prestação de suporte!
O Módulo CAF vai aprimorar a comunicação com franqueados e destravar a alta performance na prestação de suporte. Além disso, com o Módulo CAF, você realiza pesquisas de satisfação na rede e descobre em quais pontos precisa intervir.
E aí, que tal deixar todas as interações com franqueados registradas em uma plataforma segura, prática e tecnológica? Solicite uma demonstração gratuita do Módulo CAF e comece a revolução na sua franquia!
Redator em Central do Franqueado
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