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Como desenvolver uma boa estratégia para lançamento de produto em sua franquia?

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Gestão de Franquias

8 min de leitura Filipe Pacheco

Pensar estrategicamente a atuação da sua franquia no mercado é a melhor forma de garantir sucesso dos produtos e serviços que sua marca oferta. Planejar a inserção do seu produto no mercado com base em dados e informações retiradas do próprio consumidor é uma ótima opção para promover um lançamento de produto bem-sucedido. 

Muitos negócios, ao entrarem no mercado, deixam de lado a estratégia de produto e perdem oportunidades de realmente atingir o seu público-alvo de forma eficaz. Neste caso, as oportunidades de mercado e lacunas a serem preenchidas podem ser perdidas, havendo desperdício de novos mercados e consumidores que poderiam se tornar clientes da marca. 

Portanto, ao preparar o lançamento de um produto, é preciso desenvolver uma boa estratégia. Para isso, estaremos falando sobre como preparar o lançamento de produto da sua rede e como fazer isto com uma boa estratégia de produto. Confira!

Veja o que você vai encontrar neste artigo:

O que é estratégia de produto?

Utilizado para um lançamento de produto eficaz, a estratégia de produto consiste no planejamento do negócio ao inserir seu produto no mercado, analisando a concorrência, as demandas e identificando oportunidades para inserir o produto onde trará maior retorno sobre o investimento da marca. Os principais focos no desenvolvimento de uma estratégia de produto são o mercado que a marca deseja se inserir e seu público-alvo. 

Sendo assim, o desenvolvimento de uma estratégia no lançamento de produto de uma marca é seu preparo para garantir o sucesso do seu produto com os consumidores e na sua inserção no mercado que visa atingir. Com um planejamento definido a partir de levantamento de dados, aplicação de pesquisas e análises, as marcas conseguem direcionar como seu produto irá atingir o seu público-alvo e como irá impactar o mercado em questão.

Qual a importância de ter uma estratégia no lançamento de produto da sua rede?

Para iniciar a inserção em determinado mercado, é preciso saber onde se está entrando e estar preparado para os desafios que ele proporcionará. Também é importante ter profundo conhecimento do público consumidor que deseja atingir, qual necessidade e demanda deseja suprir e quais os concorrentes que terá que superar. 

Somente por meio de uma estratégia de produto bem definida é que é possível realizar estas coisas. Por meio do planejamento para o lançamento do produto no mercado, a marca consegue prever parcialmente o comportamento do consumidor e prever os desafios que terá para ter sucesso no mercado. 

Sem uma definição estratégica para ofertar o produto, dificilmente o consumidor alvo terá consciência da sua marca, pois já terá o reconhecimento das marcas concorrentes que atuam a mais tempo no segmento. Sem atingir eficazmente o público-alvo, dificilmente seu produto atingirá as vendas esperadas e gerará retorno para sua marca. 

Portanto, definir uma estratégia de produto garante uma previsibilidade da atuação da sua marca no mercado e permite com que projete o crescimento da sua franquia à longo prazo. Além disso, desenvolvendo uma visão estratégica do produto, é possível definir as atividades operacionais da rede de forma que melhor atenda ao consumidor e impacte positivamente o mercado. 

Isto significa que com gestão estratégica, é possível gerenciar a franquia com um atendimento mais qualificado, manter a padronização para que o produto mantenha sua qualidade e até projetar e executar um processo de expansão da marca. Pois, com um produto solidamente planejado, é possível buscar atuação expandida, já que a rede saberá como manter a atração do consumidor, como atender suas demandas com aquele produto e como tornar este público ideal em clientes fiéis. 

Passo a passo: como desenvolver uma boa estratégia de produto para sua franquia?

Para garantir o sucesso na definição da estratégia de produto da sua rede, você deve realizar alguns procedimentos que levam à estratégia final, estabelecida formalmente por meio de manuais e documentos da rede. Por isso, traremos este passo a passo para ajudar sua rede a desenvolver uma estratégia para realizar um lançamento de produto eficiente. 

1 – Identifique claramente seu público-alvo 

Encontrar o cliente ideal é o fundamento base da sua estratégia de produto. Uma vez que não é todo mundo que é seu consumidor ideal, o seu produto não irá servir para qualquer um. Sendo assim, por que desperdiçar recursos valiosos tentando alcançar pessoas que não estão procurando o que você oferece? 

Portanto, considere: quem é seu cliente ideal e o que eles querem ou precisam? Antes de você entender melhor o que seu mercado-alvo está procurando em um produto ou serviço, você primeiro precisa responder a essas questões. 

Comece decidindo quais são os fatores mais críticos para a sua persona — ou seja, quais suas principais dores — e faça uma pesquisa, reunindo informações demográficas e psicográficas para criar o perfil de prospecção ideal. 

Informações demográficas respondem à questão “quem são eles?”. Isso inclui idade, status de ocupação, localização, gênero, nível educacional, raça, profissão, status civil, renda, tamanho da família e por aí vai. Estes fatores tangíveis compõem uma identidade individual. 

Já as informações psicográficas correspondem à pergunta: “como eles pensam?”. Considere suas imagens pessoais, seus valores, suas percepções externas e visões de mundo, ou seja, o que os motiva a realizar uma compra. 

Ao coletar essas informações por meio de questionários com consumidores, entrevistas, grupos de foco e observações, assim como alguns recursos online, você estará preparado para criar o perfil que revela as necessidades e desejos do seu consumidor ideal.

2 – Desenvolva o perfil de produto ideal para o seu mercado

Mesmo que sua rede esteja em um nicho de mercado muito específico, você precisará fazer um esforço claro para se diferenciar da competição, especialmente se for em um mercado saturado. É por isso que criar um perfil ideal para o seu produto ou serviço é essencial. Ao fazer isso, você estará respondendo dúvidas da perspectiva dos seus clientes ao invés da sua própria convicção. 

Ao personalizar um produto que não apenas apela às vontades e necessidades do seu possível cliente, mas também te ajuda a se diferenciar no mercado, considere os seguintes fatores:

  • Funcionalidade;
  • Impacto sensorial/elementos visuais;
  • Associações inconscientes (O que seu produto lembra aos seus consumidores em suas rotinas?);
  • Conclusões conscientes dos clientes (Quais são suas motivações e hábitos de compra?);
  • Valor agregado no preço;
  • Acessibilidade e conveniência.

Ao focar em características específicas, você pode determinar melhor o que lhe dá autoridade no mercado. 

Permita-se ser muito criativo nesta etapa – não tenha medo de pensar fora das áreas de comodidade. Pense no que iria realmente atrair e agradar o seu cliente ideal e os manter voltando a consumir da sua marca. 

3 – Compare seu produto atual contra o dos seus competidores

Com o seu cliente ideal e perfil de produto em mente, mude o direcionamento e analise os competidores que ofertam produtos ou serviços similares. 

  • Quais são as ofertas similares às suas, e como elas são diferentes?
  • No que eles estão capturando seu público?
  • Qual o espaço deixado pela abordagem deles?

Ao comparar outros produtos no mercado, e questionar como eles podem atender melhor algumas das necessidades dos seus clientes, você verá oportunidades para melhorar ou inovar o seu próprio produto. 

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4 – Avalie a viabilidade do seu produto ideal

Nesta etapa é o momento de analisar o que é realmente gerenciável no presente. Você consegue desenvolver a melhor possibilidade para seu produto ou serviço com os atuais recursos da sua franquia?

Talvez você tenha os meios para executar o seu perfil de produto ideal. Mas, provavelmente, você deve estar pressionado para fechar completamente o vazio entre a sua oferta atual e a sua meta. Mas isto é normal, ter um negócio é estar constantemente aperfeiçoando e crescendo. 

Se este é o seu caso, descubra quais os ajustes viáveis você consegue fazer agora e baseie-os em indicadores-chaves. De todos os fatores que você identificou como prioridades para os seus consumidores, qual se destaca mais? Há outros negócios no mercado que incorporam melhor estes fatores do que você? 

Foque nesses, então crie um plano realístico para adaptar seu produto ou serviço para ajudar você a se diferenciar e se aproximar à oferta que você está ultimamente visando. 

5 – Elabore uma proposta de venda poderosa

Definir uma proposta de venda não é ter um slogan, mas sim uma frase que comunique efetivamente o que seu produto tem de melhor, o que o faz ser atrativo para o cliente. A proposta de venda é resumida como um pensamento, quanto mais curto, melhor. 

A proposta de venda é uma frase guia que irá tocar a imaginação do cliente. Ela deve estar alinhada com as motivações e percepções do próprio cliente, e incorporar os benefícios mais positivos que o seu produto ou serviço oferta. Considere o seguinte ao elaborar sua proposta de venda:

  • O que excitaria os clientes ao ver sua proposta?
  • O que iria os agradar?

Desenvolver uma estratégia para lançamento de um produto sempre demanda tempo — você não irá apenas atuar com uma melhor compreensão dos seus consumidores e competidores, mas também uma nova e melhor percepção da sua franquia e do que ela oferece. Você irá começar a reconhecer e ter mais confiança nas suas ofertas únicas, encontrar o seu espaço no mercado e se conectar com os seus clientes ideais. 

Se você gostou deste conteúdo, confira nosso conteúdo sobre como lançar novos produtos e descubra como melhorar a gestão dos lançamentos de produtos e unidades de franquia da sua rede.

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado

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