Como evitar o estoque parado em redes de franquia?
8 min de leitura Andrei Arndt
Em uma rede de franquias, manter um estoque parado é uma receita para reduzir a margem de lucro da franquia. Ou seja, é de conhecimento geral que um estoque parado significa dinheiro parado e que precisamos evitar este tipo de situação.
Por isso, a Central do Franqueado preparou este artigo onde você vai aprender o necessário para resolver problemas de estoque parado em unidades da sua rede de franquias. Boa leitura!
Você vai ver:
- O que significa estoque parado em franquias?
- Quais as desvantagens de ter um estoque parado?
- Como solucionar o problema de estoque parado?
- Como vender o estoque parado?
O que significa estoque parado em franquias?
Estoque parado significa: produtos acumulados, empoeirados e esquecidos. Isso quer dizer que aquele dinheiro que você investiu não vai retornar tão cedo. Lembre-se: não basta esperar que os produtos em um estoque parado comecem a ter saída normalmente. O armazenamento, a data de validade e eventuais mudanças climáticas acabam com a durabilidade dos produtos estocados.
Por isso, é importante vender o estoque rapidamente. Mas por que isso acontece? É simples, se você tem estoque parado em uma rede de franquias, provavelmente você comprou mais produtos do que a demanda pode suprir.
Se você está administrando uma franquia de alimentação na área de hambúrgueres e compra 1000 pães sendo que a saída é de 250 pães por mês, você tem um problema. Neste exemplo, o estoque ficará com mais de 750 pães armazenados por um mês, o que certamente vai prejudicar a margem de lucro da rede de franquias.
Quais as desvantagens de ter um estoque parado em franquias?
Agora que você entendeu o que significa ter um estoque parado em franquias, que tal conferir as implicações de um estoque parado? Vale lembrar que nem sempre um estoque parado é resultado de uma compra exagerada.
A demanda por um determinado serviço pode cair em razão de inúmeros fatores que o franqueador, infelizmente, não tem como controlar.
Por exemplo, durante o início da pandemia de coronavírus no Brasil, em março de 2020, várias empresas ficaram com estoque parado e perderam dinheiro devido às restrições ao comércio para conter a disseminação da covid-19.
Também, é importante estar atento às estações do ano porque a demanda varia. Por exemplo, no inverno, os sorvetes são menos procurados.
Perda total dos produtos
Se a sua rede de franquias é de alimentação, produtos perecíveis certamente estarão armazenados no estoque. Então, quanto maior o tempo armazenado, maior a chance de vencer a validade. Também, se não estiverem armazenados corretamente, os alimentos vão estragar antes mesmo da validade.
No caso de frigoríficos, quanto maior a quantidade de materiais estocados nele, maior será o gasto de energia elétrica para mantê-los refrigerados. Por isso, é importante manter o estoque movimentado.
Gastos para manter o estoque
Quanto mais cheio estiver o estoque, menor será o espaço disponível para armazenamento. Parece óbvio, não é? Mas muitos franqueadores esquecem que um estoque cheio impossibilita o armazenamento de outros produtos.
Afinal, você não vai armazenar só um tipo de material. Imagine que um caminhão está chegando com hambúrgueres e o seu estoque está entulhado de algo que você não consegue vender. Isso prejudica todo o fluxo da rede.
Baixa liquidez
A baixa liquidez é um dos problemas mais característicos de um estoque parado. Pense que o seu dinheiro investido estará lá parado indefinidamente. Às vezes, a rede de franquias pode demorar anos para cobrir o prejuízo causado por um estoque parado.
Operar no negativo deve ser evitado em qualquer modelo de negócio. Em uma rede de franquias, uma unidade franqueada que opera no negativo pode necessitar de mais suporte do franqueador, principalmente se o franqueado apresenta pouca experiência.
Endividamento
Durante a baixa saída de mercadorias do estoque, é comum que os administradores optem por alternativas para suprir o prejuízo ocasionado. Por exemplo: empréstimos.
Porém, um franqueado concorda com várias taxas na hora de abrir uma unidade. Por isso, optar por um empréstimo pode resultar no aumento do endividamento, principalmente porque as taxas bancárias costumam ser altas.
Dessa forma, o estoque parado pode até mesmo levar uma unidade da franquia à falência ou obrigar o franqueado a repassar a franquia.
Como solucionar o problema do estoque parado?
Agora que você aprendeu sobre as desvantagens de ter um estoque parado em uma rede de franquias, vamos conferir algumas dicas para você evitar esta situação.
Antes de iniciar, é importante lembrar que a primeira ideia a ser entendida sobre o estoque é: não compre mais do que a demanda existente. Em outras palavras, uma compra exagerada pode ter consequências catastróficas para a rede de franquias.
Conheça o mercado
Um levantamento de dados acerca do seu segmento de mercado é uma alternativa para tomar decisões corretamente.
Acompanhar portal de notícias, perfis de especialistas nas redes sociais e um blog como o da Central do Franqueado são hábitos que contribuem para adquirir novos conhecimentos e se manter alinhado às novidades e tendências do franchising.
Estude o público-alvo
Entender quem são os consumidores da sua rede de franquias é fundamental para qualquer estratégia. Em relação ao estoque, não é diferente. Se você conhece os compradores, sabe que uma quantidade exagerada de um determinado produto não é recomendada.
Por exemplo, se você trabalha em uma franquia de saúde, beleza e bem-estar, sabe que tintas de cabelo roxo são menos procuradas do que as tintas de cabelo loiro.
A partir dessa ideia, encomendar várias tintas de coloração roxa seria um atestado de estoque parado. Nem sempre é assim tão simples de evitar o problema, mas saiba que conhecer o público-alvo, entender o perfil do consumidor e até mesmo criar uma persona, contribui para diminuir problemas de estoque e melhorar a gestão de compras.
Saiba a relevância do seu produto no mercado
Durante o lançamento de um produto, você deve considerar a importância e a influência que ele vai exercer no mercado. Manter competir e manter a vantagem frente aos concorrentes é necessário, mas lançar produtos sem estudar o mercado antes é um dos caminhos para ter o estoque encalhado.
Antes de disponibilizar um produto novo, vale questionar: este produto será relevante daqui 3 meses, 6 meses ou 1 ano? A partir das respostas para esta pergunta, é possível desenvolver uma estratégia financeira para saber qual o tamanho do investimento que será feito para o lançamento do produto.
Durante os primeiros meses da pandemia de coronavírus, os fornecedores de álcool gel ficaram sem estoque para suprir a demanda que cresceu exponencialmente. Porém, após praticamente dois anos de pandemia, o álcool gel é encontrado facilmente.
Isto é, valeria a pena comprar milhares de frascos de álcool gel e esperar a mesma demanda experimentada no início da pandemia? A resposta é não. Por isso, o sucesso dos produtos depende muito da situação em que o mercado e a sociedade se encontram. Dessa forma, é muito importante que o franqueador tenha em mente o que está acontecendo no franchising antes de lançar produtos novos.
Aposte na tecnologia
Investir em tecnologia é fundamental para qualquer franqueador. Afinal, é preciso estar sempre inovando para atrair clientes e investidores interessados na sua rede de franquias. A Central do Franqueado, especialista em franchising, sabe a relevância que a tecnologia tem no mercado de franquias.
Principalmente para franqueadores em uma rede com dezenas de unidades franqueadas. A tecnologia é indispensável para manter tudo sob controle e prestar o suporte adequado aos franqueados.
Como vender o estoque parado?
Você conferiu anteriormente as dicas para evitar que um estoque fique acumulado em uma rede de franquias. Mas e se o estoque parado já for uma realidade? Como se livrar deste acúmulo e colocar a franquia de volta nos eixos? Confira a seguir!
Promoções
Quem não gosta de uma promoção, não é mesmo? Elas são bastante usadas no comércio para atrair novos clientes.
Saiba que preços promocionais são as alternativas mais comuns para resolver problemas de estoque parado. Cupons de desconto, frete grátis e estratégias como pague um e leve dois são ótimos para liquidar estoques antigos
Vale lembrar a importância de conhecer o seu público-alvo para acertar no meio de divulgação e na promoção que é mais agradável. Dessa forma, você resolve o problema de superlotação no estoque e ainda mantém a satisfação dos clientes.
Use a gestão de estoque
Ao se dedicar a gestão de estoque, o franqueador vai buscar as razões pelas quais determinados produtos estão parados. Às vezes, rever as práticas de precificação também contribui para movimentar o estoque parado.
Além disso, a gestão de estoque vai não só impedir que o estoque fique parado, como também auxiliar no abastecimento das unidades de franquia. Dessa forma, a probabilidade de ter prejuízos relacionados à falta de produtos é baixa.
Converse com fornecedores
Uma relação saudável com fornecedores é fundamental para manter o funcionamento da rede de franquias. Em caso de estoque parado, você pode tentar negociar trocas ou devoluções com os fornecedores.
Dessa maneira, trocar um estoque de produtos parados por outros produtos com maior demanda no momento pode ser uma saída.
Fique de olho no estoque das unidades
Os clientes são a alma de qualquer modelo de negócio. Mas em uma rede de franquias, você também precisa considerar os franqueados. Vamos supor que uma das unidades da sua rede está com o estoque parado, porém, uma nova unidade acaba de ser inaugurada.
Nesse caso, se você tiver as informações necessárias, poderá negociar com os franqueados para vender parte de um estoque parado para outra unidade com estoque vazio.
Porém, é difícil manter este alinhamento entre franqueador e franqueado sem o auxílio de um sistema para franquias.
Para te ajudar a ter controle sobre o processo de compras de unidades franqueadas, a Central do Franqueado desenvolveu o ‘Módulo Compras’ como parte de um sistema para franquias inovador. Com ele, você é notificado instantaneamente quando franqueados executam compras, o que facilita o acompanhamento e evita um estoque lotado.
Também, o Módulo Compras permite a você identificar unidades que não compram os produtos dos fornecedores homologados. Ficou interessado? Experimente grátis! Solicite uma demonstração e comprove os benefícios do Módulo Compras!
Quer ficar informado sobre o universo do franchising? Continue navegando pelo nosso site!
Redator em Central do Franqueado
Saiba mais sobre
Gestão de franquias
- Manual de franquia: chave para padronização de processos
- Índice de lucratividade: o que é e como calculá-lo no franchising
- Como fazer um relatório e utilizá-lo no franchising
- Matriz de Eisenhower: saiba o que é e como utilizar em sua franquia
- Matriz de Kraljic: o que é e como utilizá-la na gestão de estoque da sua franquia
- Kanban: o que é e como aplicá-lo no franchising
Posts relacionados à