Desligamento de franqueados: como evitar?
12 min de leitura Dario Ruschel
Em toda empresa, eventuais perdas de funcionários são inevitáveis, e os motivos para que isso venha a acontecer são os mais diversos possíveis. No franchising, contudo, o problema vai pode ir além. Para além da saída de colaboradores, o desligamento de franqueados, fundamentais para a manutenção da rede, é algo mais comum do que pensamos.
Como os franqueadores podem evitar esse destino? O que fazer para que ambos evitem sair prejudicados caso ocorra o desligamento de franqueados? Confira o conteúdo que a Central do Franqueado preparou e descubra tudo sobre o assunto.
Neste conteúdo você vai conferir os seguintes tópicos:
- Por que evitar o desligamento de franqueados?
- Quais são os principais motivos do desligamento de franqueados?
- Quais consequências do desligamento de franqueados?
- Como evitar o desligamento de franqueados?
- Considerações finais
Por que evitar o desligamento de franqueados?
Como você deve saber, o modelo de franquias é um sistema que consiste na concessão do direito de uso de uma marca a um investidor, que poderá replicar o formato de sucesso. Assim, a base desse modelo de negócio é uma relação de interdependência entre as duas partes: o franqueador (dono da marca) e o franqueado (investidor).
Redes de franquias, por melhor organizadas que sejam, são estruturas complexas. Afinal de contas, para que uma marca tenha estabilidade no mercado, é preciso que todas as suas unidades lutem pelas mesmas metas e objetivos.
Quando uma rede atinge o ponto do fracasso, a concorrência dá um passo à frente. Assim, gerir uma rede de franquias depende tanto das habilidades do franqueador quanto dos franqueados. Mesmo trabalhando separadamente, eles devem encontrar, juntamente, uma sinergia. Dessa forma, poderão levar a empresa para o caminho do sucesso.
Quando não há sinergia, os problemas aparecem. O fracasso das unidades resulta em algo inevitável: o desligamento de franqueados. Não existe perda maior para uma rede do que isso — a presença da empresa na localidade na qual a loja estava instalada fica temporariamente parada. Isso significa menos lucro para a rede e mais oportunidades para a concorrência se consolidar e dar início à fidelização de um público consumidor que anteriormente era seu.
Mas quais, afinal, são os empecilhos para que não haja tal sinergia entre franqueador e franqueado? Treinamentos fracos e um suporte falho são dois grandes motivos, mas há mais além disso.
Existem maneiras de evitar o desligamento de franqueados. E claro, existem formas de proceder depois da perda, visando conter danos. Até porque não é apenas a rede que sai prejudicada, mas também o franqueado que investiu para abrir a unidade.
Preparamos este guia para você — franqueador ou franqueado — saiba o que fazer em meio às dificuldades referentes ao desligamento de investidores no mundo das franquias.
Quais são os principais motivos do desligamento de franqueados?
Podemos dividir em três os motivos mais significativos que podem levar uma unidade de franquia ao fracasso, fazendo com que a rede perca franqueados. São eles:
1 – Treinamentos mal desenvolvidos e/ou executados
Gerenciar uma rede de franquias é um desafio para qualquer empreendedor. É normal que tanto franqueadores inexperientes quanto os experientes se sintam apreensivos em relação ao futuro do negócio.
Qualquer erro em alguma das unidades pode prejudicar a reputação da rede e, consequentemente, suas finanças. É por isso que os operadores passam pelo programa de capacitação. Para manter o padrão de qualidade da franquia, eles precisam ser capazes de gerir suas lojas de forma segura e qualificada.
Naturalmente, o formato permite a inclusão de investidores inexperientes, uma vez que contarão com todo o aparato e reconhecimento de marcas já bem estabelecidas no mercado. Assim, alguns franqueados necessitam de assistência e acompanhamento particulares, e a sua ausência pode acabar ocasionando seu desligamento.
Entretanto, não são apenas os investidores inexperientes que eventualmente desistem de fazer parte de uma rede. Investidores antigos podem se sentir excluídos dos treinamentos deslocados do empreendimento.
Assim, os treinamentos devem ser planejados de forma que contemplem os dois tipos de investidores e incentive uma gestão participativa. Além disso, ao serem colocados em prática, é importante documentar a operação, receber feedbacks e desenvolver um relatório detalhado de todo o processo.
Somente assim será possível implementar uma política de melhoria contínua nos treinamentos, adaptando o que não está bom e mantendo o que deu certo.
2 – Suporte falho por parte da rede
Mais do que um diferencial, é um dever contratual do franqueador prestar suporte ao franqueado toda vez que ele precisar. Nem o melhor programa de treinamento pode garantir uma gestão 100% segura e tranquila em uma unidade. Afinal de contas, ela está sujeita a diversos problemas, como falhas nas máquinas, conflitos com funcionários e incomodações com clientes.
Nos momentos de crise, entra a importância de um suporte prestativo, eficiente e disponível. A não entrega desses serviços pode acarretar o fracasso da unidade de franquia e prejuízos para a marca.
É importante ressaltar que, nestas situações, além de se desligar da rede, o franqueado poderá processá-la por não cumprir as cláusulas contratuais relacionadas à prestação de suporte. Aliás, este é o maior motivo de processos envolvendo franquias no Brasil.
3 – Motivos contratuais
O suporte falho vai além de uma questão de falta de parceria entre franqueador e franqueado. A situação é também a demonstração da não prestação de um serviço básico que consta no contrato de franquia.
Todo e qualquer fator contratual que não seja cumprido pelo franqueador é motivo para que o franqueado se desligue da empresa e coloque a rede na justiça. Afinal de contas, o franqueado é um trabalhador que também tem direitos. E todos eles devem ser respeitados.
Exigir mais trabalho do que está estabelecido no contrato é exploração — e todo gestor pode contestar isso judicialmente caso isso aconteça.
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As consequências do desligamento de franqueados
Quando ocorre o desligamento de franqueados, inevitavelmente, a rede é prejudicada. Se a saída acontecer de forma abrupta, a unidade terá grandes riscos de ser encerrada. Se houver aviso prévio, ainda há chance para o franqueador encontrar um novo profissional para assumir a unidade. Porém, ambos os casos resultarão em mais gastos para a rede.
Fechar uma loja sempre pesa na lucratividade da empresa. Em relação ao mercado, isso acaba sendo mais uma oportunidade para concorrentes conquistarem novos espaços. Buscar um novo franqueado é realizar novos investimentos em treinamento e, também, começar do zero o processo de conhecimento e desenvolvimento de um relacionamento de confiança.
Em relação a quem deverá assumir as dívidas provenientes do fechamento do negócio, toda a situação deve ser considerada. De qualquer forma, o contrato de franquias no Brasil é estabelecido através da independência jurídica entre franqueador e franqueado.
Por isso, na maioria das situações, o franqueador não terá a responsabilidade de quitar dívidas provenientes da gestão de quem está se desligando, sendo essa uma responsabilidade do franqueado. Para lidar com a questão das dívidas, é essencial que os empreendedores tenham conhecimento do que chamamos de índice de endividamento.
Em todos os casos, é fundamental a presença do suporte jurídico no processo de desligamento de franqueados. Desta forma, é possível encontrar as melhores soluções para as partes.
As consequências do desligamento para o próprio franqueado
Provavelmente, a parte mais prejudicada com o desligamento de uma rede é o próprio franqueado. Afinal de contas, foi ele que reuniu os valores necessários para a inauguração da unidade que, em muitos casos, passa das centenas de milhares de reais.
Para que haja retorno lucrativo para o empreendedor é necessário tempo. Por isso mesmo que a escolha de empreender em uma rede de franquias deve ser detalhadamente estudada. Até porque, além do capital que foi investido na abertura da unidade, devemos considerar as possíveis dívidas que serão de responsabilidade do franqueado.
Sim, o contrato de franquia, em sua independência jurídica, determina que as dívidas provenientes da gestão do franqueado serão de sua responsabilidade. A desistência da franquia em meio ao contrato implica no pagamento de multa rescisória, por exemplo. A não ser que, comprovadamente, o franqueador não tenha cumprido com partes do contrato.
Portanto, se o desligamento for resultado da falta de suporte ou de outras questões pelas quais o franqueado se sentiu prejudicado, é essencial recorrer judicialmente. Com provas, a situação será julgada. Porém, não pense que o processo não vai tomar tempo.
Como evitar o desligamento de franqueados?
Levando em conta os três motivos que levam à consequência da perda de franqueados em redes de franquias, podemos encontrar soluções claras. Elas podem ser aplicadas de acordo com as necessidades e políticas de cada empresa. São elas:
1 – Em relação ao treinamento
Ter à disposição bons profissionais para a qualificação de franqueados é obviamente algo necessário para a empresa. No entanto, de nada adianta possuí-los, mas ter dificuldade em aplicar os treinamentos. Afinal, tratando-se de redes de franquias, estamos falando muitas vezes de empresas que funcionam em diversos estados.
Custear os valores de locomoção dos futuros franqueados — ou dos profissionais — para a realização de aulas presenciais pode pesar no bolso da empresa e ser bastante inconveniente em relação a horários e acessibilidade. E é justamente por isso que muitas empresas acabam pecando na organização e oferta de treinamentos.
Nesses casos, é fundamental preparar um programa de treinamento que possa ser aplicado de forma gradual, com a aplicação de todos os conteúdos relevantes para a gestão de unidades de franquia. Uma solução básica e eficiente são os treinamentos EAD — o chamado Ensino à Distância.
As aulas podem ser acessadas em qualquer lugar, a qualquer momento e quantas vezes for necessário, tudo pela Internet. A consulta online pode ser feita, inclusive, após o período de treinamento.
2 – Em relação ao suporte
Vale considerar que uma plataforma EAD também pode funcionar como suporte para a consulta do franqueado em momentos de dúvida. Entretanto, existem coisas que só são compartilhadas com a experiência do franqueador para serem resolvidas.
Suportes falhos normalmente têm origem na falta de comunicação e de vínculo entre franqueador e franqueado. E não estamos falando apenas sobre o protocolo da empresa, estritamente burocrático, mas também em relação à parceria entre as partes.
Os laços profissionais entre franqueador e franqueado devem ser estimulados de forma contínua desde as entrevistas iniciais. Dessa forma, o investidor — além de estar constantemente aprendendo — passa a ter o franqueador como referência de gestão.
Claro, não é o vínculo que vai garantir um suporte de qualidade, mas com certeza proporciona mais proximidade. Uma forma de manter uma comunicação ágil do franqueador para todos os franqueados das unidades é através de sistemas de comunicação. A própria Central do Franqueado oferece um módulo de comunicação que serve para agendar entrevistas e trocar informações pertinentes sobre o dia a dia da empresa.
Importante é não esquecer, também, do papel do consultor de campo na rede de franquias. Ele pode ser útil para a análise da rotina das franquias e observação de seus maiores problemas.
3 – Em relação ao contrato
O contrato é um documento jurídico. Ele deve ser respeitado por ambas as partes. Portanto, é fundamental que franqueador e franqueado tenham feito a escolha certa no momento de elaboração e assinatura do contrato. Desistir dele não é proibido, mas é algo prejudicial para o bolso de todos.
Para prosseguir com as negociações, o franqueador precisa estar convicto em relação ao perfil do futuro franqueado. Ele é o ideal para o segmento de mercado da rede? O franqueado, por sua vez, deve ter clareza a respeito de todas as informações do contrato, tirando todas as dúvidas com o franqueador antes do momento da assinatura. Obviamente, ele precisa estar atento a todas as cláusulas.
Dessa forma, a decisão será firme dos dois lados. Não é previsível saber se haverá quebra de contrato. No entanto, agindo assim, é possível evitar a perda de dinheiro tanto para o investidor quanto para a empresa.
O que o franqueado pode fazer para ajudar?
Evitar o desligamento de franqueados não é apenas papel da empresa. O franqueado que busca mais conhecimento, estudando o mercado e conhecendo profissionais da área, terá mais visão e qualificação para superar dificuldades em meio à gestão.
Além disso, parte do vínculo com o franqueador também deve ser estabelecido a partir da sua iniciativa. A parceria com consultorias de contabilidade e consultorias jurídicas também pode ser muito útil para a gestão financeira da unidade, bem como para o gestor estar a par de todas as questões legais que envolvem o funcionamento de uma loja de franquia.
Considerações finais
Quebrado o vínculo, estarão a rede e o franqueado em busca da melhor solução para que os prejuízos sejam mínimos. Como já mencionamos, para o franqueador, o ideal seria encontrar um substituto. Caso o investidor anterior tenha desistido do negócio devido ao seu fracasso de vendas e pouco retorno lucrativo, talvez a melhor alternativa seja, de fato, o encerramento da unidade.
Perder um franqueado — ou perder um negócio —, com certeza não é nada agradável. Porém, isso acontece até mesmo nas melhores franquias. São muitos os fatores que podem levar ao afastamento de gestores. Por esse motivo, é importante que a rede tenha as ferramentas necessárias para enfrentar essas situações.
Você pode estar se perguntando: mas como encontrar novos investidores em tempo hábil? A Central do Franqueado pode te ajudar! Nós somos especialistas em franchising e vamos te auxiliar no processo de encontrar os melhores candidatos a franqueado.
Pensando em aproximar empreendedores e franqueadores, a Central do Franqueado desenvolveu o Portal de Franquias. Nessa plataforma, você pode expor sua rede ao lado das melhores marcas do franchising nacional. Além disso, você informa as principais taxas de franquias e garante que os interessados entrem em contato já sabendo o básico sobre o seu empreendimento e a negociação.
Valor mínimo de investimento, faturamento mensal e número de unidades espalhadas pelo Brasil são exemplos de informações disponibilizadas no Portal de Franquias. E aí? O que está esperando? Venha se juntar as melhores marcas do franchising! Acesse o Portal de Franquias e encontre os sucessores ideais para franqueados desligados!
Gostou do conteúdo? Então continue lendo e saiba tudo sobre os principais conceitos financeiros do franchising! Boa leitura!
CEO da Central do Franqueado
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