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Gestão de Franquias

Curva ABC: como organizar a gestão de estoque em sua franquia

7 min de leitura Filipe Pacheco


A Curva ABC é uma alternativa para facilitar o controle de estoque na sua franquia, o que é, certamente, uma das coisas que mais preocupa os empreendedores. Manter uma boa gestão de estoque vai contribuir para o sucesso nas vendas e no desempenho do negócio

Você vai ver que a Curva ABC é uma ferramenta que realiza a seleção e priorização de produtos e matérias-primas de acordo com a prioridade de venda. Confira o conteúdo e entenda sua importância e como aplicar em sua rede de franquias!

Neste artigo você vai aprender sobre:

O que é Curva ABC?

A Curva ABC é um método utilizado para controle de estoque de uma empresa. A ferramenta visa organizar o estoque de produtos e matérias-primas de acordo com o grau de importância de cada item. Essa metodologia também é conhecida como Princípio de Pareto, ou regra 80/20, que leva esta nomenclatura em homenagem ao economista Vilfredo Pareto. O estudioso realizou uma pesquisa utilizando este princípio, onde proporcionou a maior parte do entendimento sobre o método. 

Além disso, a Curva ABC está relacionada ao ranqueamento das informações segundo o seu grau de importância e serve para organizar procedimentos operacionais internos dentro de um negócio. A princípio, você pode pensar que não há uma aplicação prática deste conceito dentro de redes de franquia. Mas você pode, por exemplo, usar a Curva ABC para classificar o perfil do seu público-alvo. Uma franquia atende diferentes tipos de pessoas e de diferentes faixas etárias. 

Nesse sentido, você pode identificar qual o tipo de consumidor está mais propenso a comprar os seus produtos e isto está relacionado ao uso da Curva ABC! Quer aprender mais? Continue lendo!

Como funciona a Curva ABC em uma rede de franquias?

Para aprimorar a gestão de estoque, o funcionamento da Curva ABC se dá a partir do ranqueamento de importância de produtos de uma empresa em seu estoque. É realizada uma análise que classifica os produtos de acordo com o volume de estoque e de vendas. A partir desta classificação, o estoque da empresa obtém uma ordem de importância de cada produto em suas vendas. Sendo assim, é designada uma letra para cada classificação. 

  • Curva A: essa divisão corresponde aos produtos que obtêm maior importância para suas vendas. Portanto, é selecionado 20% do total de produtos, que juntos, correspondem a 80% do total do volume de vendas. Estes itens são os que necessitam maior atenção de toda a empresa. Devido a um maior volume de vendas, são os produtos que geram maior faturamento para a empresa, sendo necessário mantê-los sempre disponíveis. 
  • Curva B: esses produtos são classificados como intermediários. A importância é considerada média para essa divisão. Esta curva será preenchida com 30% dos itens, que correspondem a 15% no total do seu faturamento.
  • Curva C: estes serão os produtos de menor relevância para seu faturamento, ou seja, aqueles que correspondem ao menor volume de suas vendas. Para esta curva, são selecionados 50% dos itens que resultam em 5% do total do faturamento da empresa. 

Qual a importância da Curva ABC em uma franquia?

Adotar este método para controlar o estoque da sua rede é muito eficaz. Ao selecionar os produtos e segmentá-los conforme sua importância, você melhora a visão gestora de todo o empreendimento. Aplicando esta metodologia em sua rede, você estará definindo quais produtos são realmente importantes e obtêm maior demanda. Assim, você conseguirá dedicar uma atenção maior para manter seu estoque sempre abastecido deste produto. 

Além disso, você estará evitando o armazenamento em excesso de itens em estoque que não exigem grande demanda. Este tipo de ação organiza de modo eficiente o que necessita de maior atenção e o que não demanda atenção intensa.

Outro efeito positivo na aplicação da Curva ABC em sua rede é ajudar na definição de promoções e campanhas. Quando você promove produtos que não têm grande relevância no volume de suas vendas, estará detectando oportunidades e estratégias de venda a eles, o que pode desencalhar aqueles produtos que estão no estoque há muito tempo apenas ocupando espaço.

Sendo assim, é possível promover campanhas e promoções de produtos que não têm grande fluxo de saída. Isto será eficiente para ajudar a diminuir o acúmulo de produtos e agilizar o processo de vendas. 

Utilizando a Curva ABC com clientes de sua rede

Mas a utilização da Curva ABC não se limita somente à gestão de estoque. É possível, também, aplicá-lo na segmentação dos clientes de sua rede. Através da Curva ABC é possível realizar uma espécie de segmentação de mercado, que irá definir a priorização de clientes da sua rede. 

Portanto, será feito uma análise do perfil consumidor de cada cliente, e você conseguirá categorizar quais aqueles que consomem mais (curva A), os intermediários (curva B) e os com menos frequência (curva C). Isto permitirá melhor visão das demandas dos clientes que consomem mais e as preferências em relação a produtos consumidos. 

Quais as vantagens de aplicar a Curva ABC na gestão de estoque da sua franquia?

Agora que você aprendeu o que é a Curva ABC, seu funcionamento e qual a sua importância, que tal aprender sobre as suas vantagens para a gestão de estoque da sua franquia?

Equilíbrio entre estoque e demanda 

Você já parou para analisar o giro dos produtos na sua franquia? Saiba que a Curva ABC é determinante neste processo. Ao aplicar a Curva ABC, uma das vantagens é identificar quais mercadorias têm mais saída. Também, o nível de lucratividade enquanto representam no faturamento da franquia. Portanto, a Curva ABC vai contribuir para a identificação de quais produtos precisam ser comprados, em quais quantidades e com qual frequência. 

Melhora a inteligência de mercado da franquia

Você conhece o termo inteligência de mercado ou market intelligence? Ao aplicar a Curva ABC, a franquia estará contribuindo para aumentar o nível de inteligência de mercado da franquia

Afinal, as informações sobre demanda vão proporcionar tomadas de decisão mais inteligentes. Vale lembrar também que isto vai reduzir a quantidade de produtos desnecessários no estoque da franquia, o que melhora a organização, o gerenciamento e até mesmo os diminui os custos para armazenar os produtos

Melhora na saúde financeira

O fluxo de caixa e o capital de giro serão positivamente afetados ao aplicar a Curva ABC. A partir daí, toda a saúde financeira da rede de franquias será transformada. Lembre-se: a Curva ABC serve para aprimorar a gestão de estoque, o que contribui para o funcionamento da franquia como um todo. Sem estoque, não há venda de produtos e, portanto, não há faturamento

Como aplicar a Curva ABC em sua rede de franquias

Existem algumas formas que você pode utilizar para aplicar a Curva ABC na gestão de estoque da sua franquia. É possível realizar através de algumas ferramentas, como o Excel, por exemplo. 

Para registrar as informações no formato da Curva ABC, você pode iniciar listando-as em uma planilha desta maneira:

  • Descrição do produto;
  • Preço por unidade;
  • Quantidade existente no estoque;
  • Volume de vendas neste período;
  • Valor total do faturamento das vendas no período. 

A partir disso, é preciso colocar as informações em ordem de acordo com o valor total, para assim, analisar o percentual que o valor de cada produto representa no faturamento da empresa. Para aprender como montar sua planilha e estruturar a Curva ABC para o seu negócio, confira o vídeo abaixo e aprenda a utilizar esta metodologia em sua rede.  

Exemplos de Curva ABC

Após a criação da lista com a classificação de cada item de acordo com as regras ABC, um gráfico pode ser formado. Assim você consegue ter uma noção visual de como é a progressão e a divisão dos itens do seu estoque. Segue a seguir um exemplo de gráfico para formação de uma Curva ABC.

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado


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