Cronograma de treinamento: guia rápido para sua rede de franquias
6 min de leitura Andrei Arndt
Um cronograma de treinamento é uma das melhores alternativas para franqueadores qualificarem os franqueados. Em uma rede de franquias, todo o conhecimento precisa ser planejado estrategicamente para alcançar os melhores resultados.
Também, vale lembrar que os treinamentos melhoram o clima organizacional, desenvolvem a cultura e aumentam a satisfação dos colaboradores e franqueados.
Apesar de todos os seus benefícios, nem todos os franqueadores conseguem desenvolver treinamentos corretamente, é comum enfrentar problemas na hora de se comunicar com os franqueados.
Segundo o Sebrae, o maior causador de ações judiciais entre franqueados e franqueadores é a carência de treinamento das franquias, 30% dos conflitos estão relacionados à falta de suporte, por exemplo.
Por isso, preparamos para você este guia rápido com um passo a passo para te ajudar a desenvolver um cronograma de treinamento de forma simples e descomplicada.
Neste artigo, você vai ver:
- Quais são as etapas de um bom planejamento de treinamento?
- Como organizar o cronograma de treinamentos?
- Como montar um treinamento passo a passo?
- Entendendo o cronograma de treinamento
Quais são as etapas de um bom planejamento de treinamento?
O planejamento de treinamento é a base para criar um programa de treinamento funcional e evitar improvisos. Planejar permite que o franqueador alinhe expectativas, defina prioridades e otimize recursos. Confira abaixo alguns pontos importantes na hora de fazer um bom planejamento.
Diagnóstico das necessidades de capacitação
O ponto de partida é identificar lacunas de conhecimento. Isto pode ser feito por meio de questionários, análise de indicadores de desempenho e feedbacks de campo. Esse diagnóstico revela os pontos críticos da rede e orienta os próximos passos.
Se os franqueados de uma franquia de alimentação apresentam dificuldades na padronização das embalagens dos produtos, por exemplo, um treinamento que explique como cada embalagem deve ser preparada é fundamental.
O mesmo vale para a padronização das redes sociais de cada uma das unidades franqueadas.
Definição de objetivos e metas de aprendizagem
Com os problemas identificados, é hora de colocar a mão na massa e definir o que se espera de cada um dos treinamentos. Exemplos de metas: padronizar processos operacionais, aumentar a satisfação da clientela ou melhorar a gestão de pessoas nas unidades.
Vale lembrar que cada unidade de franquia pode ter necessidades diferentes que variam de acordo com a experiência de cada um dos franqueados.
Escolha dos temas e conteúdos a serem abordados
Os conteúdos devem estar diretamente conectados aos objetivos traçados. Isso pode incluir treinamentos de onboarding, reciclagens sobre processos, capacitações em atendimento ao cliente, marketing local ou uso de ferramentas digitais que descompliquem o aprendizado.
Treinamentos EAD são alternativas para simplificar o aprendizado e diminuir os custos, mas precisam estar alinhados com o perfil de franqueado da rede.
Identificação do público-alvo
Cada treinamento deve ser direcionado ao público certo: novos franqueados, equipes de atendimento, gestores ou lideranças. Assim, fica mais fácil de alcançar os resultados desejados.
Seleção de formato: presencial, online, híbrido
O formato influencia diretamente na adesão e nos resultados.
- Presenciais: ótimos para treinamentos práticos e integração.
- Online (EAD): escaláveis, acessíveis e fáceis de acompanhar via plataformas de LMS (Learning Management System).
- Híbridos: unem o melhor dos dois mundos, equilibrando custos e engajamento.
Como organizar o cronograma de treinamentos?
Um cronograma de treinamentos bem estruturado garante constância e evita sobrecarga para franqueados e colaboradores.
- Distribuição ao longo do ano: planeje formações contínuas em vez de concentrar tudo em poucos meses. Isso facilita a absorção do conteúdo.
Fique atento também à frequência dos treinamentos.
- Onboarding: aplicado sempre que há novos franqueados.
- Reciclagens: semestrais ou anuais, para atualização de processos.
- Lideranças: encontros periódicos para alinhamento estratégico.
Dica: evite treinamentos excessivos em curtos intervalos, pois isso pode gerar desgaste. Intercale capacitações rápidas (como microcursos) com formações mais profundas.
Como montar um treinamento passo a passo?
Agora que você já conhece as bases, veja como montar um treinamento passo a passo dentro do cronograma:
1. Levantamento das necessidades
Liste os principais pontos a serem resolvidos pelo modelo de cronograma treinamento, com base no diagnóstico inicial.
Se a rede de franquias conta com franqueados com pouca experiência em gestão de negócios, é interessante ter treinamentos iniciais para que cada um deles entenda o funcionamento da rede assim que assinar o contrato de franquia.
2. Definição do público e formato
Estabeleça quem vai participar e escolha entre presencial, online ou híbrido. Além disso, os mesmos treinamentos podem contar com módulos extras a depender da área de atuação dos participantes.
Gestores, por exemplo, podem ter mais conteúdos relacionados à gestão de pessoas, enquanto cargos mais operacionais podem ter à disposição conteúdos relacionados à segurança do trabalho, etc.
3. Criação de conteúdo e materiais
É interessante produzir apostilas, apresentações, vídeos ou módulos dentro do LMS, sempre com linguagem clara e prática. Formatos mais inusitados como podcasts, por exemplo, também são alternativas viáveis.
Se você tem dificuldades em compreender qual o melhor formato de conteúdo para a sua rede de franquias, considere fazer uma pesquisa com os seus colaboradores e franqueados para entender quais são as suas preferências na hora de consumir materiais educativos.
4. Definição de datas e prazos
Incluir o treinamento no cronograma de cursos, especificando datas de início, término e frequência é fundamental para que os colaboradores e franqueados se mantenham engajados no processo de aprendizado.
5. Execução e acompanhamento
Realize o treinamento e monitore a participação. Ferramentas digitais permitem acompanhar em tempo real a evolução de cada franqueado e também resolver problemas e solucionar dúvidas que podem aparecer durante o aprendizado.
6. Avaliação dos resultados
Aplique testes, colete feedbacks e verifique se os objetivos definidos no planejamento foram alcançados. Se necessário, ajuste conteúdos e formatos para os próximos ciclos.
É importante verificar se os colaboradores e franqueados estão colocando em prática os conhecimentos adquiridos. Caso contrário, os treinamentos podem estar em desacordo com as reais necessidades do dia a dia de trabalho da franquia.
Entendendo o cronograma de treinamento
Um cronograma de treinamento bem estruturado fortalece a rede de franquias, garante padronização e melhora o desempenho dos franqueados. Para isso, é preciso:
- Fazer um planejamento sólido (diagnóstico, metas, conteúdos, público e formatos).
- Distribuir treinamentos ao longo do ano sem sobrecarregar os participantes.
- Seguir um passo a passo claro: levantamento de necessidades, definição de público, produção de materiais, execução e avaliação.
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Redator em Central do Franqueado
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