Criatividade: 9 dicas para inovar na sua franquia
11 min de leitura Cristiano Ritzel
No mundo empresarial, a inovação é a chave para o sucesso contínuo. Para franquias, essa necessidade é ainda mais crucial, pois a capacidade de se destacar em um mercado saturado pode determinar o destino do negócio. A boa notícia é que a inovação não se limita a grandes corporações; até mesmo franquias podem adotar práticas criativas para impulsionar o crescimento e se diferenciar da concorrência.
Neste artigo, exploraremos nove dicas essenciais para ajudar os franqueados a injetar uma dose saudável de inovação em seus negócios. Desde estratégias de marketing até a otimização de processos internos, cada sugestão é projetada para inspirar e capacitar os empreendedores a buscar novas oportunidades de crescimento. Vamos lá?
O que você verá neste artigo:
- Criatividade e inovação nos negócios
- Qual a importância da criatividade no franchising?
- Benefícios de aplicar criatividade no Franchising
- Dicas de como usar a criatividade na sua franquia
Criatividade e inovação nos negócios
Se existe algo capaz de chamar a atenção para a sua franquia, é a criatividade. Não importa o modo, seja aplicando ela no marketing, gestão ou nos produtos oferecidos, a criatividade sempre faz diferença. Já que, acaba influenciando como fator importante na aquisição de um produto, seja por um um cliente ou interessado em ser um franqueado.
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Primeiramente, é preciso compreender o que é criatividade e inovação, já que, por mais que tenham diferenças, ainda sim apresentam grandes semelhanças. A primeira palavra remete a solução de problemas por ângulos diferentes e busca novos parâmetros sobre algo. A segunda, nada mais é que, a criatividade colocada em ação, sendo ligada a invenções, tanto físicas quanto digitais.
Utilizar dois fatores é recompensador e pode agravar muito positivamente em uma franquia. Mas para isso é preciso contar com estratégias inovadoras e funcionários criativos. Não é à toa que, com o passar dos anos, diversas organizações passaram a buscar tal característica dentro de um perfil profissional. Por isso, se passou a valorizar bastante pessoas que “pensam fora da caixa”.
Um profissional criativo é alguém que consegue ir além, quebrar padrões e muitas vezes, parece um pouco lunático, principalmente por se instigar demais. Empresas conhecidas mundialmente, como o Google e Facebook sempre tentam contratar colaboradores com tais características, mostrando através de seu sucesso global ser uma boa jogada.
Qual a importância da criatividade no franchising?
Antes de pensar na criatividade dentro da rede de franquias, é importante entender as estratégias, metas e objetivos que orientam a marca. Isto é, de nada adianta pensar em alternativas para estimular a criatividade se elas não correspondem à realidade. Nesse sentido, a criatividade precisa estar alinhada com as aspirações da franquia, o que contribui para um aumento na probabilidade de dar certo.
Ao pensar no lançamento de novos produtos, por exemplo, existe a possibilidade de você usar a tecnologia para disponibilizar a venda por e-commerce. Porém, se as vendas online concentram uma pequena porcentagem das vendas totais, pensar em alternativas inovadoras de vender na internet talvez não seja a melhor saída.
Também, ao administrar um empreendimento, por mais que você tenha dezenas de ideias inovadoras na sua frente, somente algumas poderão ser selecionadas e levadas adiante para a fase de desenvolvimento.
Os recursos financeiros e o tempo necessário para trabalhar as ideias devem ser calculados pensando no retorno que a inovação vai trazer. Por isso, é importante conhecer o público-alvo, o funcionamento da franquia e todos os seus procedimentos para não errar na hora de investir na criatividade.
Benefícios de aplicar a criatividade no Franchising
Que a criatividade é importante para uma franquia não há dúvidas. Mas nem todos possuem conhecimento sobre o quanto ela pode ser benéfica para um negócio se tornar promissor. Por isso, listamos abaixo dois de seus maiores fatores positivos:
Garantir clientes e atender demandas
Atualmente o mercado está sempre em constante mudança, sendo isso causado pelo fato do consumidor, que é cada vez mais exigente. O público está sempre em busca de novidades, e mesmo que existam locais que ofereçam algo de qualidade, ainda sim buscam alguma inovação.
Ao garantir inovação e a qualidade de um produto, isso fará o cliente ficar interessado na sua franquia. Sendo possível ele vir a se tornar um cliente fixo, pois sabe que sua demanda de inovação será atendida. Um bom exemplo são empresas do segmento de alimentação, principalmente as hamburguerias, que estão sempre apresentando novos sabores.
Adaptação às mudanças
Quando uma empresa é criativa, normalmente ela não enfrenta grandes dificuldades para lidar com as mudanças do mercado, conseguindo se adaptar facilmente ao que está ganhando destaque. Principalmente ajudando a melhorar sua imagem diante do próprio setor em que atua.
Por exemplo, uma franquia de cafés deve saber adaptar-se com agilidade a períodos de temperatura altas prolongadas. Ela poderia utilizar da criatividade para vender café gelado e utilizar de uma estratégia de marketing chamativa para divulgar a novidade.
9 dicas de criatividade para inovar na sua rede de franquias
Por mais que no franchising não seja complicado lançar um novo produto, já que será comercializado pelas outras unidades, ainda sim é preciso inovação sobre ele. Não adianta copiar algo e colocar outro nome, pois o público irá perceber e irá continuar com o habitual e talvez nem pense em testar o seu.
No mercado de franquias, a busca por novas idéias e novos itens é constante. É necessário sempre estar bem preparado sobre o que são boas ideias ou não. Por conta disso, para se tornar uma empresa criativa e inovadora, é aconselhado seguir algumas dicas. Veja:
1. Estimule a criatividade
Talvez você e sua equipe até sejam pessoas criativas, mas, ainda é preciso sempre melhorar essa habilidade através de pequenas ações do cotidiano. Busque questionar as coisas à sua volta, como obstáculos e como podem ser ultrapassados, ações que podem ser tomadas, ou seja, tudo. Ser curioso é essencial para ser criativo!
Outra ação que auxilia muito no processo é valorizar suas ideias, principalmente quando parecem ser absurdas. Apesar de soarem como sem fundamento, deve haver algo proveitoso por trás delas. Por isso, seja confiante e tenha noção sobre seu potencial.
2. Aposte em lideranças inspiradoras
Os líderes são aqueles que aumentam a motivação e o engajamento dos colaboradores no ambiente de trabalho. Uma das características da personalidade de um bom líder é a sua facilidade em influenciar as pessoas ao seu redor. Por isso, um líder pode ser fundamental para promover a criatividade em uma franquia. A capacidade de se comunicar com facilidade, a inteligência emocional e a proatividade são complementares a uma postura criativa.
Mas como identificar líderes em redes de franquia? Para isso, vale fazer treinamentos com os colaboradores e contar com a ajuda de profissionais da área de Recursos Humanos para promover dinâmicas que facilitem a identificação e a seleção de líderes.
3. Planeje e busque ideias
Um bom planejamento é essencial em quase tudo, não é mesmo? Então, não é surpresa ser preciso dele para ser uma pessoa criativa. Ao pensar em algo, logo é recomendado fazer um planejamento de como essa ideia poderá ser aplicada na prática. Caso não seja feito isso, ela pode ser esquecida ou não bem trabalhada.
Além disso, no caso de uma equipe, esse planejamento pode ser feito com um brainstorming, também conhecido como chuva de ideias. Esse método serve para coletar ideias de outras pessoas através de uma reunião, assim, sendo possível ter múltiplas visões sobre algum único item.
4. Trabalhe a cultura organizacional
A cultura da organização está diretamente relacionada com os procedimentos internos. Em uma cultura mais conservadora, rígida e punitiva, os colaboradores certamente terão mais dificuldades de explorar a criatividade.
Por outro lado, uma cultura livre de punições e que favoreça a diversidade vai fazer com que os colaboradores se sintam mais confortáveis em sugerir melhorias e compartilhar novas ideias. Também, vai contribuir com a satisfação no ambiente de trabalho, diminuindo a rotatividade. Isto acontece porque os envolvidos no trabalho se sentem mais valorizados se a empresa considerar as suas opiniões.
5. Desenvolva um ambiente de trabalho inovador
Sabia que o ambiente de trabalho diz muito sobre a criatividade em uma franquia? Não é por acaso que as empresas de tecnologia como o Google desenvolvem escritórios coloridos, com liberdade e ambientes de recreação. Um ambiente adequado vai proporcionar um maior fluxo de ideias e passar uma sensação de descontração: indispensável para pensar em boas ideias.
Pense também na organização do ambiente de trabalho. Se estiver desorganizado, dificilmente a criatividade vai florescer. Isso acontece porque em um ambiente caótico a tendência é que os colaboradores fiquem estressados, o que favorece conflitos e deixa qualquer atividade criativa prejudicada.
6. Alimente seu cérebro e de sua equipe
Foque em buscar conhecimento fora da sua zona de conforto, se não fizer isso, será comum ter bloqueios e poucas ideias. Invista então em novidades, exercite e alimente seu cérebro através de leituras variadas, faça caminhadas e converse com outras pessoas para aumentar a sua rede de relacionamentos.
Sua equipe também precisa estar em sintonia com você para o negócio seguir um padrão criativo e inovador. De nada adianta seu líder ter ideias fora da caixa enquanto os demais não, podendo até mesmo gerar constrangimento ao expressar seus pensamentos. Então, tente proporcionar estimulação ao intelecto de seus colaboradores.
7. Invista na criatividade
Uma boa saída para ter um melhor aproveitamento de ideias, é a contratação de funcionários para fazer análise das melhores e piores. Isso acaba otimizando o processo de escolha e tomada de decisão. Contar com uma equipe para fazer um levantamento do que é válido ou não, pode evitar investimentos falhos.
Se você encontrar dificuldades de contratar profissionais especificamente para esta atividade, uma alternativa é direcionar estas demandas para departamentos que trabalham com a criatividade e a comunicação, o marketing, por exemplo.
8. Pense em causas sociais
Clientes procuram empresas que se adequam as suas próprias visões de mundo. Por exemplo, em um mundo onde a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade está em constante crescimento, as empresas que adotam práticas sustentáveis não apenas contribuem para um planeta mais saudável, mas também se destacam no mercado. Ao integrar iniciativas sustentáveis à operação da franquia, os franqueados podem não apenas reduzir custos a longo prazo, mas também atrair uma base de clientes cada vez mais consciente.
Desde a adoção de embalagens ecológicas até a implementação de práticas de reciclagem e redução do desperdício, há uma variedade de maneiras pelas quais as franquias podem incorporar a sustentabilidade em suas operações. Além disso, comunicar de forma transparente essas iniciativas aos clientes pode gerar uma conexão emocional mais forte e aumentar a fidelidade à marca.
Neste caso, investir na sustentabilidade não apenas reforça a imagem da franquia como uma empresa responsável, mas também pode abrir portas para novas oportunidades de negócios e parcerias. Ao fazer da sustentabilidade um pilar central de sua estratégia de inovação, os franqueados não apenas se diferenciam da concorrência, mas também contribuem para um futuro mais sustentável e resiliente para todos.
9. Busque inovar
Por último, mas longe de ser o menos importante: INOVE! Sem sombra de dúvidas para se tornar uma franquia criativa é preciso contar com produtos inéditos. Para isso, faça sempre uma análise do que está sendo elaborado pelos concorrentes e tente ao máximo fazer algo diferenciado.
Apesar de talvez esse processo ser cansativo e desgastante, ainda sim será extremamente recompensador. Produzir algo diferente além de agradar e chamar atenção do público, irá lhe garantir um bom retorno financeiro. Ocasionando principalmente um sentimento de satisfação pelo trabalho de qualidade elaborado.
Como você viu, não é tão difícil se tornar uma pessoa criativa, se tornando agora fácil investir na criatividade para alavancar a performance da sua franquia. Investir em algo novo, apesar de causar um frio na barriga, ainda sim, é uma boa alternativa, principalmente se tomada essa decisão com cautela e um bom planejamento.
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Redator em Central do Franqueado
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