Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Gestão de Franquias »Como fazer o controle de vendas da sua rede de franquias?
Gestão de Franquias

Como fazer o controle de vendas da sua rede de franquias?

5 min de leituraCarlos Griebler

Parte importante do processo de expansão de franquias é o controle de vendas de unidades. Afinal, para conquistar seus potenciais franqueados, é preciso encantá-los durante toda a negociação, desde o primeiro contato até o pós-venda. 

Mas, qual a melhor forma de atingir esse objetivo? Armazenando e controlando cada informação sobre as negociações, permitindo oferecer um atendimento personalizado e encantador as leads independentemente da etapa do funil de vendas em que elas se encontrem.

Neste conteúdo você lerá sobre:

O papel do controle de vendas na expansão da sua franquia

O processo de expansão de uma franquia pode virar uma bagunça. Sem um controle de vendas bem definido, é quase impossível manter uma comunicação com interessados na sua rede e controlar de perto cada ação tomada no processo de franqueamento.

Por isso, se faz necessário o uso de ferramentas e registros para facilitar esse acompanhamento. O cliente moderno exige isso, o mercado também e você com certeza não quer ficar para trás. Assim, o controle de vendas se torna um aliado importante na gestão de relacionamento com possíveis interessados durante toda a negociação.

Além disso, quando falamos em controle de vendas em franquias, logo lembramos de CRM. Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) a sigla CRM já deve ter passado pelos seus ouvidos, afinal, trata de otimizar todas as negociações relacionadas à abertura de novas unidades da sua rede, incluindo o contato com franqueados e registro de negociações.

No franchising, muito também se fala sobre o FRM (Gestão de Relacionamento em Franquias). Basicamente o CRM adequado ao modelo de franquias, o FRM permite que tudo isso ocorra desde a fase de interesse. Afinal, construir relacionamentos qualificados é essencial para o crescimento de uma franquia. 

A relação franqueadora e franqueado precisa estar em sintonia para um bom desempenho das unidades. Se não existe esse esforço para que o relacionamento funcione desde o primeiro contato, a franquia pode sofrer com problemas internos.

O FRM (ou o próprio CRM) pode ser entendido como um software para auxiliar nesse processo. Porém, seu conceito é muito mais fundo, englobando todas essas estratégias de relacionamento e controle de vendas. Para te ajudar nessa missão de conhecer sistemas CRM para garantir um bom controle das suas vendas, preparamos este conteúdo. Continue lendo para saber ainda mais!

CRM para franquias: para que serve?

Como vimos, a melhor forma de realizar esse controle sobre as vendas que acontecem com a expansão da sua franquia, é com um CRM de qualidade, desde o software até as estratégias de construção de relacionamento que garantem a satisfação da lead. Nesse sentido, precisamos entender os benefícios que a adoção do CRM como ponto de partida para o controle de vendas da sua rede trazem. 

Confira abaixo as vantagens de adotar o CRM em sua rede de franquias!

Comunicação com interessados

Uma das grandes dificuldades dos franqueadores é durante a comunicação com interessados em adquirir uma unidade da sua franquia. Pense bem: se você souber onde a lead se encontra no funil de vendas, saberá a linguagem, abordagem e como se comunicar com ele no geral, facilitando a transição até o momento da compra.

Registros das vendas

Em redes de franquias, muitas vezes o franqueador acaba perdido com tantas negociações e potenciais interessados. Assim, dificultando o processo de personalização de um atendimento que poderia facilitar o fechamento do negócio. Com um bom controle de vendas aliado de um CRM de qualidade, acompanhar e registrar todas as etapas do processo de negociação nunca foi tão fácil.

O digital facilita

Já imaginou armazenar as vendas no papel? A quantidade de folhas e a organização necessária para manter a produtividade seria insana. Por isso, temos que agradecer as possibilidades que os avanços tecnológicos trouxeram, como o armazenamento em nuvem. Dessa forma, além de contar CRM fácil e intuitivo, todos esses dados estarão disponíveis a qualquer momento ou lugar. Ótimo, não?

Acompanhamento de resultados

Não só o controle das vendas no sentido de conhecer cada cliente, mas confiar em um sistema CRM é ter acesso a um panorama geral de vendas. Com isso, é possível verificar o faturamento total em determinado período, o status atual de cada negociação, quantas deram certo ou errado e o tempo médio de negociação.

Tomada de decisão

A tomada de decisões importantes pode causar uma grande repercussão, inclusive entre os franqueados já existentes. Por isso, utilizar alguma forma de controle de vendas, mesmo no sentido de expansão, auxilia esse momento de tomada de decisões, trazendo abordagens embasadas a partir dos resultados.

Agora, é hora de conhecer a solução da Central do Franqueado para sua franquia!

A solução da Central do Franqueado

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de um bom controle de vendas durante a expansão de uma franquia. Por isso, entendendo a necessidade de sistemas CRM e FRM no mercado de franquias, desenvolvemos uma solução de ‘Expansão’ para franquias, que conta com um módulo de CRM que visa auxiliar a franqueadora durante o contato e depois o registro dos investidores interessados.

O CRM da Central do Franqueado trabalha para acelerar a expansão da sua franquia e garante mais negociações, com menos gargalos e falhas durante o processo. Com ele, você poderá visualizar todas as etapas do seu funil de vendas, dividido em sete etapas de negociação que permitem o registro de todos os dados relevantes para o início da relação entre a franquia e o novo franqueado. 

Além disso, a solução de expansão conta uma integração com nosso portal de franquias. Por sermos referência no franchising, lançamos um portal repleto de mini sites personalizados de franquias estabelecidas e de sucesso. 

Tudo é personalizável através do nosso software, expondo sua marca em um ambiente respeitado e que possibilita a geração de leads qualificados para você e sua franquia. Quer anunciar sua franquia e ainda por cima utilizar de um CRM incrível na hora da negociação? Então acelere a expansão da sua rede franquias!

Se tiver dúvidas, ligamos para você. Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão e expansão de franquias. Esperamos você! 

Se gostou deste conteúdo, leia nosso artigo sobre o Programa de Excelência e saiba como ter uma melhoria contínua de processos internos de sua franquia. 

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado