Consultoria Empresarial: o que é, tipos e como escolher
5 min de leitura Carlos Griebler
Uma consultoria empresarial trabalha em estreita colaboração com donos e gerentes de empresas para melhorar as operações e a eficiência do negócio.
Nesse sentido, uma empresa de consultoria empresarial trabalha para ajudar a identificar, abordar e superar obstáculos para atingir os objetivos da organização contratante.
Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste artigo, no qual vamos abordar:
- O que é consultoria empresarial?
- Quais são os tipos de consultoria empresarial?
- Como escolher a consultoria empresarial ideal para sua organização?
O que é consultoria empresarial?
Uma consultoria empresarial é uma empresa que conta com profissionais especializados que aconselham e fornecem informações, insights e recomendações para ajudar os clientes a alcançarem seus objetivos de negócios e resolverem problemas que possam estar enfrentando.
Nesse sentido, um consultor é um profissional com ampla gama de habilidades que auxilia os empresários em seus empreendimentos.
Quais são os tipos de consultoria empresarial?
Aqui estão nove tipos de consultoria empresarial, cada uma atendendo um nicho específico na gestão de negócios:
1. Consultoria estratégica
Provavelmente, se você está em busca de uma empresa de consultoria empresarial geral, você está procurando alguém para ajudar na estratégia e fornecer conselhos sobre qual direcionamento sua empresa deve tomar.
Uma consultoria estratégica pode ajudar a desenvolver uma visão e trajetória de negócios de longo prazo, e fornecer conselhos sobre como alocar recursos ao entrar em um mercado novo ou estrangeiro e muito mais. Os consultores de estratégia devem ter experiência específica em seu setor de negócios.
2. Consultoria financeira
Qualquer empresa deseja tomar a decisão financeira mais informada, mas mesmo assim, existem inúmeras variáveis a serem consideradas. Uma consultoria financeira pode ajudar, fornecendo orientação sobre finanças corporativas, serviços de transações, reestruturação, gerenciamento de risco, perícia, litígios e imóveis.
A consultoria também pode trabalhar para reduzir sua conta de impostos, melhorar o fluxo de caixa e identificar oportunidades de investimento de baixo risco e alto retorno.
3. Consultoria de operações
Uma consultoria de operações trabalhará para fornecer conselhos sobre aspectos como gerenciamento da cadeia de suprimentos, gerenciamento de processos, compras e terceirização. Esse tipo de consultoria empresarial analisa como aumentar a eficiência, cortar custos e melhorar a qualidade.
Os consultores de operações geralmente são contratados quando há uma desaceleração econômica, uma mudança na gestão ou quando uma nova tecnologia está sendo implementada.
4. Consultoria de RH
A gestão eficaz dos funcionários mantém um negócio bem sucedido no longo prazo.
Assim, uma consultoria de RH é contratada quando uma empresa está tendo dificuldades com questões ligadas ao departamento de recursos humanos, como treinamento e desenvolvimento, satisfação dos funcionários, resolução de conflitos e benefícios e pensões dos funcionários.
Um consultor de RH também verificará se suas políticas e procedimentos estão de acordo com as leis e regulamentos apropriados, como implementar melhor as políticas de RH, se as sessões de treinamento precisam ser criadas e como melhorar a satisfação dos funcionários.
5. Consultores de risco e código de conduta
Às vezes, uma empresa pode ter leis, regulamentos, padrões e códigos de ética excessivos para defender. Uma consultoria de risco e código de coduta irá ajudar sua organização a evitar fraudes, abusos e discriminação, além de trabalhar para minimizar os riscos de multas e ações judiciais.
Esse tipo de consultoria pode estabelecer ou revisar seu código de conduta, ajudar a identificar riscos específicos de negócios ou do setor e/ou integrar novas políticas e programas.
6. Consultoria de TI
Uma consultoria de TI (Tecnologia da Informação) é muito específica para empresas que procuram assistência em coisas como integração de sistemas, arquitetura corporativa, gerenciamento de software e análise de dados.
Ao contrário da consultoria de gerenciamento geral, um consultor de TI se concentra em como as novas tecnologias podem ajudar uma empresa a atingir seus objetivos, como otimizar sua configuração de TI existente e como integrar mudanças para melhorar a produtividade.
7. Consultoria ambiental
Algumas consultorias empresariais são especializadas no setor do meio ambiente. As organizações que trabalham com produtos ou serviços com impacto ambiental podem procurar um consultor desse tipo.
Um consultor ambiental analisará o impacto dos planos propostos no meio ambiente. Eles também garantem que sua empresa esteja em conformidade com todas as leis e regulamentos ambientais relevantes. Além disso, eles verificam como qualquer impacto ambiental negativo pode ser minimizado ou remediado completamente.
8. Consultoria de vendas
Uma consultoria de vendas concentra-se em treinar vendedores, aconselhar sobre fluxos de trabalho nesse departamento e estratégias da equipe de gerenciamento de vendas, além de buscar melhorar o processo comercial atual.
Nesse sentido, os consultores de vendas identificam novas oportunidades e como aproveitá-las. Eles também incentivam sua equipe de vendas a superar a produção anterior.
Se você está tendo dificuldades com seus resultados nesta área, um consultor especializado em vendas é exatamente onde você quer procurar.
9. Consultoria de marketing
Um tipo de empresa de consultoria empresarial muito popular é a de marketing. Toda organização quer saber como atrair, converter e reter o maior número possível de clientes.
Um consultor de marketing pode aconselhar sobre publicidade PPC (pay per click), marketing de conteúdo, SEO, além do valor da publicidade em veículos impressos e televisivos, por exemplo.
Os consultores de marketing também devem ser capazes de identificar quais canais de marketing são mais lucrativos para sua empresa, aconselhar sobre como melhorar a conversão e a aquisição de clientes e muito mais.
Como escolher a consultoria empresarial ideal para sua organização?
Selecionar a empresa de consultoria certa pode ser uma tarefa nada fácil. Especialmente se você nunca trabalhou com uma antes. Existem vários fatores a serem considerados na avaliação de qual empresa pode ajudá-lo a atingir sua meta de negócios.
Para encontrar o caminho certo, aqui estão algumas dicas que você pode e deve seguir no processo de escolha:
- Determine as suas necessidades de negócio;
- Decida o tipo de consultoria com a qual deseja trabalhar;
- Busque pelas melhores empresas de consultoria empresarial;
- Verifique o perfil da consultoria selecionada e dê preferência a empresas com experiência;
- Analise a capacitação dos profissionais da consultoria;
- Procure por referências de clientes que já utilizaram os serviços.
Agora que você já sabe o que é consultoria empresarial, o que acha de dar um passo além? Determine os pontos nos quais sua organização pode melhorar e busque por uma empresa de consultoria empresarial para ajudar você nisso!
Este artigo foi escrito pela oHub, plataforma que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Redator em Central do Franqueado
Saiba mais sobre
Gestão de Franquias
- Manual de franquia: chave para padronização de processos
- Índice de lucratividade: o que é e como calculá-lo no franchising
- Como fazer um relatório e utilizá-lo no franchising
- Matriz de Eisenhower: saiba o que é e como utilizar em sua franquia
- Matriz de Kraljic: o que é e como utilizá-la na gestão de estoque da sua franquia
- Kanban: o que é e como aplicá-lo no franchising
Posts relacionados à