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Competência no franchising: como desenvolver essa qualidade na sua rede

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Gestão de Franquias

5 min de leitura Leonardo Montoya

É comum pensarmos na palavra ‘competência’ quando nos deparamos com uma atividade que exige perícia e esforço, algo que uma pessoa sem experiência ou certa predisposição não conseguiria concluir. Geralmente encontramos esse termo na vida cotidiana, muitas vezes citado como uma qualidade rara e merecedora de respeito. 

Contudo, o principal uso do termo se dá em ambiente profissional. Ser um gestor competente é essencial para o sucesso de uma empresa, assim como empregar colaboradores e fornecer um produto também competentes. 

Dessa forma, a Central do Franqueado preparou um guia para você! Leia até o fim e compreenda como elevar o nível de competência nos principais setores da sua rede. 

Neste artigo você lerá sobre:

O que é competência?  

Pensando em uma definição prática e direta, podemos dizer que a competência é a capacidade de atuar de maneira satisfatória nas suas demandas. Dessa forma, atinge-se — e, como é comum para os trabalhadores competentes, supera-se — os objetivos previamente estipulados. 

No franchising, por sua vez, refere-se também à qualidade com que se cumpre as atividades particulares desse modelo. Competência é essencial tanto para o franqueador, que precisa estabelecer o padrão de qualidade da marca, quanto para o franqueado, que necessita alcançar o padrão de rendimento e qualidade da empresa matriz.

Além disso, a competência precisa estar presente em todos os setores, não apenas na gestão da marca e suas unidades. Manter um alto nível de performance entre os colaboradores e estabelecer um processo de melhoria contínua é fundamental para o sucesso da sua franquia.  

Conhecimento + habilidade + atitude = competência

Buscando um maior aprofundamento nas definições desse conceito, podemos encontrar respostas interessantes com o sociólogo Philippe Perrenoud. O estudioso considera a competência a soma de três itens: conhecimento, habilidade e atitude. 

O ponto de partida é o conhecimento, seja ele formal ou informal, técnico ou teórico. Esse item trata, de forma geral, do saber fazer. Isto é, saber como agir baseando-se em experiências e estudos. 

Mas não basta saber o que, é necessário saber como fazer. Ou seja, desenvolver a habilidade necessária para realizar uma atividade prática, seguindo o passo a passo definido anteriormente pelo conhecimento prévio do indivíduo. 

E por fim, temos o querer fazer: a atitude. Colocar em prática através da sua habilidade aquilo que foi definido pelo seu conhecimento. O ato de tomar iniciativa e agir da melhor forma possível.  

Cada setor terá a sua própria dinâmica de trabalho, mas o planejamento deve ser feito de modo que beneficie essas qualidades e possibilite seu desenvolvimento. Com esses três itens bem definidos e muito foco na conclusão de atividades, a competência com certeza passará a fazer parte do dia a dia no seu negócio. 

Por que devemos exigir competência em um negócio? 

Já deve estar clara a importância de uma gestão e colaboradores competentes para o bom funcionamento da sua rede. Mas como podemos ver os resultados desse processo? 

Atualmente, o mercado está cada vez mais competitivo e as empresas disputam constantemente por posições de destaque. Por isso, o principal objetivo ao desenvolver um ambiente de trabalho e produto competentes deve ser o de estabelecer uma vantagem competitiva na sua área de atuação. 

Assim como todos os modelos de negócio, o franchising também é afetado pela transformação digital e pelos grandes avanços tecnológicos, fenômenos que têm criado um ambiente de ampla concorrência devido à globalização. Além da disputa por atenção de seu público-alvo, as redes também competem para atrair franqueados em potencial. 

Portanto, para que a sua rede obtenha destaque nesse cenário de vastas oportunidades, é necessário sobressair-se perante a concorrência e mostrar-se mais competente na busca por um bom posicionamento de mercado.

Na teoria é muito simples, não? Agora falaremos de forma mais direta sobre o desenvolvimento de uma cultura da competência, a fim de mostrar as muitas possibilidades de alavancar o seu negócio. Confira!  

Principais qualidades para desenvolver competência

Como vimos, a competência pode ser dividida em três itens: conhecimento, habilidade e atitude. Contudo, podemos citar outras qualidades importantes que podem — e devem — ser implementadas no processo. Veja algumas: 

Pensamento crítico 

Pensamento crítico é a base da análise e solução de problemas, portanto serve perfeitamente como uma das qualidades necessárias na fase de planejamento. Isto é, uma segmentação daquilo que Philippe Perrenoud chama, como já vimos, de conhecimento. 

Essa qualidade envolve raciocínio lógico e capacidade de observar um problema por diferentes ângulos, possibilitando uma tomada de decisão certeira.

Criatividade

Apenas analisar problemas de maneira lógica não é o suficiente, é necessário criatividade para pensar em soluções inovadoras e eficientes. Essa qualidade pode servir, assim como o pensamento crítico, à fase inicial da competência, referente ao conhecimento.

Trabalho em equipe

Trabalhar em equipe não significa apenas lidar e se comunicar bem com os colegas de setor, mas combinar e coordenar ações de forma eficaz. Dividindo de maneira inteligente as demandas, é possível extrair o máximo de cada colaborador. 

Assim, o trabalho em equipe cabe muito bem no que Perrenoud definiu como habilidade, que diz respeito a como fazer as coisas. 

Capacidade de comunicação

Hoje em dia os meios de comunicação são muitos e, com o avanço da tecnologia, não param de aparecer novos. É necessário dominar essas ferramentas modernas de troca de informação para alcançar o êxito no mundo profissional. 

Fora do mundo digital, ainda temos que dominar as formas de comunicação mais tradicionais: a oral e a escrita. É de extrema importância que todos se entendam em um ambiente corporativo, independente da origem e bagagem de cada um. 

Dessa forma, uma boa comunicação configura uma qualidade que serve tanto para a fase inicial, de conhecimento, quanto para as outras, referentes à habilidade e à atitude. Funciona, desse modo, como um facilitador no processo de desenvolvimento de uma empresa competente

Gestão de pessoas

O maior ativo de uma empresa são seus colaboradores. A habilidade de gerenciar essas pessoas, seu tempo, atividades, motivá-las e promover seu desenvolvimento é um grande diferencial. 

Sendo uma qualidade geral, de caráter organizacional, a gestão de pessoas pode ser desenvolvida durante todo o processo. Seja na fase de planejamento, no passo a passo para concluir determinada tarefa ou para a tomada de decisão, é importante ter alguém responsável pelos planos de ação.  

Este conteúdo foi elaborado especialmente para você, que está envolvido diretamente no mercado de franquias. Quer continuar lendo sobre franchising e aprender ainda mais sobre o mercado? Confira nosso conteúdo sobre gestão de crises!

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Leonardo Montoya

Redator em Central do Franqueado

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