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Gestão de Franquias

Guia completo de como vender online no franchising

6 min de leitura Leonardo Montoya


Não é surpresa para ninguém: a era digital chegou para ficar. Sendo assim, é necessário saber navegá-la de maneira inteligente e direcionada aos seus objetivos, sejam eles quais forem — inclusive, para não dizer especialmente, aqueles relacionados ao mundo do empreendedorismo. Entre tantas possibilidades, uma das melhores formas de ocupar espaços digitais é fechando negócios. Mas, afinal, como vender online?    

Até pouco tempo atrás, trabalhar com vendas online não parecia ser algo que pudesse, de fato, proporcionar bons resultados. Porém, com os avanços da internet e a consolidação do comércio eletrônico, as pessoas já provaram que sim: é possível ganhar muito dinheiro com essa prática. 

Tratando-se do mercado de franquias, podemos ter uma visão ainda mais clara da importância de vender online. No último relatório de desempenho do franchising apresentado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou que mais de 60% dos franqueados participam das vendas online de sua rede de alguma forma. Isto é, o empresariado já entendeu a necessidade do público e está trabalhando de forma efetiva para oferecer soluções. 

Assim, para não te deixar de fora dessa e te ensinar como vender online no franchising, a Central do Franqueado preparou um guia completo sobre o tema especialmente para você, franqueador, que quer vender e lucrar cada vez mais. Não perca! 

Neste artigo você lerá sobre: 

O que é vender online?

Tendo a Amazon como pioneira, o ato de vender online começou ainda no início da internet. Contudo, foi na segunda metade do século XXI que começaram a crescer e ganhar força no mercado. 

As vendas online são realizadas por meio de uma estrutura de loja virtual montada pelo negócio, seja em integração com a loja física ou apenas atuando no e-commerce. O comércio eletrônico contempla todas as transações de compra e venda por meio da internet. Geralmente, o e-commerce está ligado a uma empresa em específico e o seu sistema de vendas online.

De acordo com o relatório feito pela Neotrust, o faturamento do setor chegou a R$ 161 bilhões em 2021, um crescimento de 27% em relação ao mesmo período em 2020. Portanto, sabemos que a tendência de comprar e vender online tem aumentado expressivamente. 

Na era digital, como citado anteriormente, a internet vem tomando conta de todos os espaços constantemente, e as pessoas tendem a realizar práticas do cotidiano neste ambiente. Assim, vender online nada mais é do que solucionar essa demanda.

Quais os benefícios de vender online? 

No contexto de transformação digital que temos vivido, em que o mercado digital cresce cada vez mais, as vendas online se tornam cada vez mais vantajosas. Disponibilizar produtos na internet é quase uma obrigação para as franquias que querem ganhar dinheiro na era digital

Durante o período de isolamento social imposto pela pandemia, o comércio online só cresceu. Segundo uma pesquisa da consultoria Ebit/Nielsen em parceria com a Elo, no período entre janeiro e junho de 2020 foram realizados 90,8 milhões de pedidos online. O faturamento dos negócios com as vendas pela internet obteve um crescimento de 47% no primeiro semestre do ano passado, atingindo um total de R$ 38,8 bilhões.

Neste cenário, é inegável que as vendas online trazem diversos benefícios para as franquias. Podemos destacar alguns deles que impactam nos ganhos financeiros e também operacionais das redes que investem em e-commerce:

Custos reduzidos 

O investimento para vender online é relativamente baixo. Apesar de necessitar de uma boa estrutura online, investimento em marketing digital para aumentar o alcance da marca, economiza-se no aluguel de pontos de venda físicos, manutenção de loja, funcionários, entre outros gastos. 

Aumento no alcance

Em lojas físicas, normalmente as vendas ficam restritas a um público da região em que o ponto comercial está instalado. No caso das lojas online, não há fronteiras. É possível alcançar o país todo e até mesmo exportar produtos, já que a marca atinge público de diferentes localidades. 

Disponibilidade sob demanda

Com um site de vendas, os clientes podem consumir sob demanda em qualquer horário e lugar. Nos espaços físicos, as vendas se limitam ao horário de funcionamento do local que estão inseridas. Não é o caso com vendas online, que acontecem a todo tempo.

Maior volume de vendas 

Com menos limitações e um alcance gerado pelo marketing, a tendência é haver maior volume de vendas. Além de atrair mais consumidores, também a natureza do formato incentiva a haver pedidos maiores, para aproveitar as taxas de entrega que normalmente são cobradas. Isto aumenta o ticket médio da rede e, também, seu faturamento.

Guia de como vender online no franchising

Uma franquia que opera com vendas online pode ter diferentes formatos:

  • Loja virtual apenas;
  • Loja virtual integrada com loja física. 

No primeiro caso, a marca realiza todo o processo de vendas por meio de um site de vendas e sua entrega acontece por meio do serviço postal e transportadoras. Neste caso, é preciso ter uma boa gestão de estoque e controle logístico para que os produtos sejam armazenados em um local seguro e sejam entregues da melhor forma. 

No segundo caso, as vendas podem acontecer parcialmente online, ou seja, com o processo de compra do cliente ocorrendo virtualmente e tendo a opção de retirar nas lojas da rede. Esta integração oferece maior autonomia para o consumidor decidir de acordo com sua localização, disponibilidade e etc. Nesta ocasião, além de um bom estoque, também é necessário comunicação bem integrada entre o ambiente virtual e o físico. 

Em ambos os formatos, a estrutura online precisa ser bem desenvolvida, pois é o principal canal e por onde ocorre a maior parte do processo de venda. Franquias que realizam vendas online precisam estruturar seu sistema de pagamentos, seja ele desenvolvido pela própria rede ou de serviços de terceiros. Este sistema precisa ser o mais versátil possível, oferecendo diversos meios de pagamento para o cliente, visto que cada vez mais surgem novos formatos. 

Sendo assim, resumindo o processo de vender pela internet temos os seguintes passos:

  • Criar um site de vendas que sustente a loja online;
  • Escolher um formato de atuação;
  • Definir o segmento de mercado que irá atender;
  • Estruturar um sistema de pagamentos;
  • Organizar o esquema de logística;
  • Disponibilizar os produtos para venda.

Conclusão

Pensando em auxiliar os empreendedores interessados no franchising, a Central do Franqueado recomenda o curso Segredos da Franquia, ministrado pelo especialista em franchising Erlon Labatut. Erlon é o criador do site franqueador.com, especialista em consultorias para o mercado de franquias e sócio fundador da rede Nuv-Nuv. 

Consultor associado à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e também consultor credenciado pelo SEBRAE, Erlon tem mais de 20 anos de atuação com consultorias e treinamentos, sendo os últimos 13 anos dedicados exclusivamente ao franchising. O curso Segredos da Franquia proporciona uma oportunidade imperdível para empreendedores que querem entrar para o mercado de franquias. 

O método desenvolvido no curso ensina os alunos a franquear investindo pouco. Por isso, o curso Segredos da Franquia é o mais recomendado para quem quer fazer uma escolha segura. O método para franquear um negócio, além do baixo custo inicial, ensina sobre reinvestimento de lucros e a formatação voltada para a expansão. Portanto, o curso é ideal para pequenas e médias empresas que querem franquear.

Ficou interessado? Então não perca esta chance de aprender com quem realmente entende sobre o sistema de franquias. Acesse o site do curso Segredos da Franquia e se transforme em um franqueador de sucesso.  

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Leonardo Montoya

Redator em Central do Franqueado


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