central-logo openMenu

Entenda como ser um bom líder para a sua rede

content-category
Gestão de Franquias

9 min de leitura Filipe Pacheco

Ser um bom líder deve ter muitas características relacionadas à gestão e a empatia. Afinal, não adianta ser aficionado por resultados e esquecer-se do lado humano de uma empresa. Ser um líder é mais do que ser um coordenador, é criar e apoiar horizontes.

O que você verá nesse conteúdo:

O que é ser um líder?

Existem pessoas que têm o dom de influenciar outras, característica que pode ser percebida logo cedo, ainda na infância. Um bom líder é aquele capaz de extrair o melhor de cada indivíduo, é uma pessoa íntegra, entusiasmada e que sabe, ao mesmo tempo, demonstrar firmeza e motivar os colegas. Outras importantes qualidades de um líder são: iniciativa, flexibilidade, responsabilidade, determinação, garra, dinamismo, zelo e serenidade.

Um líder também precisa ter habilidade para saber qual o momento certo para seguir a razão ou emoção. Isto é, para um líder, é indispensável apresentar uma inteligência emocional acima da média. Ele precisa ser capaz de adaptar-se às mudanças constantes e ter disposição para defender suas convicções.

Tudo isso sem desprezar o ponto de vista das outras pessoas. Além disso, o líder não pode ter medo de se expor, deve ter iniciativa, ser um bom comunicador, possuir um forte senso de justiça, estar sempre pronto para ajudar e à disposição para ouvir o que os outros têm a dizer.

Liderança por exemplo

Mais do que obedecido, o líder deve ser seguido. Os colaboradores têm que ver nele a figura de alguém digno de admiração e que inspira todos a sua volta a se tornarem pessoas melhores e realizarem um trabalho que vise sempre a excelência.

Para isso, o líder deve ser alguém que mais do que saber delegar funções, precisa estar a par de todo o andamento do trabalho e ser solícito para ajudar seus colaboradores em qualquer momento do processo. Além disso, é vital que ele possua capacidade tanto para ter ideias criativas para resolução de problemas quanto colocá-las em prática.

Outra característica indispensável em um bom líder é seu comprometimento com o sucesso dos objetivos da organização, muitas vezes, colocando a “mão na massa” em momentos mais críticos. Com isso, ele consegue inspirar os seus colaboradores a terem uma atitude similar, sendo sempre um exemplo de comprometimento e pró-atividade para todos.

Saber lidar com a equipe

Pessoas são diferentes e equipes são formadas por essa diversidade, que se complementa. Um grande líder é aquele que, além de enxergar isso, sabe como lidar com cada um, fazendo com que consigam sempre se desenvolver da melhor forma possível, melhorando a produtividade e comprometimento com os objetivos da instituição.

Conhecer bem cada membro da equipe implica em, além de saber quais as principais qualidades de cada um, compreender os seus defeitos e principalmente suas limitações, sabendo quando cobrar e quando incentivar. Com isso, ele sempre mantém sua equipe motivada e disposta a dar tudo pela empresa.

Um líder é alguém capaz de desenvolver talentos. Ele deve agir como uma pessoa em que todos possam confiar e a quem recorrer quando houver qualquer problema. Além disso, ele precisa ter a habilidade de ouvir ideias dos colaboradores e, principalmente, saber reconhecer quando deve adotar uma delas.

Como identificar um líder em franquias? 

Em uma rede de franquias, a identificação do perfil comportamental de líder é semelhante a qualquer empresa. Uma alternativa para começar a busca por líderes é atentar aos resultados dos colaboradores.

Um colaborador que se destaca dos demais pode ser um bom líder. Um ponto que deve ser considerado é a comunicação. Líderes são comunicativos. Portanto, colaboradores que apresentam uma produtividade acima da média e correspondem ao perfil comunicativo, estão mais propensos a posições de liderança.

Mas nem sempre ele estará preparado para assumir uma liderança perante aos outros colaboradores. Por isso, é importante que, se identificado o verdadeiro potencial para liderança, o colaborador passe por um treinamento para explorar todas as dimensões do seu perfil de liderança. Inclusive, esta preparação pode incluir mais de um colaborador que se encaixa no perfil de líder.

A importância de ter um bom líder em sua rede

Dentro de uma empresa ou negócio variado, a presença de um líder contribui com o crescimento da empreitada, dando uma direção e um sentido à empresa ou ao negócio na realização de seus objetivos. O líder sabe identificar os pontos fracos e fortes de uma equipe, trabalhando em cima deles para garantir o máximo de produtividade naquela companhia.

Exercendo grande influência sobre seu ambiente de trabalho em geral, ele ajuda a equilibrar forças e somar o interesse de todos, realizando as atividades necessárias com total compromisso, responsabilidade e seriedade. Então, além de trazer os resultados, o líder deve colaborar com o desenvolvimento e evolução dos seus liderados individualmente e coletivamente. Para conseguir esse feito, uma das funções mais destacadas desse profissional é motivar diariamente sua equipe.

Um colaborador sem motivação pessoal ou profissional não tem comprometimento ou interesse com os objetivos traçados, gerencia seu tempo de forma inadequada, entre outros tropeços profissionais. E, tudo isso resulta em uma baixa produtividade. Portanto, líderes são fundamentais para o funcionamento adequado de uma organização.

Quais as características de um líder? 

Muitas pessoas buscam entender os segredos da arte de liderar uma equipe. Entretanto, ser um líder é algo muito mais sobre atitudes do que somente assumir as responsabilidades. Confira a seguir 8 características mais comuns no perfil de liderança.

1. Trazer segurança para equipe

Muitos gestores podem intimidar sua equipe pelo nome, título e poder ao apenas entrar em uma sala. Porém, os líderes que são mais bem-sucedidos encorajam os outros a expressarem suas opiniões. Incentivar a equipe é um papel fundamental para criar um ambiente seguro em que todos tenham confiança em expor seus pontos de vista.

Em um ambiente de trabalho que todos se sentem em segurança, novas ideias surgem e problemas de comunicação são menos frequentes.

2. Pró-atividade

Um bom líder sempre será pró-ativo. Isto é, vai influenciar todos aqueles que estão ao seu redor a executarem atividades e também não vai negligenciar nenhum dos procedimentos da organização. O que precisa ser feito será feito. Assim, um bom líder não deixa pontas soltas e com certeza vai contribuir para um aumento da produtividade.

Nesse sentido, os líderes são especialistas em tomar decisões. Eles concentram o diálogo entre os membros da equipe para chegar a uma conclusão estratégica. Como parte de um processo natural do trabalho, estão aplicados em “fazer acontecer” a todo o momento.

3. Comunicar expectativas da empresa

Grandes líderes são grandes comunicadores. A função de notificar a equipe sobre o desempenho de determinado período faz parte do posto de líder. Alertar os funcionários sobre os valores da organização garante que as tarefas estão sendo executadas de maneira correta.

Também, ao comunicar o que está acontecendo dentro da empresa para os colaboradores, o líder fortalece o relacionamento com os outros funcionários e também aumenta a confiança.

4. Desafiar a equipe a pensar

Os melhores líderes conhecem a capacidade da equipe com que trabalham, por isso sabem exatamente como desenvolver as características de cada funcionário. Eles usam seu próprio conhecimento para desafiá-los a alcançar sempre mais. Destacam-se em deixar todos confortáveis para crescer.

Dessa forma, os líderes contribuem para que as metas e objetivos da empresa sejam alcançadas com mais facilidade. Afinal, os colaboradores estarão sempre enfrentando novos desafios.

5. Um bom líder é responsável com a equipe

Líderes de sucesso permitem que todos possam fazer cobranças entre si. Isso não quer dizer que estejam admitindo uma espécie de controle, mas sim, assegurando pró-atividade para a equipe.

Agir de forma responsável com os compromissos diante dos outros é um sinal de que o líder também se concentra nos resultados do grupo. Nesse sentido, centralizar as responsabilidades não é a melhor alternativa para exercer uma posição de liderança.

Apesar do líder estar em um posição hierárquica teoricamente mais elevada do que os outros colaboradores, ele vai incentivar a sua equipe a executar atividades variadas, para que todos se sintam incluídos e importantes para o funcionamento da organização.

6. Dar o exemplo

Nem todos praticam o que pregam e poucos têm consciência de suas ações. Contudo, sabem que são constantemente observados, pois servem de espelho aos que querem aprender. O líder é o mais visado da equipe, deve ser um exemplo de excelência e performance.

Imagine que os resultados de uma campanha de divulgação não saem como o esperado e a empresa tem que arcar com vários prejuízos. Nesse caso, se os resultados não saírem como o esperado, o líder do departamento de marketing não vai demonstrar desespero ou impotência diante do problema. Ele vai explicar aos outros colaboradores o ocorrido e motivá-los para recuperar o que foi perdido. Lembre-se: um líder nunca desanima as pessoas que estão ao seu redor.

7. Recompensar o bom desempenho e fornecer feedback

Um grande líder sabe reconhecer esforços. Isso demonstra confiança na equipe, já que tem consciência de que com trabalho duro e coletivo podem chegar juntos aos objetivos traçados. Recompensar é essencial para estimular os funcionários.

Também, os colaboradores querem saber se estão tendo um bom desempenho. Prestar atenção e apreciar ideias é um modo de mostrar a importância dos membros da equipe, assim criando um relacionamento de confiança mútua.

Em um ambiente de trabalho sem feedback, os colaboradores podem encontrar dificuldades de se desenvolver. Afinal, sem o feedback não há uma perspectiva de crescimento. Por isso, contar com líderes é fundamental para que os colaboradores se sintam motivados e em constante evolução.

8. Criar positividade no ambiente

Um líder inspirador sabe criar uma cultura de trabalho colaborativa e também positiva. Simpático, respeitado e obstinado, ele compreende bem o tom para motivar os funcionários. A atmosfera agradável aumenta a força de vontade. Além disso, os líderes costumam apresentar um perfil dinâmico e inovador, o que contribui para encontrar soluções para problemas.

Que tal melhorar a comunicação na sua rede de franquias? A Central sabe que manter uma relação saudável com os franqueados é fundamental para alcançar o sucesso em uma rede de franquias. Por isso, desenvolvemos o sistema para franquias conhecido como Módulo Central de Atendimento ao Franqueado (CAF). 

O CAF proporciona a melhor performance na prestação de suporte, registro de interações e agendamento e realização de videoconferências. Tudo isso para manter o engajamento na sua rede de franquias e aprimorar a relação com os franqueados. Experimente grátis! Solicite uma demonstração e comprove todos os benefícios de investir no melhor sistema para franquias do mercado.

Gostou do conteúdo? Continue navegando em nosso site para acompanhar todas as novidades do universo do franchising!

Author Avatar
Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado

Posts relacionados à

Gestão de Franquias de franquias

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades