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Como abordar um cliente: 6 dicas para a sua rede de franquias

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Gestão de Franquias

6 min de leitura Carlos Griebler

Como abordar um cliente é uma questão recorrente dentro das campanhas de marketing e a resposta é simples: depende. Não há uma regra estabelecida e cabe a rede de franquias selecionar e desenvolver as melhores alternativas para abordar os clientes dentro do segmento em que atua.

Neste artigo você vai ver:

A importância do primeiro contato com o cliente

No competitivo mercado atual, praticamente nenhuma organização está imune à concorrência. A era digital acelerou as relações pessoais, profissionais e de consumo. Nesse sentido, é muito mais difícil atrair a atenção do consumidor e, principalmente, fidelizá-lo a sua marca. Por isso, vale a pena investir no começo desta relação: o primeiro contato entre cliente e marca

Como abordar um cliente é uma questão que certamente passou pelos seus pensamentos durante o planejamento de uma campanha de marketing. O primeiro contato com o seu público-alvo é possível de diferentes maneiras. Geralmente, é por meio da primeira abordagem que o relacionamento com o seu cliente será determinado. Em outras palavras, o comportamento do consumidor deve ser sempre considerado durante estratégia de marketing de relacionamento

Às vezes, o primeiro contato com o cliente causa uma impressão que ele irá carregar durante toda a jornada de compra. Por isso, abordar o cliente da melhor maneira possível é uma das melhores alternativas para aumentar a sua vantagem competitiva e estabelecer a sua marca como uma autoridade no mercado. 

6 dicas de como abordar clientes para a sua rede de franquias

Agora que você entendeu a importância de como abordar um cliente da melhor maneira possível, continue lendo para conferir 6 dicas de como abordar clientes para a sua rede de franquias!

1. Estruture o seu conteúdo de maneira acessível

Antes de tudo, tornar a sua rede de franquias mais acessível para os seus clientes em potencial é indispensável dentro do competitivo mercado atual. Por isso, vale considerar estratégias de marketing voltadas ao SMO e SEO para redes de franquia. Como abordar clientes não significa que todas as intervenções serão ativas. 

Por exemplo, um site atrativo para sua marca, formulários e chats à vista para que o interessado entre em contato da maneira mais rápida e intuitiva. O marketing de conteúdo é uma alternativa de como abordar clientes indiretamente. 

Nesse sentido, é fundamental estar bem estruturado. Algumas dicas para melhorar a abordagem são:

  •  Criar bons conteúdos dentro do site da sua franquia ou blog, preferencialmente topo, meio e fundo de funil. 
  • Desenvolver um pop-up de saída para diminuir a rejeição do cliente que tenta abandonar o site.
  • Apostar em uma estratégia de e-mail marketing segmentada para o seu público-alvo. 
  • Desenvolver estratégias de marketing baseadas em Social Media Optimization.

Vale lembrar também que é sempre importante responder os interessados na sua marca no menor tempo possível. Quanto maior for o tempo de resposta, menor a probabilidade de um possível franqueado investir na sua marca, por exemplo.

2. Conheça e estude o comportamento do seu cliente

Uma das principais características do setor de vendas e do marketing é a capacidade de conhecer a persona e o comportamento do consumidor. Dessa maneira,  a criação de conteúdo relevante a esse público é facilitada. Afinal, é difícil comunicar para alguém que você não conhece, certo? 

Nesse sentido, a força de vendas procura trabalhar em cima das dores do cliente e desenvolver estratégias baseadas nelas. Enquanto o marketing produz conteúdo para contribuir na geração de leads.

Porém, para isso funcionar adequadamente, é fundamental conhecer e estudar o seu cliente. Manter a sua rede de franquias alinhada com a tecnologia, por exemplo, é indispensável, principalmente dependendo do seu público-alvo. Em alguns casos, o WhatsApp pode ser a melhor alternativa de como abordar um cliente. Em outros, você pode recorrer às redes sociais como o Facebook e Instagram

Independente do caminho escolhido, conhecer e estudar o comportamento do seu cliente é essencial. Cabe a você decidir qual o melhor meio de comunicação para abordar o seu cliente. 

3. Estude o seu produto ou serviço

Como abordar um cliente sem conhecer aquilo que você vende? Fica complicado, não é mesmo? Por isso, da mesma maneira que você vai estudar o comportamento do seu consumidor, é importante estudar o produto ou solução que você está vendendo

No mercado de franquias, uma das principais aspirações de um franqueador é a expansão da rede. Se a sua intenção é abrir novas unidades de franquia pelo país, é muito importante que você desenvolva a identidade da sua marca e a sua cultura organizacional

Estudando o que a sua marca significa para clientes e possíveis franqueados, é possível até mesmo identificar o melhor perfil de empreendedor para expandir a sua rede. 

4. Agregue valor ao seu produto durante a abordagem

Você conhece o Custo de Aquisição por Cliente? Saiba que ele está relacionado à métrica de vendas e tem tudo a ver com o valor do seu produto. Nesse sentido, uma alternativa de como abordar um cliente é se concentrar em agregar valor ao seu produto ou serviço. As estratégias para isso são variadas.

Por exemplo, se você está com baixo desempenho de vendas em uma rede de franquias que vende pizza, uma das causas pode ser o baixo valor agregado ao seu produto. Afinal, por que pagar pela sua pizza e não pela do concorrente? 

Uma possível solução seria selecionar os ingredientes da pizza da melhor maneira possível e torná-la mais saudável para o seu público-alvo. Principalmente se saúde é uma das principais preocupações dos seus consumidores. Por isso, a precificação é uma parte importante para agregar valor ao seu produto ou serviço.

O mesmo vale para os empreendedores interessados em investir na sua marca. Se a sua rede de franquias não passa autoridade e tampouco uma identidade de marca condizente com o perfil do empreendedor, fica difícil convencê-lo a investir na sua rede, certo? Por isso, agregar valor é sempre um diferencial para aumentar a relevância da sua marca frente aos concorrentes.

5. Simplifique as relações

Apostar na simplicidade é sempre uma alternativa quando as coisas não estão saindo como o planejado. Principalmente no cotidiano de uma rede de franquias em que problemas comumente passam despercebidos. 

Nesse sentido, simplificar as relações significa otimizar o tempo destinado ao relacionamento com o cliente. Antes de se reunir com um interessado em investir na sua franquia, por exemplo, é interessante perguntar a ele quanto tempo disponível ele tem para conversar. Afinal, você não quer chegar com dezenas de slides, imagens e vídeos para apresentar em uma hora para o seu possível franqueado quando ele tem apenas 20 minutos para conversar, não é mesmo?

Por isso, é importante simplificar as suas relações. O mesmo vale para os seus clientes, lembra da primeira dica da nossa lista? Então, toda a estrutura de conteúdo desenvolvida para o seu cliente deve ser simples. Desta maneira, é muito fácil para ele entrar em contato, resolver um problema ou uma dúvida. 

6. Aposte na tecnologia

Redes de franquia andam lado a lado com o desenvolvimento tecnológico. É o caso das redes de franquia dark kitchens e do food delivery que existem somente devido a transformação digital. 

Apostar em tecnologia, portanto, não é apenas um diferencial para o seu negócio, mas uma alternativa para revolucionar toda a gestão da sua franquia. Quer saber como? Faça download gratuito do nosso Mídia Kit e descubra a melhor maneira de divulgar a sua rede!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado

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