Entenda o conceito de centralização e como ele pode contribuir no sucesso da sua franquia
7 min de leitura Carlos Griebler
Você já ouviu falar em centralização? O conceito, muito utilizado no mundo dos negócios, trata de reunir ao máximo informações, pessoas, processos ou outras atividades do dia a dia de uma empresa no menor número possível de lugares (sejam físicos ou digitais). Dessa forma, se otimiza a gestão de tempo e despesa de recursos que podem ser direcionados para outras frentes da rede de franquias.
Um bom exemplo é o uso de uma única ferramenta para gerenciar todo o marketing de uma franquia. Ao centralizar todos processos de divulgação da rede, desde o planejamento até o desenvolvimento, você reduz seus gastos com diversas ferramentas de marketing e facilita o uso e aprendizado dos seus colaboradores.
Viu como a centralização pode ser o caminho para a economia de dinheiro e maior produtividade nos processos internos da sua rede? Então saiba que esse é apenas um dos vários exemplos que o conceito pode trazer a sua franquia! Continue lendo este guia completo de centralização para aprender:
- O que é Centralização?
- Centralização x Descentralização
- Qual a importância de centralizar no franchising?
- Como realizar a centralização da sua rede de franquias?
O que é a Centralização?
Como vimos, todo o processo de centralização de qualquer operação ou capital humano busca promover melhorias em processos fundamentais para o funcionamento de uma empresa. Uma gestão centralizada, como o próprio nome sugere, trabalha de forma enxuta, minimizando gastos com deslocamentos, funcionários e outras atividades que podem ser otimizadas.
Dessa forma, é possível pensar na centralização tanto geral da rede quanto individual de cada unidade, buscando uma maior produtividade e contribuindo para o sucesso financeiro de todos. Com isso, processos importantes como o já citado marketing ou a gestão de estoque e o registro de informações relevantes se tornam muito mais possíveis e com poucas chances de desencontros. Em um modelo de negócio como o franchising, que busca a padronização a qualquer custo, pode ser uma ótima saída, não?
Por isso preparamos este conteúdo, onde vamos te detalhar ainda mais o que significa ser uma franquia centralizada. Continue lendo para saber a diferença de centralização e descentralização (e suas vantagens), outros benefícios que centralizar a gestão da sua rede pode trazer e, finalmente, como começar a centralização da sua franquia. Confira!
Centralização x Descentralização
Agora que já temos alguma ideia do que se trata a centralização do franchising, precisamos esclarecer suas diferenças com outro conceito também popular, a descentralização. Novamente, seu nome já sugere do que se trata. Se com a centralização se busca evitar desencontros e gargalos em processos importantes centralizando o poder de decisão, a descentralização busca uma autonomia geral.
Para ficar mais fácil de entender, imagine novamente a questão do marketing de uma rede de franquias. Se existir uma centralização desse marketing, todas as unidades terão uma mesma base a seguir, afinal as unidades não têm o poder de trazer mudanças que afetam a padronização da rede. Em um marketing descentralizado, cada unidade teria autonomia para criar peças publicitárias do seu jeito.
Ou seja, já é perceptível que, para questões relacionadas ao marketing de uma franquia, descentralizar pode ser perigoso para a construção de uma identidade da marca. Porém, existem cenários onde a descentralização é uma boa pedida, como em uma franquia com centenas de unidades que demandam a atenção do franqueador.
Já pensou que a franqueadora tem a responsabilidade de prestar suporte a todos esses franqueados? Se essa responsabilidade acabar centralizada na figura do franqueador, é certeza de um desgaste com seus franqueados.
Por isso, é um caso onde descentralizar — com o devido cuidado e capacitação — pode aliviar o dia a dia de um profissional tão ocupado quanto um franqueador. Dessa forma, mesmo que os canais de comunicação sejam centralizados para ganhos de tempo e evitar desencontros, o “poder” de prestar o suporte ser descentralizado é um ganho para a rede.
Portanto, em muitos casos é interessante um equilíbrio. Processos centralizados e descentralizados podem trabalhar juntos para atingirem seu potencial máximo, cabe ao franqueador saber utilizar as melhores ferramentas e escolher o caminho certo na hora de otimizar a gestão de sua rede.
Qual a importância de centralizar no franchising?
A partir das diferenças entre a centralização e a descentralização nós pudemos ver alguns dos benefícios que centralizar pode trazer no franchising. Como ela pode acontecer nos mais diversos âmbitos da gestão de uma rede de franquias, separamos algumas das principais vantagens que existem de forma geral ao buscar a centralização no franchising. Confira!
Comunicação otimizada
A verticalidade trazida pela centralização, de estabelecer os responsáveis por cada função dentro de uma franquia, beneficia diretamente a comunicação interna. Sabendo que o franchising se baseia nesse relacionamento interno, essa centralização, seja de processos ou informações, permite saber a quem e quando se comunicar para sugerir uma nova ideia ou solicitar uma demanda.
Tomada de decisão
A tomada de uma decisão importante pode causar uma grande repercussão por toda uma rede de franquias. Essas decisões cruciais, embora possam sofrer mudanças a partir de sugestões de franqueados, cabem ao franqueador. Muitas vezes é esse pulso firme que vai determinar o sucesso ou fracasso da rede no futuro, por isso se torna importante centralizar esse poder de decisão.
Podemos citar também a centralização de informações, por exemplo, que traz uma maior facilidade no controle e avaliação de dados importantes que podem mudar o rumo da franquia. Com tudo a disposição em um mesmo lugar, a tomada de decisões se torna muito mais ágil e inteligente.
Padronização
Como já falamos anteriormente, a padronização é um dos principais beneficiados durante o processo de centralização. Não importa o que: questões operacionais, divulgação, treinamentos etc. Sempre que esses itens estão centralizados em um único lugar, como um software para franquias, a padronização se torna natural. Afinal, todos terão acesso aos mesmos dados e uma fiscalização é muito mais possível.
Organização e gargalos
Em redes de franquias estamos lidando com dezenas, talvez centenas de unidades. Já pensou a bagunça que pode se tornar lidar com documentos, peças publicitárias, conversas, entre outros, de cada um desses franqueados?
Nesse sentido, trazer esses dados para um único lugar permite ao franqueador criar um canal único de gestão, independente do setor ou processo a ser otimizado. Não se esqueça que ainda ocorre uma economia de tempo e dinheiro com essa organização, afinal tudo será mais ágil e possível com menos recursos.
Por fim, também permite que você identifique gargalos nos processos da rede. Por exemplo, desperdícios e tarefas duplicadas são facilmente encontrados ao colocar todos os processos sob uma mesma vista. Afinal, é apenas conhecendo a fundo tudo que acontece dentro de uma rede que se torna possível encontrar falhas.
Segurança
Ainda nesse sentido, quando tudo parece disperso ou desencontros ocorrem com facilidade, a segurança está em jogo. Muitas vezes dados importantes da rede podem acabar perdidos ou nos ouvidos errados, seja por um erro de comunicação ou uma simples desorganização. Em uma rede descentralizada tudo está espalhado por diversas ferramentas ou lugares físicos, existindo o risco de extraviar.
Como realizar a centralização da sua rede de franquias?
Atualmente, com os adventos da era digital e das possibilidades que a tecnologia oferece para a gestão de uma rede, a principal forma de centralização no franchising é apostar em um sistema para franquias. A Central do Franqueado desenvolveu um sistema para franqueadores e franqueados que — acredite — centraliza TODA a gestão da sua franquia.
Desde o processo de treinamento de novos franqueados, com a disponibilização de vídeos e manuais em um só espaço de forma digital, passando pela centralização de fiscalizações e marketing de toda a rede com uma ferramenta completa que permite templates customizáveis de peças publicitárias até todo o processo de venda, negociação nauguração de uma nova unidade. Tudo em um único lugar!
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Redator em Central do Franqueado
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