Brainstorming: saiba como utilizar esse método em sua franquia
7 min de leitura Cristiano Ritzel
Você já ouviu falar em brainstorming? A prática é cada vez mais comum no ambiente empresarial, muito em vista de um famoso ditado popular: duas cabeças pensam melhor do que uma. Isto é, quando reunimos diversas ideias, vindas de diferentes pessoas com personalidades e conhecimentos distintos, qualquer falta de criatividade é compensada de modo que essa união possibilita novas inspirações e soluções dentro de uma empresa.
Em redes de franquias, o conceito pode ter uma importância ainda maior. Afinal, o próprio franchising tem na relação entre diferentes líderes um dos pilares que o tornaram um dos principais modelos de negócio da atualidade. Para te ajudar a conhecer mais sobre esse assunto, a Central do Franqueado preparou este guia completo sobre brainstorming.
Você lerá sobre:
- O que é um brainstorming?
- Qual a importância do brainstorming no franchising?
- Como realizar um brainstorm em sua franquia?
O que é um brainstorming?
Como vimos, entre as estratégias para a discussão de novas ideias, o brainstorming se destaca como a principal delas. Com a proposta de criar debates sobre um determinado assunto, de modo que desperte além da criatividade, também auxilie na solução de algum problema, reuniões são realizadas no intuito de dar voz a todos que podem contribuir para o futuro de uma organização.
Dessa forma, na busca pela vantagem e o sucesso em meio a um mercado competitivo, o ambiente empresarial vem apostando no brainstorm como forma de inovação, já que reuniões do gênero possibilitam obter visões diversificadas e inovadoras sobre um tema. Com isso, é possível atingir grandes benefícios apenas através apenas da comunicação.
Portanto, se distanciando de um cenário em que inúmeros colaboradores acabam passando em branco dentro de uma instituição, o brainstorming oferece um lugar de fala para a opinião alheia. Então, ainda que vamos conferir os benefícios do conceito logo mais, é possível adiantar que um dos maiores benefícios de sua aplicação é a atmosfera de valorização e reconhecimento da equipe.
Qual a importância do brainstorming no franchising?
No início desse artigo, indicamos que no franchising, promover brainstorms pode ser ainda mais benéfico devido a importância da relação entre franqueador e franqueado para o modelo. Isto é, se bem aproveitado, utilizar do brainstorming pode ser também um laboratório de novas ideias ao passo que, se aprimoradas da maneira certa e abertas aos colegas, podem trazer benefícios para toda a rede.
Um estudo da McKinsey, feito em 2012, concluiu que as empresas que estabelecem uma comunicação efetiva entre os colaboradores aumentam sua produtividade em cerca de 20%. Outra pesquisa, essa desenvolvida pela Gallup em 2016, revela equipes altamente engajadas na dinâmica do trabalho apresentam uma lucratividade até 21% maior.
Nesse sentido, as conversas entre os empreendedores podem não só sanar dúvidas como inspirar novas ideias e incentivar boas práticas. É muito importante que a voz do franqueado seja ouvida. Ainda, há uma série de outros benefícios que o brainstorm pode trazer a uma rede de franquias. Confira abaixo!
Mais perspectivas
Lembra daquela história de duas cabeças pensarem melhor do que uma? Então imagine 10 (ou mais)! É isso que o brainstorm possibilita, com uma pluralidade de ideias que potencializa a solução de qualquer problema que a rede de franquias possa estar enfrentando.
Mas cuidado: mesmo que estejamos falando de um ambiente sem quaisquer julgamentos, é essencial que essa tempestade de ideias não vire bagunça.
Falar é barato!
Em comparação a outras estratégias para aumento na produtividade de uma franquia, o brainstorm é muito barato. Afinal, falar é barato! Fora que reunir 10 cabeças em uma sala, por exemplo, é infinitamente menos custoso do que arriscar o sucesso da sua franquia com uma tomada de decisão pensada de forma isolada como franqueador.
Incentiva o trabalho em equipe
Como vimos, o brainstorm é considerado uma ótima forma de estimular a colaboração entre pessoas, com as dinâmicas de grupo sendo uma excelente alternativa para redes de franquias. Através do conceito e seus benefícios, você vai conseguir motivar, alinhar e aproximar todos os times que gerencia.
Como realizar um brainstorm em sua franquia
Para se fazer um brainstorming, é necessário ter algumas coisas definidas, como o tema ou problema. Além disso, o sucesso do brainstorm e, consequentemente, um desenvolvimento proveitoso da iniciativa também exige uma boa preparação, execução e análise de resultados.
Nesse sentido, existem três maneiras para a coleta de ideias durante um brainstorming. São elas:
- Estruturado: todos falam suas ideias seguindo uma ordem pré-determinada;
- Não-estruturado: quando os participantes simplesmente expõem suas ideias quando se sentem à vontade;
- Anônimo: as ideias são escritas e colocadas em uma caixa ou qualquer outra forma que proteja a identidade do responsável.
Independentemente da versão escolhida, alguns pontos são de grande importância para a progressão da sessão:
1. Briefing
Antes do brainstorm começar de fato, é essencial que o tema ou problema a ser debatido seja explicado previamente aos participantes. Dessa forma, ninguém ficará surpreso ou sem ideias durante o debate, tendo tempo suficiente para preparar os primeiros pensamentos sobre o que será discutido.
2. Economizar tempo
Ainda nesse sentido, com o fato de que todos já partiram para o brainstorm com algum pensamento sobre o assunto em mente, você consegue otimizar o tempo de duração da reunião. Como todos sabem, no ambiente empresarial, tempo é dinheiro!
3. Escolha do ambiente
O local onde o brainstorm será realizado também é crucial para o sucesso da empreitada. Isto é, a preferência deve ser um ambiente onde todos se sintam confortáveis para participarem da melhor forma. Por exemplo, ao invés de uma sala de reunião tradicional, realize o brainstorm em uma sala com puffs ou alguma atividade de recreação.
4. Respeitar opiniões
Lembre-se: não existem opiniões erradas em um brainstorm. Dessa forma, todas as opiniões e respostas devem ser respeitadas, independentemente do cargo, posição ou autoridade dentro da empresa. Garantir isso é a principal função de quem está aplicando o brainstorming.
5. Anotar para lembrar
Com o mar de ideias e pensamentos que estarão flutuando pela sala, muito pode acabar se perdendo em meio a multidão. Por isso, é importante ter alguém responsável para tomar nota de tudo de relevante que surgir durante o brainstorming.
6. Equilíbrio é peça-chave
Um grande cuidado que deve se ter durante um brainstorming é equilibrar a participação de todos. Sendo assim, evitar que alguma pessoa se sobreponha sobre a outra ao debater o assunto.
7. Debate e análise
Mais importante do que jogar ideias para os outros, é o que vem logo após isso: o debate. Isto é, ao final da exposição dos colaboradores, debater em grupo sobre qual a melhor opção para a situação que está sendo discutida. Porém, na etapa final de um brainstorming, é necessária uma cautela para analisar as respostas.
Todos os envolvidos devem opinar e verificar o que já foi feito, o que está sendo feito e o que poderia ser feito. É preciso levar em conta toda a situação que está sendo analisada. No caso também, se a ideia apontada como a melhor solução é racional para elaboração, caso não seja, é melhor focar em outra ação.
Dica da Central do Franqueado
Algo muito comum no franchising são situações onde a rede de franquias está espalhada por todo o país. Embora seja um ponto positivo para a expansão da marca, pode dificultar o processo de comunicação e, muitas vezes, inviabilizar rodadas de brainstorm com os franqueados da rede de franquias.
A Central do Franqueado entendeu a necessidade do mercado de franquias em estabelecer uma melhor comunicação interna, sempre em busca de otimizar o dia a dia da sua rede. Por isso, dentro da solução de “Engajamento” do nosso sistema para franquias, desenvolvemos funcionalidades para qualificar a relação com seus franqueados!
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Redator em Central do Franqueado
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