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Brainstorming: saiba como utilizar esse método em sua franquia

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Gestão de Franquias

7 min de leitura Cristiano Ritzel

Você já ouviu falar em brainstorming? A prática é cada vez mais comum no ambiente empresarial, muito em vista de um famoso ditado popular: duas cabeças pensam melhor do que uma. Isto é, quando reunimos diversas ideias, vindas de diferentes pessoas com personalidades e conhecimentos distintos, qualquer falta de criatividade é compensada de modo que essa união possibilita novas inspirações e soluções dentro de uma empresa.

Em redes de franquias, o conceito pode ter uma importância ainda maior. Afinal, o próprio franchising tem na relação entre diferentes líderes um dos pilares que o tornaram um dos principais modelos de negócio da atualidade. Para te ajudar a conhecer mais sobre esse assunto, a Central do Franqueado preparou este guia completo sobre brainstorming. 

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O que é um brainstorming?

Como vimos, entre as estratégias para a discussão de novas ideias, o brainstorming se destaca como a principal delas. Com a proposta de criar debates sobre um determinado assunto, de modo que desperte além da criatividade, também auxilie na solução de algum problema, reuniões são realizadas no intuito de dar voz a todos que podem contribuir para o futuro de uma organização.

Embora os pormenores de um brainstorm possam variar de empresa para empresa, a proposta do brainstorm possui alguns princípios que são intrínsecos ao próprio conceito. Por exemplo, um de seus pilares é que, durante o debate, não deve haver nenhum tipo de julgamento ou autocríticas. Afinal, a proposta é justamente promover um ambiente livre de riscos para que indivíduos possam participar à vontade.

Dessa forma, na busca pela vantagem e o sucesso em meio a um mercado competitivo, o ambiente empresarial vem apostando no brainstorm como forma de inovação, já que reuniões do gênero possibilitam obter visões diversificadas e inovadoras sobre um tema. Com isso, é possível atingir grandes benefícios apenas através apenas da comunicação.

Portanto, se distanciando de um cenário em que inúmeros colaboradores acabam passando em branco dentro de uma instituição, o brainstorming oferece um lugar de fala para a opinião alheia. Então, ainda que vamos conferir os benefícios do conceito logo mais, é possível adiantar que um dos maiores benefícios de sua aplicação é a atmosfera de valorização e reconhecimento da equipe.

Qual a importância do brainstorming no franchising?

No início desse artigo, indicamos que no franchising, promover brainstorms pode ser ainda mais benéfico devido a importância da relação entre franqueador e franqueado para o modelo. Isto é, se bem aproveitado, utilizar do brainstorming pode ser também um laboratório de novas ideias ao passo que, se aprimoradas da maneira certa e abertas aos colegas, podem trazer benefícios para toda a rede. 

Um estudo da McKinsey, feito em 2012, concluiu que as empresas que estabelecem uma comunicação efetiva entre os colaboradores aumentam sua produtividade em cerca de 20%. Outra pesquisa, essa desenvolvida pela Gallup em 2016, revela equipes altamente engajadas na dinâmica do trabalho apresentam uma lucratividade até 21% maior.

Nesse sentido, as conversas entre os empreendedores podem não só sanar dúvidas como inspirar novas ideias e incentivar boas práticas. É muito importante que a voz do franqueado seja ouvida. Ainda, há uma série de outros benefícios que o brainstorm pode trazer a uma rede de franquias. Confira abaixo!

Mais perspectivas

Lembra daquela história de duas cabeças pensarem melhor do que uma? Então imagine 10 (ou mais)! É isso que o brainstorm possibilita, com uma pluralidade de ideias que potencializa a solução de qualquer problema que a rede de franquias possa estar enfrentando. 

Mas cuidado: mesmo que estejamos falando de um ambiente sem quaisquer julgamentos, é essencial que essa tempestade de ideias não vire bagunça.

Falar é barato!

Em comparação a outras estratégias para aumento na produtividade de uma franquia, o brainstorm é muito barato. Afinal, falar é barato! Fora que reunir 10 cabeças em uma sala, por exemplo, é infinitamente menos custoso do que arriscar o sucesso da sua franquia com uma tomada de decisão pensada de forma isolada como franqueador.

Incentiva o trabalho em equipe

Como vimos, o brainstorm é considerado uma ótima forma de estimular a colaboração entre pessoas, com as dinâmicas de grupo sendo uma excelente alternativa para redes de franquias. Através do conceito e seus benefícios, você vai conseguir motivar, alinhar e aproximar todos os times que gerencia. 

Como realizar um brainstorm em sua franquia

Para se fazer um brainstorming, é necessário ter algumas coisas definidas, como o tema ou problema. Além disso, o sucesso do brainstorm e, consequentemente, um desenvolvimento proveitoso da iniciativa também exige uma boa preparação, execução e análise de resultados.

Nesse sentido, existem três maneiras para a coleta de ideias durante um brainstorming. São elas: 

  • Estruturado: todos falam suas ideias seguindo uma ordem pré-determinada;
  • Não-estruturado: quando os participantes simplesmente expõem suas ideias quando se sentem à vontade;
  • Anônimo: as ideias são escritas e colocadas em uma caixa ou qualquer outra forma que proteja a identidade do responsável.

Independentemente da versão escolhida, alguns pontos são de grande importância para a progressão da sessão:

1. Briefing

Antes do brainstorm começar de fato, é essencial que o tema ou problema a ser debatido seja explicado previamente aos participantes. Dessa forma, ninguém ficará surpreso ou sem ideias durante o debate, tendo tempo suficiente para preparar os primeiros pensamentos sobre o que será discutido.

2. Economizar tempo

Ainda nesse sentido, com o fato de que todos já partiram para o brainstorm com algum pensamento sobre o assunto em mente, você consegue otimizar o tempo de duração da reunião. Como todos sabem, no ambiente empresarial, tempo é dinheiro!

3. Escolha do ambiente

O local onde o brainstorm será realizado também é crucial para o sucesso da empreitada. Isto é, a preferência deve ser um ambiente onde todos se sintam confortáveis para participarem da melhor forma. Por exemplo, ao invés de uma sala de reunião tradicional, realize o brainstorm em uma sala com puffs ou alguma atividade de recreação.

4. Respeitar opiniões 

Lembre-se: não existem opiniões erradas em um brainstorm. Dessa forma, todas as opiniões e respostas devem ser respeitadas, independentemente do cargo, posição ou autoridade dentro da empresa. Garantir isso é a principal função de quem está aplicando o brainstorming.

5. Anotar para lembrar

Com o mar de ideias e pensamentos que estarão flutuando pela sala, muito pode acabar se perdendo em meio a multidão. Por isso, é importante ter alguém responsável para tomar nota de tudo de relevante que surgir durante o brainstorming.

6. Equilíbrio é peça-chave

Um grande cuidado que deve se ter durante um brainstorming é equilibrar a participação de todos. Sendo assim, evitar que alguma pessoa se sobreponha sobre a outra ao debater o assunto.

7. Debate e análise

Mais importante do que jogar ideias para os outros, é o que vem logo após isso: o debate. Isto é, ao final da exposição dos colaboradores, debater em grupo sobre qual a melhor opção para a situação que está sendo discutida. Porém, na etapa final de um brainstorming, é necessária uma cautela para analisar as respostas. 

Todos os envolvidos devem opinar e verificar o que já foi feito, o que está sendo feito e o que poderia ser feito. É preciso levar em conta toda a situação que está sendo analisada. No caso também, se a ideia apontada como a melhor solução é racional para elaboração, caso não seja, é melhor focar em outra ação.

Dica da Central do Franqueado

Algo muito comum no franchising são situações onde a rede de franquias está espalhada por todo o país. Embora seja um ponto positivo para a expansão da marca, pode dificultar o processo de comunicação e, muitas vezes, inviabilizar rodadas de brainstorm com os franqueados da rede de franquias.

A Central do Franqueado entendeu a necessidade do mercado de franquias em estabelecer uma melhor comunicação interna, sempre em busca de otimizar o dia a dia da sua rede. Por isso, dentro da solução de “Engajamento” do nosso sistema para franquias, desenvolvemos funcionalidades para qualificar a relação com seus franqueados!

Em nossa plataforma, você pode marcar reuniões, enviar comunicados e prestar suporte à sua rede de forma segura e com toda a praticidade da nossa ferramenta. No caso de brainstorms, basta um convite a uma sala de reunião para que você e seus franqueados tenham acesso a um sistema de videoconferências com tudo que você precisa, como uma lousa interativa, compartilhamento de tela e o armazenamento desses encontros.

Isso é apenas um pouquinho do que a Central do Franqueado oferece! São dezenas de funcionalidades que vão transformar a operação da sua franquia nos mais diferentes âmbitos. Junte-se às mais de 200 franquias que já transformaram sua gestão com a Central do Franqueado!

Quer saber mais? Não perca muito tempo e agende uma demonstração gratuita! Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Leia também nosso artigo sobre Franchisee Success e descubra uma metodologia sensacional que pode influenciar sua rede positivamente. Esperamos você!

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Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado

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