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Gestão de Franquias

Atacado e varejo: conheça os conceitos e aprenda a utilizá-los no franchising

5 min de leitura Leonardo Montoya


Atacado e varejo são tipos diferentes de comercialização de produtos, apresentando suas respectivas características, pontos positivos e negativos de acordo com o modelo de negócio em que são implementados. No franchising, por exemplo, os dois modelos podem ser implementados, mas como saber qual a melhor opção para a sua rede?

Visando responder essa e outras perguntas, além de te ensinar sobre a aplicação prática de ambos conceitos na sua marca, a Central do Franqueado preparou este conteúdo completo sobre o tema para você. Não perca!

Neste conteúdo você lerá sobre:

O que são atacado e varejo? 

O comércio atacadista é aquele que destina as vendas de seus produtos às pessoas jurídicas, ou seja, que tenham CNPJ — empresas, instituições,  restaurantes, e os demais lojistas que trabalham no varejo.

Assim, o atacado funciona como solução para uma demanda essencial: abastecer os negócios comuns, oferecendo produtos em grandes quantidades a preços menores. Isto é, comercializam as mercadorias diretamente das fábricas. Para se ter uma ideia, os preços do atacado podem ser até 50% menores do que no varejo, devido à venda conjunta de diversos produtos.

Já o comércio varejista é o “comum”, aqueles negócios cotidianos, que fazem parte do dia a dia dos consumidores, pois vende seus produtos justamente para os consumidores finais. Desse modo, o varejo comercializa por unidades, definindo os preços com base na média oferecida pelo mercado local.

São exemplos de comércio varejista:

  • Farmácias;
  • Perfumarias;
  • Livrarias;
  • Lojas de roupas;
  • Papelarias;
  • Supermercados.

Assim, podemos assumir que as franquias que atuam nesse e em outros segmentos, também recorrem ao varejo. Pense no seguinte cenário: uma papelaria compra um lote de 500 canetas de uma vez só, pagando 50 centavos em cada uma, e depois revende no varejo cada uma por 1 real. Para se desfazer do estoque o tempo é muito maior do que o do comércio atacadista, claro, mas o lucro tende a ser considerável.

E aí, entendeu? Então vamos ver mais alguns detalhes sobre ambos tipos de venda. Continue lendo!

Atacado e varejo no franchising

Agora que você conhece os conceitos, suas diferenças e a forma como se complementam, vamos ver de forma mais direcionada como podem ser aplicados no mercado de franquias. Como adiantamos, grande parte das redes são constituídas por unidades varejistas — que vendem produtos de forma unitária, mas compram no atacado. Mas essa é uma definição muito simples, então confira uma análise mais pontual dos conceitos nesse mercado a seguir.

Produtos à venda

Como dito anteriormente, a primeira e talvez a principal diferença entre varejo e atacado são os produtos vendidos. Enquanto os produtos no mercado atacadista são vendidos em grandes quantidades, no varejo, as vendas acontecem por unidades. Assim, apenas redes atacadistas trabalharão com a primeira opção, sendo o varejo algo muito mais usual no franchising.

Concorrência

Por ter como foco vender para outras empresas, o atacado geralmente atua em um ambiente de menor competitividade e concorrência do que o varejo. Isso porque o varejo vende produtos para pessoas físicas, logo, deve se preocupar mais com a concorrência e encontrar formas de conquistar o público. Assim, cabe a você também planejar suas vendas de acordo com isso em mente: em qual cenário você terá mais condições de atingir suas metas e objetivos?

Preços

Outro ponto que deve ser levado em conta quando esboçando o plano de negócios da sua franquia e que diferencia o atacado do varejo no franchising são os preços. Como você já sabe, por venderem produtos em lotes, caixas e maiores quantidades, o atacado tem preços mais baixos que o varejo.

Assim, além da quantidade, um fator que influencia a precificação é o fato de os varejistas venderem produtos comprados no comércio atacadista. Normalmente as formas de pagamento também são diferentes. No comércio atacadista, normalmente encontramos mais opções de pagamento, podendo parcelar compras, por exemplo.

Localização

Via de regra, os varejistas devem se preocupar mais com a localização do que os atacadistas — e, como você sabe, localização é um fator fundamental para o modelo de franquias. Isso se dá porque o varejo tem como público-alvo o consumidor final. Por outro lado, os atacadistas necessitam de espaços maiores para organizar os produtos e são procurados por outras empresas. Uma das formas de ser notado pelos consumidores é ter uma loja virtual.

Marketing

Outro ponto essencial no franchising e na comercialização de produtos em geral é o marketing, fator que também difere muito do comércio atacadista para o varejo. Um dos fatores determinantes para isso é a diferença de público-alvo. Assim, enquanto um comerciante do varejo deve anunciar para o consumidor final, os atacadistas fazem ações de marketing mais voltadas para empresas, isto é, o chamado marketing B2B (Business to Business).

E aí, entendeu como ambos os modelos divergem? Agora cabe a você saber como aplicá-los da melhor forma possível na sua rede. Aconselhamos que você desenvolva um bom planejamento estratégico e leve em conta essas ideias desde o início, visando tirar o melhor do seu empreendimento.

Conclusão 

Bom, lidar com a comercialização no mercado de franquias — principalmente no que diz respeito ao abastecimento das unidades — parece complicado, não é mesmo? Mas nós podemos te ajudar! Você sabia que a Central do Franqueado é especialista em tecnologia para franquias? Nós desenvolvemos um software especialmente para você, franqueador, que quer acelerar a expansão da sua rede de franquias.

Nossa solução de padronização inclui o Módulo Checklist, responsável por manter a qualidade da rede; o Módulo Marketing, que padroniza a identidade visual da marca; e o Módulo Compras, encarregado de controlar as compras dos franqueados e de reduzir gastos desnecessários.

Com o Módulo Compras você consegue definir os fornecedores homologados, acompanhar o histórico de compras e consultar relatórios visuais sobre todo o processo. Isso mesmo: utilizando a plataforma, você pode identificar as unidades que não compram produtos de fornecedores homologados e gastam em excesso.

Quer saber mais? Solicite uma demonstração gratuita! Estamos te esperando!

E aí, gostou do conteúdo? Então continue explorando nosso site e descubra tudo sobre consultoria empresarial no franchising! Boa leitura!

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Leonardo Montoya

Redator em Central do Franqueado


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