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Franquias de perfumaria e cosméticos: vantagens do mercado no Brasil e principais franquias do segmento

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O povo brasileiro é conhecido por sua paixão, hospitalidade… e claro, sua aparência. Mundialmente, somos lembrados pelos nossos cuidados estéticos e costumes relacionados a maneira como nos vestimos e nos cuidamos. Mas, além de toda essa herança cultural, destacam-se também nossas franquias de perfumaria e cosméticos, cujo mercado se mostra sempre rentável. Saiba mais!

Sobre o mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil

Num geral, nós brasileiros nos cuidamos o ano todo. Muitos podem ser os motivos para que tenhamos essa preocupação. Nossas raízes e nosso clima quente certamente influenciam a maneira como prezamos pela estética. Beneficia-se de tudo isso o setor de saúde, beleza e bem estar, que está aí para suprir algumas de nossas demandas primordiais. O mercado das franquias que atuam na área cresceu 4,7% no terceiro semestre de 2019, em comparação ao mesmo período do ano anterior – e sempre figura entre os mais bem-sucedidos do nosso franchising.

Dentre toda a abrangência do ramo de saúde, beleza e bem-estar está o segmento de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Voltada mais especificamente para a produção e venda de produtos, essa indústria se demonstra cada vez mais expressiva no país. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), chegou a crescer mais de 10% ao ano no período das últimas duas décadas. Apesar da instabilidade econômica, o Brasil é o quarto lugar no ranking mundial do setor, atrás apenas das grandes economias dos Estados Unidos, China e Japão. 

Por que investir em franquias de perfumaria e cosméticos?

Há demanda de sobra para franquias de perfumaria e cosméticos para uso pessoal em todas as regiões do Brasil. As empresas brasileiras que optam por funcionar no sistema de franchising são bem recebidas pelo público – a exemplo d’O Boticário, maior rede do país. Além delas, estão em alta as redes internacionais, que têm conquistado mais e mais consumidores. São muitos os motivos para isso:

Costume dos brasileiros

O que comentamos no início do conteúdo não é balela. A revista inglesa Stylist chegou a fazer uma reportagem sobre a vaidade das mulheres brasileiras, afirmando que as mesmas gastam onze vezes mais em produtos de beleza do que as inglesas. Mas, não podemos esquecer dos homens, cujo interesse por cuidados estéticos vem aumentando. Resultado: o mercado para produtos masculinos dobrou em cinco anos.

Consumidores acompanham tendências, empresas se modernizam

O fenômeno dos digital influencers nas redes sociais contribui para o desenvolvimento do mercado. Afinal, as personalidades incentivam o uso de determinados produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos (normalmente através de permuta com a empresa em questão, em uma clara estratégia de marketing digital). Interessados acompanham tendências e buscam por elas. Por isso, as marcas também estão em constante modernização e adaptação. Exemplos claros são a preferência pelo consumo sustentável e por produtos unissex.   Leia aqui o Caderno de Tendências 2019/2020, feito pela ABIHPEC em parceria com o Sebrae.

Crescimento do mercado

Existe motivo mais direto para investir do que apostar em um mercado que se expande gradativamente? A ABIHPEC registrou um crescimento de 567% no mercado brasileiro de estética em um período de cinco anos. A previsão é que até o ano atual, o faturamento aumente mais 14%.

Fácil replicação de franquia e opções variadas para investir

Diferentemente de uma franquia da área da alimentação ou de prestação de serviços, franquias de perfumaria e cosméticos podem ser replicadas mais facilmente. Por isso, as redes de HPPC estão entre as maiores do Brasil. Muitas delas não exigem grandes investimentos ou estruturas para funcionar. Ganham espaço as microfranquias de cosméticos, que operam em PDVs pequenos (como quiosques em shoppings) e com um número reduzido de funcionários. 

Opções de franquias de perfume e cosméticos para investir

Se você está pensando em investir em franquias de perfumaria e cosméticos, você tem um grande leque de opções. Novas empresas surgem com propostas diferenciadas a todo momento. Das mais tradicionais às mais alternativas, das nacionais às internacionais, não se esqueça de escolher uma marca que represente seus ideais como empreendedor(a) e se adeque às suas expectativas como franqueado(a). 

Acima, listamos as melhores franquias deste nicho. Confira e escolha a melhor para

Nome Segmento Investimento Retorno do Investimento Taxa de Franquia
O BOTICÁRIO Saúde, Beleza e Bem Estar 90.000,00 18 a 36 meses 45.000,00
ÁGUA DE CHEIRO Saúde, Beleza e Bem Estar 84.000,00 18 a 24 meses 30.000,00
BEAUTY B Saúde, Beleza e Bem Estar 95.000,00 12 a 24 meses 49.000,00
BEAUTYLINE Saúde, Beleza e Bem Estar 130.000,00 18 a 24 meses 25.000,00
EMPÓRIO ESSENZA Saúde, Beleza e Bem Estar 99.000,00 a 120.000,00 18 a 36 meses 6.000,00 a 12.000,00

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