Trabalho remoto: como usar esta alternativa em sua rede
11 min de leitura Filipe Pacheco
O trabalho remoto é uma tendência nos tempos em que tecnologia se faz presente cada vez mais na vida das pessoas e nos negócios. Novas possibilidades de trabalho são oferecidas e utilizar o trabalho remoto em sua rede pode ser uma ótima alternativa de distribuir as diferentes atividades que abrangem uma rotina. Confira o conteúdo e saiba mais como implementar esta alternativa em seu negócio!
Confira o que você vai conferir neste artigo:
- O que é o trabalho remoto?
- Para quais atividades o trabalho remoto é recomendado?
- Quais as vantagens do trabalho remoto?
- Quais as desvantagens do trabalho remoto?
- Como implementar o trabalho remoto em redes de franquia?
O que é trabalho remoto?
A definição de trabalho remoto é basicamente trabalho à distância; trabalhar fora da sede da empresa para qual você presta serviços. Este modelo é utilizado normalmente por freelancers, embora esteja sendo adotado por empresários, empregados e autônomos de diferentes áreas. Hoje em dia, graças à evolução tecnológica e a era digital que vivemos, o trabalho remoto tem se tornado uma prática cada vez mais comum. Muitas empresas têm adotado medidas para estabelecer home office para alguns profissionais, por exemplo.
No entanto, assim como todo modelo de trabalho tem seus prós e contras, trabalhar remotamente também tem pontos positivos e negativos. Afinal, apesar de o mundo digital ser cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, há todo um processo de adaptação e aceitação.
Durante a pandemia de coronavírus, iniciada em março de 2020 no Brasil, o trabalho remoto foi uma das alternativas para manter a produtividade das empresas e sem comprometer a saúde dos colaboradores. Após as flexibilizações e a volta gradativa das atividades presenciais, muitas empresas continuaram apostando no trabalho remoto, mesmo que em uma modalidade híbrida. Isto é, que o colaborador comparece à empresa em dias estabelecidos pelo empregador.
Para quais atividades o trabalho remoto é recomendado?
Antes de implementar o trabalho remoto, é importante entender que nem todas as atividades em uma rede de franquias poderão ser executadas nesta modalidade. Se você trabalha em uma franquia home-office, naturalmente poderá trabalhar dentro deste regime de trabalho. Porém, a ideia de implementar o trabalho remoto é transformar atividades presenciais em atividades à distância, visando promover a produtividade, a economia dos recursos e a otimização dos processos.
Mas como saber se o trabalho remoto pode ser implementado em uma determinada tarefa? Só há uma maneira: testando. Se você tem dúvidas quanto a adoção de uma atividade em regime de trabalho remoto, comece experimentando. Também, é importante conversar com os colaboradores para identificar quais manifestam interesse em adotar o regime de trabalho remoto. Se um colaborador entrega mais resultados trabalhando de casa, não faz sentido orientá-lo a voltar para o presencial.
Nós sabemos que visitas ao ambiente de trabalho presencial são importantes, elas promovem a cultura colaborativa e a sensação de pertencimento ao colaborador. Porém, elas não precisam ser diárias. Semanalmente ou mensalmente os colaboradores que adotaram o regime de trabalho remoto podem comparecer à empresa para trabalhar presencialmente.
Isto contribui para identificar se o colaborador se sai melhor trabalhando à distância ou presencialmente. A modalidade de trabalho em que os colaboradores trabalham presencialmente em determinados dias é chamada de trabalho híbrido. Isto é, uma mistura entre o presencial e o remoto.
Quais são as vantagens do trabalho remoto?
Existem muitos benefícios para empresas e colaboradores ao adotarem práticas de trabalho à distância. Se a empresa proporciona condições de equipamentos necessários para exercer o trabalho, ambos os lados podem ter vantagens ao adotarem esta alternativa.
A diminuição de custos e do estresse na gestão de pessoas são uns dos principais pontos positivos para adotar este modelo. Empresas que decidem oferecer essa alternativa a seus colaboradores tendem a otimizar seus ganhos e proporcionar melhores condições de trabalho aos seus colaboradores. Continue lendo para aprender sobre as vantagens!
Custos operacionais
Ao oferecer oportunidades de um colaborador exercer sua função à distância, a empresa está automaticamente cortando gastos. Estes gastos podem ser com encargos que devem ser pagos aos funcionários, como vale-transporte e vale-alimentação ou mesmo com o espaço utilizado para acomodar pessoas. Precisar de um local fixo demanda despesas com aluguel, manutenção, contar de água, luz, internet e etc.
Porém, é importante que o empregador se certifique que os colaboradores têm os equipamentos necessários para trabalhar em casa. Por exemplo, ao trabalhar presencialmente, a empresa fornece internet de qualidade, um computador ou notebook funcional para a realização das tarefas e em alguns casos uma linha telefônica para atendimento da clientela. Será que o colaborador terá em sua casa uma estrutura semelhante? Caso a resposta seja não, é importante que o empréstimo das ferramentas de trabalho seja negociado e estabelecido dentro das possibilidades da empresa.
Melhoria na gestão
Proporcionar um ambiente virtual eficiente aos colaboradores pode impactar diretamente na gestão de atividades desempenhadas por cada um. Com as ferramentas de registro de atividades — como as que aplicam Kanban, aplicativos de armazenamento em nuvem —, todas as atividades desempenhadas por colaboradores podem ser registradas. Dessa forma, os gestores mantêm um controle do que cada um está fazendo e obtém registros disso.
Diminuição de estresse
O convívio diário com outras pessoas pode causar desentendimentos e gasto de energia para gestores. Os responsáveis pela empresa podem muitas vezes ter que se preocupar com proporcionar um ambiente adequado e intermediar conflitos entre colaboradores.
Isto pode afetar a saúde física e psicológica de quem dirige esses processos. No ambiente em que o local de trabalho é aquele da escolha do colaborador (em casa ou no escritório), estes conflitos são normalmente evitados, causando menos transtornos nas relações interpessoais da empresa.
Qualidade de vida no trabalho
Provavelmente, o principal benefício gerado aos trabalhadores ao poderem trabalhar a distância é o aumento da qualidade de vida no trabalho. Estar em um ambiente que se sente confortável para trabalhar é essencial para um bom desempenho.
Porém, nem todos os colaboradores terão as mesmas condições de um ambiente de trabalho no ambiente doméstico. Por exemplo, o silêncio e o espaço adequado para trabalhar pode ser um problema para quem divide a casa com muitas pessoas ou mora em um apartamento de tamanho reduzido.
Menos interferência de fatores externos
Quando se tem uma rotina em um local de trabalho fixo, normalmente os colaboradores necessitam passar por situações de estresse e risco. O deslocamento acaba sendo um dos principais pontos nesta consideração.
Afinal, dependendo da distância entre trabalho e casa, uma jornada de trabalho de 8 horas pode virar 10 horas devido ao tempo perdido no transporte público ou no congestionamento do trânsito, a tensão contribui para o mau desempenho, cansaço e descontentamento com o trabalho.
Autonomia de rotina
Com este modelo de atuação, o colaborador pode desempenhar maior autonomia nos seus horários e atividades. Planejar qual será sua rotina, os horários de intervalo, o espaço que irá trabalhar, tudo isso contribui para o conforto do colaborador, o que impacta na produtividade e desempenho do mesmo.
Assim, é possível que o colaborador adapte seu horário de trabalho ao melhor para ele, o horário de maior foco, em que está concentrado, tem ambiente propício, etc. Isto também pode englobar a possibilidade de o colaborador desejar fazer um curso em outra localidade, em horários que normalmente estaria na empresa, e portanto, tem autonomia para encaixar os horários conforme seus compromissos.
Possibilidade de multitarefas
Muitas vezes, estar em uma empresa com local fixo resulta em estar apenas realizando uma tarefa. Podendo exercer um trabalho remoto, o colaborador pode prestar seus serviços para a empresa e ao mesmo tempo cumprir outras tarefas, sejam elas domiciliares, outro emprego ou até mesmo estudar.
Portanto, esta é uma alternativa viável para quem presta serviços a mais de uma empresa. Por isso, o trabalho remoto está diretamente relacionado aos trabalhadores freelancers e profissionais autônomos.
Quais as desvantagens do trabalho remoto?
Apesar de estarmos falando de uma realidade conectada e digital, para que uma empresa consiga implementar este tipo de trabalho, é preciso disponibilizar as condições. Como você viu anteriormente, os empregadores precisam se certificar que o colaborador tem os equipamentos necessários.
Neste contexto, o colaborador não tem acesso a uma conexão de internet de qualidade, não tem equipamentos de informática como computadores e smartphones à disposição, com certeza terá muitas dificuldades em se adaptar ao trabalho remoto.
Além disso, para estruturar este modelo de trabalho pode ter um grande gasto de tempo e recursos financeiros com treinamento. Devido ao fato de este modelo de trabalho ainda ser algo relativamente novo, é preciso haver instruções e treinamentos eficientes que adequem os colaboradores neste novo ambiente.
Um dos problemas que podem se agravar em situação de trabalho remoto é a falta de engajamento da equipe. Apesar das ferramentas de comunicação digital serem muito eficazes, a troca de conhecimento do dia a dia ainda é mais eficiente presencialmente. Portanto, a distância pode afetar a relação interpessoal da empresa, diminuindo o fluxo comunicacional.
Como implementar trabalho remoto em redes de franquia?
Se você busca realmente por disponibilizar este modelo de trabalho em seu negócio, é preciso que haja algumas preparações. Para que os colaboradores obtenham uma boa estrutura e acompanhamento, você precisa se preparar. Confira a seguir o que é necessário para implementar o trabalho remoto de maneira eficiente.
1. Equipamento técnico de qualidade
Para que haja resultados positivos nessa experiência é preciso que os colaboradores tenham todo aparato técnico necessário para exercer suas tarefas. Se o profissional for freelancer ou autônomo, deve adquirir para si os instrumentos recomendados.
Se a empresa está promovendo esta alternativa, é preciso considerar se os colaboradores dispõem de uma boa conexão com a internet, primeiramente. Através da internet, a comunicação será realizada, registro de atividades, reuniões, acompanhamento de tarefas.
Para isso, também é preciso um bom computador, smartphone ou outro aparelho que disponibilize as ferramentas corretas para as atividades. Somente contando com essa estrutura é que a empresa conseguirá manter sua rotina de acompanhamento de funcionários.
2. Acompanhamento constante
De ambos os lados envolvidos na relação de trabalho deverá haver um bom engajamento. Se a empresa não estabelecer reuniões periódicas, diárias ou semanais, a comunicação se perderá. É importante utilizar ferramentas de acompanhamento e registro de atividades. Desse modo, será possível realizar análise de dados, futuros planejamentos etc.
Além disso, o feedback deve ser constante dos dois lados. O fluxo comunicacional deve proporcionar ao colaborador retorno do seu desempenho e do lado da empresa, o cumprimento de metas e atividades delegadas. Para isto, é necessário utilizar as ferramentas disponíveis no meio online. Isto inclui agendas compartilhadas, plataformas de acompanhamento de atividades e aplicativos de comunicação virtual para reuniões.
3. Estabelecimento de metas
Ter um bom planejamento será o segredo do sucesso na aplicação do trabalho remoto de uma empresa. A definição de objetivos e metas irão proporcionar o acompanhamento do fluxo de trabalho da organização.
O colaborador, ao ser orientado corretamente, não terá um sentimento de não saber por onde começar suas atividades. Pois, assim saberá que deve cumprir as obrigações para com a empresa. Do lado da empresa, os gestores terão controle do seu planejamento, sabendo que os colaboradores estão desempenhando sua função corretamente.
4. Regras de convivência bem estabelecidas
Um princípio básico para a convivência em um ambiente de trabalho é a boa convivência. Portanto, para que haja sucesso na comunicação e no fluxo de informações da empresa, é preciso que tenham determinações.
Estimular a troca de informações entre setores, o feedback constante, prestação de satisfações quanto a horários, tudo contribuirá para um ótimo clima organizacional. Portanto, defina bem quais devem ser as regras a serem seguidas quanto a horários, linguagem adequada e canais de comunicação. Assim, você estará promovendo um ambiente profissional e sustentável, de interação e cooperação mútua.
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Redator em Central do Franqueado
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