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Franchising

Software para franquias de farmácias

7 min de leitura Carlos Griebler


As franquias de farmácias têm desempenhado um papel significativo no setor farmacêutico, oferecendo uma ampla gama de produtos e serviços relacionados à saúde. O panorama de mercado para franquias de farmácias é geralmente estável e lucrativo, devido à demanda contínua por medicamentos e produtos de cuidados de saúde.

Isto é, as redes de franquias de farmácia têm sido bastante promissoras nos últimos anos, com um aumento significativo na demanda por produtos de Saúde, Beleza e Bem Estar. Inclusive, o setor de franquias de farmácias tem sido beneficiado por alguns fatores-chave, como a crescente conscientização sobre a saúde, o envelhecimento da população e a demanda constante por medicamentos e produtos farmacêuticos. 

Com diferentes formatos de atuação e modelos de negócio de acordo com a proposta de cada rede, as franquias do segmento de saúde, beleza e bem-estar oferecem aos empreendedores ótimas oportunidades de negócio para operar no franchising.

Além disso, a pandemia também foi uma responsável por trazer inovações para as franquias de farmácia. O cenário pós-pandemia se projeta como um caminho de retomada do crescimento do setor de franquias como um todo. Com uma franquia de farmácias é possível encontrar, em meio à crise de desemprego, uma ótima oportunidade de negócio para atuar autonomamente e crescer financeiramente, se desenvolvendo como empreendedor.

Uma forma que essas redes de franquias de farmácia encontraram de superar as dificuldades e garantir o sucesso foi com a utilização de um software especializado. A utilização de um software para gestão de franquias traz benefícios e vantagens que apenas um software especializado pode oferecer para a gestão eficiente e o crescimento do negócio em um mercado tão competitivo.

Ao longo desta discussão, exploraremos a importância de um software para a gestão de franquias de farmácias. Veremos como essas ferramentas podem trazer vantagens competitivas, promover a padronização, facilitar a comunicação entre a franqueadora e as unidades franqueadas, além de oferecer recursos para acelerar a expansão de uma rede.

Antes, vamos à análise do panorama das franquias de farmácias em números e como esse segmento continua a prosperar e a se adaptar às necessidades e preferências dos consumidores mesmo em meio a crises.

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As franquias de farmácia em números

Como vimos, ser franqueado de uma rede de franquias de farmácia pode ser uma excelente alternativa não apenas para quem está começando e quer trilhar um caminho seguro. De acordo com dados do Conselho Federal de Farmácia, atualmente no Brasil há cerca de 90 mil farmácias e drogarias. Caso não saiba, grande parte delas são franquias.

Ainda em 2017, quando o franchising ainda não tinha o destaque que tem hoje no Brasil, as franquias de farmácias no Brasil já faturaram R$ 5.413 bilhões, com crescimento anual de 31,5% e somando quase de 5000 unidades. Hoje, o segmento que engloba as redes de farmácia já fatura R$ 47.362 bilhões anuais — um crescimento de quase 200% quando comparado aqueles dados de 2017.

Além disso, a grande força do segmento de redes de franquias de farmácia é a grande expansão e presença regional. Afinal, as redes de farmácias estão ampliando sua presença em todo o país, tanto em grandes centros urbanos quanto em cidades menores. Isso inclui a abertura de novas lojas e a aquisição de farmácias independentes para fortalecer a presença no mercado.

Ainda, assim como em outros países, as farmácias no Brasil estão diversificando seus serviços, oferecendo programas de fidelidade, serviços de vacinação, testes rápidos, medição de pressão arterial, aplicação de injeções, entre outros serviços de saúde.

Mercado de sucesso

Ou seja, destacando-se no mercado de franquias como um caminho para o sucesso nos negócios, o segmento de farmácia atualmente conta com diversas redes de franquias, diferentes formatos de atuação e modelos de negócio de acordo com a proposta de cada rede. Assim, as franquias do segmento oferecem aos empreendedores ótimas oportunidades de negócio para operar no franchising.

Os principais formatos utilizados por redes neste segmento para expandir são as lojas e o e-commerce. Impulsionado pela comodidade e praticidade oferecidas aos consumidores, o e-commerce de medicamentos tem crescido no Brasil. Algumas redes de farmácias estabelecidas, inclusive, também possuem plataformas online para venda de medicamentos e produtos de saúde. 

Cada formato possui seus canais de venda característicos e mais adequados para distribuir os produtos ou oferecer os serviços, assim como cada um atinge um público em específico, em regiões específicas, oferecendo uma capacidade de escolha do empreendedor mais precisa de acordo com seu público-alvo e objetivos.

O segmento farmácias possui marcas de sucesso que atuam ofertando produtos e serviços com uma vasta diversidade para atender diferentes necessidades do consumidor. Algumas das franquias que operam no segmento são as redes Farmácia Artesanal, Drogarias Max, Farmatotal, entre outras.

Software para franquias

A aposta na tecnologia se consolidou como tendência e auxiliou diversas franquias a se manterem firmes durante os últimos períodos de crise. E, como falamos anteriormente, está se tornando uma necessidade, tanto para franqueadores quanto para franqueados que buscam facilitar a gestão da franquia no dia a dia.

Automatizar e otimizar processos são pilares para a evolução das empresas. Ter ferramentas que facilitem a gestão do seu negócio será um diferencial da sua empresa diante dos concorrentes. Por isso, devemos utilizar a tecnologia como aliada para expansão e crescimento da rede de franquias.

Vantagens de utilizar um software para franquias

A utilização de um software especializado para franquias traz diversas vantagens para a gestão e operação do negócio. Aqui estão algumas das principais vantagens de utilizar um software para franquias:

Padronização e controle: Um software de gestão de franquias permite estabelecer e controlar padrões de qualidade, processos e procedimentos em todas as unidades da rede. Isso é fundamental para garantir a consistência da marca e dos produtos ou serviços oferecidos, proporcionando uma experiência uniforme para os clientes, independentemente da localização da unidade.

  • Monitoramento e análise de desempenho: o monitoramento de indicadores-chave de desempenho em tempo real, como vendas, estoque, fluxo de caixa, entre outros, é fundamental para a tomada de decisões estratégicas, permitindo identificar áreas que precisam de melhorias, oportunidades de crescimento e avaliar o desempenho de cada unidade franqueada. E isso você encontra em um bom software de gestão!
  • Comunicação e troca de informações: já pensou em facilitar a comunicação entre a franqueadora e as unidades franqueadas? Com uma plataforma centralizada para compartilhar manuais, políticas, atualizações de produtos, treinamentos, entre outros, você mantém todos os envolvidos atualizados e alinhados com os padrões e diretrizes da rede.
  • Facilidade na expansão e gestão de novas unidades: auxiliar no gerenciamento de contratos, na seleção de candidatos a franqueados, no treinamento inicial e no suporte contínuo às novas unidades são apenas alguns dos benefícios do uso de software para gestão de franquias.

A melhor solução em software de para franquias de farmácia

A Central do Franqueado é um sistema de gestão para franquias que promove a inovação e gestão inteligente. Atualmente, atendemos dezenas de franquias de todo o Brasil, oferecendo dezenas de funcionalidades que vão transformar a operação da sua franquia nos mais diferentes âmbitos. Atualmente, nossos módulos estão divididos em três soluções principais: 

  • Engajamento: módulos para resolver os problemas de comunicação, capacitação e relação com seus franqueados, além de gerenciar todos os arquivos da sua rede em um único local, seguro e online.
  • Padronização: solução para otimizar os padrões da sua marca com o suíte completo de marketing, checklists online e auxiliar no processo de compras pelos franqueados.
  • Expansão: controle de novos projetos como inaugurações de unidades e também um CRM personalizado que acelera a expansão da sua rede.

Cada um deles propõe melhorias e automatizações em setores diferentes, mas sua integração é o que transforma completamente uma rede de franquias. Por isso não perca muito tempo e agende uma demonstração gratuita! Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão da sua franquia. 

O franchising é um mercado inovador e que está evoluindo constantemente por meio da tão falada transformação digital. Acreditamos muito no nosso trabalho e confiamos que a nossa plataforma pode fazer a diferença para a sua rede. 

Leia também nosso artigo sobre as principais tendências do mercado de franquias em 2023!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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