Segmento:
Alimentação
Formato:
Loja
Sede:
Rio de Janeiro
Inauguração
da Empresa:
1960
Ingresso no
Franchising:
1967
Unidades:
275
Segmento: | Alimentação |
Investimento: | R$ 760.000,00 |
Retorno: | 36 a 42 meses |
Taxa: | R$ 80.000,00 |
Taxa de publicidade: | 4% sobre o faturamento |
Royalties: | 6% sobre o faturamento |
Faturamento médio: | R$ 170.000,00 |
Para contar a história da franquia Domino’s, é preciso voltar quase 60 anos no tempo. A marca foi criada em 1960, na cidade de Ypsilanti, estado norte-americano do Michigan.
Na época, os irmãos James e Tom Monoghan assumiram a operação de uma rede de pizzas chamada DomiNick’s. O objetivo inicial da dupla era dividir as horas de trabalho no novo empreendimento, mas James decidiu que não queria largar o emprego de carteiro. Oito meses depois de entrar no negócio, ele vendeu a sua parte para o irmão Tom, que se tornou o único dono.
O nome Domino’s surgiu cinco anos depois, em 1965. A pizzaria havia se expandido e contava com três unidades, mas o antigo proprietário, que batizou a marca, não autorizou a utilização do seu nome nas outras unidades. A alternativa foi batizar novamente a empresa com um nome parecido sugerido por um colaborador.
A primeira franquia da marca foi fundada em 1967. Oito anos depois, em 1978, a rede já contava com 200 lojas espalhadas pelos EUA. A expansão internacional teve início em 1983, com a inauguração de uma unidade em Winnipeg, no Canadá. Em 1985, a franquia cruzou o oceano e foi parar na Inglaterra e no Japão.
A primeira unidade brasileira viria a ser inaugurada em 1993, no Rio de Janeiro. EM 1998, após 38 anos a frente da empresa, Tom Monoghan vende 93% das ações da empresa para o fundo de investimento Bain Capital, por US$ 1 bilhão.
Atualmente, a rede pertence ao fundo de investimentos Vinci Partners e opera mais de 16 mil pizzarias distribuídas em pelo menos 85 países.
O Brasil é um dos maiores consumidores de pizza do mundo. A estimativa é de que, diariamente , sejam servidas 1,7 milhões de unidades da iguaria que é considerada uma paixão nacional. Em um mercado com tanta demanda, uma das marcas que mais vêm se destacando é a Domino’s.
A empresa foi fundada nos EUA, em 1960. De lá pra cá, tornou-se a principal marca norte-americana de pizzarias e uma das maiores redes de fast food do país, responsável por uma fatia considerável do mercado de entrega de pizzas: 31% de tudo que é consumido por meio do delivery.
Em 2018, a franquia foi comprada pelo fundo de investimento Vinci Partners, em um negócio estimado em R$ 300 milhões. O objetivo dos novos administradores é expandir a marca nos próximos anos, abrindo mais de 400 lojas.
A maioria dos novos empreendimentos devem ser unidades próprias, mas a rede também oferece oportunidades para quem pretende se tornar um franqueado.
Além de possuir capital inicial próprio e estar realmente disposto a entrar de cabeça na empreitada, é recomendável que o franqueado Domino’s possua as seguintes qualidades:
A franquia Domino’s está baseada em cinco pilares que norteiam o posicionamento da marca no Brasil e no mundo: sabor, preço, velocidade, delivery e promoção. Apesar de agir mundialmente, a empresa reconhece abertamente a necessidade de adaptação para agir de acordo com as particularidades de cada local.
O grande diferencial das pizzas Domino’s são as suas massas, que retém o calor por mais tempo. Quando o produto chega na casa do cliente, ele está sempre quentinho, garantindo a melhor experiência possível.
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