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Franquias para cidades pequenas: vantagens e melhores opções para investir

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Mora no interior, está interessado ser dono do próprio negócio aí mesmo na sua cidade, mas não sabe onde investir? Então confira o conteúdo que a Central do Franqueado preparou com dicas sobre as melhores franquias para cidades pequenas.

A expansão das redes de franquia é um fenômeno que vem crescendo durante décadas no Brasil. As facilidades do franchising, que oferece ao empreendedor um modelo de negócio já estruturado, com direito a treinamento, know-how e suporte, têm atraído cada vez mais investidores.

Nos últimos anos, este movimento se tornou intenso também em cidades menores. Atualmente já é possível abrir grandes franquias em cidades pequenas e ter grande rentabilidade.

Além de uma concorrência menor, o marketing e o impacto de novidade em cidades pequenas tende a ser mais efetivo quando comparado a cidades grandes. 

Para ajudar você a escolher a melhor opção de negócio, nós preparamos este conteúdo com algumas dicas. Se você mora em um município com até 100 mil habitantes, confira algumas sugestões de franquias para investir acima e algumas recomendações para este mercado. 

O que são cidades pequenas?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística classifica como pequeno ou médio-pequeno os centros urbanos com até 100 mil habitantes.

Conforme o IBGE, estas cidades com até 100 mil moradores representam 94,3% dos 5570 municípios brasileiros – apenas 317 alcançam a marca dos seis dígitos. Nelas, estão concentradas 89,6 milhões de pessoas (43% da população brasileira).

Em 2014, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising, 43,6% das franquias que atuam no Brasil estavam localizadas em cidades com menos de 500 mil habitantes.

O número pulou para 44,4% em 2015 e 48,2% em 2016.. Ou seja, as redes estabelecidas em cidades menores já são praticamente a metade do total.

Fonte: ABF

Com base nestas informações, em relação aos municípios pequenos, o que se pode afirmar é que pelo menos 1.900 estão sendo atendidos por alguma rede franqueada. Com certeza, um número muito significativo.

A migração de mais redes de franquia para o interior acompanha também o movimento dos shoppings. De acordo com censo da Associação Brasileira de Shopping Center (Abrasce) de 2017-2018, 46% destes centros comerciais estão localizados em capitais brasileiras.

Os dados revelam, também, que 75% dos shoppings inaugurados em 2017 estão concentrados no interior ou em regiões metropolitanas, o que aponta uma tendência de interiorização do setor.

Por que investir em cidades pequenas?

Dentre os fatores que atraem os empreendimentos para o interior estão os baixos custos de aluguel, marketing e mão de obra, em comparação com as capitais. Outro fator é o alto potencial de compra das pessoas que moram fora dos grandes centros urbanos.

Um levantamento realizado pelo Sebrae, em 2014, mostrou que aproximadamente 40% do consumo realizado no país ocorre fora das capitais e regiões metropolitanas. Ou seja, R$4 em cada R$10 é gasto no interior.

Outra oportunidade é o baixo índice de concorrência nas cidades menores. De acordo com dados da ABF, 75% das marcas associadas à instituição estão nas capitais e regiões metropolitanas. Somente 25% operam em cidades do interior. Ou seja, apenas uma em cada quatro franquias atende municípios menores.

3 dicas para não errar ao abrir sua franquia em cidades pequenas

Conheça as demandas da cidade

Um negócio não consegue se firmar sem uma demanda que o sustente. Para começar um negócio é preciso descobrir não apenas o que está faltando em sua cidade, mas também se a maioria das pessoas sente falta de algo do tipo para atender suas necessidades. 

Destaque-se

Construir um negócio em uma cidade pequena pode significar conhecer seus clientes de perto. Portanto, use isso a ser favor e tenha um atendimento personalizado ou promoções exclusivas. Invista em trazer para perto seu cliente. Produtos de qualidade e preços acessíveis também são ótimas opções.

Escolha um local estratégico

Abrir seu negócio em um ponto estratégico é um elemento fundamental para conseguir ter uma boa margem de lucro nos primeiros meses. Um local com um grande fluxo de pessoas ajuda a dar maior visibilidade ao negócio novo. Geralmente, em cidades menores, o Centro acaba sendo o lugar com mais movimento e portanto mais indicado.

A proximidade do franqueado com o seu negócio também é uma vantagem. Em municípios menores, o deslocamento entre a residência e o trabalho costuma ser mais curto. Isso acaba fazendo com que sobre mais tempo para que o empreendedor se dedique ao trabalho. O relacionamento aproximado com o público-alvo também pode (e deve) ser explorado.

Uma das tendências vistas nos últimos anos em cidades pequenas são os modelos store in store. Trata-se de pequenas lojas montadas dentro de uma loja maior. Elas têm custos operacionais baixos quando comparadas a outros modelos.

Isso mostra um mercado gigantesco a ser explorado por marcas que já dominaram as capitais ou querem se expandir para locais com uma concorrência menor. 

Quais precauções tomar antes de investir?

Apesar dos apontamentos positivos, é preciso tomar algumas precauções antes de aplicar seu dinheiro..

A primeira delas diz respeito às pesquisas de mercado e geomarketing, que estipularão a viabilidade do negócio. Por mais que a marca seja reconhecida, é imprescindível a realização desses estudos. Afinal de contas, como já comentamos, a unidade só terá sucesso se o público local necessitar do produto que ela irá oferecer.

Muitas franquias possuem métricas específicas do público necessário para viabilização do negócio. Elas podem variar entre si, e depender do operacional da unidade a ser instalada.

Outra questão importante é avaliar se a região disponibiliza mão de obra especializada para trabalhar na empresa.

Para facilitar a comunicação entre a rede e otimizar o contato da franquia no interior com a matriz na capital, especialistas recomendam a adoção de um sistema robusto para comunicação em rede. Plataformas completas, como a Central do Franqueado, facilitam o suporte, os treinamentos e compras à distância.

Gostou do nosso conteúdo sobre as melhores franquias para cidades pequenas? Então fique de olho no nosso blog e descubra todas as informações sobre o mundo do franchising.

Nome Segmento Investimento Retorno do Investimento Taxa de Franquia
GET IT ACADEMY Serviços Educacionais 80.000,00 12 a 18 meses 25.000,00
SUPER ÓTICA SÃO JOSÉ Saúde, Beleza e Bem Estar 200.000,00 15 a 36 meses 46.000,00
PHITOFARMA Farmácias 70.000,00 12 a 18 meses 60.000,00
STUDIO MEUS CILIOS Saúde, Beleza e Bem Estar 145.000,00 12 a 18 meses 15.000,00 posição atend.
WINK Saúde, Beleza e Bem Estar 140.000,00 30 meses 70.000,00

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