Formulário Enviado com sucesso!

CHIQUINHO SORVETES

  • Valor do Investimento

    A partir de R$ 383.000,00

  • Retorno do Investimento

    24 a 36 meses

  • Faturamento Médio Mensal

    R$ 45.000,00

  • Taxa de Franquia

    R$ 60.000,00

  • Royalties

    5% sobre o faturamento

  • Taxa de Publicidade

    2% sobre o faturamento

Dados da Franquia

  • Segmento: Alimentação
  • Formato: Loja
  • Sede: São Paulo
  • Unidades: 484
  • Inauguração da Empresa: 1980
  • Ingresso no franchising: 2010

Franquia de Sucesso

Diferenciais da franquia Chiquinho Sorvetes

Franqueadora bem-desenvolvida

O fato de a CHQ Companhia de Franchising ser responsável pela grande maioria dos processos envolvendo a produção, a distribuição e a comunicação da rede mostra que a marca está estabilizada em seu mercado. Para o investidor, isso é fundamental. Os franqueados da Chiquinho Sorvetes raramente têm problemas de suporte, retorno ou marketing relacionados às suas lojas.

Operação segura e prática

Consequência da extrema organização da franqueadora é a alta capacidade de replicação do negócio, a partir de treinamentos sólidos e de processos detalhadamente padronizados. Para o franqueado de primeira viagem, isso é ótimo. O gestor terá mais segurança ao comandar a unidade e mais praticidade na hora de realizar pedidos de abastecimento e de suporte à franqueadora.

O que gestores podem aprender com a rede

Se você tem um negócio próprio e pretende fazer dele uma rede de franquias, tomar a Chiquinho Sorvetes como referência é claramente uma boa coisa. Quais exemplos dados pela empresa podem ser incorporados em pequenas e grandes franqueadoras?

1) Centro próprio de produção e distribuição

Em entrevista, o presidente da Chiquinho Sorvetes destaca que o maior desafio para a empresa era o de transformar a produção artesanal em um modelo industrial de grande escala. A criação da CHQ e de um centro próprio de produção e de distribuição de insumos facilitou esse processo.

A base de bebida láctea, matéria fundamental para a elaboração dos sorvetes, é feita pela própria empresa. Logo, ao mesmo tempo que tal logística torna a expansão da rede mais prática, ela fortalece os padrões da marca e solidifica a qualidade dos produtos.

2) Agência própria de marketing

Hoje em dia, nenhum negócio sobrevive sem boas estratégias de marketing. Para isso, é necessário muito mais do que criar anúncios e colocá-los na Internet. É preciso conhecer o público-alvo acima de tudo, a fim de que as informações sejam eficientemente direcionadas.

Nada melhor do que contar com um agência que trabalha só para a empresa. Parte da CHQ é responsável apenas pela elaboração do marketing da rede e de sua comunicação externa. Assim, os profissionais se especializam na realização de pesquisas a respeito dos perfis e do comportamento do público consumidor da Chiquinho Sorvetes.

3) Adaptações a tamanhos de cidades e a sazonalidade

Como você viu anteriormente, existem quatro possibilidades para investir em uma unidade da rede Chiquinho Sorvetes. Isso demonstra uma preocupação da franqueadora em se adaptar tanto à capacidade financeira de investidores quanto à demanda do público consumidor nas diferentes cidades.

Pensando nos clientes, também, a empresa percebe a necessidade de propor produtos que atendam às vontades em todas as épocas do ano. Campanhas de inverno são formatadas, divulgando cardápios especiais que aliam o sorvete a propostas para o frio. Assim, a empresa não tem problemas com a sazonalidade, tão inimiga de sorveterias.

Empresa

A Chiquinho Sorvetes foi fundada em 1980 por Isaias Bernardes de Oliveira, na cidade de Frutal, em Minas Gerais. A sorveteria de 16 m², cujo nome é uma homenagem ao pai de seu criador, sempre ofereceu sorvetes produzidos a partir de receita própria, surgindo de forma artesanal.

O sucesso veio localmente, mas cinco anos após a inauguração a empresa instalou sua primeira filial no interior de São Paulo.

Outras lojas foram inauguradas nos próximos anos. Uma mudança significativa foi a implantação do uso de máquinas de sorvete soft em 1998, o que facilitou a padronização da produção em massa.

A partir disso, a empresa expandiu sua atividade a mais de 80 unidades. Mas foi apenas em 2010 que se tornou uma franqueadora. A criação da CHQ Companhia de Franchising, com sede em São José do Rio Preto, foi o ponto de virada para que a marca alcançasse seus padrões atuais.

Hoje, com um centro de distribuição próprio para atender toda a rede, a Chiquinho Sorvetes possui mais de 470 unidades espalhadas por vinte e quatro estados brasileiros, além de três lojas em atividade na Flórida, nos Estados Unidos. A perspectiva é de que juntamente ao crescimento do mercado de sorvetes, a empresa se expanda ainda mais no início da próxima década.