Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Franchising

Software para franquias de bolos

7 min de leitura Carlos Griebler


No mundo do franchising, as franquias de alimentação têm se mostrado um setor próspero e de grande demanda. Dentro desse segmento, há um nicho de alto destaque: o mercado de franquias de bolos. 

As redes de franquias de bolo — as famosas bolarias — tem sido bastante promissoras nos últimos anos, com um aumento significativo na demanda por produtos de confeitaria e doces. Dessa forma, as franquias de bolos têm se destacado como uma opção atraente para empreendedores que desejam investir nesse setor.

Mas, atenção: as franquias de bolos geralmente não se restringem apenas aos mais clássicos bolos que você possa imaginar, mas oferecem uma variedade de produtos, como bolos gourmet, cupcakes, brownies e outros doces, o que atrai diferentes públicos e amplia as oportunidades de vendas.

Além disso, é importante estar atento às tendências do mercado, como a crescente demanda por opções de bolos sem glúten, sem lactose e veganos. Adaptar-se a essas preferências dos consumidores pode ser uma oportunidade de diferenciação e crescimento para as franquias de bolos.

Para garantir o sucesso e a eficiência na gestão dessas franquias, um elemento fundamental é a utilização de um software especializado. Ou seja, um ponto em comum entre todas as redes que obtêm sucesso no franchising brasileiro — e mundial — é a utilização de um software para gestão de franquias. Isso se deve aos benefícios e vantagens que um software especializado pode oferecer para a gestão eficiente e o crescimento do negócio.

Ao longo desta discussão, exploraremos a importância de um software para a gestão de franquias de bolos. Veremos como essas ferramentas podem trazer vantagens competitivas, promover a padronização, facilitar a comunicação entre a franqueadora e as unidades franqueadas, além de oferecer recursos para acelerar a expansão de uma rede.

Portanto, acompanhe-nos nesta jornada em busca de uma compreensão mais aprofundada sobre a importância e os benefícios de utilizar um software para franquias de bolos, e descubra como essa tecnologia pode se tornar um diferencial competitivo para o sucesso em um mercado em constante evolução.

Antes, vamos à análise do panorama das franquias de bolos em números e como esse segmento continua a prosperar e a se adaptar às necessidades e preferências dos consumidores mesmo em meio a crises.

Você verá neste artigo:

logo

Transforme a gestão da sua franquia com um único sistema

Preencha o formulário e solicite uma demonstração gratuita

As franquias de bolos em números

De forma geral, o faturamento do mercado de franquias não apenas se recuperou plenamente do período pandêmico, mas o superou. Com o franchising brasileiro crescendo 14,3% em 2022 e faturamento recorde de R$ 211 bilhões, o novo relatório de desempenho apresentado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) detalha que todos apresentaram um aumento no faturamento, com destaque para as franquias de alimentação.

Com o resultado, o setor demonstra não só uma grande resiliência em um cenário de pós-pandemia, mas um grande aumento no faturamento mesmo em um momento de grandes dificuldades. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento teve uma alta de 31% em relação aos números de 2021.

Dentro disso, o segmento de bolos é um dos líderes no mercado de franquias de alimentação. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), o Brasil é o sétimo maior mercado de bolos industrializados do mundo. Em 2017, foram comercializados 111,5 mil toneladas de bolos no país, movimentando mais de 1 milhão de dólares em vendas.

Mais recentemente, o sucesso do segmento foi até mesmo representado nas telinhas. Para quem assistiu a novela da Globo “A Dona do Pedaço”, conheceu a história da Maria da Paz, que começou a fazer bolos para se sustentar. Assim como no mundo real, o negócio dá tão certo que ela se torna dona de uma rede de franquias bem-sucedida focada na produção de bolos.

Mercado de sucesso

Ou seja, destacando-se no mercado de franquias como um caminho para o sucesso nos negócios, o segmento de bolos atualmente conta com diversas redes de franquias, diferentes formatos de atuação e modelos de negócio de acordo com a proposta de cada rede. Assim, as franquias do segmento oferecem aos empreendedores ótimas oportunidades de negócio para operar no franchising.

Os principais formatos utilizados por redes neste segmento para expandir são as lojas, quiosques e containers. Cada formato possui seus canais de venda característicos e mais adequados para distribuir os produtos ou oferecer os serviços, assim como cada um atinge um público em específico, em regiões específicas, oferecendo uma capacidade de escolha do empreendedor mais precisa de acordo com seu público-alvo e objetivos.

O segmento de bolos possui marcas de sucesso que atuam ofertando produtos e serviços com uma vasta diversidade para atender diferentes necessidades do consumidor. Algumas das franquias que operam no segmento são as redes Sodiê Doces, Casa de Bolos, Bolo da Madre, Di Paula, Vó Lila, Cacau Show (possui opções de franquia de bolos), Fábrica de Bolo Vó Alzira, entre outras.

Software para franquias

A aposta na tecnologia se consolidou como tendência e auxiliou diversas franquias a se manterem firmes durante os últimos períodos de crise. E, como falamos anteriormente, está se tornando uma necessidade, tanto para franqueadores quanto para franqueados que buscam facilitar a gestão da franquia no dia a dia.

Automatizar e otimizar processos são pilares para a evolução das empresas. Ter ferramentas que facilitem a gestão do seu negócio será um diferencial da sua empresa diante dos concorrentes. Por isso, devemos utilizar a tecnologia como aliada para expansão e crescimento da rede de franquias.

Vantagens de utilizar um software para franquias

A utilização de um software especializado para franquias traz diversas vantagens para a gestão e operação do negócio. Aqui estão algumas das principais vantagens de utilizar um software para franquias:

Padronização e controle: Um software de gestão de franquias permite estabelecer e controlar padrões de qualidade, processos e procedimentos em todas as unidades da rede. Isso é fundamental para garantir a consistência da marca e dos produtos ou serviços oferecidos, proporcionando uma experiência uniforme para os clientes, independentemente da localização da unidade.

  • Monitoramento e análise de desempenho: o monitoramento de indicadores-chave de desempenho em tempo real, como vendas, estoque, fluxo de caixa, entre outros, é fundamental para a tomada de decisões estratégicas, permitindo identificar áreas que precisam de melhorias, oportunidades de crescimento e avaliar o desempenho de cada unidade franqueada. E isso você encontra em um bom software de gestão!
  • Comunicação e troca de informações: já pensou em facilitar a comunicação entre a franqueadora e as unidades franqueadas? Com uma plataforma centralizada para compartilhar manuais, políticas, atualizações de produtos, treinamentos, entre outros, você mantém todos os envolvidos atualizados e alinhados com os padrões e diretrizes da rede.
  • Facilidade na expansão e gestão de novas unidades: auxiliar no gerenciamento de contratos, na seleção de candidatos a franqueados, no treinamento inicial e no suporte contínuo às novas unidades são apenas alguns dos benefícios do uso de software para gestão de franquias.

A melhor solução em software de para franquias de bolos

A Central do Franqueado é um sistema de gestão para franquias que promove a inovação e gestão inteligente. Atualmente, atendemos dezenas de franquias de todo o Brasil, oferecendo dezenas de funcionalidades que vão transformar a operação da sua franquia nos mais diferentes âmbitos. Atualmente, nossos módulos estão divididos em três soluções principais: 

  • Engajamento: módulos para resolver os problemas de comunicação, capacitação e relação com seus franqueados, além de gerenciar todos os arquivos da sua rede em um único local, seguro e online.
  • Padronização: solução para otimizar os padrões da sua marca com o suíte completo de marketing, checklists online e auxiliar no processo de compras pelos franqueados.
  • Expansão: controle de novos projetos como inaugurações de unidades e também um CRM personalizado que acelera a expansão da sua rede.

Cada um deles propõe melhorias e automatizações em setores diferentes, mas sua integração é o que transforma completamente uma rede de franquias. Por isso não perca muito tempo e agende uma demonstração gratuita! Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão da sua franquia. 

O franchising é um mercado inovador e que está evoluindo constantemente por meio da tão falada transformação digital. Acreditamos muito no nosso trabalho e confiamos que a nossa plataforma pode fazer a diferença para a sua rede. 

Leia também nosso artigo sobre as principais tendências do mercado de franquias em 2023!

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Franchising